quinta-feira, abril 10, 2014

(Ainda) Cansado

Continuo com um imenso cansaço, tendo já pensado que possa ter fibromialgia, por não ser natural estar tão fatigado sempre, mesmo depois de ter dormido mais de 9 horas... será da estimulação neuronal e de todas as preocupações, emoções e factos ocorridos ou apenas o natural desgaste da idade e deste dia a dia.
Felizmente que se aproximam dias de descanso e espero mesmo ter oportunidade de o fazer e deixar as muitas pontas soltas que todos temos na vida e que, melhor ou pior, vamos tentando resolver e entranhando. Sinto que as últimas novidades me deixaram bastante confuso, estranho e de alguma forma que muita coisa chocou comigo.... a imagem que tenho agora é dum comboio a alta velocidade que embate violentamente num obstáculo que tem de superar e prosseguir caminho, buscando forças e as capacidades necessárias.
A vida continua.... estaremos de ferias em breve e ainda bem que assim é, porque como disse necessito mesmo de estar completamente ausente desta realidade e sentir-me ligado a um ambiente positivo, amigável e sobretudo longe deste quotidiano, muitas vezes opressivo ou pelo menos estranho.
Hoje vou jantar com a minha maninha, para conversarmos e fazermos um ponto da situação, visto que ela não anda numa fase muito favorável; acho que a percebo e até tenho a intuição do que se passa naquele inconsciente, porque, forçosamente,  tem que haver uma enorme contradição entre o que foi e é na actualidade, que se agudiza quando é confrontada com outras situações vagamente relacionadas com o passado.
Ou seja, teve-se uma vida plena de muita coisa, seguiram-se anos de realização profissional e pessoal e neste momento, talvez a rotina da vida bem como a "não" existência de determinados aspectos levam a que as pessoas possam sentir-se menos bem e mais em baixo. Acho que é um dos problemas de muita gente... e até em parte de mim próprio. Devo analisar e trabalhar esta vertente...
Este mês de todos os feriados concentrados será certamente um período mais tranquilo, na medida em que muita gente estará de ferias, os miúdos não têm aulas e com meia dúzia de dias, consegue-se quase o dobro de dias em ferias. Ou seja, com 4 dias ficaremos fora, cá dentro, cerca de dez dias... espero, desejo e quero que sejam mesmo dias de relaxamento e descontracção total e completo.
Bem como de entendimento, concórdia e uma intimidade maior e verdadeiramente sentida porque preciso mesmo disso... normalmente quando idealizo dias ou factos, nem sempre estes correspondem ao que procuro. Espero que desta vez se concretizem os meus desejos...
Nem sempre consigo transmitir esta minha necessidade de descanso e de afecto, tanto mais que a capacidade de dar afecto não será o forte de quem me rodeia. Esse carinho é dado doutras formas e feitios, sobretudo pelo cuidado no bem estar, em atenções várias mas muitas vezes não alcança a forma que preciso, dum simples beijo ou abraço diferente. Ou tão só duma palavra mais carinhosa ou oportuna.
A mente humana é bastante complicada e algumas ainda mais, porque quanto mais se "sobe" no conhecimento e na interpretação do nosso EU, da nossa identidade, mais difícil será gerir o nosso ambiente e conseguir interpretar tudo o que nos acontece. Para além disso, há a tendência constante de tudo querermos perceber e analisar, num exercício cansativo e permanente. 
Desde que iniciei esta nova etapa de vida, que dou comigo a fazer algo que seria impensável há uma meses, que é na análise exaustiva dos factos, das emoções e das pessoas, tentando extrair de tudo isso as consequências possíveis e ainda as conclusões devidas. Evidentemente que a prestação do AA é fundamental e essencial para tudo isto.
Tenho a consciência de que me encontro num patamar bastante diferente do que estava há uns meses, com maior clareza e luminosidade em muita coisa e a conseguir entregar-me a prazeres simples que me dão uma felicidade sem angústias, culpas ou remorsos, que era desconhecida por mim.
Tudo está na nossa génese, na nossa primeira infância e em tudo aquilo que vivenciados e cada vez mais percebo muito do que me aconteceu e me condicionou para a vida, bem como o enorme esforço que tenho feito para progredir e entender-me. E isso devo-o a mim, às minhas capacidades e inteligência porque doutra forma já teria ido ao fundo diversas vezes. Aliás andei bem lá perto, mas felizmente que consegui chegar à bóia de salvação e começar a estar mais à superfície duma forma tranquila e pacífica.
E sempre com um SORRISO interno que se apresenta cada vez mais luminoso, quente e colorido num arco íris enorme, encontrando-se o imaginário pote de ouro no fim desse mesmo arco íris... transpondo para a realidade, será que alguma vez encontraremos esse fim de nós mesmos e a nossa plena realização ??
PS: Bon Voyage para quem hoje inicia uma nova etapa da sua vida a milhares de quilômetros de distância deste nosso pequeno (e triste) País. 

Sem comentários: