sábado, outubro 31, 2009

País a saque


Volto a um dos meus temas de eleição, que é precisamente o triste estado deste País. Estivemos, alegremente, em campanha eleitoral ( e anestesiados ) mais dum mês e antes disso estivemos "bem" protegidos de más notícias para não sermos incomodados e agora, passadas as eleições, eleitos os do costume, voltamos à triste realidade deste pobre e pequenino País.
Os telejornais desfiam diariamente encerramentos, despedimentos e desgraças semelhantes, sendo o caso da qimonda, paradigmático da actuação dos governos e daquilo que que nos dizem e que sabemos. Antes das eleições estava tudo bem e sem problemas e logo a seguir despede-se mais de metade do pessoal, porque se estava apenas à espera desse dia. É lamentável esta falta de ética. Mas as falências, os problemas ressurgiram em força, camuflados como estiveram todo este tempo. São empresas e mais empresas com enormes dificuldades e cada vez mais despedimentos, com a contradição dos indicadores económicos estarem a melhorar. Até ouvi ontem que uma das empresas portuguesas de sucesso - a Aerossols - está sem dinheiro para pagar ordenados, sendo que há uns meses largos era uma das iniciativas mais bem sucedidas do mercado português.
As notícias são diárias e constantes e agora - como cereja em cima do bolo - este mega processo de corrupção, que se desconfia e se fala e que depois de muito se escrever não vai dar em nada. Infelizmente todos sabemos ou pressentimos que tem necessariamente que haver muitos negócios escuros e corruptos, mas a verdade é que nada disto chega a tribunal e muito menos alguém é condenado. O Armando Vara, tal como o Socrátes, tem sido comentado pelos piores motivos e tem feito uma carreira política a coberto de escândalos e de casos, continuando neste momento a ser vice-presidente do maior banco português. Noutro país nunca lá teria chegado e neste momento já se devia ter suspendido, porque não basta dizer-se inocente, tem que se parecer.
Quando foi o caso do BPN, foi um alarido geral e uma condenação do dito Cavaquismo por interessava este ataque político. Então e agora as mesmas vozes não se levantam para condenar mais este caso, agora fortemente conectado ao partido socialista ? A verdade é que sejam uns sejam outros e como diz a vox populi, todos lá estão para enriquecer e ganhar o possível, tendo achado curioso ter sido feita ontem a divulgação dos rendimentos dos últimos ministros das finanças porque alguns deles têm menos do que eu, o que não acredito mesmo.
Todos nós pressentimos que este caso é a ponta do icebergue da corrupção em Portugal, que grassa e alastra na nossa sociedade, esperando que seja finalmente desta vez que haja culpados e condenações de pessoas fortes e poderosas deste triste País. Ou será que vamos ter outro caso "Casa Pia" que continua a arrastar-se no tribunal e cujo fim não só não se adivinha como não se antevê qualquer condenação de monta.
Ouvi ontem outro ex ministro das finanças, neste caso, Ernâni Lopes a falar acerca do nosso País e entre muitas outras disse uma coisa que já ando a dizer há muito, que é, precisamente, a falta de força real para erguer este país e fazê-lo sair desta crise profunda. Ele, conjuntamente com o Medina Carreira, são vozes competentes e preocupadas que deveriam ser ouvidas e reflectidas porque a situação é, efectivamente, grave não só a médio prazo, mas sobretudo a longo prazo ou seja para os nossos filhos e netos. Será que é assim tão difícil ver a realidade e tentar, desde já, controlar os danos futuros com uma política realista e acertada.
Tem que se cortar a direito e muitas medidas têm que ser tomadas, mas principalmente há que moralizar a vida pública e responsabilizar quem tem que ser responsabilizado, com a certeza de que apenas políticas credíveis poderão viabilizar o nosso futuro como País.
Vivemos num mundo estranho em que até umas simples eleições para bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas são atravessadas por factos menos dignos e situações pouco claras. Será que é assim um tão grande poder ser bastonário e ter visibilidade, para além do enorme ordenado que se ganha ou será que andar a falar no famoso cheque dentista continua a dar votos, uma vez que todos sabemos que esta questão do cheque dentista é uma enorme aldrabice. No meu caso pessoal, por exemplo, nada recebi ainda do estado e já lá vai mais dum ano que isto começou...
Mas isto é um fait divers neste universo imenso de casos, factos e acontecimentos em que vivemos mergulhados, sem que haja um levantar colectivo de indignação e de contestação, parecendo que todos se encontram felizes e contentes na sua vida quotidiana, não se preocupando nada com o futuro e viabilidade de Portugal. Coloquei a foto da Torre de Belém ( do meu grande amigo e fotografo RL ) para simbolizar outras eras e épocas em que a iniciativa e força moral deste povo permitia grandes aventuras e grandes feitos. Pergunto-me aonde estará essa força colectiva de que tanto precisamos e qual será de facto o nosso caminho e postura neste século XXI, para voltarmos a ser uma nação forte e duradoura.
É sábado, vou almoçar com os meus filhos e jantar a casa dos meus amigos C e RL, para estrear a casa deles. Entretanto e como habitual já fui comprar o jornal e subi os meus 10 andares a pé, por avaria dos elevadores do prédio. Faz bem e é exercício...
Ontem fomos jantar a um novo restaurante - o Além fronteira _ mas de facto cada vez abrem mais restaurantes mas a verdade é que pouco se diferenciam uns dos outros e nenhum se distingue especialmente, pelo que voltamos sempre aos "antigos" restaurantes com provas dadas.
Espero que com o meu habitual radioso e enorme SORRISO, este fim de semana traga PAZ e CONFIANÇA, para além do necessário descanso de fim de semana.
PS: gostava que oe meus leitores habituais me chamassem a atenção para os erros existentes nestes comentários e sobretudo para aqueles que dificultam francamente a compreensão do texto, mas na verdade como penso bem mais rápido do que escrevo por vezes as frases saem cortadas e depois como nem sempre revejo o que escrevo, fica um texto sem sentido. Será da idade ?????'

sexta-feira, outubro 30, 2009

6ª feira

Mais uma 6ª feira e novamente de fim de semana. Hoje fui fazer a minha ressonância, mas apenas para confirmar que estou excelente, uma vez que me passaram as dores e os jeitos e me sinto completamente restabelecido. Na verdade a nossa postura física no quotidiano é altamente viciosa e origina estas crises de lombalgias e dores musculares várias. Tenho aprendido a defender-me bastante de más posições e lembro-me no início desta minha carreira dentária, chegar muitas das vezes ao fim do dia, cheio de dores nas costas por defeito de posição e por não me defender como agora o faço. Também é verdade que limitei bastante certos actos médicos que poderiam obrigar a posições erradas, como determinadas extracções dentárias que deixei completamente de fazer.
O meu filho Fran acabou finalmente por se encaixar no curso de Economia da Nova, que parece ser um dos melhores cursos existentes na área e sendo assim, só espero que entre finalmente e a sério no curso e que obtenha os melhores resultados. O Pedro continua bem e vem este fim de semana a Lisboa, para se preparar para estar em Janeiro em Barcelona, a fazer o seu estágio de 6 meses. Vai ser uma experiência excelente, numa cidade linda e cosmopolita, com a facilidade de podermos ir lá estar com ele mais vezes. Adoro Barcelona...
Vai ser uma 6ª feira calma, como já vai sendo hábito porque parece que as pessoas querem começar o fim de semana o mais rápido possível e assim estes dias começam a caracterizar-se pela tranquilidade e felizmente, que também se vão encaixando e arrumando algumas pontas soltas que sempre vai havendo e que se vão resolvendo. Algumas nem me lembrava já que tinham ficado por resolver, porque dada a sua insignificância e irrelevância ficaram completamente esquecidas, uma vez que acredito cada vez mais que as acções praticadas por nós têm sempre a respectiva reacção, pelo que acções positivas atraem coisas boas e energias positivas enquanto que as atitudes vingativas, rancorosas e sem ética apenas podem atrair negrume e infelicidade para as pessoas. E a verdade é que tenho, cada vez mais, pena dessas pessoas negativas e cinzentas que fazem da vida, uma completa ausência de princípios e de ética e que nunca conseguem alcançar seja o que for, no sentido de terem uma vida estável e gratificante. Chegam ao fim da vida, olham para o passado e apenas verão o vazio e o negrume das suas opções e nessa altura se calhar nem a capacidade terão de corrigir esse mesmo enorme vazio de vida.
Felizmente que estou noutro rumo e noutra direcção e com a plena consciência da responsabilidade dos meus actos e atitudes, sabedor que apenas com rectidão, ética e princípios sãos e fortes, conseguimos ter uma vida digna, respeitada e sucedida. Quero chegar aos meus últimos dias com a certeza de que tive uma vida útil e digna, com sucesso e sobretudo que pude influenciar numa infíma quota, parte do meu quotidiano. Sei já que vou influenciando algumas pessoas e já isso é bastante positivo e gratificante. Quanto ao eventual ruído de fundo e às invejas dos outros, sempre houve e haverá e temos que seguir em frente e ignorar completamente essas energias negativas.
Vou começar a minha tarde de trabalho com um enorme e luminoso SORRISO a caminho de mais um fim de semana cheio de energia positiva e de luz.

quinta-feira, outubro 29, 2009

Medicinas Alternativas

Hoje fui a um doente meu que é osteopata e a verdade é que estou quase a 100%, ou seja, o complemento destas terapias é benéfico, porque nunca senti mesmo que teria uma hérnia discal, uma vez que nunca tive qualquer sintomatologia e a força que fiz no outro fim de semana não justificaria essa mesma hérnia.
A realidade é que estes dias têm sido bem custosos, mas hoje começo a sentir-me bem melhor e apenas com uma sessão de "endireita". Começava a estar farto destas dores permanentes e já me estava a ver a ser operado e a perder imensos dias, mas não estava mesmo nada convencido dessa necessidade, apesar de amanha ir fazer uma ressonância.
Como estamos no fim do mês, vou ter um dia calmo e tranquilo, com pouca gente e pouco trabalho, mas felizmente que este mês correu muito bem e está tudo controlado e regulado.
A vida vai correndo e felizmente que mais uma vez as coisas se estão a encaixar e cada vez mais fazem sentido e se completam, porque na verdade sinto absoluta necessidade de arrumar a vida e a cabeça, para me poder cada vez mais reencontrar e perceber a finalidade da vida.
E mesmo as contrariedades e as "idiotices" provocadas por pessoas de baixissimo nível já não me conseguem transtornar como antigamente, porque tenho a certeza das minhas razões e das minhas certezas. As ameaças e os pseudo ultimatos são sinónimos de fraqueza e sobretudo de mau carácter, porque infelizmente as pessoas esquecem-se do que fazem e como agem na vida e certamente são pessoas altamente frustradas e incapazes de terem um rumo de vida e de acção. Tenho pena mas felizmente que estou noutra onda e noutros caminhos, na descoberta do meu Eu. E isso é que realmente é importante e significativo e principalmente se conseguirmos neste nosso caminho, ajudarmos outras pessoas e fazermos desta nossa realidade, uma vida com sentido e com princípios e ética.
Sinto-me efectivamente bem melhor e quase sem qualquer incomodo, e por isso o meu grande e e radioso SORRISO, com a certeza de que teremos um excelente dia.

quarta-feira, outubro 28, 2009

SORRISO

Um grande e enorme SORRISO ainda um pouco dorido e a precisar de repouso.
Cá estou e continuo no consultório a trabalhar e a fazer pela vida, apesar da enorme vontade que tenho em ir para casa e esticar-me, para melhorar desta impressão que tenho nas costas. Mas ttemos trabalhar e é isso que faremos hoje e nos próximos dias.
SORRISOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

terça-feira, outubro 27, 2009

Mais do mesmo !

Mais do mesmo, ou seja, trabalho e dores nas costas. Nunca mais me livro destas dores na coluna e só na 6ª feira vou fazer a ressonância e ver o que efectivamente se passa, mas isto dá-me um mal estar imenso, porque só me apetece estar deitado e é claro que não o posso fazer, porque tenho que trabalhar e continuar em frente. Para além disso, como estou a tomar medicação e já há muito que não tomo nada, estou com o estômago e intestinos feitos num oito. Só para ajudar!
E como não tenho vindo ao consultório, tenho um dia imenso de doentes, cheio de trabalho e sinceramente com pouca vontade porque não tenho ainda uma posição confortável para estar sentado a ver os doentes. Mas hoje tem que ser mesmo e sem apelo nem agravo.
Está um dia cinzento e triste ou talvez seja a forma como me sinto, pois gostaria de estar em casa esticado no meu sofá e com um saquito de água quente para aliviar um pouco esta moinha que sinto.
Mas o dia vai correndo e acho que me vou aguentando, porque tem mesmo que ser e assim será.
Fica um enorme e luminoso SORRISO para mais uma semana que, esperemos, seja fantástica e producente

segunda-feira, outubro 26, 2009

Início da Semana

Mais uma semana a caminho de mais um mês e as dores a atenuarem-se mas sempre presentes. Custa-me um bocado estar sentado no meu banquinho e na posição em que tenho que estar, mas fui fazer uma massagem e estou bem mais relaxado e menos dorido. Espero que com a continuação da medicação continue mesmo a melhorar. Já tenho a ressonância marcada para 6ª feira e vamos ver o que é mesmo.
Quanto ao resto, nada de novo a comentar porque tudo continua na mesma e na certeza de que muitas vezes me engano nas pessoas com quem trabalho e infelizmente fui dando confiança a quem não merecia e que agora está a tentar "passar-me a perna", com mentiras e aldrabices graves. Mas acredito que tudo aquilo que aqui se faz e as que as nossas acções têm sempre a resposta devida e em conformidade com o que se faz, pelo que quando procedemos mal, também temos uma resposta negativa e a vida com uma imensa carga negativa. cada vez acredito mais nisso, bem como no meu anjo da guarda que me acompanha sempre e me protege.
Ontem fiz bem em falar com o meu filhote Fran para ele tratar duma série de coisas, porque hoje pôs-se ao caminho e já resolveu quase tudo a contento. Muitas vezes, temos que ser mais duros para atingir os nossos objectivos, mas eu quero que os meus filhotes sejam pessoas capazes de enfrentar a vida e de seguirem em frente. Ou seja, que perante as adversidades sejam capazes de reagir e de fazer face a essas mesmas adversidades e não se deixarem vencer pela negativa. Aprendi a seguir em frente e espero que também eles o façam.
Mais uma semana e mais um mês a chegar ao fim e não tarda nada estaremos no Natal e no fim do ano, cujo programa já está agendado e tratado. A rapidez do tempo e a velocidade dos dias que passam por nós tão velozmente, é algo que não consigamos mesmo controlar mas pelo menos podemos tentar viver o melhor possível e o mais intensamente cada diz que passa e que temos a sorte de vivermos.
E neste início de semana, um enorme e radioso SORRISO com a certeza de que saberemos cada vez mais encontrar o nosso caminho e descobrirmos o nosso verdadeiro EU.

domingo, outubro 25, 2009

Domingo

Domingo com mudança de hora é excelente porque permite ter mais uma hora de descanso e de fim de semana. E felizmente que estou francamente melhor, tendo acordado sem dores, apesar de agora estar a sentir uma moinha, mas deve ser por estar sentado à secretária por uns tempos.
Ontem sempre fomos jantar a um restaurante novo e simpático, o verediccto ( http://www.verediccto.com.pt/), italiano e nas picoas. Cada vez há mais restaurantes por Lisboa e verifico que muitos deles têm meia dúzia de pessoas e pouco mais, perguntando-me como conseguem sobreviver e andar em frente. Este é um espaço agradável, com uma cozinha razoável mas não achei nada de especial, tanto mais que italiano é que mais abunda e tenho os meus restaurantes de eleição desta cozinha, começando pelo Esperanza no Bairro Alto e não só.
Companhia agradável e conversa solta, não fosse ter estado com algumas dores e a partir duma certa altura sem nenhuma posição, na qual me sentisse confortável. Para além de que queria brincar mais com a miudagem e não podia. A ervilhinha estava super desperta ontem, bem como o Duarte que também foi e está girissimo. A barriga da Mãe Su está cada vez maior e numa semana faz uma diferença abissal. Tenho que me começar a convencer que será mesmo outra menina e certamente que será um encanto de menina.
Também os nossos amigos A e PR vão ser pais pela primeira vez e estão esfuziantes de alegria como é normal porque ser Pai é uma experiência única que merece e tem que ser vivida e sentida. Há pequenos nadas nos filhos que nos dão mais alento, que nos ajudam a suportar a vida e que sobretudo dão significado a esta mesma vida. Pode haver muitas contrariedades e problemas, mas no final o resultado é sempre bom se tivermos confiança os filhos e principalmente se tivermos sabido transmitir-lhes valores e princípios. Espero sinceramente ter conseguido incutir nos meus rapazes estes valores de vida e que eles estejam preparados para esta vida e sobretudo para conseguirem ter sucesso pessoal e profissional, porque a nossa realização é fundamental para nos dar uma excelente qualidade de vida. E tenho CONFIANÇA nos meus filhos e acredito que estão a trilhar um bom caminho de preparação ara a sua vida. Claro que sou um Pai feliz, realizado e contente pelos filhos que tenho e espero que também eles estejam felizes comigo. Tenho provas disso assim como também eles sabem que assim é.
Hoje vou ficar a esticar-me mais um pouco a ver se me passa ainda mais este mal estar e certamente que amanhã já estarei em condições de trabalhar e andar em frente.
Estamos a chegar ao fim de mais um mês, mais pagamentos e contas e quase em cima das épocas festivas. De facto, já começo a despedir-me de muitos pacientes que só reverei dentro de 3 a 4 meses, com Feliz Natal. A rapidez do tempo e a voragem dos dias é fantástico, com este desenrolar brutal dos dias. Hoje estamos já a viver os dias de amanhã e sucessivamente, vamos vendo passar por nós com uma enorme velocidade, os dias, muitas vezes sem qualquer possibilidade de fazermos stop e sentirmos em toda a sua plenitude o momento presente. Sinto que os dias e os momentos são flashes que vamos sentindo e recordações que vão ficando e que vivenciamos noutras alturas. Ou seja, parece-me que nem sempre a rapidez do tempo nos deixa apreciar devidamente a hora presente e muitas vezes é na recordação desse mesmo momento que temos a plenitude do sucedido. Apesar do que digo, sinto que, apesar de tudo, consigo apreciar mais o momento presente e o que me vai acontecendo. o que, significa para mim, uma evolução e uma maior satisfação. Na realidade muitas vezes deixava passar o tempo presente, não só pela antecipação que dele fazia e subsequente frustração, como também pela ansiedade do momento... é confuso, mas para mim é claro que era assim que sentia, tendo felizmente alterado completamente essa percepção da realidade. Ou seja, não antecipo a realidade e assim posso apreciá-la sem qualquer problema e uma vez neste tempo presente, não quero adiantar-me no tempo e passar para o futuro. Ou seja, consigo e quero estar no tempo em que estou. Não consigo explicar-me melhor, mas a verdade é que esta nova postura permite-me sentir bem melhor, mais calmo e mais realizado e isso é que realmente conta.
Ontem para distrair, fomos ao Cascais Shopping - há meses que não ia a um centro comercial - ver lojas e novas modas e não vi nada de que gostasse para comprar, tipo uma roupa gira ou algo diferente, pelo que hoje talvez se vá ao Colombo ver alguma coisa diferente ou talvez não. Tenho os armários tão cheios de roupa e de coisas, que tudo o que vejo ou já tenho ou tive ou não é suficientemente diferente, uma vez que as poucas lojas de que eu efectivamente gostava, em Lisboa, fecharam e por isso agora restam as habituais e as normais. Acho que tenho que passar a ir fora para renovar o guarda roupa e nem é preciso ir mais longe do que a Madrid, pois a Chueca tem lojas fantásticas. Quem sabe se numa promoção não se vá até Madrid num saltinho...
E com esta ideia, um grande e radioso SORRISO se instalou, na perspectiva dum fim de semana fora e diferente, dedicado a compras.

sábado, outubro 24, 2009

Urgência na CUF

Lá tive que ir às urgências para ver se me tiravam as dores. Fui à CUF a cascais, onde rapidamente fui atendido e medicado. Infelizmente também o colega foi da opinião que se pode tratar duma hérnia discal, tendo-me prescrito uma ressonância, mais medicamentos e descanso. Agora chegado a casa vou ver se durmo um pouco, porque quero mesmo ir ao jantar hoje à noite, por ser apenas e só do RC. Outro compromisso e de certeza que não iria mesmo, porque preferiria certamente ficar em casa a descansar. É a velhice que chega a passos galopantes.
Felizmente que as dores abrandaram acentuadamente e que me sinto mais relaxado, pelo que espero conseguir dormir um pouco se bem que como o colega me tenha dito, a permanência numa posição agrava as dores, pelo que tenho que mudar da cama para o sofá e vice-versa.
Mas o importante ( será a rosa, certamente... ) é manter o SORRISO e esperar que esta crise rapidamente passe.

Sábado

Sábado, princípio de fim de semana e de dois dias de descanso. Infelizmente, dormi muitissimo mal porque continuo com dores e sem posição para dormir e já fui à farmácia comprar mais medicamentos para ver se fico ser dores. Mas também como já não estou habituado a tomar comprimidos, começo a ficar com dores de estômago e barriga. Como eu digo, é a velhice a chegar....
Cheguei à conclusão de que estas dores são devidas a um jeito que dei em Sesimbra no fim de semana passado, quando peguei num caixote pesado e senti de imediato um jeito na anca e desde aí que tenho andado com uma impressão na zona, que piorou então francamente desde 5ª feira.
Quanto ao resto, tudo se vai encaixando e resolvendo, só me faltando arrumar um assunto que está pendente há algum tempo por completa e total falta de resposta do outro interveniente e é uma coisa que quero resolver o mais depressa possível. Estou numa fase em que quero tudo o mais regularizado possível e sem complicações, porque cada vez mais acredito e sinto que apenas com rectidão, verdade e ética se consegue viver condignamente, pelo que quero duma vez por todos acabar com todos os problemas existentes e resolver tudo a contento de todos. E felizmente que assim parece que as coisas se estão a encaminhar.
Voltando ao estágio do Pedro, fico bem contente por ser em Barcelona porque é uma cidade que adoro, é perto de Lisboa, é uma oportunidade fantástica para ele e além de tudo o mais temos família ( ou quase ) que lá vive e que poderá apoiá-lo. Além de que é bem mais fácil ir passar um fim de semana rápido a Barcelona e estar com ele. Quem certamente vai gostar de ir passar lá uma temporada, será o Fran que já nem se deve lembrar da cidade, uma vez que já lá esteve bem pequeno.
Hoje teremos um jantar de aniversário do nosso grande amigo RC, sendo a única actividade social programada para este fim de semana, apesar de coincidentemente termos outro jantar também hoje ao qual não poderemos ir. Quero ir ao Colombo e depois descansar mais, porque não estou com grande animo para nada, porque tenho dores e porque descansei pouco e mal.
Mas espero que os medicamentos comecem a fazer efeito e que daqui a pouco esteja bem melhor. Para já, continuo com uma grande indisposição e se assim continuar vou ver se faço uma ecografia ou algo assim e se tomo mais qualquer medicamento
Para já, um grande e "dorido" SORRISO com a esperança de uma efectiva melhoria

sexta-feira, outubro 23, 2009

Boas Novidades

Telefona-me agora o Pedro com uma excelente notícia. Foi aceite no estágio dum dos melhores hotéis de Barcelona - o W e estava eufórico e estava mesmo eufórico. É excelente para o curriculum, é um hotel fenomenal e estará na Europa de Janeiro a Junho de 2010.
É uma excelente notícia, pela proximidade, pela oportunidade e pela vantagem de poder lá ir mais vezes visitar o meu filhote, pelo que fiquei extremamente satisfeito.
Estou a melhorar das minhas costas, mas continuo com dores e incomodado, porque só me sinto completamente bem quando estou deitado e com um saco de água quente. Será isto já a velhice ?
Um grande e enorme SORRISO com a certeza de que o estágio do meu filho será o máximo e muito benéfico para ele.

6º feira

6º feira de chuva, cinzenta e escura, com cheiro a Outono como eu gosto. Apesar de ainda estar com dores, estou bem melhor em relação a ontem, porque ontem fui parar à urgência do SAMS, com uma imensa lombalgia. Nem sabia como havia de estar ou posicionar-me, tantas eram as dores. Deram-me uma série de medicamentos que me aliviaram e me deixaram vir para casa e estar com um saco de água quente para me aliviar. MAs hoje ainda tenho umas dores e ainda não consigo estar muito tempo sentado. Tenho que ir fazer uns exames para ver o que se passa, porque o colega falou-me que podia ser uma hérnia discal e se assim for, estou tramadito.
Mas hoje fui almoçar uma vez mais ao Enigma e estava francamente bom o prato do dia, uns canellonis de salmão. É efectivamente um espaço agradável e simpático com um bom ambiente e penso que tem todas as condições para ser um espaço de sucesso e de bem estar.
Vou deitar-me um pouco a ver se fico melhor porque me está a doer mais. Que grande chatice. Espero que com o fim de semana isto fique melhor porque francamente não queria mesmo nada andar assim
E nesta 6ª feira cinzenta precisava duma boa massagem, mas acho que todos os fisioterapeutas estão ocupados e por isso vou pôr um saco de água quente e esticar-me
Um grande e enorme SORRISO por este dia de chuva e radiosamente cinzento

quinta-feira, outubro 22, 2009

Mais uma semana

Mais uma semana a chegar ao fim com uma velocidade espantosa, já a pensar no Natal e no Fim do Ano que está muitíssimo perto e já faz parte dos planos a curto prazo. este ano será uma coisa mais pacata e em Portugal, como por exemplo um cruzeiro no Douro, que é algo que estamos há muito para fazer, que é calmo e diferente. Para além de que se deve fomentar o turismo nacional a bem de todos.
E a vida continua, bem como este quotidiano de trabalho mas, felizmente, com tudo a assentar e a ficar bem arrumado e estruturado. Espero sinceramente que assim seja e que da reunião que vou ter hoje, fique ainda mais consolidada esta estabilidade e funcionalidade.
Em complemento ao que escrevi ontem, tenho a acrescentar que efectivamente apenas a verdade e as boas práticas conduzem a médio e longo prazo a uma serenidade e paz de espírito, com a certeza de que fazemos o nosso melhor e empenhadamente cumprimos com o nosso trabalho. Outra coisa que tenho vindo a confirmar é a reacção das pessoas às nossas atitudes e a certeza de que essa reacção depende fortemente das nossas próprias acções e capacidade de interagir. Ou seja, se pusermos uma atitude positiva, franca e aberta o feedback será sempre mais positivo e benéfico e foi sempre assim que eu procedi na minha vida profissional. salvo quando estou demasiado stressado ou aborrecido e então deixo as coisas andarem, o que não está certo.
Com empenho, vontade e realismo conseguimos andar em frente e realizarmos o que queremos, porque neste mundo em que vivemos temos forçosamente que procurar manter os nossos princípios e a nossa ética, porque senão ficamos semelhantes a todos os demais e isso é francamente negativo. Já dei por mim a fazer pequenas coisas, pequenas grande atitudes menos correctas para supostamente me defender mas sobretudo porque como tenho "apanhado" tanto nestes últimos tempos, tento defender-me também e isso leva-me por vezes a tomar atitudes que não gosto. Ou seja, mesmo se agirem connosco duma forma incorrecta, devemos sempre tentar reagir da melhor forma e nunca transigir com os nossos princípios. Apenas a manutenção da ética, dos valores e dos princípios poderá conduzir a uma mudança de mentalidade e a uma forma diferente de estar na vida.
Propuseram-me uma alteração de horário no meu local de trabalho em Lisboa e tenho que pensar nisso e se me compensa trabalhar uma tarde em Lisboa e deixar uma tarde do consultório, tanto mais que seria à 6ª feira. Vou reflectir e pensar nisso este fim de semana. Estão a perguntar a todos nós quem quer ser vacinado contra a gripe A e curiosamente são muitos mais os que não querem a vacina dos que os que a querem o que não deixa de ser estranho. Está tudo com medo dos efeitos secundários ou todos querem ter a gripe ou ainda não acreditam na realidade desta mesma gripe.
Hoje está um tempo mais ameno, depois de ontem à noite ter chovido muitíssimo e como o Sol já brilha, também o nosso SORRISO é mais luminoso e quente, com uma enorme PAZ e TRANQUILIDADE.

quarta-feira, outubro 21, 2009

Lição de Vida

Ontem tive uma grande lição de vida e como tem vindo a ser costume vinda duma pessoa da qual não estava mesmo nada à espera. Confirmei ainda a certeza de que sendo correcto, com ética e princípios tudo se resolve e compõe. A verdade vem sempre ao de cima e de facto só gerindo a nossa vida por princípios sólidos e irrepreensíveis é que conseguimos manter sempre uma postura vertical e correcta.
Por vezes, perante factos concretos da vida que nos perturbam, podemos ser levados a ir por uma via de facilitismo e de laxismo e até a pedir a terceiros atitudes menos próprias e correctas.
Há uns dias o meu filho mais novo teve um problema com o carro dele e sem me querer alongar mais, tentei junto da companhia de seguros que tentasse travar o processo para me favorecer. E logicamente a minha mediadora fez-me ver que certas atitudes não podem ser tomadas e quando ela me disse isso, eu constatei da veracidade da situação e do que seria ou não possível fazer. E nesse instante, percebi que tudo se iria resolver e que não era com atitudes menos correctas, mas sim com a verdade que tudo se resolveria. E assim foi
Também tinha tomado a decisão de resolver um assunto pendente que eventualmente poderia estar a prejudicar uma terceira pessoa e regularizei essa situação um destes dias e também isso me deu maior paz de espiríto e a certeza de ter procedido bem.
Não se pode falar e escrever acerca de ética, princípios e educação e depois na prática ter outras atitudes, pelo que cada vez mais tenho que ter a certeza de estar a agir bem e a proceder melhor, para poder ter a feedback correcto e certo. E a verdade é o que prevalece e se mantêm sempre.
Tenho a certeza de que também para o Fran esta situação lhe serviu de lição e de aprendizagem de vida e certamente que tirou alguma conclusão disto tudo, principalmente que a verticalidade e frontalidade são fundamentais na vida duma pessoa e só agindo em nome desses princípios e dessa ética poderemos manter a nossa verticalidade e postura.
Claro que já estou a ver/ouvir os meus queridos "inimigos" que por aqui andam a comentar que isto são tudo mentiras e que eu sou isto e aquilo, mas a verdade é que essas pessoas apenas vêem um lado da questão e sobretudo não se apercebem da sua própria falta de verticalidade e verdade, pois acham-se detentores da verdade absoluta e isso praticamente não existe.
Ainda em relação a instabilidade versus estabilidade, também a verdade é que adoraria ser uma pessoa completamente estável e segura, mas infelizmente sei que assim não tendo, tendo contudo a consciência de que tenho feito um enorme progresso nesse campo, tanto mais que actualmente consigo lidar muito bem com esses aspectos e ficar mais tranquilo no meu quotidiano.
E neste dia chuvoso e cinzento um enorme e luminoso SORRISO com a certeza de tranquilidade e Paz, bem como com a escolha do programa de fim do ano.

terça-feira, outubro 20, 2009

Comentário via email

"Tenho lido o teu blog quando posso e ás vezes fico aliviado e contente porque estás bem e outras vezes fico apreensivo, mas isto com uma alternância impressionante.Gostaria que conseguisses ter períodos de acalmia maiores. É que me faz impressão a tua alteração constante de disposição. Logo tu que estás sempre à procura de sossego e calma. "
Palavras do meu amigo MS, que infelizmente t~em muito de verdade, na medida em que oscilo bastante de humor e de maneira de estar, porque sou altamente sensível aos estímulos externos e também à minha própria idiosssincracia.
Mas felizmente que já estou a aprender a controlar essa instabilidade e apesar do que escrevo, estou muito mais em Paz comigo do que aparentemente transpareçe no meu blogue. Antes era capaz de uma muito maior instabilidade no mesmo dia e deixar-me prender nessa mesma ansiedade e instabilidade porque tudo me fazia alterar e perturbar. Actualmente já consigo ter um maior controle no meu dia a dia, se bem que nestes escritos possa parecer o contrário, mas aqui conto muito do que me vai na alma. E a ALMA está muitas vezes instável, porque nunca fui pessoa de muita calma, mas sim pessoa de grandes reacções e atitudes.
Mas como digo sinto-me bastante mais estável e sobretudo mais em PAZ comigo próprio o que é bastante bom para mim e para quem me rodeia.
de qualquer forma, meu bom amigo MS, gosto que me leias e que me comentes e sabes que a minha AMIZADE é imensa, ESTÁVEL e permanente, porque és quase um irmão para mim. espero que tenhas consciência disso.
Um grande e enorme SORRISO para a minha estabilidade e consciência do meu EU profundo

