domingo, abril 27, 2014

Paz e Boa Disposição

Domingo, ultimo dia desta primeira etapa das ferias. Ontem andámos por Gaia, fomos à Serra do Pilar e a ideia era irmos sair à noite, para vermos o Porto by night, mas fiquei em casa por falta der vontade.
Hoje passeamos por Espinho e pela Granja, onde a Nossa ultima rainha, a Dona Amélia passava as ferias, bem como os escritores Camilo Castelo Branco e o Eca de Queirós. São zonas de praia, com um passadiço enorme, de cerca de 15 quilômetros, que ligam todas as praias e todas estas vilas e cidades.
Agora esperamos pelo almoço que se vai prolongar pela tarde... ontem comemos uma raia deliciosa e hoje vamos comer bacalhau na brasa. E mais importante vamos certamente estar de novo na conversa e, como ontem dizia a G., é assim que, também, se consegue transmitir as histórias familiares, as tradições  e se consegue mesmo descobrir as pessoas.
Estava a analisar o comportamento actual, tendo chegado à conclusão de que neste momento, estou bastante mais calmo e tranquilo, conseguindo adaptar-me aos momentos e mais importante do que isso a sentir-me bem e feliz. Melhor dizendo, a aproveitar as pessoas, a conversa e a sentir-me completamenteintegrado.
Há uns meses largos seria impensável estar tanto tempo à mesa, a ouvir e intervir activamente nas conversas, por me sentir fechado, deslocado e desinteressado. Agora gosto, participo e nem dou pelo passar do tempo... aqui come-se tarde, fica-se à mesas umas quantas horas e quando damos por nós já quase que o dia acabou!
É curioso que toda a família B. -incluindo as duas filhas - participa activamente nestas refeições o que não deixa de ser comparativamente diferente do que acontece em Lisboa, em que normalmente os adultos ficam na conversa e os mais novos vão para os seus programas. E esse aspecto não só é diferente como refrescante dado dar perspectivas diversas e de pessoas mais novas.
Nestas altura reparo nas minhas diferenças e constato também que já tenho um conhecimento bastante vasto e diversificado do mundo, das culturas e das muitas história que vamos acumulando ao longo dos anos. E sinto que readquiri o gosto por conversar, trocar opiniões e principalmente sentir-me bem. Isso é o mais importante
Amanhã partimos para outra etapa destas ferias; Nazaré será o nosso destino e espero que esteja este tempo para podermos ir para piscina interior ou quem sabe até para a exterior, bem como irmos visitar as Berlengas... Acabaremos depois em Sesimbra!
Estou tranquilo e calmo como há muito não estava, mantendo o meu SORRISO cheio de energias positivas e de muita, mas muita PAZ interior. 

Sem comentários: