sexta-feira, julho 31, 2009

Entardecer

Um fim de tarde fenomenal, sem vento e com uma temperatura óptima, à borda da piscina... foi um dia tranquilo, com ida à praia e mergulhos neste mar agitado e gelado, que adoro, seguido de um bom almoço de peixe grelhado - e tenho comido bom e excelente peixe - e duma repousante sesta. Finalmente o estar na piscina a passar pelas brasas e a mergulhar nas águas mornas pensando em nada e em tudo.
É bom e sabem bem estes fins de tarde pacíficos e calmos, em que tudo parece parado e imóvel, com a vida suspensa e em stand bye.
Por isso é natural que o SORRISO seja imenso, tranquilo e luminoso, de despedida de Sto André e das férias daqui. Amanhã há mais....

Outro dia

Último dia em Sto André, neste local tranquilo e calmo, mas cheio duma enorme conflitualidade e de assuntos mal resolvidos. De facto, é difícil gerir determinados comportamentos e atitudes, sobretudo após tantos e tantos anos de afastamento e de desconhecimento da evolução das pessoas. Mas para já, é um assunto arrumado, que me custa imenso, mas são as leis da vida e contra determinados comportamentos ou atitudes nada se pode fazer, à excepção de nos afastarmos e esquecermos de momento certas pessoas e atitudes.
Também tenho estado em constante contacto com o consultório, porque de facto há alterações diárias e tenho, não só que estar a par, como sobretudo de tentar gerir e resolver tudo à distância e o melhor que sei. E efectivamente tenho ou vou tendo um grande know how destas situações e da sua resolução. Penso que ainda não referi a assistente que entrou um dia às 09.30 da manhã, esteve a trabalhar comigo - excelentemente diga-se de passagem - até acabarem as consultas da manhã, foi almoçar e até hoje nunca mais apareceu... e até queria ir almoçar de farda! Estranho é o mínimo que se pode dizer deste e doutros casos que continuam a acontecer neste país de subsídios e irresponsabilidade.
Hoje vamos à noite para Lisboa, tratar dumas coisas e no domingo vamos para Espanha dar a tal volta pela estremadura e descansar efectivamente, sem telefones, nem constantes chamadas de atenção acerca disto ou daquilo.
Sinto-me cansado, apesar de estar de férias porque ainda não consegui desligar o fusível e porque me sinto profundamente magoado e incompreendido, apesar de já dever saber que o resultado seria este e que mais cedo ou mais tarde algo do género se passaria e as posições ficariam definidas. Como ficaram... veremos quais as consequencias para o futuro e para o relacionamento entre as pessoas. O futuro o dirá, mas algo mudou e não sei exactamente como fazer ou como proceder. Vou andar e ver como as coisas se passam e se desenrolam e depois logo se vê.
Está um dia lindo e excelente para irmos à praia, para onde vamos agora no último dia de praia, da minha praia. Adoro esta praia e esta zona e é isso que me faz uma imensa pena não poder desfrutar disto tudo e uma vez mais, haver problemas e confusões acerca de Sto André. A história não se repete, mas pode ter episódios semelhantes e parecidos, com as mesmas personagens, mais crescidas, mas com uma problemática para resolver.
Um enorme e grande SORRISO, cheio de PAZ e HARMONIA, coisas que bem preciso para recuperar e descansar efectivamente, desligando-me da realidade e deixando-me ir

quinta-feira, julho 30, 2009

De Férias

Continuando de férias,um grande e matinal SORRISO neste dia e férias e de descanso
E após um dia intenso de piscin, almoço, visitas cá estou para mais um grande SORRISO, com a promessa de escrever muito mais amanhã, tanto mais que hoje sobe de muitas estórias antigas, que vale a pena contar. SORRISO com PAZ e HARMONIA

quarta-feira, julho 29, 2009






A tranquilidade destas fotos, da casa de Sto André e da sua envolvência, contrastam imensamente com o que se passa no meu interior, muito magoada por atitudes e comportamentos de familiares.
Há coisas que não compreendo e sobretudo não aceito por serem comportamentos duma enorme arrogância e egoísmo, de pessoas completamente fechadas sobre si mesmas e sem contacto com a realidade.
É lamentável que assim seja, mas a verdade é que não as coisas são como são e tentei até agora, manter a porta aberta e a comunicação livre, mas quando não há vontade da outra parte, é inútil continuar a insistir e mais vale deixar tudo como está e ignorar.
Estou profundamente magoado e sentido com essas atitudes, mas como não as posso muda, também não as ou tolerar mais e vou definitivamente encerrar este capítulo de Sto André e partir para outra.
Atitudes destas no século XXI são ridículos e demonstrativas dum grande autismo, que é preocupante por estarmos a falar de pessoas novas e supostamente evoluídas. Mas é a vida e contra factos, não há argumentos
Apenas podemos reagir em conformidade e isso é o que vou fazer, para me concentrar no importante e na minha vida. Felizmente que não preciso disto e apesar de Sto André fazer parte da minha vida e ser muito importante nas minhas memórias e vivências, posso continuar a viver sem isto e fora disto, para a minha paz interior, que é o mais importante.
Preocupa-me a evolução das pessoas e penso que esta será francamente negativa e errada, porque esta arrogância, autismo e egoísmo só poderão conduzir a caminhos errados e a uma grande infelicidade. Mas não é nada comigo, porque sei que tudo fiz para manter estes laços e tentar um relação afectiva e estável.
Mas em família a unilateralidade não conduz a nada e só havendo vontade de parte a parte, é possível criar laços e fortalecer relações. Assim haja vontade!
E com o meu radioso SORRISO vou até à praia, apanhar sol, ar e mar...

terça-feira, julho 28, 2009

Praia




Praia de Sto André num dia de calor e com "imensa" gente... estava excelente a água, fria e agitada como eu gosto, numa areia grossa e quentinha. Eram já duas da tarde, mas mesmo assim as pessoas concentram-se mais perto do café e ficamos com um enorme areal só para nós.
Bela manhã de praia e belo almoço de peixe grelhado na brasa,com umas saladas e batata roxa ( super saborosa ) da zona.
SORRISO de férias... a caminho duma sesta !






Aqui estão, para já, umas fotos do Algarve, dos apartamentos Balaia Golf Village, duma enorme tranquilidade, paz e harmonia e onde passámos o fim de semana e uma vista do restaurante, onde jantámos no domingo, mesmo em cima da praia de olhos de água.
Foram uns dias pacíficos e tranquilos, em muito boa companhia. Agora em Sto André, continuam as férias e mais logo escreverei mais, porque agora vou para a praia, com um enorme e luminoso SORRISO.

segunda-feira, julho 27, 2009

Férias

Ainda no Algarve, com uma companhia fabulosa e um tempo fantástico em tempo de férias. Ontem estivemos a jantar num restaurante fabuloso, mesmo em cima da praia de olhos de água e quando digo em cima, é porque só faltava mesmo estarmos com os pés na areia, porque o restaurante tem uma localização fabulosa e para além disso, comi uma cataplana esplêndida, que é um prato que adoro.
E estar de férias é, logicamente, muitíssimo bom porque, não só fazemos o que queremos como principalmente damos descanso à nossa mente e podemos divagar e vaguear por onde queremos, sem necessidade de justificações, nem horários.... é bom e relaxante. Sobretudo quando, como agora, consigo estar tranquilo, sem stresses e a "gozar" o momento. O segredo é mesmo não nos preocuparmos e deixarmos o tempo fluir e aproveitar ao máximo cada momento e cada pessoa, com tudo aquilo que tem para nos dar e para receber.
Hoje vamos para Sto André, onde ficaremos uma semana, antes de irmos para Espanha, dar uma pequena volta e visitar alguns pueblos. Este ano optou-se por umas férias calmas e relaxantes, sem obrigações, nem programações, para ao sabor da vontade podermos optar por aquilo que mais nos apetece no momento e a vontade. Isso são realmente férias...
Agora vamos dar uma volta por Vilamoura e Quinta do Lago para mostrar as vistas à irmã da minha cunhada, que também está aqui connosco e assim aproveitar mais este dia, com um enorme e radioso SORRISO.
O meu filho Pedro começa hoje as aulas e já está, logicamente, em Marbella. Esperemos que este ano corra tão bem como o anterior e que escolha um bom hotel para estagiar e progredir a carreira. Penso que ele continua completamente motivado e satisfeito e isso é o que importa de verdade. Querer construir uma vida e realizar os sonhos, é o mais importante para se conseguir esse mesmo objectivo e assim progredir na escala da vida.
E mais um enorme, mas mesmo enorme e luminoso SORRISO para todos os que me lêem, com a certeza de uns dias cheios de PAZ e HARMONIA

domingo, julho 26, 2009

De Férias

De Férias no Algarve, em completo descanso e descontracção. Não pensar em nada, não ter horas e sobretudo estar em boa companhia, é o melhor que se pode querer para início de férias e de descanso.
Na passada 5ª feira, fomos dormir a Sto André, para na 6ª feira virmos cedo para a Balaia ter com o meu irmão FJ e a minha cunhada MJ, ao apartamento deles na Balaia, aonde vamos ficar até amanhã. A minha irmã N e o cunhado Z também vieram cá ter e estamos todos optimamente, com um tempo precioso e efectivamente em férias.
Noto que actualmente consigo estar completamente relaxado e sem pensar em nada de trabalho, com uma enorme facilidade, porque consigo desligar completa e realmente e "enjoy" estes dias de tranquilidade e de limpeza moral.
Este aldeamento onde estamos é super tranquilo, calmo e bonito, com o apartamento mesmo em cima da piscina e do relvado, que funciona como um prolongamento da casa. Ontem fomos jantar a Vilamoura, ao Akvavit que é um dos meus restaurantes de referencia no Algarve e que ontem, apesar de algumas pequenas deficiências de serviço, continuou a fazer jus ao seu bom nome.
E os dias passam-se na piscina, a conversar a jogar cartas e sobretudo a reforçar os laços( fortes ) que nos unem e que nos fazem uma família. É algo que me deixa bastante satisfeito, porque tudo flui e apesar de sermos muitos, tudo corre bem e sem crispações.
Sinto-me descansado e sobretudo, sinto que estou a ter descanso mental e psíquico, com um "esquecimento " completo dos eventuais problemas e situações menos boas e a sensação de que tudo irá correr bem e que este "novo" ano irá ser excelente. Para mim o ano começa normalmente depois das férias, porque é o período mais longo de férias e aquele em que deixamos tudo arrumado e prontos para iniciar novas etapas. Felizmente que e mais uma vez, venho de férias com tudo resolvido, pagamentos feitos, nada atrasado e principalmente tudo em vias de resolução, inclusive até a questão dos computadores, com a mudança de sistema informático e a resolução desses problemas. Por isso, são dias de férias merecidos e mais uma vez, tenho a sensação de que, apesar de ventos e marés fortes e contrários, consigo sempre levar a bom porto as situações e resolver adequadamente os problemas. E sobretudo ter neste momento um grande apoio a nível profissional, o que me deixa muito mais tranquilo.
O meu trabalho de análise prossegue e é nestas pequenas coisas do dia a dia e desta tranquilidade mental que noto a diferença entre o passado e o presente, esperando que no futuro esta abertura e paz espiritual seja ainda maior. É bom estar assim e melhor ainda sentir o grande progresso mental que tenho feito e que me permite actualmente conseguir receber dos outros o que têm para me dar e ainda conseguir dar alguma coisa de mim, com um grande à vontade e descontracção. Bendita terapia.
Espanta-me a minha capacidade actual de viver o dia a dia e de conseguir estar nas situações, sem estar a pensar nas anteriores ou nas que se seguem, deixando a natural evolução das coisas acontecerem. E isso faz toda a diferença e principalmente dá um enorme descanso e relaxamento mental, permitindo um efectivo e total descanso.
Deste Algarve, e destes dias, envio um grande e luminoso SORRISO, com a certeza de estar em PAZ e HARMONIA, comigo, com os outros e com o mundo.

sexta-feira, julho 24, 2009

Férias

Começamos as férias e por isso agora é apenas para deixar um grande e luminoso SORRISO e dizer que está um dia maravilhoso.... depois da sesta, escrevo mais a contar este 1º dia de férias !

quinta-feira, julho 23, 2009

Quase de Férias

Faltam-me pouca mais de 4 horas para entrar de férias... felizmente que assim é, porque ando muito cansado e felizmente que vou de férias com tudo resolvido e tratado.
Até um assunto que tinha pendente no banco se resolveu hoje, a meu contento e agrado.
Cada vez mais acredito nas energias positivas, na nossa vontade de vencer e resolver as situações que nos surgem e sobretudo nas forças que nos envolvem e se intercruzam para resolver aquilo que nos aparece pela frente.
Hoje estou francamente optimista e positivo com a vida e vou para férias com um espírito bom e a acreditar na VIDA e naquilo que ela nos pode trazer de bom, desde que nós próprios estejamos receptivos e acreditemos em nós próprios e na nossa força.
Por isso, um grande e enorme SORRISO, cheio de energia positivas e luminosas

quarta-feira, julho 22, 2009

Respostas


As respostas que procuramos surgem donde menos esperamos e foi com uma enorme e agradável surpresa, que tinha este comentário no meu email, duma pessoa que conheço há muito e que é minha doente:

" ...Como eu o entendo meu Deus.Também eu tive necessidade de procurar novos caminhos, continuo à procura e creia já recebi alguma ajuda, que pensava impossível acontecer, até uns tempos atrás.As mudanças são muito difíceis, desapegar-mo-nos do que até aqui pensarmos ser o "bem", confunde-nos, enerva-nos, enfim um sem número de emoções...Aprendi, que temos de pensar com a alma e não com a mente.O seu pedido de ajuda, já foi o meu.Não é por acaso que acompanho o seu blog, Creia-me que não é simples voyerismo.Nada Acontece por acaso... Tem sido uma grande bengala, para as dúvidas que tenho, que não são só suas, acredite."

É maravilhoso perceber que há mais pessoas no mesmo percurso do que eu, com as mesmas dúvidas e na mesma busca de algo que temos que sentir com a ALMA e com a nossa essência, porque sinto a necessidade de tomar contacto com mais gente neste percurso e muitas vezes me sinto completamente isolado nesta minha busca, apenas podendo falar com a minha terapeuta e com a MB. O que é pouco, muito pouco na medida em que preciso de conhecer pessoas comuns com as mesmas dúvidas do que eu e na mesma busca desta verdade interior e crucial para mim. Daí a importância ( e o agrado ) de ter recebido o email desta senhora, tanto mais que estava longe de imaginar buscas semelhantes e dúvidas parecidas. Mas as conclusões são sempre semelhantes, porque cada vez mais temos que sentir a Alma e o coração, em detrimento da razão pura e simples, porque só com Compaixão e Amor conseguiremos atingir algo mais, para além desta simples vida terrena.

Em Outubro vou fazer um curso de introdução à Jung, grande pensador e psiquiatra que deu início a uma escola própria e com muitos seguidores, entre as quais a minha terapeuta.

Hoje foi um dia diferente no consultório, com uma série de entrevistas para nova assistente e a dúvida de qual escolher, tantas foram as candidatas. É estranho nas vezes anteriores não ter aparecido ninguém ou quase ninguém, porque desta vez apareceu meio mundo, o que é compatível com o grau de desemprego existente no nosso País. E muita gente a pedir trabalho apenas pelo ordenado mínimo, o que é também revelador da crise.

E hoje estou mais confiante na vida e nas pessoas e acredito que estou em mais um ponto de viragem e de progresso, porque todas estas coisas que acontecem, não acontecem por acaso mas sim porque têm que acontecer para eu poder contactar com uma série de experiências. Mas hoje tinha a certeza de que iria descobrir uma assistente muito rápida e facilmente. E assim foi e se nunca devemos ter receio de afrontar quem temos que afrontar, porque nunca estamos nas mãos de ninguém desde que tenhamos capacidade e vontade de lutar.

Por isso, um enorme e grande SORRISO, neste dia cinzento de outono, mas cheio duma luz própria e respladescente. Estou feliz e confiante no futuro, que nos vai trazer muita PAZ e AMOR

PS: fim de dia e a menos de 24 horas de ir de férias. Hoje ganhei mais confiança em mim mesmo, na medida em que as energias e os pensamentos positivos dão bastante resultado, porque rapidamente consegui alcançar os objectivos para hoje, ou seja, arranjar pessoal e sobretudo acreditar que ainda há gente que quer trabalhar e que não vivemos na mais completa subsidio dependência.
PSS: mais uma foto do meu grande amigo RL


terça-feira, julho 21, 2009

Quase de férias

Ontem tive a minha habitual sessão das 2ªs feiras, bastante menos perturbadora do que a última sessão em que regredi à minha gestação. Ontem foi um arrumar de ideias e sobretudo ela está a tentar orientar-me uma uma nova espiritualidade e maneira de estar na vida. É verdade que sinto necessidade de novas respostas e novos caminhos, mas é igualmente verdade que não sei como fazer ou exactamente por onde hei-de ir na busca deste novo caminho e desta nova essência. A insatisfação que sinto é fruto, precisamente, de não ter respostas simples e concretas a esta minha busca e a esta minha procura, porque não vejo caminhos fáceis, nem tão pouco facilidade em alcançar novos conhecimentos. E sinto-me vazio porque não encontro respostas nem caminhos e quero conhecer novos mundos e novas gentes no mesmo percurso do que eu e na mesma busca. Pessoas que estejam na mesma onda e na mesma procura da sua essência e do seu EU, porque me sinto muitas vezes sozinho neste mundo sem apoios ou pessoas com quem partilhar novas ideias e novos caminhos.
Não é fácil partilhar estes novos caminhos e esta nova maneira de sentir com o meu grupo habitual de pessoas, na medida em que estão noutra onda e noutro percurso que não o meu e parece não haver a mesma linguagem e a mesma procura. Por isso necessito de encontrar pessoas na mesma busca e no mesmo trilho, para trocar ideias e sentir-me acompanhado.
O mundo está completamente louco e as pessoas perdidas e sem qualquer noção de honra ou responsabilidade, porque são incapazes de cumprir obrigações e de manter um emprego e uma estabilidade. Dizem uma coisa e no dia seguinte fazem e dizem o contrário, sem qualquer noção de nada e é algo que me faz uma enorme confusão e tristeza porque não sei até que ponto vamos conseguir superar as nossas dificuldades e o nosso atraso com este tipo de comportamentos e de ideias. As pessoas têm que se empenhar e dar o seu melhor e não estar constantemente a fugir e a não quererem responsabilidades. Tudo exige tempo e sobretudo vontade de vencer e de trabalhar, para alcançar os nossos sonhos e objectivos. Mas acho que estamos cada vez piores na nossa sociedade, com cada vez menos vontade de trabalhar e de se empenhar na vida.
Mas é a vida e a nossa realidade é esta, pelo que me interrogo se efectivamente vale a pena procurar mais alguma coisa e ir para além desta nossa existência simples e comezinha, na medida em que estamos rodeados por uma generalidade de pessoas de muito baixo valor, com algumas excepções mas poucas. Ou seja, a nível profissional é difícil progredir e manter uma relação certa com as pessoas porque quase ninguém quer fazer qualquer coisa para progredir e crescer na vida e na profissão. E isso faz-me mesmo muita confusão....
Deixo um grande e luminoso SORRISO na certeza de que tudo se resolverá com PAZ e AMOR e sobretudo vontade de CRESCER e progredir no nosso caminho esotérico

segunda-feira, julho 20, 2009

Início de Semana

Hoje é 2ª feira, princípio de semana e quase a ir de férias. Ando com pouca vontade de escrever e reparo que efectivamente pouco ou nada tenho escrito, mas a verdade é que ando mais introspectivo do que extropectivo e com grande necessidade de reflectir e meditar, sem precisar de escrever ou desabafar.
Aprendi mais uma vez, que tudo na vida, tem solução e mesmo que, aparentemente, difícil, temos que ter a capacidade de encontrar novos caminhos, o discernimento de buscar novas soluções e ainda aprender a acreditar nas potencialidade das pessoas e tirar as devidas ilações.
Como uma das principais fontes de conflitualidade desapareceu e com isso a minha instabilidade diminuiu imensamente, também é normal que esteja ainda no rescaldo dos acontecimentos e das decisões tomadas, que deixam sempre alguma marca e um rasto que tem que ser assimilado.
A vida continua e neste momento quero mesmo ir de férias, se bem que esteja com dúvidas cerca de ir para Espanha, por causa da gripe A, mas ontem ouvi que as pessoas com mais de 50 anos, têm apenas 4% de probabilidade de contrair a doença, pelo que devemos ir na mesma. Sinto-me cansado e a precisar de sair deste ambiente e de estar completamente sem fazer nada e apenas a ler, dormir e comer....
Para todos neste principio de semana, um grande e enorme SORRISO, cheio de PAZ e AMOR

domingo, julho 19, 2009

Domingo

Domingo de calor e de calma, com muito descanso e descontracção. Fui almoçar com os meus sobrinhos de espanha, que vieram passar cá o fim de semana e agora em casa, estou a ver emails, facebook e blogue para ir passar pelas brasas e dormir um pouco mais.
Estou sem inspiração nenhuma para escrever e sem comentários a fazer a não ser que estou ansioso para ir de férias e descomprimir, com a certeza de que tudo está finalmente a ficar bem e nos seus devidos lugares. E só isso dá-me uma enorme tranquilidade e descanso, com a possibilidade de finalmente poder desenvolver estratégias de trabalho e organização do consultório.
Para além disso, daqui a uns quatro dias estarei de férias e a caminho do algarve para estar com os meus irmão e família, depois uns dias em St André e uns dias a passear por espanha. este ano serão umas ferias tarnquilas e pacatas para descansar e pôr a cabeça em ordem. Não gosto de viajar nesta altura, por ser tudo mais caro e confuso, porque costuma haver muita gente.
Agora vou dormir um pouco e retemperar forças, com um enorme e radioso SORRISO

sábado, julho 18, 2009

Sto André

Dia em Sto André com os meus filhotes.... dia calmo e pacífico, com muito calor e como sempre fantástico, tanto mais que é a primeira vez que eles lá foram e ficaram rendidos ao local, a casa e à ao espaço. É difícil não o ficar, mesmo tendo a consciência de que haverá algumas coisas para mudar e alterar, mas a essência existe e é altamente positiva.
Como sempre é um retornar às origens, com um sentimento de alegria e bem estar por lá estar, mas também uma certa nostalgia pelo passado e pelas recordações todas que sempre tenho quando lá estou.
E também uma certa pena de não estar mais com os filhotes e sentir hoje, uma certa distanciamento e um caminhar noutras direcções nem sempre coincidentes com a minha. MAs a verdade é que ambos estavam cansados e então o Pedro dormiu quase todo o dia. Mas tenho que estar mais tempo com eles e recuperar o tempo perdido e poder falar mais com eles. Mas que é sempre bom estar com eles é e também com o God, que é cão deles, um bonito leão da Rodésia.
Estava um tempo fantástico, almoçamos um peixe fabuloso e na piscina esteve-se divinamente e pena tenho de ter sido apenas umas horas, mas felizmente que daqui a uma semana lá estaremos a passar férias e uns dias.
Hoje estou nostálgico e absorto sem razão aparente, mas estou meio contristado sem perceber muito bem porque, mas certamente relacionado com contas e dinheiros porque me parece que este mês vai ser curto ou dai talvez não. Mas acho que não é isso, mas algo mais que não sei definir, esperando na próxima 2ª feira, poder conversar com a minha analista, uma vez que vai havendo muita coisa que não por aqui posso escrever e desabafar, por ser demasiadamente pessoal e intimo.
Ontem fomos jantar ao Bairro e antes passámos pelo São Carlos, para ver o início das noites que lá tem havido de cultura aberta e fiquei positivamente surpreendido pela quantidade de pessoal a aderir a estas iniciativas. Senti que as pessoas gostam destes espectáculos, mas muitas vezes não têm dinheiro nem condições para aderir. Estas iniciativas deveriam ser mais frequentes e proporcionar a todos a possibilidade de, pelo menos uma vez por ano, ver opera, ballet e teatro de borla. É importante e fiquei bastante satisfeito pela adesão e por saber que afinal nem tudo está perdido e que ainda se liga a cultura, sobretudo porque era gente jovem a assistir. Nota positiva
Um grande e luminoso SORRISO para este fim de semana, com muita PAZ e TRANQUILIDADE

sexta-feira, julho 17, 2009

6ª feira

Quase de fim de semana e felizmente tembém quase de férias. Ou seja, só falta mais este meio dia de hoje e 4 dias úteis da semana vindoura, porque 6ª feira da próxima semana a esta hora, espero já estar no algarve, com os meus queridos manitos.
Dia tranquilo e pacífico, com a adaptação a uma nova realidade positiva e sem mais problemas sem ser os inerentes às próprias consultas e funcionamento do consultório. Felizmente que estou com uma enorme tranquilidade e paz de espírito.
Fim de semana também calmo, com uma ida a Sto André com os meus filhos,
Tenho que ir trabalhar, mas felizmente que com grande e enorme SORRISO, com muita PAz e HARMONIA.
PS: mais logo escrevo mais
Acabei a semana e este dia correu fantasticamente bem, com calma e tranquilidade e sobretudo, com grande optimismo e bem estar, para além de ter tido todos os doentes, com a consequente recompensa.

quinta-feira, julho 16, 2009

Positivo

Mais um dia, positivo e conseguido. Fruto de decisões acertadas e de reposionamento de pessoas, consegui ter um dia de tranquilidade, de trabalho produtivo e de paz de espírito, com uma excelente disposição.
É fantástico como uma pequena grande mudança transforma completamente as coisas e ainda mais quando vamos tendo acesso a pequenos nadas que confirmam o acerto das decisões e a justeza das mesmas. De facto, todos erramos e nem sempre é fácil agir correctamente, mas a verdade é que intuitivamente me estava a aperceber de certas factos, não provados, mas agora efectivamente constatados como realidade e como uma verdade. Não por intuição, mas pelas versões das pessoas com quem contactei hoje e apenas hoje. E posso dizer que foram muitas, na medida em que há muito que não tinha um dia tão trabalhoso. E algumas das pessoas confirmaram a minha intuição com as suas versões, que logicamente terão a sua força efectiva, se assim for necessário. Não o creio, mas logicamente que tenho uma série de situações mal feitas e que me deram prejuízo e que estão devidamente fundamentadas, para além de evidentemente a forma de tratar e de falar ser a mais errada possível.
Por isso, hoje estou tranquilo e apetece-me falar do primeiro dia de muitos outros tranquilos e calmos, com trabalho, boa vontade e entusiasmo pela vida e pelo trabalho. É gratificante sair do local de trabalho, cansado, mas com a certeza do bom trabalho realizado e não apenas pela obrigação de o fazermos, como me ia acontecendo.
E cada vez estamos mais perto das nossas férias e dos nossos 17 dias de descanso, passados em muitos e variados sítios, mas sempre, espero, com um enorme SORRISO de bem estar e de paz.
Mais um dia com um grande SORRISO pelas decisões tomadas e pela certeza do bom caminho seguido, com confiança e optimismo.

Mais um dia

Está um dia luminosos e radioso, com a certeza de que a partir de agora tudo vai correr francamente melhor, mais calmo e descontraído. Há situações que se vão arrastando, aparentemente sem solução e que de repente, em cinco minutos, nos surge a resolução do problema e ficamos aliviados, respirando profunda e tranquilamente.
Há alturas da minha vida, nas quais me sinto completamente aprisionado, sem soluções à vista e nessas alturas sinto-me profundamente mal e em baixo, porque sou uma pessoa de rupturas, de decisões rápidas e de instintos e quando não posso seguir os meus sentimentos e os meus instintos, algo começa a funcionar mal e daí as minhas dores de cabeça dos últimos tempos, que passaram de ontem para hoje.
Há energias e pessoas altamente negativas, que apenas com a sua presença, conseguem transformar qualquer momento ou acontecimento em algo extremamente negro e envoltos numa aura bem negra.
Estou renascido neste aspecto e estou a trabalhar tranquilo, com a certeza de ter tomado decisões certas e adequadas à situação. Agora é dar tempo ao tempo, confiar nas pessoas e sobretudo dar-lhes espaço para crescerem e fazerem o seu lugar.
Encerrou-se mais um capítulo da minha vida, cada vez convencido de que tenho que seguir os meus instintos e energias, porque uma vez que eles são reais e verdadeiros, tenho que me orientar por eles e saber geri-los o melhor possível e da forma que for mais conveniente. E sobretudo não ter medo de rupturas e de decisões drásticas, que às vezes são as melhores e mais acertadas, quer para nós quer para o colectivo. E o importante é estar bem comigo próprio, transmitir essa boa vontade aos que me rodeiam e estimular o bom funcionamento geral de toda a minha vida e principalmente daquilo que é verdadeiramente importante para mim, que é a família e a profissão, ou melhor, dizendo, os doentes e a forma como eles se sentem no meu consultório, que tem que ser exemplar e dignificante.
Para hoje, um grande, luminoso e energético SORRISO com a certeza de que tudo irá correr bem melhor, com energia redobrada e positiva.

quarta-feira, julho 15, 2009

Mais do mesmo !

Mais do mesmo significa que estamos sem inspiração para escrevermos e sem grandes novidades para dar, sem ser que os dias vão passando e estamos cada vez mais próximos das férias, que irão ser apenas duas semanas.
Não estou com grande vontade de escrever e quero deixar um grande e luminoso SORRISO, em nada condizente com o meu estado de Alma interior. Vamos a ver se com o correr do dia há mais animo e vontade de prosseguir com este quotidiano.
Fim de dia e estou completamente restaurado porque resolvi algo que já devia ter resolvido há muito, pera meu descanso e sobretudo para salvaguarda do consultório. Dei uma volta no pessoal e agora vamos em frente, mais descansados e relaxados, com a confiança de que todos irão fazer um bom lugar, sem se outorgarem donos e senhores da loja. espero ter tempos mais tranquilos e sobretudo, poder estar de consciência tranquila e com vontade de trabalhar.
Estou tranquilo. sorridente e convencido de que novos tempos virão, mais benéficos, mais trabalhadores e com muita calma e muita luz cheia de força, para nos iluminar a todos e conseguirmos crescer e amadurecer muito e bem.
Um enorme e grande SORRISO com uma enorme tranquilidade e paz de espírito.

terça-feira, julho 14, 2009

Mais do mesmo

Mais do mesmo, ou seja, continuação da semana de trabalho, de rotina e de constante e permanente procura de algo, que já nem sei bem o que seja. Parece que estou sempre numa enorme conflitualidade entre o que sou no meu interior e o que é projectado para o exterior, porque ou as pessoas não conseguem ver para trás da máscara ou então continuo no mesmo registo passado de contacto com a maior parte das pessoas, sem conseguir dar a volta. Também é verdade que não sinto grande retorno de atitudes e até pelo contrário, não recebo o que gostaria de receber, nomeadamente de alguns amigos, que nunca parecem ter tempo e disposição para nos encontrarmos e estarmos.
Mas esta minha conflitualidade tem que ser devidamente analisada e enquadrada, porque é fruto de muitos e muitos anos de problemas, fugas e ocultamentos da realidade que fizeram com que para minha salvaguarda interior, eu tivesse que me desdobrar, mascarar e assim entrar em conflito permanente. Este registo é difícil de modificar ou apagar, pois é fruto duma(s) vida(s) e duma(s) vivência(s) completas e tem que ser devidamente trabalhado.
Ando preocupado com as minhas dores de cabeça, porque são constantes e incapacitantes, pelo que se depois das férias, se mantiverem terei que ir fazer exames. Sempre tive a sensação de que iria ter problemas graves na cabeça e espero que não seja o início disso mesmo. Estou muito negativo hoje, mas deve ser mesmo de cansaço e de estar farto de muita coisa e principalmente dum grande cansaço profissional, ou melhor dito, de gestão dum consultório e não propriamente de trabalhar , porque continuo a gostar bastante do que faço. Mas gostava, porque preciso, de sentir mais afecto e calor humano e isso é cada vez mais raro nos dias que correm.
Felizmente que a Cinderela voltou ao convívio... é importante também preocuparmo-nos connosco e cuidarmos do corpo e da estética. Por isso, cuide-se e continue a ler o meu blogue e a acompanhar-me, mesmo que seja à distancia. Há fases da vida em que estamos mais introspectivos e reflectivos, sem grande vontade de nos exteriorizarmos e expor-nos, o que não impede que continuemos presentes e a acompanhar os nossos amigos.
Também o meu grande amigo MS escreveu e acertou no alvo, de não ter tempo para os seus amigos de sempre. A AMIZADE supera estas faltas, mas também precisa de ser alimentada e acarinhada, pelo que adorava que ele tivesse tempo para nós, uma vez que não nos vemos há mais dum mês. Será assim tão difícil arranjar um tempinho para estarmos e sobretudo programar a vida para também nós podermos fazer parte dela, na medida em que somos AMIGOS e verdadeiros ! Pensa nisto, meu amigo !
E já agora por onde andará a ervilhinha e os Pais, que desapareceram do mapa e não dão as habituais notícias, via blogue ? Acabaram as férias, estão de regresso ou continuam no repouso merecido, rodeados de todos aqueles simpáticos e calorosos espanhóis ?
Para todos e em particular, para o meu amigo MS, um grande e caloroso SORRISO, cheio de AMIZADE e de ESTIMA, nesta semana a caminho das férias ( só faltam nove dias úteis !!! )

segunda-feira, julho 13, 2009

Novo comentário....

A verdade é que sou muito exigente, mas também é verdade que as pessoas que comigo aprendem e trabalham ficam umas excelentes profissionais, de tal forma que podem estar meses sem lidar com esta área e recomeçam no mesmo ponto que deixara quando saíram. Aconteceu hoje com a minha ex-nova assistente que hoje reiniciou o seu trabalho de assistente exactamente no mesmo ponto aonde o tinha deixado, com a agravante de nunca ter trabalhado nesta área e ter estado comigo um mês e pouco, se tanto.
Por isso, a exigência deve dar resultado, se as pessoas quiserem aprender e progredir e é com satisfação que verifico continuar a ser um bom professor e a deixar a minha marca nas pessoas. Não é em vão que a maior parte dos meus alunos reencontrados no facebook, sabem quem eu sou e recordam episódios da minha passagem pela Faculdade. Gosto de deixar marcas nas pessoas, mesmo que associadas a mau feitio ou muita exigência. Sei por experiência que muitas pessoas se lembrarão de mim durante toda a sua vida profissional e isso é motivo de orgulho.
Assim como o é ter ensinado esta assistente nesta área e ela estar perfeitamente bem a trabalhar. Fiquei contente, tendo-me feito muito bem ao meu Ego.
Um grande e luminoso SORRISO, com confiança no futuro pessoal e profissional

Nova semana....

Uma nova semana que começa a caminho das férias, que felizmente estão quase a chegar. Continuo com as minhas odres de cabeça tensionais e tenho-me perguntado a razão delas, tendo chegado à conclusão de que, talvez, seja por andar em conflito comigo e com os outros. Será este conflito resultado da minha análise, do meu passado, presente e futuro. Dos traumas do passado, com toda a sua carga emotiva e afectiva, do cansaço do meu presente para a incerteza do futuro, talvez estejam aqui as razões destas cefaleias, que me vão acompanhando ao longo destes dias. Tento cada vez mais "limpar" e assimilar o passado, num processo contínuo e nem sempre linear, que se vai manifestando no comportamento do presente, com o tal meu lado de anjo e demónio. Efectivamente quando não estamos completamente bem e nos sentimos desgastados no nosso quotidiano, é difícil gerir os nossos próprios conflitos e sobretudo, evitar que eles se projectem nos outros. E quando os outros nos dão também motivo para ficarmos irritados ou tristes, tudo se complica e se torna bem mais difícil, porque a vontade é mesmo de agredir e magoar. É um dos aspectos que temos de melhorar muito mais e de assimilar que este comportamento tem que ser modificado e burilado.
Hoje é dia de nova/velha assistente no consultório, ou seja, uma assistente que já cá trabalhou e que agora, perante a necessidade de assistente, voltou e ficou. Vamos a ver se desta vez, consigo estabilizar mesmo o pessoal, porque é muito cansativo esta rotação de pessoal, mas que vai sendo frequente em todos os ramos da nossa sociedade, como me tem sido dito.
Vou iniciar esta nova semana, a 9/10 dias de iniciar um breve período de férias, que espero seja calmo e tranquilo, com um grande SORRISO e a vontade de estabilidade e PAZ.

domingo, julho 12, 2009

Desencontros


A vida é feita de encontros e desencontros, de amores e de ódios, de alegrias e tristezas e de todos os contrastes desta mesma vida. Por causa desta sempre constante dualidade, vivemos em conflito permanente e numa amálgama de sentimentos, tentando gerir da melhor forma esta conflitualidade existente na relação das pessoas, fruto das suas diferenças e da falta de tempo para conversar, esclarecer e descarregar as energias negativas que se vão acumulando.
Todos nós somos diferentes na nossa essência e forma de estar na vida e no relacionamento interpessoal vão surgindo pequeníssimos atritos, situações mal esclarecidas, atitudes incompreendidas que, acumulando-se e não explicadas, conduzem aos grandes conflitos e á necessidade absoluta de resolução, como o explodir duma grande bolha de mal estar. E isso acontece sobretudo com os nossos grandes amigos que, por circunstâncias várias, deixamos de ver tão amiúde como queríamos e se vão acumulando os tais pequenos atritos ( frissons !! ).
Depois há uma chamada de atenção, um explodir de energias e um esclarecimento das situações que, não deixam grandes marcas porque a AMIZADE prevalece e é forte. Mas é preciso salvaguardar estas situações e precisamente pela amizade é necessário ter um cuidado redobrado e uma atenção reforçada, para que não hajam atitudes mal compreendidas e situações mal esclarecidas. E sobretudo não pode haver falhas de comunicação em assuntos importantes para todos e por muitas voltas que a vida dê, terá sempre que haver tempo para as pessoas realmente importantes e que interessam no nosso universo.
Sei que não tenho um feitio fácil e nem sempre compreensível, mas quem me conhece realmente bem, sabe que ligo demasiada a pequenas coisas que me magoam muitíssimo e que se me derem atenção e mas explicarem, essas pequenas coisas perdem a sua importância. Alias só falando, consigo ver a outra perspectiva, porque um dos meus defeitos é ter muita dificuldade em ver o reverso da medalha ou outras explicações possíveis para determinadas situações ou atitudes, porque nisso sou demasiado primário. Sempre assim foi, apesar de actualmente já parar para pensar melhor no significado das coisas e tentar ver para além das minhas primeiras reacções. Mas isso não impede de continuar a sentir que tenho razão e que, apesar de haver outros prismas e outras leituras, eu poder ter a minha razão mantida.
É difícil falar no abstracto, mas todos nós já tivemos situações como estas, em que o acumular de tensões e de mal entendidos leva a uma enorme bolha, que tem forçosamente que rebentar com o esclarecimento de tudo e mais alguma coisa. E nesta fase de esclarecimento, fazemos uma sessão de análise e vamos buscar muita coisa, porque também já aprendi que não é apenas uma coisa ou outra que nos vai "aborrecendo", mas sim o acumular de muitas pequenas coisas, de que só tomamos consciência quando começamos a conversar e a esclarecer.
As relações interpessoais são complicadas e difíceis e ainda mais nesta fase de dificuldades, de pressões e de crise em que as pessoas andam mais negativas, mais pressionadas e menos atentas a essas mesmas relações, que têm que ser cuidadas, regadas e estimadas, sob pena de se perderem e de não se reforçarem.
Mas é a vida e não adianta dramatizar acerca disto, porque é assim mesmo que temos que viver e vamos continuar a viver, tentando tirar proveito destas mini crises e reforçando a amizade e o contacto pessoal, porque isso é o mais importante e fundamental da vida. A AMIZADE e o AMOR são princípios universais e únicos que têm que ser preservados, estimulados e acarinhados porque só assim conseguiremos ter uma vida sorridente, cheia e plena de significado. Caso contrário, a vida torna-se num deserto árido, com a sua própria beleza intrínseca mas efémera e desprovida de capacidade de vida própria. Ou seja, o deserto é lindo ( para mim ) e único mas apenas de passagem, para descontrair e para ter consciência dos contrastes existentes no mundo e na nossa vida e existência. Na nossa vida tem que haver água, luz, som, movimento, pessoas e tudo o que caracteriza a nossa essência e ainda o contacto interhumano que se tem que pautar pelo AMOR, HARMONIA e AMIZADE. Estou a aprender a viver com o coração e com o sentimento e isso é um processo lento e demorado, ,porque estamos muito habituados a viver com a razão e quase nunca isso é suficiente para se poder ter uma VIDA plena e completa. O sentimento é fundamental para sermos nós próprios e para nos podermos aproximar dos outros, com o nosso AMOR, compreensão e perdão, visto que só se nos compreendermos, podemos amar os outros e perdoar, assimilando o que de bom existe à nossa volta.
Muita filosofia para uma manhã de domingo, bem calma e tranquila, como todo o fim de semana, aproveitado para descansar e relaxar, sem grandes novidades. Sabe bem esta calma e tranquilidade, porque é aquilo que efectivamente queremos, sem necessidade de camuflar nada no meio da confusão social. Quero dizer, que é muito bom sair e estar com as pessoas, mas sem ser por obrigação e necessidade de esconder o nosso Eu, por medo de vermos quem somos e muitas vezes quando estou na noite, começo a observar as pessoas e a constatar que muitas delas têm mesmo que estar no meio da multidão porque senão estão perdidas e sem eira uma vez que são pessoas vazias e sem conteúdo. E tenho visto muitas pessoas assim e algumas bem próximas de mim.... e é por isso que sinto que uma das minhas missões é colmatar essas falhas e essas ausências de contéudo e significado, porque cada pessoa tem em si mesmo a capacidade de se encontrar e descobrir o seu EU. Temos uma (ou várias) vida(s) para o fazermos, mas um dia temos que nos descobrir como nós efectivamente somos.
Felizmente que actualmente estou num processo de descoberta da mina essência, com a certeza de que estou no bom caminho, apesar destes encontros e desencontros da VIDA.
Com um enorme e quente SORRISO, o meu AMOR e AMIZADE para todos os que conheço e que fazem parte da minha VIDA
PS. a fotografia é do meu amigo GG, um mergulhador excelente e um melhor fotógrafo da MAdeira. Tenho uma enorme pena de não poder mergulhar por questões de saúde, uma vez que já o fiz há muitos anos e adorei.

sábado, julho 11, 2009

Sabado sem história

É um sábado sem história, de calma e sobretudo de descanso, sem programas e sem grandes actividades.
Descobrimos um restaurante engraçado no bairro alto, as salgadeiras ( http://www.as-salgadeiras.com/ ), espaço engraçado e comida bem confeccionada e boa mesmo, o que não tem sido frequente nos últimos tempos. Há muito que não íamos ao bairro e estava mesmo cheio, pelo que parece que não há crise alguma. Temos que ir dar uma volta pelas lojas do bairro, porque me pareceu que há muita coisa nova e com coisas giras e engraçadas.
Ontem fomos à inauguração da Urban Beach, um espaço novo virado para o rio Tejo e supostamente a imitar uma praia. Mas como estava a rebentar pelas costuras, não gostei muito, para além de achar que é um espaço muito aberto, sem grandes atractivos e muito impessoal. Talvez seja agradável para um copo ao fim do dia, se estiver aberto e pouco mais, tanto mais que estava frio e vento.
Hoje estou nas calmas a recompor-me e a meditar na vida e nas opções que tenho mesmo que tomar a nível profissional. Tenho que resolver esta questão porque não sei se consigo estar no activo muito mais tempo e tenho que me proteger e ao consultório, que é a minha mais valia, de problemas e de o manter sempre como ele tem estado.
Voltaram-me as dores de cabeça, que tinham desaparecido há uns dias, pelo que devem ser mesmo dores tensionais, porque ando enervado e stressado, como de costume, para além de ainda não me ter recomposto totalmente da sessão de análise desta semana, que me deixou bastante abalado.
Vou dar uma volta e depois já venho dissertar um pouco mais acerca da vida e das suas vissicitudes, pelo que deixo um grande e luminoso SORRISO para este início de sábado.
PS. e por onde andará a ervilhinha que nunca mais disse nada das suas férias, que devem estar a terminar. E a cinderela também estará de férias sabáticas visto que nunca mais me escreveu nada ?

sexta-feira, julho 10, 2009

Irrealidade

Hoje ao ouvir uma conversa acerca de aumentos salariais, tomei consciência de que a maior parte das pessoas não tem consciência da realidade e da situação do país. Como se pode pensar em aumentos e benesses se estamos na pior recessão de que há memória e sem a certeza de haver dinheiro para o futuro ou mesmo se seremos viáveis. Pergunto-me pois se serei eu um grande pessimista ou se, pelo contrário, haverá falta de realismo nas outras pessoas, que não conseguem ver o médio e longo prazo e se circunscrevem ao brevíssimo prazo.
Faz-me vibrar uma série de avisos este tipo de conversa e gostaria de poder ser capaz de chamar a atenção e explicar a real situação, sem ouvir a resposta de que "os outros que resolvam a crise e não sou eu que vou resolver qualquer coisa ". Ou seja, tem que haver a consciência de que teremos que ser todos a resolver esta situação e se queremos viabilidade e futuro, teremos, desde já, que começar a tomar medidas e a alertar para o perigo de certos caminhos ou opções, começando pelos "simples" aumentos salariais. Aonde se vai buscar mais dinheiro se a contracção da economia é de quase 4% negativos ? Se na nossa economia doméstica tivermos um buraco destes ou vamos às nossas poupanças, se as tivermos ou teremos que pedir emprestados, se a nossa capacidade de endividamento o permitir e a verdade é que o País não tem poupanças e parece ter já esgotado a capacidade de se endividar. Por isso a única solução é mesmo POUPAR, diminuir os custos e racionalizar as despesas, vivendo de acordo com as nossas possibilidades. É isso que tem que ser feito e é essa nova mentalidade que temos que criar nas nossas vidas singulares e colectivas. Não podemos atirar para os outros estas pequenas grandes decisões, na medida que todos nós teremos que fazer estes sacrifícios e pensar no que poderemos fazer para ajudar a minorar a crise e sobretudo a sermos viáveis no futuro. Porque o futuro é de todos nós e não apenas dos outros e por isso temos mesmo que tomar consciência desta realidade e pensarmos que, também nós, temos obrigação de contribuir e ajudar dentro das nossas medidas.
Optemos pelo racional e pela realidade e não entremos em megalomanias que nos irão custar muito caro e hipotecar o nosso futuro e dos nossos filhos. Preocupam-me principalmente os nossos filhos que, sem qualquer culpa, vão herdar todos os nossos erros e viver abaixo dum nível minimamente aceitável, se nada fizermos para o evitar ou invertermos a situação.
tenho reiteradamente escrito acerca da nossa situação porque é algo que me preocupa muitíssimo e porque acho que todos devemos alertar para a situação, de modo a que, cada um possa, nos seus limites, tentar modificar a situação e colectivamente tomarmos consciência e arranjar soluções alternativas.
Se todos tivermos um SORRISO consciente e de acordo com a realidade, tenho a certeza de que conseguiremos arranjar soluções e progredirmos no bom caminho. Se, pelo contrário, persistirmos neste caminho de ignorância e de irrealismo, então parece-me que nunca conseguiremos inverter a situação e criarmos um futuro condigno connosco e com os nossos filhos. Por eles e para eles, temos a obrigação de fazer alguma coisa.
Hoje é 6ª feira, início de fim de semana e de descanso, que vou aproveitar precisamente para isso. Ou seja, descansar e meditar na vida e no que poderei fazer para tornar este quotidiano melhor, mais produtivo e sobretudo menos opressivo, porque se conseguirmos que todos tenham um SORRISO sentido e real, tenho a certeza de que tudo se resolverá muito mais eficaz e rapidamente. Assim seja para o fim de semana com um grande e radioso SORRISO, cheio de HARMONIA, PAZ e BOA VONTADE

quinta-feira, julho 09, 2009

Indeciso


Cada vez mais me é difícil lidar com determinadas situações e e dar respostas prontas e eficazes, porque acho que não só estou a ficar no limite da resistência, como não sei dar a volta a esta irresponsabilidade e incompetência constantes. É difícil conseguir estar disponível a cem por cento constantemente e por isso se confia e se delega nas demais pessoas que estão a nosso lado. Mas se essas pessoas não conseguem ou não querem ter responsabilidade, como devemos proceder nesta sociedade de subsidiodependência e de total descaracterização das situações.
Voltaram as minhas dores de cabeça, que são logicamente tensionais e que só fora desta realidade desaparecerão, tanto mais que quando eu começo a confiar e a aceitar as coisas é precisamente quando as coisas correm de novo mal e há erros crassos. E quando não se consegue perceber que se erra e por sistema, se empurra esses mesmos erros ou faltas para terceiros, então a situação é mesmo grave, porque não há diálogo possível. É uma situação complicada, acerca da qual terei que pensar e repensar e após as férias, resolver definitivamente.
Definitivamente não estou nos meus dias, tanto mais que estas situações de indefinição e de instabilidade são incompatíveis com um bom clima de trabalho e já começam a pôr em causa o regular funcionamento das instituições. Pelo que se tem mesmo que ponderar acerca da resolução deste problema.
E para desanuviar, esta bela foto tirada pelo meu fotográfo oficial, o meu amigo RL, que cada vez mais está melhor a fotografar e a retratar
Mas cá vai o meu SORRISO , hoje mais triste e cansado, mas com a esperança de que tudo se irá resolver e que no futuro este mesmo SORRISO será mais aberto e luminoso.