Dia de Chuva

Dia de Inverno e de chuva, com o céu cinzento e triste de acordo com a nostalgia que hoje sinto. Gosto destes dias para estar à lareira e a ver as chamas crepitarem e não para ter que ir trabalhar e sair de casa, mas a vida é assim e assim tem que ser.
Hoje estou ligeiramente ansioso, sem razão aparente ou talvez apenas do tempo e de pensamentos soltos e estranhos que me vão assaltando e perturbando um pouco. OU talvez apenas a falta das minhas sessões de análise e de assimilação, porque a verdade é que não tenho ido neste último mês e ao mesmo tempo que quero ir, também não tenho vontade nenhuma, sinal de que estou a chegar novamente a um ponto chave e crucial da análise que necessita ser desbloqueado e assimilado. Sinto que é isso também que me faz andar um pouco ansioso, para além de pequenas coisas do quotidiano e do dia a dia, que nem sempre correm como gostaríamos ou queríamos. Na verdade, parece que estamos sempre sujeitos a pequenas pressões ou contratempos que, não dependendo de nós, acabam sempre por nos cair em cima uma vez que os temos que resolver. E quando temos muita gente à nossa conta, acaba sempre por haver qualquer coisa que acontece e que temos que resolver e felizmente que vamos tendo a capacidade de o fazer.
Mais uma vez, sinto-me desligado da corrente e sem grande força anímica para vencer os desafios e os acontecimentos deste quotidiano simultâneamente complicado e estranho. Por vezes, acho que estou a ver uma realidade que não é a minha e para a qual não tenho respostas capazes, nem vontade de reagir, ou seja, parece um filme que estou a ver como espectador e como tal, sem necessidade de interagir e apenas com vontade que acabe e de ver a solução. Pode parecer confuso mas é assim que estou por vezes e não tem nada a ver com dissociação de personalidade ou qualquer outra patologia, mas apenas cansaço e infelizmente indiferença por este dia a dia.
Adorava poder mudar radicalmente de vida e dedicar-me a outras coisas, apesar de não saber muito bem que nova actividade me poderia dedicar, mas alguma que não fosse tão exigente nem tão stressante e que me deixasse pensar e estar na vida duma forma mais simples e agradável. Gostava de não ter que me preocupar diariamente com pequenos nadas e sobretudo com a manutenção de tudo o que me envolve e que ainda é pesado e exige muita atenção. Daqui a uns anitos - felizmente poucos - espero já estar noutra fase e conseguir começar a dedicar-me a outros assuntos e a outras actividades que me dêem mais prazer e sobretudo menos ansiedade e preocupação.
Para contrariar este dia de chuva, tenhamos um grande e luminoso SORRISO cheio de FÉ e de ESPERANÇA

segunda-feira, outubro 19, 2009

2ª feira

Início da semana e ainda não tive tempo para escrever absolutamente nada porque foi chegar aqui ao consultório e estar sempre ocupado e com coisas para fazer. Mas quero deixar um enorme e luminoso SORRISO para esta semana que vamos iniciar
PS: E já de noite e em casa, com um imenso cansaço que me impede de escrever, mas não de manter o tal SORRISO

domingo, outubro 18, 2009

Domingo

Domingo de Sol e de bom tempo, em Sesimbra. Ainda por aqui, cá estamos nesta pacatez e tranquilidade de vida, depois de termos ido tomar o pequeno almoço à Cotovia a um café com um pão esplêndido e um bom café.
Agora é continuar a nada fazer a não ser mesmo aproveitar este bom tempo, a companhia e estar sem ter absolutamente nada para fazer. MAs com um espírito tranquilo e vazio de ansiedade, preocupações ou seja o que for, o que é simplesmente fantástico, porque aqui consigo desligar-me completamente do mundo e descansar real e efectivamente. Então para dormir, não há melhor do que aqui estar e aproveitar esta calma. Gosto mesmo de aqui estar, tanto mais que me sinto muito bem acompanhado e sobretudo bem tratado, sem quaisquer discriminações ou problemas. Pena é que assim não seja com outras pessoas e com outros locais que têm imenso significado para mim. MAs é a vida e não há nada a fazer.
E agora com um grande, quente e satisfeito SORRISO, vou apanhar sol e ar nesta tranquilidade enorme em que estamos

sábado, outubro 17, 2009

Fim de Semana

Fim de semana de calma em Sesimbra, com um excelente tempo e como sempre uma imensa calma e bem estar.
Ontem fomos jantar ao Enigma, novo restaurante do meu afilhado e amigo ML e mais uma vez foi um jantar agradável na companhia dos nossos amigos, com a novidade de que a nossa nova ervilhinha será uma menina, apesar de eu achar que ainda poderá haver surpresas. Estive imenso tempo à conversa com o ML e sinto de facto saudades das nossas conversas, bem como dos nossos treinos, na medida em que era um tempo bem passado e fazia-me muito bem ao físico e principalmente ao espírito. Outros tempos e outras vontades.
Depois viemos dormir a Sesimbra e hoje fomos tomar o pequeno almoço ao café habitual, comprar o Expresso e estar neste descanso imenso e extremamente agradável, tanto mais que também os Pais do IA estão cá e são uma companhia excelente.
Gosto bastante de aqui estar, não só pelo local em si, mas principalmente pela enorme calma e tranquilidade que aqui se vive, pois à nossa frente temos uma reserva cheia de árvores e completamente vazia de construções.
São dias de descanso absoluto, dormir bem e muito e ainda de comer bem, com o recarregar de baterias e de energias para a semana e tempos próximos.
Estou a tranquilizar-me bastante em relação ao que me preocupava nestes últimos tempos e começo a acreditar que finalmente vamos entrar novamente num período de calma e de consolidação de equipes e de objectivos, o que nos permite começar a planear o futuro e a tentar novas propostas e novos objectivos para o consultório e talvez para a minha vida. É o que ais desejo uma vez que tudo parece estar a entrar nos eixos, inclusive os meus filhos que estão na sua vida e a progredir.
Vou apanhar ar e o resto do sol deste sábado à borda da piscina com um radioso SORRISO cheio de esperança e de energia

sexta-feira, outubro 16, 2009

6ª feira

É fácil fazer juízos de valor e ainda mais, quando a coberto do anonimato, se podem dizer as coisas sem o contraditório e cobardemente, tentar ofender e atingir o próximo.
É fácil criticar sem se ter a noção das coisas e sobretudo sem tentar perceber o ponto de vista contrário e apenas ver ou ouvir uma das partes. Nem tudo é como parece e às vezes as aparências iludem.
A verdade é que e sem ser preciso estar a justificar-me, assistimos a uma falta de valores, de ética e de princípios que se reflecte nas relações pessoais e profissionais, não existindo uma real vontade de fazer, mas apenas de estar e ganhar o possível, sem grandes responsabilidades. Ao contrário do que poderá parecer, sempre tive pessoal durante muitos e bons anos, começando pela minha principal assistente, que comigo esteve durante 17 anos e as outras, durante bastantes anos, tendo saído por motivos vários e nunca relacionados por motivos profissionais.
Tenho pensado bastante neste aspecto e chego à conclusão que efectivamente posso ter mau feitio e sobretudo ser extremamente exigente, mas a verdade é que as minhas assistentes saem altamente profissionais e competentes. E até continuo a ter relações de amizade com algumas delas, que me visitam quando vêem a Carnaxide. O que se passa na actualidade é efectivamente falta de princípios e de valores.
Quem, a coberto de anonimato, gosta de dar lições de moral devia primeiro ver e ouvir todas as partes e ajuizar o que realmente se passa, porque a verdade é que uma coisa é o que se diz e conta e outra bem diferente é a realidade dos factos. E quando as pessoas acham que merecem muito mais do que aquilo que fazem e supostamente querem tudo e mais alguma coisa, então normalmente as coisas acabam mal porque mais cedo ou mais tarde, tudo se descobre.
Sei bem as minhas limitações e conheço-me muito bem, para saber aquilo que posso exigir e pedir aos que comigo trabalham e todos os que afincadamente comigo trabalham, sabem que podem sempre contar comigo para o que for preciso. Eu ligo-me às pessoas, se bem que infelizmente nos tempos presentes, me tenha vindo a defender mais e a ligar menos, para depois não sofrer mais.
Mas já chega de conversa e partamos para mais um fim de semana, hoje com um jantar no restaurante do ML e depois ida para Sesimbra, aproveitar este belíssimo tempo de verão.
Por isso um grande, enorme e radioso SORRISO para um fantástico fim de semana.

quinta-feira, outubro 15, 2009

Semana

Semana a chegar ao fim, continuamos num tempo de verão.... e sem vontade de escrever muita coisa a não ser para marcar presença matinal e mais logo escrever se assim tiver vontade.
Grande, Luminoso e Quente SORRISO para esta 5ª feira.

quarta-feira, outubro 14, 2009

Ainda Silêncios....

