terça-feira, abril 22, 2014

Pessoas

Há pessoas que demonstram aquilo que efectivamente são pelas suas atitudes e principalmente pelos pequenos nadas que se pode ou não fazer.
Pela negativa, há o individualismo, a soberba de se ter sempre razão, o não contar com as outras pessoas e não reconhecer os seus erros é não só bastante perigoso como também o convívio profissional e pessoal com esse tipo de pessoas é bastante desagradável e vereadora duma tensão permanente se não conseguirmos criar as barreiras necessárias.
Pela positiva, é mesmo o oposto... lembrar-se das outras pessoas nos pequenos gestos do dia a dia, trazer uma flor, dizer uma palavra certa no momento adequado, tentar compreender o nosso próximo traz- nos uma enorme calma e positividade na nossa vida.
Faz uma diferença enorme ser duma forma ou outra, havendo evidentemente muitas formas intermédias de se estar neste quotidiano, mas se conseguirmos ser positivos, pró-activos e generosos certamente que até para nós tudo correrá melhor e mais facilmente.
Nunca consegui, apesar do meu aparente mau feitio, ignorar quem me rodeia e se estimo ou Amo, ainda mais me esforço para ajudar, aconselhar e tentar resolver o que me for possível, porque é assim que sou e quero continuar a ser.
A nossa próxima semana que estava programada duma certa maneira, sofreu uma considerável alteração, porque vamos começar por irmos ao Porto, estar uns dias, seguimos depois para perto de Aveiro, da Nazaré ou Montargil ( para escolher ) e acabamos então em Sesimbra para descansarmos mesmo e estarmos naquela tranquilidade que tanto gostamos.
Como de costume fiz uma série de reservas que irei desmarcar hoje ou amanhã quando finalmente resolvermos efectivamente o local para onde vamos tendo eu feito já a minha escolha pessoal, mas decidiremos em conjunto e duma forma democrática.
Quero ficar num espaço agradável, que nos permita estar tranquilamente numa piscina ( por isso escolhi apenas hotéis com piscinas interiores ), com Wi-Fi por ser uma condição actualmente indispensável e numa zona que não conheçamos muito bem para podermos explorar um pouco a zona. Posto isto interessa também a relação qualidade preço visto que nos tempos que correm tem bastante importância.
Hoje "reinicia-se" a análise em novas instalações e, para mim, já num clima de pré-mudança o que me deixa algo desconfortável e apreensivo, visto que representa uma grande mudança e uma abordagem bastante diferente que vamos igualmente experimentar dentro de algumas semanas.
Cheguei à conclusão que me senti fundamentalmente zangado comigo e com os meus medos e irracionalidades, este permanente receio do abandono, das traições e de não ser devidamente apoiado por quem quero e gosto. É evidente que tudo isto faz parte do meu passado e infância que se caracterizou em grande parte por estes sentimentos de rejeição e de tristeza.
Se aliarmos a estes factos, a duplicidade que muitas vezes sentia e era obrigado a adoptar, então temos um quadro que caracterizo de border line, que tem que ser trabalhado e transformado. Muitas vezes me interrogo como consegui "escapar" a esta carga tão pesada e carregada de sofrimento, bem como consegui alcançar um estatuto e uma vida que é, neste momento, francamente positivo.
O nosso dia a dia é uma constante mutação de planos, às vezes por motivos próprios e outras vezes por motivos alheios como é o caso hoje em que o filho da minha assistente se parece ter magoado e ela teve que ir ver o que se passava. São contingências da vida e deste quotidiano em que estamos inseridos. 
Temos, melhor, devemos levar tudo isto numa onda positiva e fluída sem empolarmos factos ou acontecimentos perfeitamente inócuos e sem grande valor intrínseco e condicionante. Devemos sim valorizar o que verdadeiramente interessa e é importante na nossa vida, na certeza de que apenas assim conseguiremos crescer e sobretudo amadurecer.
Um grande SORRISO neste dia de semana, normal e sem nenhuma estória importante, mas apenas um continuar da nossa vida e quotidiano.... sejamos capazes de, neste momento, entranhar tudo aquilo que temos e sabermos aprecia realmente o que importa e valoriza o nosso Ser, nem como os dos que amamos e estimamos.

Sem comentários: