terça-feira, abril 30, 2013

Dia

Mais um dia, véspera de feriado e dia de trabalho... vou pôr de novo aparelho e aproveito dar umas consultas para completar o mês.
Daqui a pouco escrevo um pouco mais para completar o comentário, ficando agora o meu SORRISO cheio de optimismo e energia positiva, mas também alguma ansiedade como vai sendo habitual.
2ª parte do dia... fui ao fim da manha para o consultório, para a minha colega me colocar o meu aparelho fixo superior e inferior, uma vez que estava tudo a recidivar e a necessitar de arranjo.
Como tinha que ir ao consultório, aproveitei e marquei consultas, mas tive imensas faltas e desmarcações, uma vez que estes feriados e pontes transformaram-se em ferias para muita gente.
O mês acabou por ser bom e normal, no seguimento dos restantes, mas sem grandes alterações, mas esta normalidade já é bastante boa para as circunstancias em que estamos.
De qualquer forma, nestes dias prefiro não trabalhar porque gosto de o fazer de seguida sem os intervalos que tive... mas mesmo assim valeu a pena pelos trabalhos que terminei e em particular uns dentes fixos que coloquei na minha prima e que ficaram lindos !
Amanha é dia do trabalhador e por isso mais um feriado e dia de descanso, pelo que esta semana está completamente alterada e com os "dias" trocados.
Um enorme SORRISO pelo dia do trabalhador, mas dos reais e não dos que se enredam permanente em manifestações e em mal dizer e que nunca tem qualquer solução para nada.
PS: parece que "descobri" a forma pacifica de convivermos na clínica e assim proporcionar a todos um bom ambiente e principalmente n~~ao me perturbar nem "estragar" o clima existente. Assim seja capaz de  manter esta disposição e vontade e de ser percebido e entendido.

 

segunda-feira, abril 29, 2013

(De Novo) em Casa

Novamente em casa a preparar-me para sair e tratar de assuntos que deixei marcados há algum tempo. Ontem foi a chegada destas mini-férias, tendo ainda ido a um aniversário da filha duns amigos nossos em Oeiras.
Foram dias de descanso, dum certo voltar às origens e ainda da vontade de perceber e dar a volta a determinados comportamentos, posturas e factos da vida e das pessoas, tendo esta sido a menos conseguida.
Apercebi-me realmente das voltas que a vida tem dado e do muito que já fiz e realizei ao longo de todos estes anos; apesar das minhas "deficiências", dos meus registos e da minha postura, a verdade é que consegui imensa coisa, muitas realizações e concretizações de sonhos, projectos e ambições.
Neste momento é uma encruzilhada da vida, porque preciso de mudar e de seguir outros caminhos e outras agulhas na vida, pelo que estou a fazer por isso e espero ainda conseguir fazer coisas novas e que me realizem profissionalmente. Pelo menos num dos locais onde estou, já consigo sentir-me muito mais realizado e espero que também no consultório esteja cada vez mais e melhor.
Estou a ler um livro acerca das descobertas das pessoas do mundo e das realidades de algumas minorias que têm que adaptar-se e resolver as suas problemáticas duma forma coerente, para além de também terem direito a serem felizes. A capacidade de discriminação da nossa sociedade ainda é uma realidade em algumas situações, pelo que devemos lutar pela integração plena de todas as pessoas e dar oportunidades iguais a todos.
Sendo seres humanos, todos deveriam ter as mesmos hipóteses, independentemente da cor, raça, credo, orientação sexual ou outra diferença evidente porque o que realmente interessa é a forma de estar na vida e a maneira de conseguirmos viver o melhor possível e duma forma justa, digna e compatível com a identidade humana.
Hoje ainda estou de férias, mas amanhã volto ao trabalho aproveitando o facto de ir pôr de novo aparelho, porque ficou mal da primeira vez e não gosto de me ver como estou... por isso e já que vou ao consultório, então que aproveite para dar umas consultas e terminar o mês o melhor possível.
Um enorme SORRISO, comemorando o dia do SORRISO que foi ontem, dia 28 de Abril, com uma grande vontade de me reencontrar cada vez mais e sobretudo de ser capaz de alterar  registos e encontrar o meu verdadeiro EU.
 
 
 
 

domingo, abril 28, 2013

Fotos pelo centro de Portugal

Castelo de Almourol

Convento de Cristo


Janela Manuelina no convento de Cristo

Colegio em Abrantes onde leccionei pela 1ª vez

arroz de sapateira com pataniscas de legumes em Alcobaça

Na muralha do castelo de Abrantes

Lago Azul visto do nosso quarto

Reflexões

É nestes passeios pelo País que se constatam as diferenças colossais e imensas existentes e feitas desde o 25 de Abril.
Nota-se por todo o lado uma grande transformação, quer das vias de acesso ( até em excesso) ao crescimento e transformação das cidades e das vilas do interior; foi pena que esta mudança tão acentuada não tivesse sido acompanhada da manutenção do tecido produtivo e do que produzia riqueza ao país, nomeadamente, as pescas, a agricultura, a industria e muito mais!
Hoje verifico que há o reaproveitamento de espaços antigos para turismo rural, solares ou mesmo o aparecimento dum novo tipo de agricultores, mas que a actual crise e diminuição do consumo levam ao seu pouco aproveitamento.
Ontem almoçamos num desses espaços antigos e hoje um solar e restaurante, sendo os únicos na sala de almoço, o que deve ser preocupante e que faz pena, uma vez que o espaço é lindíssimo e merecia ter maior visibilidade e aproveitamento.
Retrocedendo no tempo e no espaço, em 1981/2 levava mais de duas horas e muito a chegar a Abrantes, saindo à sexta feira e vindo ou domingo à noite ou segunda de madrugada. Eram estradas nacionais de muito movimento numa viagem cansativa e repetitiva que recordei ontem. Como disse, o núcleo da cidade está reconhecivel, mas a cidade evidentemente que cresceu e se expandiu, estando agora dinamizada pelo pólo estudantil, que deve fazer toda a diferença.
Gostei destes dias e destes passeios por este Portugal que ha muito não visitava ou desconhecia mesmo, ficando cada vez mais com a impressão de que devemos e temos a obrigação de conhecer mais e melhor o nosso país nas suas varias vertentes e componentes.
Somos um País pequenos mas duma enorme variedade, com sítios lindíssimos e merecedores de visita, bem como uma gastronomia excelente e pessoas afáveis e simpáticas. Nem de propósito, o expresso tem, esta semana, uma reportagem  acerca da necessidade de conservação do monumentos históricos entre eles o convento de Cristo, que visitámos e constatámos a degradação... é uma pena que os governos não valorizem o nosso património e o protejam porque ele pode também contribuir para a nossa recuperação de for devidamente publicitado e aproveitado.
Nesta altura do ano e aqui no lago azul não conseguimos, por exemplo, dar um passeio de barco pelo lago e barragem, por supostamente não ser ainda época de o fazer. Com este tempo e esta afluência de turistas, dada a ponte existente, não teria sido boa ideia pôr alguma coisa a funcionar neste sentido ?
Fez-me lembrar uma ida à Sardenha em que encontrámos quase tudo fechado, tendo tido imensa dificuldade em nos movimentarmos pela época de feriados que encontrámos e em que quase tudo fechava... vimos mesmo assim muita coisa e é um dos locais onde gostaria de voltar numa época melhor e mais turística.
A estalagem Lago Azul, onde ficámos, necessita duma remodelação interna e duma modernização porque já deve ser antiga e com aspecto um pouco antiquado. Tem um enorme potencial e devia ser melhor aproveitado, com a utilização do lago existente e da praia fluvial. 
Vamos hoje para Lisboa, com uma paragem em Alcobaça para almoçarmos num restaurante  de que gostamos bastante e que serve uma comida caseira muitíssimo boa. Depois rumo a casa com uma paragem numa anos da filha dos amigos nossos. 
Sempre em movimento, com um enorme SORRISO, cheio duma calma e descanso destes dias com mais energia e força, apesar de nem tudo ter corrido como gostaria e sobretudo desejava. Mas nem sempre a realidade é compatível com as nossas expectativas.
PS: um apontamento curioso foi termos encontrado em Tomar uma loja de produtos esotéricos, com a dona a dar-nos imensas explicações e varias historias. Acho graça a estas coincidências ( serão ???) que nos aparecem na vida ou a estes percursos que vamos tendo, na nossa caminhada pela mudança de registos e do nosso EU profundo.

sábado, abril 27, 2013

Uma vida

Abrantes... ao fim de mais de trinta anos, regressei a esta cidade, onde fiz o meu internato medico no velho hospital, hoje instituto politécnico de Abrantes... redescobri a minha primeira casa onde viemos morar depois de casados, a Casa de Sta. Zita onde estive até alugar a dita casa, o colégio de Nossa Senhora de Fátima onde dei aulas e que tantas recordações me desperta, levando- me rapidamente ao passado.
É um dia de regresso ao passado, apesar de haver pessoas que não conseguem aperceber-se da importância que os locais, as pessoas e factos por onde passámos ao longo da vida têm para nós, com a nossa própria sensibilidade.
Nestes locais e nestas terras apercebo-me realmente do caminho percorrido, do imenso trajecto de vida feito e percorrido e das muitas e muitas realizações concretizadas. Foi uma vida que passou em flashes diante de mim e por mim, com uma enorme força e emoção!
São trinta anos, quase metade da minha vida em que já tanto realizei e consegui... destes esses tempos até ao presente é uma miríade de factos, de mudanças e sentimentos, bem como a concretização de muitos dos meus sonhos e projectos, consubstanciados em grande medida nos meus filhos e na minha maturidade e auto conhecimento.
Revejo pessoas que tanto me ensinaram, como os Drs. Amaro, Zaida, Botelheiro e tantos outros que  no velho hospital me fizeram medico com os poucos meios à nossa disposição. Foi uma escola excelente e gostava de os rever algum dia, mas não neste novo hospital onde entrei e que nada me diz.
A caminho da nossa estalagem para descansar e prepararmo-nos para o jantar, aqui fica o meu SORRISO saudoso, consciente do muito que já andei, do que realizei e principalmente de que sou agora e nestes dias. 

sexta-feira, abril 26, 2013

Por Portugal

Em passeio pelo nosso País que tem locais, monumentos e gentes fantásticas para além duma história de muitos e muitos séculos .
Estamos perto do Lago Azul que faz parte da barragem de castelo de bode, com uma calma e uma tranquilidade simplesmente doutro mundo.
Hoje seguimos em direcção a Tomar, cidade que nunca tinha visitado mesmo, apenas vim cá uma vez almoçar ao hotel dos templários nada tendo visto da cidade. E vale a pena a visita...
O convento de Cristo, integrado no castelo da cidade, merece uma visita demorada e de preferência guiada, o que não fizemos. É pena não haver dinheiro para os restauros necessários, nomeadamente da famosa e bonita janela manuelina. 
Estamos a almoçar num restaurante que nos foi recomendado " A Casa das Ratas", típico desta cidade e perto da Sinagoga que vamos visitar de seguida.... depois doutra volta pela cidade, vamos até Abrantes, cidade onde vivi, casei, trabalhei e dei aulas nos anos de 1981 e 82... foi à uma eternidade mas ainda permanecem as recordações e as emoções desse tempo.
Talvez, se soubesse o que sei hoje, teria ficado a viver em Abrantes, estabelecendo-me como medico e continuando no hospital...  mas as voltas que a vida dá são muitas e variadas e devemos seguir o que o nosso instinto nos diz e permitir que a vida nos surpreenda e nos leve por caminhos vários. Olhando para esses tempos apenas posso dizer que forma dois anos cheios, nos quais cresci profissionalmente, tendo aprendido imenso nestes tempos e no hospital, para além do inicio da minha vida de casado. 
Ou seja, vou retornar aos meus primórdios de adulto, casado e de inicio duma vida profissional que ainda hoje mantenho, apesar de ter mudado de agulha ou especializado-me em algo de que gosto bastante e que me tem preenchido.
Estou agora em busca de novos rumos na medida em que depois de tantos e tantos anos a fazer o mesmo, preciso de mudar e fazer algo diferente, pelo que para o mês que terei a oportunidade de me meter numa nova área que me tem atraído há algum tempo; vamos a ver se poderei aplicar esses conhecimentos na pratica e no meu quotidiano.
É bom estar de ferias e estar a passear neste Portugal "desconhecido" e que merece ser bem e mais frequentemente visitado, com um grande SORRISO por vivermos onde estamos e por conseguirmos ter uns dias para carregar energias e ficarmos mais fortes e positivos... mesmo nem tudo correr como gostaria e desejaria!!! 

quinta-feira, abril 25, 2013

Férias

Finalmente férias... dias de descanso, de completo e absoluto relaxamento, assim o espero!
Com o meu novo esquema de consultas no SAMS e com a tarde cheia como tive ontem, não consegui mesmo tornar ao meu blogue pelo que me fiquei por aquelas frases banais de ontem.
Na verdade, as consulta de rastreio e diagnóstico que agora faço, agradam-me imenso porque são efectivamente o que eu gosto de fazer e o que me sinto melhor a fazer; acho que sei planear correctamente os tratamentos e melhor ainda convencer as pessoas a seguir esses mesmos tratamentos.
Para além disso, dá-me a oportunidade de me sentir realizado e bastante satisfeito com o resultado do meu trabalho e o feedback que tenho dos pacientes, com uma melhoria evidente do ambiente de trabalho. Voltei a ir com satisfação para o meu local de trabalho...
Vou tentar ainda melhorar mais as coisas e tentar realizar um sonho que há muito acalento fazer por lá, que é ter uma consulta própria de Prótese Fixa, mesmo que seja com outro tipo de vínculo. Vou mesmo tentar...
Durante a tarde, as coisas começaram tremidas e pouco satisfatoriamente mas, felizmente, com o andar das horas, tudo se desanuviou e tudo correu muitíssimo bem. Realizei finalmente que, contendo-me um pouco e passando por cima de algumas coisas, consigo dar a volta às pessoas e ao ambiente; apenas tenho pena de nem sempre o conseguir e também de não haver esse entendimento e comportamento da parte das assistentes e mais concretamente duma delas. Mas mesmo assim, também ela parece que percebeu e ontem, por exemplo, mudou radicalmente de atitude e uma vez mais, demonstrou a sua eficiência e enorme capacidade de resolução dos problemas e de efectivação do nosso quotidiano.
Por vezes, o "ignorar" ou não dar a importância às minudências tem um efeito extremamente positivo e benéfico e devo lembrar-me que está em mim, a capacidade e a tolerância necessária para levar a bom porto o que pretendo e o que quero mesmo.... e a verdade é que gosto das coisas como estão e assim queria que continuassem.
Sei que mantendo este registo e esta forma de estar tudo se torna bem mais fácil e ligeiro, sendo mais positivo para todos e principalmente para mim. O importante mesmo é o bom ambiente criado e também criar alicerces e bases para a manutenção deste clima, para que possa finalmente ter encontrado o meu "último" refúgio profissional e aqui acabar os meus dias medicinais.
Sinceramente é o que espero, porque gosto imenso deste espaço, dou-me bem com os colegas apesar das naturais (salutares) divergências que por vezes existem e ainda quando tudo está pacifico, temos um clima fabuloso de alegria, simpatia e de realização dum objectivo comum. Sei que o nosso colega é uma pessoa muito especial, reservada e não corresponde totalmente ao que gostaria, mas até à data ainda não tivemos qualquer conflito grave ou insanável que pusesse em causa este projecto.
Acho que ainda estou bastante ressentido com a minha experiência anterior em que, tenho agora a certeza e agradeço também à JR, pouco a pouco ia sendo esvaziado dos meus doentes, usurpado o meu lugar e mais grave ainda, ficaria rapidamente sem margem de manobra. Felizmente que mais uma vez a minha boa estrela me orientou e me permitiu partir para outra, sem grandes problemas.
Como me fui acontecendo ao longo da vida, tudo surge na altura certa e no tempo oportuno, dando-me tudo aquilo que eu preciso neste quotidiano. É uma das sortes que tenho...
Estamos tranquilamente de férias..... quero mesmo descansar e sobretudo reforçar laços e sentir-me bem comigo e com quem está comigo, numa relação de muitos anos e que, como tudo, tem que ser acarinhada e tratada o melhor possível, sobretudo nos momentos em que parece haver uma grande rotina e conformismo.
Com um enorme SORRISO de bem estar, de força e de muita energia positiva, um especial SORRISO a todos os que AMO e acarinho, com a certeza de que todos eles sabem quem são e o que representam para mim.
 
 

quarta-feira, abril 24, 2013

(Pré) Férias

Mais um dia de grande actividade nas minhas consultas de rastreio e diagnostico, que estou a adorar fazer. 
Por isso mesmo, não tenho tempo agora para grandes comentários pelo que fica apenas o habitual SORRISO cheio de boa vontade e energias positivas, com a promessa de voltar ainda hoje ao meu blogue.

terça-feira, abril 23, 2013

(Mais) Um Dia

Mais um dia.... hoje sinto-me bastante apreensivo e nervoso, sem saber o motivo, mas sinto que a razão principal é o desconforto e a pouca vontade que vou tendo em ir trabalhar.
Se pudesse, não faria nada até dia 1 de Maio, porque aproveitaria todos estes dias para descansar e estar relaxado e sem pensar em nada de especial. Não sei muito bem o que tenho ou o que se passa, mas principalmente tenho-me sentido desconfortável e apreensivo.
Espero que estes dias de férias me façam bem e que possamos pôr a vida em dia e a cabeça em ordem... infelizmente o meu filho e namorada não podem ir porque têm trabalhos e estudos, o que é pena porque estava com bastante vontade que também fossem e estivessem connosco. Outras oportunidades haverão!
Entretanto, tenta-se seguir com a rotina e encarar o dia com tranquilidade e com a certeza de que estamos quase de férias e sem a obrigatoriedade de horários ou atendimentos vários. Ontem iniciei uma nova etapa em Lisboa, com uma consulta de rastreio e de diagnóstico que é, efectivamente, o que gosto mesmo de fazer e de planear.
Penso que correu bem e ainda vai correr melhor quando estivermos mais rotinados e os assistentes preparados para este tipo de consulta e de atendimento. Só espero que, na continuação destas consultas, também os outros colegas correspondam ao que lhes é pedido e façam o atendimento personalizado que interessa fazer.
Da minha parte acho que vou conseguir fazer o que se pretende e dinamizar as consultas, enviando-as para os respectivos colegas e dar mais e melhor utilização aos serviços. Gostei da esperiência mas preciso de mais apoio e interesse de quem está comigo, para se poder fazer uma consulta eficaz, bem dirigida e com qualidade.
Já sei que levantei alguns "ciúmes" nos colegas mais velhos, mas já estava à espera disso mesmo e não me importo nada, desde que tenha o apoio de quem me convidou. Acho que rapidamente, terei tudo cheio e provavelmente até não me importaria de aumentar o meu horário... sempre ganhava mais e estava mais ocupado.
Espero que hoje o dia corra bem e mais fluidamente que ontem e que a disposição melhore rapidamente e em força, porque não me sinto interiormente bem, nem comigo nem com o que me rodeia... e o que me aborrece é o facto de não saber as razões de estar assim ou talvez saber e não querer assumir ou admitir.
Fica um SORRISO com alguma ansiedade mas a vontade de seguir em frente e principalmente de me compreender e de viver melhor este dia a dia comigo mesmo e com quem me rodeia. Também preciso que me compreendam, aceitem e falem comigo....
 
 

segunda-feira, abril 22, 2013

(Quase) Férias

Inicio duma semana curta, de três dias úteis de trabalho, por causa do feriado de dia 25.
Hoje iniciei a minha "nova" consulta de diagnóstico e rastreio; infelizmente não estava nada preparado nem minimamente planeado para que tudo corresse como eu gostaria e o arranque foi algo tumultuoso, tanto mais que as informações prestadas pelos responsáveis eram contraditarios e não coincidiam entre si.
Também o responsável máximo pela unidade de saúde oral está doente e em casa, pelo que não foi possível  esclarecer                                                                                  duvidas e tentar uma coordenação mais eficaz e sobretudo célere. Esperemos que tudo se componha rapidamente e esta consulta seja o sucesso que todos esperamos.
Pelo menos, todos têm aceite os planos de tratamento e ficado com as consultas marcadas para os respectivos tratamentos.
Vou continuar com o meu SORRISO, já tendo percebido que vai ser uma consulta complicada e demorada, sobretudo se não houver uma coordenação mais eficaz e uma ajuda melhor.

domingo, abril 21, 2013

(Sempre) Família

Dia de descanso e de luz, depois dum jantar fabuloso com sobrinhos e sobrinhas que, raramente, vêm a nossa casa, por motivos vários e sobretudo por indisponibilidade de agendas.
Foi extremamente agradável a companhia de todos e de cada um em particular, pela boa disposição e também pela grande cumplicidade existente entre todos nós, para além dum passado que recordámos e que estará sempre presente.
A verdade é que estes convívios familiares são extremamente revigorantes para mim, na medida em que sinto haver um relacionamento especial com todos os meus sobrinhos duma forma particular com cada um deles.
Ainda ontem fiquei muito contente por saber que a minha ida aos cavalos tinha deixado a minha sobrinha M ( que conheço menos bem ) muito satisfeita e entusiasmada, na medida em que parece que nem sempre tem com quem ir. Vou tentar ir mais vezes e se possível levar a minha outra irmã para matar saudades destas lides.
Verifico que, felizmente, todos estão mais ou menos encaminhados pessoal ou profissionalmente se bem que uns melhores e outros menos bem. Alguns perderam-se durante muito tempo e se compararmos com os meus filhos, então há mesmo um enorme atraso mas esperemos que desta vez consigam retomar o seu rumo e seguir um caminho melhor e mais compensador para todos.
Gosto destas noites temáticas, sentindo-me cada vez melhor em casa e neste meu ambiente; também fico bastante contente pelo sucesso gastronómico sempre presente e real, porque efectivamente temos um especial requinte nestes nossos jantares...
Hoje estamos por casa, sem programa nem qualquer vontade de algo em especial; daqui a pouco talvez um pequeno passeio pelos arredores para comermos qualquer coisa e depois descanso e relaxamento. Será uma semana bem curta, na medida em que vamos de férias esta semana que entra uns dias para descansarmos e pormos as ideias em ordem.
Nada mais a referir por hoje, pelo que aqui fica  um especial SORRISO cheio de optimismo e boa vontade para enfrentar este quotidiano.
 
 
 
 

sábado, abril 20, 2013

Cavalos

Sábado, fim de semana diferente! Fui ao Oeiras parque, tratar do cartão de telemóvel do Fran antes de ir buscar a minha sobrinha M para a levar à aula de equitação.
Já lhe tinha prometido há muito que a iria buscar e ver a montar, pelo que foi hoje ! Tentei que a minha irmã P. também viesse mas não pude por motivos vários e principalmente por aquela cabeça precisar de arejar e de novos desafios.
Tenho pensado bastante na maneira de a poder ajudar mais no sentido de explorar melhor as suas capacidades e de sair mais das suas rotinas e zona de conforto.
E agora neste picadeiro recuo a um passado já tão longínquo e revejo uma vida feita de vários retalhos ou mosaicos que, no seu conjunto, formam um todo e dão um certo significado ao que sou agora.
Foram épocas especificas com um peso próprio que me marcaram e cujas memórias e emoções ficarão sempre registadas e no âmago do meu EU.
Hoje teremos um jantar especial de sobrinhas, prometido há muito e hoje concretizado com a habitual mestria e cuidado na confecção !
A importância da família é cada vez mais uma constante na minha vida e no meu modo de estar na vida porque finalmente compreendo a importância dos laços de sangue e da alegria, felicidade e preenchimento que isso nos pode trazer. É mesmo real essa sensação!
A verdade é que maturidade e a experiência da vida nos ajudam a ver mais claro e a sentir mais fortemente estas relações e factos.
Estou tranquilo e satisfeito por aqui estar neste campo de saltos com esta nova geração que vai sempre buscar algo ao passado familiar nesta grande roda familiar e universal. :)
Hoje tenho um SORRISO mais sentido, emotivo e positivo porque me sinto cada vez mais próximo do meu EU e da plena consciência de quem sou e do que quero mesmo.

sexta-feira, abril 19, 2013

Passado

Finalmente sexta-feira.... com a certeza de que não trabalharei amanhã, sábado. Hoje estou cansado como acontece todas as sextas feiras por ter um sono mais agitado e preocupado em acordar a horas de vir trabalhar, sendo o dia em que começo mais cedo...
Ontem foi um dia engraçado, mas atípico na medida em que tive um almoço de família, pelo aniversário do meu irmão e como não estou habituado a estes repastos durante a semana, fiquei com uma moleza durante a tarde, mas muito bem disposto.
Já com todo o pessoal presente, o dia correu muitíssimo bem e esperemos que este espírito se mantenha por muitos e bons dias, porque só assim é possível trabalhar, com harmonia e produzir bons resultados. Apenas desejo que este clima se mantenha mesmo para bem de todos nós e também da clínica... E dos pacientes como é evidente...
Para a semana começamos com um novo projecto aqui no centro clínico com um atendimento mais personalizado de novos utentes, com a finalidade de "angariar" mais doentes, com um plano de tratamento devidamente estabelecido e encaminhado. Parece que, tendo as marcações aberto esta semana, as consultas já estão todas cheias e a eventualidade de ter que aumentar o período de atendimento.
Entretanto tive a visita do advogado desta casa para responder a uma reclamação dum utente, que como vem sendo habito apenas contava a versão que lhe interessava. A verdade também é que os factos reportavam a Outubro de 2012, tendo já prescrito o prazo para, mesmo que quisessem, me poderem pôr um processo disciplinar. Esse prazo é de 60 dias.
Como também tive a consulta cheia e sempre a correr contra o tempo, nem consegui acabar este comentário para o publicar, pelo que agora no consultório estou a tentar acabar de escrever...
Hoje estou com uma enorme vontade de acabar o dia e de entrar em fim de semana e em descanso, indo amanhã ter com uma das sobrinhos que menos conheço para a levar aos cavalos e vê-la a andar e a saltar. Recordar outros tempos de equitação com a minha irmã P. em que ia com ela aos concursos e ainda andar também a cavalo; foi desporto de que nunca gostei nem o fazia por gosto, uma vez que sempre tive bastante receio e nunca me senti à vontade. 
Mas prometi à minha sobrinha que um dia a ia buscar para a ver a andar e amanhã vou cumprir essa promessa e depois almoçar com ela.... estou a ver se convenço a minha irmã a vir connosco e assim matar saudades dos cavalos e desse ambiente. Para além de que lhe fará bem mudar de ambientes e recordar outros tempos...
Fica um grande SORRISO com imensa vontade de ir passear para a praia, de sentir o sol e ver o mar imenso e calmante.... Isso retempera-me as energias e faz uma interligação com a Terra e o Universo.
 
 



 

quinta-feira, abril 18, 2013

Abril

Mais um dia deste mês de Abril que nos vai permitir ter uns dias de férias e de descanso para retemperar forças e energias.
A vida continua o seu rumo e vontade, com mais um período de calma e de tranquilidade, normal depois das grandes tempestades e problemas da semana passada. Felizmente que assim é e que podemos prosseguir nesta direcção e caminho...
A situação do País não ajuda nada a descontrair e a relaxar como deve ser, na medida em que em cada dia surgem noticias piores, mais alarmantes e preocupantes; parece que está tudo parado e sem qualquer tipo de iniciativa de revitalização da economia, com uma evidente retracção do consumo e da animação dessa mesma economia.
É evidente o estado em que todos nos encontramos e com raras excepções, todos fazemos as nossas contas e vemos onde podemos diminuir despesas e racionar custos. É o que faz toda a gente neste momento.
Hoje é o aniversário dum irmão de quem estou cada vez mais próximo e a quem devo, presentemente, bastante pelo apoio e ajuda que me tem dado na minha vida pessoal e familiar.
Sempre nos demos menos bem, mas felizmente que no presente temos uma relação excelente e surpreendentemente boa, porque (re)descobri o seu lado humano e afectivo e temos vindo a construir uma relação que me agrada imensamente.
Por isso, o meu SORRISO de hoje é dedicado em especial a este meu irmão, desejando-lhe as maiores felicidades e sobretudo que consiga realizar grande parte do que ainda pretende fazer na companhia de todos nós.

quarta-feira, abril 17, 2013

Sortes

Quarta-feira.... mais um dia de paz e tranquilidade! Ontem foi um dia intenso, cheio e compensador, apesar dum certo stress pela falta duma das assistentes. Mas tudo se resolveu e conseguiu fazer.
Começo a aceitar estas voltas e contra voltas da vida e do Universo, em que a dias tranquilos se seguem dias dalguma turbulência e perturbação... a vida e as pessoas têm estes ciclos e se os percebermos e os integrarmos, teremos um quotidiano bem mais fácil e sobretudo mais pacifico. Para mim, estas mudanças quase completas de humores, disposições e de factos e acontecimentos são uma constante do meu dia a dia e apenas me resta conviver com essa mesma realidade.
Se assim for, será mais fácil a vivência e a aceitação do que vamos tendo, do que se vai passando e sobretudo termos a consciência de que, confrontados com o panorama actual, temos a sorte e a felicidade de conseguir manter o nosso nível de vida( com adaptações ) e de darmos aos nossos o que eles precisam e querem... enquanto assim for, podemos considerar-nos afortunados e dentro daquele grupo de pessoas que (ainda) não sentiu efectivamente a crise que atravessa a sociedade portuguesa.
A verdade é que há uma diminuição do número de consultas e sobretudo dos grandes trabalhos que rentabilizam mais a clínica e nos dão mais prazer no que fazemos, mas pelo menos continuamos a ter a agenda cheia ao mês e as consultas vão chegando para nos irmos mantendo e continuando nesta saga.
Falando com colegas doutras especialidades, estamos todos a atravessar o mesmo, pelo que o que nos resta é mesmo baixar as nossas expectativas e adaptarmo-nos ao que temos e conseguimos e isso já é francamente bom!
Se assim for e conseguirmos chegar a bom porto, já nos podemos considerar afortunados, tanto mais que temos tido boas noticias referentes a outras pessoas e a outras situações que também nos preocupavam.... temos que continuar a acreditar na nossa boa estrela da sorte que nos continua a acompanhar!
Um enorme SORRISO muito luminoso e cheio de energia positiva, com pensamento focado nas nossas realizações e ainda neste imenso ciclo em que estamos todos conectados e interligados.

terça-feira, abril 16, 2013

SOL

Neste dia de SOL, um SORRISO cheio de força e de energias positivas para estarmos neste Universo, onde tudo se entrecruza e se interrelaciona.

segunda-feira, abril 15, 2013

Pedro


 26 anos de vida faz hoje o "meu" Pedro.... a passagem do tempo é algo incrível e quase inacreditável, na medida em que me lembro perfeitamente das emoções e sentimentos sentidos no dia do seu nascimento, bem como da altura em que pela primeira vez ele ficou aos nossos cuidados.
Ao sair da maternidade e ao chegar a casa, interrogava-me acerca da nossa responsabilidade e como iríamos tratar dum ser tão pequeno e indefeso.
Passaram 26 anos e fez-se um homem, um jovem adulto do mundo e completamente integrado nesta globalização em que vivemos e estamos. Neste momento, sinto que está muitíssimo bem e sobretudo satisfeito e contente com a vida e com o seu rumo e progressão, pelo que espero que, no final desta etapa, consiga encontrar o seu caminho e lugar no mundo, onde quer que seja e se encontre, porque não só merece, como é fundamental para todos.
Por isso, muitas e muitas felicidades neste dia 15 de Abril, com a certeza de que irá realizar grande parte dos seus sonhos, transformando-os em realidade e em algo que o realize e o leve além das expectativas. Confio e tenho a certeza disso, bem como das suas capacidades e vontade!
Inicio de mais outra semana, neste fraco mês de Abril, em que, felizmente iremos uns dias de ferias, de descanso, relaxamento e, espero, de reencontros, afectos e fortalecimento de relações. Vamos para uma zona pacifica e tranquila, esperando não só rever locais onde não vou há muito, como também desligar deste dia a dia e destes últimos tempos que foram bastante cansativos e preocupantes.
Este primeiro dia da semana é sempre difícil e ainda mais, quando não descansamos o suficiente durante o fim de semana que têm sido bastante preenchidos e cansativos, mas também e felizmente que bastante compensadores. Que nos valha isso!
Um enorme SORRISO, enviado especialmente ao meu filho Pedro, com muito afecto, ainda energia e toda a força deste Universo onde estamos. Sei que que ele sabe que estamos próximos, mesmo estando em lados opostos do mundo físico. 

domingo, abril 14, 2013

Domingo

Nestes últimos domingos, tenho começado estes dias com um treino pessoal com um amigo de longo data e que como está a atravessar um bom momento, transmite isso nos treinos e no convívio. Vou sempre com pouca vontade e venho sempre renovado, dorido e cansado, mas satisfeito.
Quero retomar este hábito salutar e fisicamente exigente para me sentir em melhores condições e tentar voltar a uma certa forma física que já tive bastante... o meu PT referenciou o que eu já fazia no outro ginásio e de facto a diferença é abissal uma vez que estive parado quase 4 anos e nenhum exercício fiz, nem cuidados com a alimentação tive... vamos esperar por resultados com calma e paciência.
Ontem tivemos mais um jantar em casa, bastante agradável e descontraído por ter sido em família e um retomar dum convívio que, infelizmente, por motivos vários, sofreu um grande abalo e mesmo uma ruptura que se resolveu.
Se bem que o nosso relacionamento não seja exactamente o mesmo, conseguimos de qualquer forma retomar grande parte da nossa maneira de estar e principalmente com a cunhada, sinto estar tudo completamente sanado. O meu irmão maior tem uma forma de estar e de ser diferente e certamente que ainda poderá estar um pouco magoado, como provavelmente também eu estarei.
A verdade é que, cada vez mais, o meu enfoque e a minha sensibilidade me leva a reforçar os laços familiares e a tentar estar de bem com todos, sentindo uma ligação bem forte e real com todos os meus irmãos e familiares mais próximos. Com os sobrinhos tive sempre laços especiais e bastante fortes, na medida em que consigo aproximar-me deles e manter uma relação especial com a maior parte deles. A verdade é que com a vida actual é bastante difícil ter a proximidade que desejaria e gostaria, mas dentro do possível estamos juntos o suficiente para se manter o cimento familiar. Estou a fazer um esforço para me aproximar dos mais novos e dos que conheço pior e espero conseguir fazê-lo duma forma que nos dê satisfação a todos.
Vamos agora beber um café e apanhar um pouco de sol, para aproveitarmos este dia luminoso e sem chuva, o que já não acontece há muitas e muitas semanas. Parece que o tempo se vai manter assim e neste registo; ainda bem porque até eu que adoro chuva, já estava farto do tempo cinzento, escuro e molhado que se reflecte, sem sombra de dúvida, nos ânimos e disposições das pessoas. Este tempo primaveril é propenso às depressões e às alterações de humores, mas esperemos que haja uma melhoria comportamental com este bom tempo e com este sol.
Fica o meu habitual SORRISO cheio de vontade de ser melhor em cada dia que passa e de saber DAR ao meu semelhante algo que o faça sentir melhor para que também eu o possa estar.
 

sábado, abril 13, 2013

Emoções

Tem sido uma semana de emoções, sentimentos desencontrados e alguma confusão nesta cabeça que anda (quase) sempre a cem e por vezes, sem o distanciamento necessário para moldar este dia a dia em conformidade.
Tenho tido momentos bem difíceis com pessoas de que gosto bastante e que, infelizmente, não conseguimos ter um relacionamento normal e pacífico, por haver um choque constante e sistemático. Espero e desejo que, depois da reunião de ontem e da conversa de hoje, sejamos capazes de voltar ao nosso convívio habitual e trabalharmos em conjunto e sossegadamente.
Hoje trabalhei de manhã e, felizmente que não estou encerrado no consultório neste sábado de sol e por isso podemos ir dar uma volta e aproveitar este dia magnífico.
A minha primeira doente do dia, que já é minha doente há muitos anos, estava bastante emotiva hoje e começou também a chorar durante a consulta, tendo-me apercebido que estaria com problemas e assim é. Fiquei espantado com esta reacção, porque a considerava uma mulher forte e com muita garra e esta estado anímico deixou-me completamente surpreso e espantado.
Mas as pessoas muitas vezes não são exactamente aquilo que se pensa e sobretudo as pessoas que vejo sentadas na minha cadeira por breves instantes têm a sua vida e personalidades que desconheço em grande parte. Mas há muitas pessoas que vou conhecendo e com quem abordo muitos temas de família e da vida e com quem, felizmente, fui criando laços afectivos e de amizade.
Já estou, neste momento, a atender a terceira geração de algumas famílias, em que sou médicos dos avós, dos filhos e dos netos e a verdade é que ando nisto há mais de trinta anos, já com um longo historial nesta área e agora, com alguns novos desafios que me estão a agradar bastante.
Tenho uma "segunda" oportunidade que me foi dada no SAMS, que me agradou bastante por me valorizar e me preencher bastante por ser uma coisa que adoro fazer e por vir da pessoa que mais mal me tratou naquela instituição. Acho que mereço esta oportunidade e sobretudo quero que ela seja efectiva e meritória para que possa mostrar o meu valor.
Também o facto de ir fazer um curso numa área que sempre me despertou atenção e curiosidade me está a deixar bastante entusiasmado, na medida em que, hipoteticamente me poderá abrir outras possibilidades e outras oportunidades de realização.... espero não só fazer no consultório, como eventualmente num centro de estética e quem sabe se não poderei fazê-lo em Lisboa.
Mas o importante é estar bem comigo, com os que me rodeiam e ter sempre novos planos e novos horizontes para explorar e abrir... tenho que me sentir vivo, com novos projectos diferentes e inovadores e sobretudo procurar novas motivações e novas formas de estar nesta área, de grandes actualizações.... há muitos aspectos que já não domino e técnicas novas que nem sei que existem, mas também não estou preocupado na medida em que, felizmente sempre me juntei a pessoas bastante mais categorizadas e actualizadas que colmatam essas eventuais falhas.
Hoje vamos ter outro jantar de família pelo que vou fazer a minha sesta habitual de fim de semana, para poder ter um SORRISO mais luminoso, mais energético e mais positivo.
 
 
 
 
 

sexta-feira, abril 12, 2013

Filhos

Mais um dia, desta semana comprida em que ainda vamos trabalhar amanhã, sábado ! Pelo menos assim o espero.... bem como espero uma acalmia e uma clarificação da situação que desta vez tem que ficar resolvida duma forma ou doutra.
Da minha parte, há claramente a intenção de fazer uma ruptura e não permitir mais alguma vez factos ou ocorrências como tem acontecido; espero que hoje haja a tal reunião  geral de toda a gente para ficar devidamente esclarecido o papel de cada um e as funções devidas, bem como o funcionamento geral do Consultório e das consultas.
Amanhã teremos um jantar de família, limitado aos presentes porque há quem não possa, mas é a única oportunidade que nos resta de estar com o FJ/ MJ e despedirmos-nos deles porque partem de novo na segunda feira.
Daqui a uns dias o meu filho mais velho fará 26 anos e, embora me pareça que nasceu ontem, a verdade é que está no seu caminho e progressão na vida, com a certeza dos seus objectivos e na concretização dos seus sonhos; espero e desejo que fique cada vez mais consciente das suas responsabilidades e cada vez mais maduro e confiante em si próprio. Penso que será o primeiro aniversário em que não estamos juntos e ele estará bem longe. Felizmente que chega em breve a Lisboa onde ficará uns dias antes de seguir caminho para a China, para continuar os seus estudos durante quase dois meses.
É fantástico a visão actual destes jovens adultos que têm o mundo como nós antigamente tínhamos Espanha e os mais afortunados como eu, a Europa. Há umas décadas era muito difícil esta circulação de pessoas e esta enorme mobilidade, tendo havido na verdade uma grande mudança positiva neste sentido. O meu filho mais velho é um cidadão do mundo e com a idade que tem já viajou mais e conhece mais locais do que eu, com mais trinta anos do que ele.
Ainda bem que assim é e que tem essas possibilidades que deve aproveitar ao máximo e perceber que mesmo assim continua a ser um privilegiado neste mundo em que vivemos, porque a maior parte das pessoas não pode suportar este encargo, nem têm a capacidade de adaptação e os instintos devidos para seguirem a vida nestes moldes.
Felizmente que tenho dois filhos fantásticos, cada um à sua maneira, mas ambos empenhados na construção duma vida realizada e na concretização dos seus sonhos e ambições. Estou certo e seguro que ambos o conseguirão...
Um grande SORRISO nesta sexta feira de trabalho controlado, com a vontade de, em cada diz, conseguir ser melhor que no anterior e ainda contribuir para a felicidade de alguém, dando o meu melhor e o que me é possível !


quinta-feira, abril 11, 2013

Tempestades

Mais tempos complicados e sobretudo sem perceber muito bem o que efectivamente se passa e sobretudo como ultrapassar tudo isto. É verdade que é dificil e bem dificil compreender as pessoas e perceber as suas verdadeiras motivações e razões, mas quando se ultrapassam certos limites e se começa a entrar em campos muitissimo negativos, ainda se torna menos possivel gerir eficazmente as relações humanas e profissionais.
Como disse ontem, não ando nos meus melhores tempos mas também a verdade é que não me sinto apoiado e ajudado, porque se as pessoas já me conhecem e sabem como sou, então podiam fazer um esforço e tentar criar um ambiente mais salutar e agradável e não uma guerrilha constante e permanente.
Este tempo de permanente chuva, cinzentismo e escuridão pouco ou nada ajuda aos animos e disposiçôes das pessoas, que vão ficando, como eu, deprimidas, cansadas e sobretudos tristes, com tudo aquilo que sentem e vêm.
Os tempos políticos são outra faceta deste quotidiano em que nada parece ir bem e funcionar, na medida em que, cada vez mais, estamos metidos num enorme buraco e próximos doutro abismo, sem se saber bem como o evitar.
Temos as instituições paradas e aparentemente sem qualquer atitude para mudar ou inverter esta situação, o que é deveras preocupante e muitissimo grave. Espero que este ano termine rapidamente e que consigamos sobreviver e superar as dificuldades existentes, que são muitas e variadas.
Não temos estratégia, não temos estadistas e sobretudo não temos esperança ou qualquer vislumbre dum futuro mais risonho e feliz.... o que me deixa mesmo assustado é a instabilidade em que vivemos e estamos, sem qualquer possibilidades de fazermos muito mais do que fazemos. É impossível saber-se o dia de amanhã, o que nos vai acontecer e se teremos alguma vez direito a uma reforma digna e em conformidade com o que descontámos ao longo da vida.
Eesta semana é uma semana grande e longa porque trabalhamos todos os dias e ainda no sábado... espero que consigamos criar um bom ambiente e pelo menos terminarmos, se for caso disso, este assunto da melhor maneira possivel.
Um enorme SORRISO cheio do optimismo possível e com a energia que conseguirmos arranjar para hoje
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, abril 10, 2013

Pessoas

Estamos num processo algo complicado de animo e disposição interior menos favorável, mas esperemos que seja passageiro e que, rapidamente, consiga superar esta etapa e seguir em frente.
Não gosto muito destas oscilações humorais tão  grandes, que têm mais a ver com influencias externas do que propriamente internas, e com o que eu considero grandes injustiças e desilusões varias continuadas e quotidianas.
Na verdade, sinto profundamente as desilusões e lido muitíssimo mal com as frustrações, sobretudo naquilo que entendo ser o correcto e no que idealizo e faço. Por exemplo, estar a pensar num determinado programa de ferias, ter idealizado e pesquisado na net e depois disto tudo, ainda não se ter a confirmação das ferias e da disponibilidade. Felizmente que foram hoje confirmadas e aceites.
Mas também tenho tido algumas, muitas, desilusões com pessoas em quem depositava toda a minha confiança e por quem tenho feito tudo o que me é possível  e que me retribuem com desagrado, brutalidade e até falta de educação.
As pessoas são assim mesmo e temos que aceitar, até certo ponto, a sua maneira de ser para que aceitem também a nossa maneira de estar e de ser, o que é por vezes uma tarefa bem complicada, tanto mais quando já há ideias preconcebidas e formadas, sem hipótese de rebater ou alterá-lãs.
Mudemos de tom e de assunto porque me tenho repetido bastante nestes últimos tempos e o importante é mesmo encontrarmos o nosso lugar e conseguirmos alterar os nossos registos que nos marcam e nos condicionam... é preciso encontrar o nosso caminho, valorizar o que temos d positivo e de bom e aproveitar todos os momentos felizes, quer a solo, quer na companhia de quem gostamos e amamos.
Tenho ainda um longo caminho a percorrer e a aprofundar nesta minha caminhada por esta vida, mas sinto que consigo cada vez mais ter a consciência do que sou e do que quero, havendo uma pessoa que tem tido um papel bastante importante neste processo, que é a minha irmã P. Na verdade as nossas conversas telefónicas quase diárias são uma espécie de terapia e de analise mutua, que nos permite perceber melhor os nossos registos e interajudar-nos nos nossos processos de raciocínio, bem como na eventual alteração de pequenos itens dos nossos EUs. 
Têm sido conversas interessantes, por vezes bastante profundas e importantes, havendo uma enorme percepção dela dos meus estados de alma e da forma como eu estou nesse momento... Acho isso bastante curioso e penso que ela deveria desenvolver esse aspecto, o que estou pronto a ajudar.
Um enorme SORRISO com a vontade de mudar cada vez mais no sentido da minha plenitude e realização pessoal e profissional, com uma imensa energia positiva e muita LUZ emanada deste Universo onde nos integramos.

terça-feira, abril 09, 2013

Outro Dia

Mais um dia semelhante a tantos outros.. sem nada de especial a comentar, apenas uma certa falta de vontade de ir ao consultório por motivos vários, mas sobretudo por começar a pensar ( ou a sentir) que, efectivamente terei que tentar arranjar alternativas fora desta área que me cansa já bastante e me satura muitas vezes.
Os cursos e as mudanças que me entusiasmaram tanto estão neste momento em stand by sem saber se, efectivamente, os irei fazer, porque se não houver aplicação prática e eficaz do que vou aprender, não servirá para nada a não ser gastar dinheiro e pouco mais.
Logo veremos depois duma conversa na clínica a saber da verdadeira vontade de estender este novo campo e de o publicitar.
A marcação das férias está deveras complicada, porque este ano parece haver um certo clima de intimidação e não se fala abertamente disso, apesar de ser obrigatório por lei, mas é assim o actual mundo do trabalho. O problema é que já tenho as minhas ferias marcadas sem as poder alterar e em conformidade com as férias do pessoal do consultório e dos feriados.
Além disso, praticamente já tinha tudo marcado de viagens e de hotéis para irmos passear e sair daqui um pouco... estou a ver que vou sozinho passear algures, o que, como é evidente, não gosto nada.
Vamos a ver o desenvolvimento da situação e como tudo se resolve, porque tudo tem um principio e um fim e o ciclo da vida e do Universo é de tempestades e bonanças apesar de começar a estar bem cansado desta instabilidade e indiferença afectiva.
tenho que rebuscar bem nos meus registos, as minhas culpas e os meus fantasmas que certamente se reflectem nestas situações, uma vez que não consigo lidar facilmente com as frustrações, nem com indiferenças... mas sempre fui assim, tendo a ver com a minha insegurança e baixa auto-estima que, felizmente agora está bem melhor, mas mesmo assim poderia e deveria estar melhor se não fossem os acontecimentos mais recentes.
Esperemos que este dia corra o melhor possível e que sobretudo o nosso SORRISO seja efectivo e real, cheio de boas energias e de muita força.
 
 

segunda-feira, abril 08, 2013

Semana

Nova semana... recorrente em certos problemas do quotidiano que nos transcendem e que nos fazem alguma (bastante) mossa no nosso equilíbrio interno, por estarem relacionados com pessoas de quem gostamos e que procedem, intencionalmente ou não, duma forma estranha e pouco elegante; é evidente que não tomo determinadas decisões ou faço aquilo que possa por algumas pessoas para ter agradecimentos ou ser tratado como um rei, mas espero simplesmente que, pelo menos, agradeçam e reconhecem o que é feito por eles.
É evidente que há registos de vida muito complicados e quase impossíveis de tornear e de entender na sua total dimensão, na medida em que postas perante evidencias, erros ou falhas, preferem fugir e meter a cabeça na areia, a enfrentar os problemas e sobretudo a reconhecer erros e a pedir desculpas.
No mesmo registo é sempre mais fácil culpar os outros, confabular as situações e até deturpar os factos, para que nessas consciências e personalidades não haja qualquer resquício de culpa ou de erro com que não sabem lidar ou agir. Vejamos qual o seguimento deste assunto e como se passarão as coisas e os acontecimentos.
Vai ser uma semana comprida, que terminará apenas no sábado porque, em principio, vou trabalhar neste dia se tudo se acalmar e se se conseguir chegar ao fim desta mesma semana... de permeio o habitual dia a dia de consultas, talvez algum evento familiar e pouco mais...
Façamos o nosso habitual SORRISO na certeza de que somos capazes de viver um dia de cada vez, neste Universo em que nos encontramos e que nos poderá retribuir o que soubermos DAR duma forma real e desinteressada.


domingo, abril 07, 2013

Domingo

Domingo.... dia de reiniciar os treinos no ginásio com o meu PT, esperando que desta vez sejam seguidos e com sequência. E também com resultados...`
É evidente que não me apetece nada, mas compromissos são compromissos e vamos em frente.
Ontem foi dia de compras de supermercado e pouco mais, porque estávamos cansados e com nada de especial para fazer. Tínhamos cá a família R. a jantar, numa confraternização que muito me agrada pela normalização das relações familiares e pela união cada vez mais real entre as pessoas.
É uma família muito unida, com as suas aplicações e formas de estar especifica e talvez "viciados" em demasia em determinados aspectos da vida desportiva, mas nada que não seja comum a muitas outras famílias. O importante mesmo é termos conseguido reatar desta forma o nosso convívio e estarmos bem uns com os outros.
É certamente o que também hoje se vai passar ao almoço com outros irmãos, um dos quais de Espanha que se encontra por cá e com quem temos tido alguns dissabores, mas que conseguimos superar em parte, apesar de sentir que já não é como antigamente, na medida em que foram ditas palavras muito duras ( e injustas ) e sentido emoções muito fortes, para além de que ele tem um feitio muito especial e também prefere calar do que esclarecer; considero esse tipo de atitude pouco positivo para bons relacionamentos humanos, mas há pessoas assim e temos que aceitar.
Acabei de chegar do meu treino pessoal, no qual o meu PT quase que me "mata" de cansaço e de esforço, uma vez que estou bastante destreinado e a necessitar mesmo de retomar o hábito de esforço físico e duma boa condição física... este ginásio que ele me indicou é bastante simpático, ambiente quase familiar, mas com as condições necessárias e suficientes para um bom treino. Além de que não tem qualquer obrigatoriedade de permanência, pelo que apenas necessitamos de avisar no mês anterior ao que queremos sair.
Estou completamente enferrujado e sem qualquer capacidade física, na medida em que qualquer exercício me deixa de rastos, exceptuando os que envolvem pernas mas que me deixam com umas contracturas nos gémeos bastante dolorosas.
Mas é para insistir, continuar e persistir porque quero perder uns quantos quilos e também recuperar alguma forma física; canso-me facilmente e nesta idade temos que passar a ter cuidado e a fazer exercício físico regular e eficazmente.
Para já, estamos de saída para almoçar e é com um grande SORRISO que vamos a mais um almoço de família e de confraternização, com muita energia positiva e garra.