Muitas vezes o Silêncio significa calma, paz, auto confiança e a vontade de, silenciosamente, transmitir uma forma de estar e de percepcionar a realidade. Nem sempre o barulho ou o ruído é a melhor forma de estarmos na vida e no nosso quotidiano, uma vez que com acções ponderadas e calmas, poderemos ter reacções mais favoráveis e mais positivas, o que só por si poderá ser o suficiente para fazer de cada dia, um dia melhor e mais positivo.
Por isso, um silêncio sorridente e tranquilo pode ser altamente benéfico e positivo e ao contrário do que eu pensava há uns tempos, acredito agora por exemplo que a simbiose entre duas pessoas passa também pela forma como gerem os silêncios, porque se esses mesmos silêncios entre dois seres que coabitam for pacífico e não for um silêncio cheio de vazio e de ausência de ideias, então a relação tem substrato e consistência. Ou seja, quando duas pessoas conseguem gerir os seus "silêncios " em conjunto, então essa mesma relação tem uma riqueza intrínseca e é uma relação valorizada.
O meu silêncio de hoje é sinal duma acalmia interior e duma contínua busca pela minha verdade e do meu verdadeiro EU, com a surpresa constante dos conselhos de pessoas amigas e sempre próximas desde que tenho este blogue. Acredito que estes comentários servem não só para me conhecer melhor e dar-me a conhecer, como também a conhecer melhor quem comenta frequentemente este meu blogue e sentir uma maior aproximação entre muitos de nós.
Acredito que muitas vezes a minha escrita barulhenta, conflituosa e por vezes agitada, possa parecer estranha a quem me conhece mal, mas é sinal duma grande agitação interior e duma busca por novos conceitos e formas de estar na vida. Como diz a minha querida prima L, a vida é uma passagem e temos, forçosamente, de aproveitar esta passagem não só para nos conhecermos cada vez melhor, como para tentarmos modificar qualquer coisa, por mais ínfima que seja. E pode ser com uma acção política, cívica ou religiosa mas o que é importante é termos precisamente essa acção e que possamos agir na sociedade e no quotidiano e modificar um pequeno grão de areia. Se conseguirmos, nesta breve passagem, deixar um pequeno, pequeníssimo sinal da nossa vida nos outros e no que nos rodeia, então poderemos ficar satisfeitos e termos a certeza de termos contribuído para a melhoria geral e ter valido a pena ter estado nesta passagem a caminho de outras ou vindo de muitas mais.
Disse acção política, cívica ou religiosa e na verdade, cada vez mais acredito que esta última é uma excelente forma de agir, descontando naturalmente o "folclore" existente na igreja actual. Acredito na existência duma Entidade superior e creio em algo Superior, mas penso que a nossa relação com essa mesma Entidade é muitíssimo pessoal e individual e deveria ser livre de castigos e pecados. Mas isto é um tema para outros dias e não num dia de SILÊNCIOS como o de hoje.
Neste dia de Silêncio, um grande e radioso SORRISO com a certeza de que em silêncio podemos também transmitir a nossa mensagem e a nossa maneira de estar na vida, com calma, tranquilidade e segurança.

Silêncios

O Silêncio dum enorme e quente SORRISOOOO....

terça-feira, outubro 13, 2009

Semana

Mais uma semana igual a outra semana e assim vamos passando o tempo e a vida, sem grandes novidades nem nada de especial para escrever, a não ser a angústia existencial do costume. Também ninguém me lê a não ser os velhos do Restelo habituais para me denegrir e deitar abaixo, como se tivessem alguma importância. Felizmente que vou ficando imune a essas bocas e tendo confiança suficiente para seguir em frente.
A rotina continua na vida e sinceramente com pouca vontade de escrever ou de reflectir porque ando numa fase interior complicada e conflituosa comigo mesmo, que se manifesta infelizmente por um certo mau humor e agressividade. Tenho rapidamente que ir fazer uma sessão para descarregar estas energias negativas que se vão acumulando e corroendo o quotidiano. E principalmente pondo em risco relações e pessoas, o que não quero mesmo que aconteça, porque apesar das tempestades e das trovoadas, tenho a certeza do que quero e como quero estar e de maneira nenhuma quero destruir aquilo que tenho.
Mas a vida é complexa e por vezes manifestamo-nos da forma errada e nem sempre conseguimos responder da forma mais adequada aos factos do dia a dia. Sobretudo quando as coisas correm menos bem pelo consultório com muita gente e muita agitação de pessoas, porque ainda não está bem rotinado para isso e ainda precisa de ser bem experimentado.
Felizmente que, apesar de tudo, as coisas estão a compor-se nesse aspecto o que me deixa bastante mais tranquilo e descansado, porque preciso mesmo de formar equipes e pessoas de modo a poder estar mais descansado e tranquilo acerca do quotidiano do consultório sem ter que estar sempre a pensar em tudo e a vigiar tudo. Que saudades da minha Fernandinha, que era tudo o que eu precisava numa só pessoa e que me dava um enorme sossego porque tudo resolvia e fazia. MAs é a vida e às vezes só começamos a valorizar como deve ser as coisas e as pessoas depois de as perdermos ou de elas enveredarem por outras vias e isso eu não quero mesmo fazer actualmente, nem em termos profissionais, nem em termos pessoais.
Preciso de espairecer, de fazer outras coisas e principalmente de reformular certos conceitos e formas de estar na vida e ainda aprender a dar valor às pessoas e não descarregar os meus problemas em cima dos que nada têm a ver com isso. Tenho mesmo que trabalhar melhor este aspecto e tentar fazer o possível para que tudo corra bem neste quotidiano em que vivemos.
E vou despachar-me para ir trabalhar com um enorme e luminoso SORRISO e imensa vontade de realmente ter uma equipe e pessoal estável e capaz de levar por diante esta realidade que por vezes é muito cansativa, mas que também tem, felizmente, muitos e bons momentos

segunda-feira, outubro 12, 2009

Início de Semana

Mais uma semana no rescaldo duma noite eleitoral que acabou por ter alguma dose de inesperado e de surpresa, o que nada faria prever, porque de facto o mundo das sondagens está bastante mal e sem grandes créditos, pois vai falhando nas previsões mais importantes.
Mas tirando esse factor, foi uma noite aborrecida e sem grandes estímulos, tanto mais que a realidade agora é que se vai começar a impor e a perceber efectivamente como é que estamos neste quotidiano. OU seja, vamos começar a pagar a factura da crise e uma vez mais estamos perante uma situação muito pouco animadora.
Está um calor imenso e de verão, com 31 graus, o que para esta altura do ano é demais e quanto a mim, já cansa, pois eu gosto do tempo mais frio e já está na altura de começarmos a vestir a nossa roupa mais quentinha e as nossas camisolas.
Vou reiniciar o meu trabalho, pelo que aqui fica um enorme e quente SORRISO com a vontade duma excelente e grande semana.
PS: Os comentários são livres e todos são publicados. A verdade é que ando com pouca vontade em escrever e isso manifesta-se também nos comentários. Quanto ao ser egocêntrico, sei aquilo que sou e o que não sou, bem como a vontade em ser um ser humano mais bem preparado e mais capaz do que aqueles que a coberto do anonimato, estão sempre a tentar denegrir-me e rebaixar. Felizmente que a minha auto estima está num nível bom e não me deixo abater por comentários de pessoas que não valem nada e que apenas são motivadas pela raiva e pela inveja. Grande SORRISO para elas com o desejo de que consigam ser felizes e aplicar a sua escrita em coisas mais úteis para todos.

domingo, outubro 11, 2009

Mais eleições

Estar em Sto André e ser dia de eleições parece ser contraditório, pois aqui a realidade é feita de sol, campo, descontracção e deixar passar o tempo, com calma e conversa. Cada vez que aqui venho fico mais convencido de que este é o local das minhas memórias e das minhas melhores recordações, pelo que vir aqui e estar aqui sempre um sopro de vitalidade e de energia positiva.
Hoje vamos mais cedo para Lisboa para irmos votar, descansar e preparar a noite eleitoral, que não deverá ter grandes surpresas a acreditarmos nas sondagens. A grande incógnita para mim é o vencedor em Lisboa, que gostava que fosse o Santana, mas duvido disso pela grande carga negativa que ele ainda tem, apesar de ter feito uma boa campanha e de ter excelentes propostas, mas infelizmente ele é quem é e contra isso nada a fazer. Também se ficará a saber se a liderança da MFL se mantém ou se ela se vai demitir hoje o em breve.
Está um tempo fantástico, de sol e calorzinho, sem vento e com uma grande quietude.Nem parece que já estamos a meio de Outubro e do Outono e que amanhã já é dia de trabalho.
Vou apanhar este sol e este ar, com um quente e grande SORRISO, cheio de calma e PAZ

sábado, outubro 10, 2009

Sto André

Novamente na tranquilidade de Sto André, a passar este fim de semana,com um excelente tempo e uma enorme calma. Neste novo espírito e nesta aceitação os factos, é bem mais pacífica a estadia por aqui, na medida em que se pode usufruir bastante mais deste local e aceitar tudo aquilo que ele representou e representa, sem quezílias e sem confusões. E na verdade Sto André é, para mim, duma enorme importância e representa muito da minha vida e das minhas memórias.
Por isso, adoro estar aqui nesta Paz e nesta calma, a ver estas enormes palmeiras perto da piscina, recordação de uma viagem a Espanha, onde se compraram estas pequenas árvores e se plantaram aqui. São símbolos duma vida e doutros tempos, com muitas recordações e saudades. Outros tempos, outras vidas mas tudo fazendo parte integrante da minha personalidade actual e das minhas memórias. Eu sou também Sto André, porque este espaço faz parte de mim e está completamente imbuído nas minhas memórias.
É sempre com emoção que aqui estou e ainda mais agora com este novo espírito e maneira de estar que me permite, com maior distanciamento, gozar muito mais este loca com a serenidade da compreensão e da aceitação dos factos. E ainda bem...
Ontem foi um dia muito calmo, como o estão a ser todas as 6ªs feiras, mas o mais impressionante foi a falta de educação das pessoas que, confirmadas, faltam pura e simplesmente sem dizerem absolutamente nada. Acho simplesmente inaceitável esta atitude porque demonstra uma total falta de educação e de consideração para com as pessoas e aquelas que tomam estas atitudes deviam pensar bem no que fazem para não terem um retorno negativo e não terem uma reacção negativa às suas acções.
Mas isso é outra história e faz parte do que ando muito a escrever acerca da falta de ética e educação das pessoas, que é algo que tem que ser rapidamente mudado e corrigido, senão a nossa sociedade fica cada vez com menos bases e com sérios problemas.
Agora vou aproveitar este solinho magnífico e estender-me lá fora a apanhar ar puro e com um enorme e quente SORRISO recarregar as minhas baterias.

sexta-feira, outubro 09, 2009

6ª feira

Mais uma 6ª feira com cheiro a fim de semana em Sto André. Para compensar o dia de ontem, hoje vou ter, assim o espero, um dia calmo e tranquilo, e tentar sair um pouco mais cedo para ir direitinho para a tranquilidade do campo. O fim de semana terá que ser mais curto, uma vez que no domingo temos que vir votar, pelo que devemos sair ao fim da manhã ou depois do almoço.
Estou com vontade de lá estar, porque há imenso tempo que não vamos lá e é efectivamente um local cheio de recordações e de memórias e gosto mesmo de lá estar e agora ainda mais porque assimilei efectivamente o meu lugar e a minha posição, o que torna bem mais fácil o relacionamento com tudo aquilo, sem agruras nem negatividades.
Tenho chegado à conclusão que é fundamental tentar sempre fazer qualquer coisa para fugir à rotina e assim, libertar o espírito e captar novas energias e realidades. Ou seja, a rotina do quotidiano leva a uma habituação e mesmo a uma depressão pela repetitividade da vida e pela falta de inovação. Ainda mais sendo eu um carneiro típico, com sede de novidades constantes e busca de coisas novas. Tenho que me concentrar mais na diversidade do quotidiano, com saídas mais frequentes e descoberta de novas actividades. Há uns anos atrás, estava sempre à procura de novos teatros, cinemas, diversões e no presente acomodei-me bastante e quase que me custa sair de casa depois do jantar para fazer seja o que for. Idade, feitio ou pressão do quotidiano, serão talvez as razões mas seja qual for, vamos ter que tentar mudar este aspecto para aligeirar mais o quotidiano. Esta semana a ida a um concerto deu-me uma alma nova e um novo alento para enfrentar as agruras da vida e do consultório. Assim seja.
E vou iniciar esta parte da tarde de trabalho e é com um luminoso e quente SORRISO que vou terminar mais uma semana de trabalho, com a certeza de que a VIDA merece ser vivida e que a temos que a aproveitar ao máximo.

quinta-feira, outubro 08, 2009

Amália Hoje

Ontem fomos ao coliseu ver o Amália Hoje e foi simplesmente fabuloso. Um coliseu cheio a cantar, entusiasmadamente, músicas com imensos anos como de fossem de hoje. Este projecto conseguiu dar a conhecer o fado e a grande senhora do fado, Amália, a toda uma nova geração que não gostava de fado, simplesmente por não o conhecer. E hoje são lideres de vendas, alcançando não só as faixas etárias mais novas, como também as mais velhas, uma vez que toda a gente conhece a maior parte das letras.
O coliseu estava cheio de gente de todas as idades e o entusiasmo foi enorme, com uma adesão geral e entusiasmada. Houve um apontamento em particular que achei muito curioso que foi o pedido para todos acenderem os telemóveis e assim o coliseu ficou cheio destas luzes. Girissimo.
O grupo é muito bom e a associação com uma orquestra funciona muitíssimo bem, dando a todo o espectáculo uma sonoridade e um encanto muito próprio.
São momentos como estes que dão um especial sabor a vida e servem para nos distrair do nosso quotidiano e do nosso stress diário.
Mas claro que tem que haver um pequeno apontamento negativo. Quando fomos para Lisboa estava um temporal imenso, a chover copiosamente, com um transito caótico para se chegar ao Rossio e consequentemente para se estacionar o carro, uma vez que o parque estava cheio. Conseguimos estacionar em cima do passeio na avenida da liberdade, com muitos outros e sem provocar qualquer problema. Quando saímos do concerto, estava a polícia a trancar os carros e a multar toda a gente. felizmente que ainda não tinha chegado ao nosso carro e saímos rapidamente, mas a verdade é que foi mesmo uma caça à multa na medida em que era impossível estacionar aonde quer que fosse e com o concerto na hora, não dava para ir para lado nenhum. São acontecimentos desnecessários e injustos.
Mas adorei mesmo o espectáculo e são momentos destes que dão um colorido diferente à vida e fazem com que os dias se tornem melhor, porque esta alegria e este entusiasmo dão-nos uma enorme energia e uma grande vontade de sentir as coisas e de despertar para a vida. Estas horas fizeram-me mesmo bem pela energias e pela alegria reinante que foi mesmo contagiante. Para além da boa sensação de se estar a recordar uma grande senhora do fado e uma grande portuguesa, como foi a Amália.
Saímos do espectáculo com um enorme e quente SORRISO, com a certeza de que estes dias irão ser muito bons e energeticamente positivos

quarta-feira, outubro 07, 2009

Hoje é mais um DIA

Hoje é mais um dia que, com um SORRISO aberto, franco e verdadeiro temos que levar por diante. Estamos a meio da semana e em plena laboração, pelo que o tempo não é muito para grandes escritas, nem desabafos, apesar de ter algumas coisas para contar e para desabafar. Na verdade os dias vão correndo e vai-se tentando praticar o princípio 5/95, que vi hoje esquematizado e que já vou praticando quando consigo. Ou seja, 5% das nossas atitudes, acções ou reacções são imponderáveis e inevitáveis e os restantes 95% dependem da nossa acção e vontade. Isto é, o imponderável é deixarmos cair um copo de água em cima de alguém e os 95% é a atitude dessa pessoa que vai condicionar as restantes. Se essa pessoa reagir positivamente e sem ondas, as coisas resolvem-se bem melhor do que se essa mesma pessoa começar aos gritos e a pôr todo o mundo mal disposto. Se nos contivermos nas nossas reacções e conseguirmos positivar essas atitudes, será bem mais fácil não só para nós próprios, mas sobretudo para todos os demais. Aprendi empiricamente a fazer esse exercício de contenção com muito bons resultados, mas hoje achei piada ter recebido um email com a teoria deste conceito. A verdade é que tem lógica porque se agirmos negativa e intempestivamente, a reacção dos outros tenderá também a ser violenta e negativa e assim gerar-se um campo altamente nefasto. Se perante uma coisa menos agradável, reagirmos calmamente e sem stress, certamente que o ambiente se tornará francamente melhor e simpático. Como disse, cada vez mais tento tomar essas atitudes positivas, se bem que nem sempre o consiga, como é lógico, sobretudo e principalmente em situações de stress ou de desconforto pessoal.
E estamos em mais um dia, com um início de tarde cheio e preenchido e um fim de tarde calmo e tranquilo, com algumas desmarcações porque como diz um colega meu, começa a chover e as pessoas têm medo de se molhar. Enfim.... e a gripe A por onde anda, uma vez que não tenho ouvido falar dessa epidemia nos últimos dias, o que confirma um pouco a minha ideia de que estamos perante um alarmismo criado na opinião pública por motivos fáceis de perceber. Espero que a vacina chegue rápido e que seja eficaz para o que quer que seja, porque pelo menos serve para acalmar as pessoas e a população.
E hoje vou ao Coliseu ver o Projecto Amália, cujas musicas gosto bastante e estão por toda a parte. Ontem fez 10 anos da morte da Amália e acho curioso o retrato dela feito nestes últimos dias e aquele que é dado no filme feito há pouco tempo acerca dela, que é francamente pouco elogioso para ela. Daí as reacções da família porque a forma como é retratada a sua vida, deixa bastante a desejar e não sei mesmo se está apoiada em factos verídicos e confirmáveis. Prefiro ver uma Amália nostálgica, saudosa e melancólica do que uma Amália cheia de aventuras e à beira do suicídio. Vamos lá a ver como é o espectáculo.
Um grande e enorme SORRISO neste dia cinzento e tristonho, mas cheio de FORÇA e ENERGIA.
PS: para o meu sobrinho FF apenas dizer-lhe que há perguntas, cujas respostas têm que ser dadas ao vivo e a cores.

