domingo, abril 28, 2013

Reflexões

É nestes passeios pelo País que se constatam as diferenças colossais e imensas existentes e feitas desde o 25 de Abril.
Nota-se por todo o lado uma grande transformação, quer das vias de acesso ( até em excesso) ao crescimento e transformação das cidades e das vilas do interior; foi pena que esta mudança tão acentuada não tivesse sido acompanhada da manutenção do tecido produtivo e do que produzia riqueza ao país, nomeadamente, as pescas, a agricultura, a industria e muito mais!
Hoje verifico que há o reaproveitamento de espaços antigos para turismo rural, solares ou mesmo o aparecimento dum novo tipo de agricultores, mas que a actual crise e diminuição do consumo levam ao seu pouco aproveitamento.
Ontem almoçamos num desses espaços antigos e hoje um solar e restaurante, sendo os únicos na sala de almoço, o que deve ser preocupante e que faz pena, uma vez que o espaço é lindíssimo e merecia ter maior visibilidade e aproveitamento.
Retrocedendo no tempo e no espaço, em 1981/2 levava mais de duas horas e muito a chegar a Abrantes, saindo à sexta feira e vindo ou domingo à noite ou segunda de madrugada. Eram estradas nacionais de muito movimento numa viagem cansativa e repetitiva que recordei ontem. Como disse, o núcleo da cidade está reconhecivel, mas a cidade evidentemente que cresceu e se expandiu, estando agora dinamizada pelo pólo estudantil, que deve fazer toda a diferença.
Gostei destes dias e destes passeios por este Portugal que ha muito não visitava ou desconhecia mesmo, ficando cada vez mais com a impressão de que devemos e temos a obrigação de conhecer mais e melhor o nosso país nas suas varias vertentes e componentes.
Somos um País pequenos mas duma enorme variedade, com sítios lindíssimos e merecedores de visita, bem como uma gastronomia excelente e pessoas afáveis e simpáticas. Nem de propósito, o expresso tem, esta semana, uma reportagem  acerca da necessidade de conservação do monumentos históricos entre eles o convento de Cristo, que visitámos e constatámos a degradação... é uma pena que os governos não valorizem o nosso património e o protejam porque ele pode também contribuir para a nossa recuperação de for devidamente publicitado e aproveitado.
Nesta altura do ano e aqui no lago azul não conseguimos, por exemplo, dar um passeio de barco pelo lago e barragem, por supostamente não ser ainda época de o fazer. Com este tempo e esta afluência de turistas, dada a ponte existente, não teria sido boa ideia pôr alguma coisa a funcionar neste sentido ?
Fez-me lembrar uma ida à Sardenha em que encontrámos quase tudo fechado, tendo tido imensa dificuldade em nos movimentarmos pela época de feriados que encontrámos e em que quase tudo fechava... vimos mesmo assim muita coisa e é um dos locais onde gostaria de voltar numa época melhor e mais turística.
A estalagem Lago Azul, onde ficámos, necessita duma remodelação interna e duma modernização porque já deve ser antiga e com aspecto um pouco antiquado. Tem um enorme potencial e devia ser melhor aproveitado, com a utilização do lago existente e da praia fluvial. 
Vamos hoje para Lisboa, com uma paragem em Alcobaça para almoçarmos num restaurante  de que gostamos bastante e que serve uma comida caseira muitíssimo boa. Depois rumo a casa com uma paragem numa anos da filha dos amigos nossos. 
Sempre em movimento, com um enorme SORRISO, cheio duma calma e descanso destes dias com mais energia e força, apesar de nem tudo ter corrido como gostaria e sobretudo desejava. Mas nem sempre a realidade é compatível com as nossas expectativas.
PS: um apontamento curioso foi termos encontrado em Tomar uma loja de produtos esotéricos, com a dona a dar-nos imensas explicações e varias historias. Acho graça a estas coincidências ( serão ???) que nos aparecem na vida ou a estes percursos que vamos tendo, na nossa caminhada pela mudança de registos e do nosso EU profundo.

Sem comentários: