domingo, julho 12, 2009

Desencontros


A vida é feita de encontros e desencontros, de amores e de ódios, de alegrias e tristezas e de todos os contrastes desta mesma vida. Por causa desta sempre constante dualidade, vivemos em conflito permanente e numa amálgama de sentimentos, tentando gerir da melhor forma esta conflitualidade existente na relação das pessoas, fruto das suas diferenças e da falta de tempo para conversar, esclarecer e descarregar as energias negativas que se vão acumulando.
Todos nós somos diferentes na nossa essência e forma de estar na vida e no relacionamento interpessoal vão surgindo pequeníssimos atritos, situações mal esclarecidas, atitudes incompreendidas que, acumulando-se e não explicadas, conduzem aos grandes conflitos e á necessidade absoluta de resolução, como o explodir duma grande bolha de mal estar. E isso acontece sobretudo com os nossos grandes amigos que, por circunstâncias várias, deixamos de ver tão amiúde como queríamos e se vão acumulando os tais pequenos atritos ( frissons !! ).
Depois há uma chamada de atenção, um explodir de energias e um esclarecimento das situações que, não deixam grandes marcas porque a AMIZADE prevalece e é forte. Mas é preciso salvaguardar estas situações e precisamente pela amizade é necessário ter um cuidado redobrado e uma atenção reforçada, para que não hajam atitudes mal compreendidas e situações mal esclarecidas. E sobretudo não pode haver falhas de comunicação em assuntos importantes para todos e por muitas voltas que a vida dê, terá sempre que haver tempo para as pessoas realmente importantes e que interessam no nosso universo.
Sei que não tenho um feitio fácil e nem sempre compreensível, mas quem me conhece realmente bem, sabe que ligo demasiada a pequenas coisas que me magoam muitíssimo e que se me derem atenção e mas explicarem, essas pequenas coisas perdem a sua importância. Alias só falando, consigo ver a outra perspectiva, porque um dos meus defeitos é ter muita dificuldade em ver o reverso da medalha ou outras explicações possíveis para determinadas situações ou atitudes, porque nisso sou demasiado primário. Sempre assim foi, apesar de actualmente já parar para pensar melhor no significado das coisas e tentar ver para além das minhas primeiras reacções. Mas isso não impede de continuar a sentir que tenho razão e que, apesar de haver outros prismas e outras leituras, eu poder ter a minha razão mantida.
É difícil falar no abstracto, mas todos nós já tivemos situações como estas, em que o acumular de tensões e de mal entendidos leva a uma enorme bolha, que tem forçosamente que rebentar com o esclarecimento de tudo e mais alguma coisa. E nesta fase de esclarecimento, fazemos uma sessão de análise e vamos buscar muita coisa, porque também já aprendi que não é apenas uma coisa ou outra que nos vai "aborrecendo", mas sim o acumular de muitas pequenas coisas, de que só tomamos consciência quando começamos a conversar e a esclarecer.
As relações interpessoais são complicadas e difíceis e ainda mais nesta fase de dificuldades, de pressões e de crise em que as pessoas andam mais negativas, mais pressionadas e menos atentas a essas mesmas relações, que têm que ser cuidadas, regadas e estimadas, sob pena de se perderem e de não se reforçarem.
Mas é a vida e não adianta dramatizar acerca disto, porque é assim mesmo que temos que viver e vamos continuar a viver, tentando tirar proveito destas mini crises e reforçando a amizade e o contacto pessoal, porque isso é o mais importante e fundamental da vida. A AMIZADE e o AMOR são princípios universais e únicos que têm que ser preservados, estimulados e acarinhados porque só assim conseguiremos ter uma vida sorridente, cheia e plena de significado. Caso contrário, a vida torna-se num deserto árido, com a sua própria beleza intrínseca mas efémera e desprovida de capacidade de vida própria. Ou seja, o deserto é lindo ( para mim ) e único mas apenas de passagem, para descontrair e para ter consciência dos contrastes existentes no mundo e na nossa vida e existência. Na nossa vida tem que haver água, luz, som, movimento, pessoas e tudo o que caracteriza a nossa essência e ainda o contacto interhumano que se tem que pautar pelo AMOR, HARMONIA e AMIZADE. Estou a aprender a viver com o coração e com o sentimento e isso é um processo lento e demorado, ,porque estamos muito habituados a viver com a razão e quase nunca isso é suficiente para se poder ter uma VIDA plena e completa. O sentimento é fundamental para sermos nós próprios e para nos podermos aproximar dos outros, com o nosso AMOR, compreensão e perdão, visto que só se nos compreendermos, podemos amar os outros e perdoar, assimilando o que de bom existe à nossa volta.
Muita filosofia para uma manhã de domingo, bem calma e tranquila, como todo o fim de semana, aproveitado para descansar e relaxar, sem grandes novidades. Sabe bem esta calma e tranquilidade, porque é aquilo que efectivamente queremos, sem necessidade de camuflar nada no meio da confusão social. Quero dizer, que é muito bom sair e estar com as pessoas, mas sem ser por obrigação e necessidade de esconder o nosso Eu, por medo de vermos quem somos e muitas vezes quando estou na noite, começo a observar as pessoas e a constatar que muitas delas têm mesmo que estar no meio da multidão porque senão estão perdidas e sem eira uma vez que são pessoas vazias e sem conteúdo. E tenho visto muitas pessoas assim e algumas bem próximas de mim.... e é por isso que sinto que uma das minhas missões é colmatar essas falhas e essas ausências de contéudo e significado, porque cada pessoa tem em si mesmo a capacidade de se encontrar e descobrir o seu EU. Temos uma (ou várias) vida(s) para o fazermos, mas um dia temos que nos descobrir como nós efectivamente somos.
Felizmente que actualmente estou num processo de descoberta da mina essência, com a certeza de que estou no bom caminho, apesar destes encontros e desencontros da VIDA.
Com um enorme e quente SORRISO, o meu AMOR e AMIZADE para todos os que conheço e que fazem parte da minha VIDA
PS. a fotografia é do meu amigo GG, um mergulhador excelente e um melhor fotógrafo da MAdeira. Tenho uma enorme pena de não poder mergulhar por questões de saúde, uma vez que já o fiz há muitos anos e adorei.

1 comentário:

Miguel disse...

Credo. Que comentário imenso. Mas ainda bem. Bom concordo basicamente em tudo. Sempre actuei com a razão, como sabes mas tenho-me modificado e agora experimentei actuar com o coração. Bom, não tenho tido bons resultados mas não desisti. Mesmo assim vou tentar ter este procedimento perante a vida. Só espero não ter de voltar atrás. O tempo logo o dirá. Também espero ter mais tempo para os amigos para continuar a alimentar as amizades criadas ao longo dos anos. Sei que tenho estado em falta mas não tenho conseguido nem sabido conciliar tudo o que me tem acontecido. Sinto-me um pouco descoordenado mas irei superar certamente.
Miguel