terça-feira, outubro 06, 2009

Egocentrismo

Ontem, num comentário o meu sobrinho FF fez uma observação que me deu de pensar relacionado com o facto de muitas vezes escrever demasiadamente centrado no meu umbigo. Ou seja, ser egocêntrico ou com falta de capacidade de ver para além do meu círculo. E é importante termos essa visão do todo e da generalidade das coisas, uma vez que o excessivo concentrar das atenções em nós próprios pode levar a um desvirtuar da realidade e da apreciação das situações.
Este meu sobrinho, que vive em Espanha, parece-me ser um leitor habitual do blogue e sobretudo um crítico justo do que escrevo e do que digo, com palavras de apoio quando necessário e de crítica quando julga oportuno. E sobretudo com uma vontade de viver e um optimismo perante a vida que me deixam surpreso, uma vez que não o conhecendo bem, pensava que teria outra visão da vida. Mas ter ido viver sozinho, ter construído a sua vida, deu-lhe um estar na vida que me parece perfeitamente adaptado e realizado. E isso só me pode deixar contente.
De facto por vezes é difícil deixar de olhar para o nosso umbigo e refugiarmo-nos em nós próprios mas temos e devemos tentar sair para fora de nós e lançar o nosso olhar para aquilo que nos rodeia, mas com vontade de ver e de participar no ambiente no qual nos inserimos. A verdade é que talvez seja mais fácil estarmos fechados em nós próprios, nem que seja por um mecanismo de defesa, uma vez que assim somos menos atingidos e nos podemos proteger mais. Será que é um dos meus mecanismos de defesa este fechar em mim mesmo, para não ser mais magoado e assim a minha sensibilidade conseguir passar incólume pelas agruras da vida. Sei agora, fruto da minha análise, ter passado por muita coisa e ter construído múltiplos mecanismos de defesa e protecção e talvez, comece a ser altura agora de abrir mais as minhas defesas e permitir que os outros tenham mais influência no meu ser e poder assim olhar mais para além de mim mesmo.
Não acho que seja um egocêntrico excessivo mas tenho a noção de centrar muita coisa em mim mesmo e agora ter a consciência de que isso terá que ser modificado e alterado, na medida em que todos os outros também têm direito a ser considerados e principalmente as pessoas que comigo vivem e privam. São essas que muitas vezes mais sofrem pelas minhas atitudes e muitas vezes nem tenho a noção do que faço e isso reflecte-se, mais cedo ou mais tarde, nos relacionamentos e na maneira de estar, com a degradação lenta ( ou rápida ) das relações. E isso eu não quero que aconteça.
Está um dia de chuva, cinzento e tristonho, início do Outono e excelente para se trabalhar e meditar, com um enorme e luminoso SORRISO cheio de FÉ e VONTADE.

segunda-feira, outubro 05, 2009

Dia da República

Dia da República, 99 anos depois da implementação da mesma, em 5 de Outubro. Feriado prolongado e mais um dia de descanso. Ontem começou a chover á noite, pelo que hoje viemos mais cedo para casa, porque em Sesimbra saber bem é estar no jardim ao ar e a saborear aquele tempo e espaço. Para estar dentro de casa, então está-se melhor aqui, tanto mais que hoje teremos o jantar de aniversário da nossa amiga Gi.
Sem me querer alongar muito nem demais, devo dizer que não me sinto nada bem e particularmente hoje estou negativo e negro mas com vontade de superar estes humores, apesar de não saber como. Deve ser do Outono e destes dias que são bem mais propícios ao desânimo e à depressão, mas a verdade é que tenho que, rapidamente, superar este estado de espírito e andar em frente. Estou a sentir sem querer dar muita importância a isso, muitas e demasiadas cargas negativas com força e impacto que, isoladamente, não teriam mas que conjugadas se tornam importantes e muito nocivas. Tenho que vencer e seguir com a confiança e força que fui adquirindo nestes últimos meses e com a certeza de que serei capaz de ultrapassar mais estes obstáculos e prosseguir a minha vida.
Como tenho por vezes escrito, espantam-me ainda certas atitudes e felizmente que estas pela positiva, que é a postura e atitudes de pessoas, como as que connosco jantaram no sábado e que não estava mesmo à espera. Tinha uma ideia completamente diferente e começo a sentir-me plenamente integrado e ambientado, o que nestes dias que correm é francamente positivo e bom.
Não quero dar seguimento a estas ideias que me atravessam a cabeça e que apenas me negativam ainda mais, mas a verdade é que tenho rapidamente que ir fazer a minha sessão de análise para limpar esta onde de pessimismo e conseguir ver claro na vida e no quotidiano. Quando também as relações afectivas não estão a 100% é mais difícil pensar claro e tentar andar em frente, mas a verdade é que também há nuvens nesse campo e a maior parte delas são causadas por mim, porque quero sempre que me percebam e ajudem, mas sem dar grande espaço de manobra para que assim seja. E por magia é difícil ajudar realmente alguém, mesmo quando esse alguém precisa bastante de ajuda, mas se esconde num mutismo e num ambiente demasiado negativo.
Não é fácil viver comigo e estar comigo quando estou nestas fases, mas a verdade é que eu não me sinto bem comigo próprio nem com o que me rodeia, apesar de saber e de ter consciência que corresponde a uma fase de crescimento e de amadurecimento, mais difícil de integrar por não ter a ajuda da minha analista neste momento. Sozinho é mais difícil perceber certas coisas e assimilar o nosso crescimento e os factos ocorridos na última semana, provocaram grandes danos e interrogações, como se tivessem vindo dar voz a inquietudes e interrogações latentes na minha cabeça. Mas sei que tenho que ter confiança em mim mesmo porque sou forte e quando quero, muito positivo e é nessa senda que tenho que prosseguir, sem me deixar abater por incidentes provocados por pessoas mal formadas e mentalmente doentes.
Também o clima generalizado não ajuda em nada o nosso quotidiano, uma vez que estamos há um mês em eleições e não há medidas nem atitudes para contrariar a situação aonde nos encontramos e essa minha interiorização desse negativismo, não contribuiu em nada para no plano pessoal seguir em frente e depressa. Ou seja, olhamos para o exterior e nada vemos ser feito para sairmos desta crise e como isso tem enormes reflexos no nosso quotidiano, parece andarmos num ciclo vicioso e donde é difícil sairmos a não ser com uma grande força de vontade e de energia positiva.
E é essa energia positiva que tenho que ir buscar ao meu EU mais profundo e transformar esta fase momentânea de desânimo e de passividade, em momentos de alegria, força e vontade de viver e de prosseguir na descoberta da verdadeira essência. O importante é mesmo recuperar a vontade de viver e de estar na vida o melhor possível e isso tem que ser a nossa principal preocupação.
Sei que vou conseguir e sei que o meu caminho tem que ser apenas de progressão, descoberta e amadurecimento do meu EU, na certeza de que cada etapa, cada descoberta, cada interrogação ou percalço me torna mais forte e confiante naquilo que quero alcançar e ser como ser humano e como ser integrante deste imenso mundo cósmico aonde estamos. Tenho a certeza de que tenho muita gente a dar-me força e energia e com eles tenho a certeza de que conseguirei ser cada vez mais EU mesmo e estar bem comigo mesmo.
Escrever ajuda-me imenso e estas palavras têm bastante significado para mim, apesar de ter de escrever, muitas vezes, com meias palavras ou enviesado, porque feliz ou infelizmente este blogue está a ser lido por muita gente, nem toda com as melhores das intenções pelo que tenho que me salvaguardar. Mas mesmo assim vou retirar a moderação aos comentários, para tornar este blogue mais autêntico e mais real no tempo e para poder avaliar quem de facto me lê e comenta.
E pela república, um enorme e luminoso SORRISO neste dia cinzento e de chuva.