PS: e já em casa, depois dum jantarito feito na Bimby ( precioso auxiliar duma boa casa ), estou a fazer contas a a reflectir acerca do que me disse um doente do ambiente do consultório. É de pensar e meditar, porque é uma observação importante duma pessoa de fora e conhecedora do ambiente do consultório ao longo dos quase 20 anos que ele já tem.

Estou cansado e ansioso pelo fim de semana que vai ser de descanso e ainda mais das duas semanitas de férias que se aproximam veloz e rapidamente. Assim espero que sejam 15 dias de completo descanso e até nem me importaria de ficar por casa, mas vamos dar uma voltita por aí até ao Algarve ( ? ), Sto André e Andaluzia ( ? ). É a vida e as voltas que ela dá.

A propósito de vida, não vejo o meu amigo MS há que séculos, porque ele agora só tem tempo para o ginásio e nem quer saber dos amigos, o que me deixa bem triste porque tenho saudades dele.

quarta-feira, julho 08, 2009

Subsidiodependência...

Estamos em plena cultura da subsidio dependência, na medida em que as pessoas preferem estar a receber subsídios, em vez de estarem a trabalhar e a produzir riqueza e mais valia. É a história duma amiga que pretende uma administrativa e muitas delas referem que estando com subsídios, não lhes compensa ir trabalhar por pouco mais. É o cúmulo e é o ridículo completo, na medida em que primeiro se esquecem que os subsídios acabam e mais grave, que o dinheiro não chega para tudo e para tapar este remendo, vai faltar noutra, se calhar bem mais grave e importante. Mas é também a cultura do imediatismos, do facilitismo e de deixa andar em que estamos a viver e que cada vez é pior e mais grave. Não sei por onde vamos, mas certamente que este não é o caminho certo para recuperarmos e andarmos em frente e na progressão dos restantes países europeus. As pessoas não têm consciência da gravidade desta situação e preferem a política da avestruz a enfrentar-se de frente este problemas. Talvez o ex ministro Pinho tenha razão quando fez o tal sinal dos "cornos" porque só de caras é que se conseguirá fazer frente a esta terrível situação. Mas sem uma mudança de mentalidades, hábitos e costumes, duvido que se consiga ir mais além desta mediocridade em que vivemos e sem uma consciência de todos também não me parece que se consiga inverter este plano inclinado em que estamos.
Hoje no Sams, tive outra situação com a qual não posso pactuar porque é a tal via do facilitismo e do laxismo. Um doente fez um trabalho noutro local, trabalho esse que deveria durar pelo menos 10 anos e durou 8 MESES. E o colega em vez de assumir o erro e tentar corrigir, manda-o para o SAms para a resolução desse mesmo erro, com os custos a serem assumidos pelo doente e pelo sams. Falei com o meu chefe que, pela primeira vez me deu razão e reencaminhámos o doente para a origem e aí para resolverem o problema. Devia ter sido o colega a resolver o assunto, mas primeiro é o facilitismo, o laxismo e a incompetência e só depois se confrontados com a situação é que se resolve como deve ser as situações.
Por estas e por muito mais é que nunca passaremos deste nível tão baixo, medíocre e tristonho em que estamos, porque ninguém assume responsabilidades ou vontade de ir mais além. É o eterno fugir da responsabilidade e se se puder culpar outrem , melhor porque nós nunca fazemos nada de errado.
Também continuo com uma situação caricata na Segurança Social. Apesar de ter tudo regularizado e os pagamentos em dia, como se pode comprovar por uma certidão emitida por eles, continuam a afirmar que eu não faço descontos, como aconteceu ontem a uma funcionária que lá foi tratar dum assunto qualquer. Ou seja, como eu parecem estar mais 30000 contribuentes como eu ( e segundo os próprios serviços disseram à pessoa que lá foi ) - 30000 foi o número - que devido a um erro informático ou administrativo estão com estes problemas, sem terem qualquer culpa. Mais um laxismo da administração pública a bater certo com o resto do País. E é assim que nos movimentamos e andamos neste País à beira mar plantado, com os burocratas incompetentes a mandarem na nossa vida e a tramar o nosso desenvolvimento e a nossa progressão. Felizmente que tenho cem por cento de confiança na minha contabilista, senão o que haveria de pensar quando me dizem que não tenho as contribuições em ordem e ao mesmo tempo tenho uma certidão emitida pelos serviços a comprovar o meu bom desempenho e os advogados a dizerem o mesmo. Ridículo e lamentável...
São estórias deste pequeno País, cada vez mais pequeno e miserável, com falta de visão estratégica e de rumo, com necessidade de mensagens claras e motivadoras do nosso Ego e vaidade nacional ditadas por líderes ou dirigentes fortes e dinâmicos e não governantes fracos e enredados em suspeições de corrupção ou de se estarem a servir do posto em proveito próprio. Sem uma justiça digna, um estado impecável, um ensino capaz e motivador e enfim um funcionamento como deve ser da máquina do estado, aliado a um bom funcionamento do mercado e do privado, nunca conseguiremos alcançar outros patamares a não ser este andar térreo em que nos encontramos, sem qualquer outras hipóteses. Se quisermos ser melhores e mais competitivos, teremos que trabalhar mais, exigir menos e talvez, provisoriamente, ganhar menos e estes princípios aplicar-se-iam a todos para conseguirmos nos próximos anos progredir e nivelarmo-nos pelos países mais avançados. E bastaria estarmos como Espanha, que a seguir à crise, vai surgir mais preparada e mais capaz de seguir o seu caminho de prosperidade dos últimos anos. Assim seja
E vou dar o meu contributo e trabalhar o melhor que possa e que sei, na tentativa de poder ir de férias o melhor possível e aproveitar essas duas semanas de descanso e de relaxamento.
Para isso, um grande SORRISO de PAZ e de HARMONIA, na certeza do meu crescimento e amadurecimento diário e constante.

terça-feira, julho 07, 2009

Análises

Há sessões de análise muito complicadas e dolorosas, sobretudo quando começamos a atingir determinados níveis de consciência e de conhecimento. Assim foi ontem numa sessão particularmente difícil, com uma chamada à minha gestação e a todos os problemas daí inerentes e que, marcaram toda a minha vida. Sei que foi uma catarse e uma limpeza em profundidade que me deixou muito cansado e com vontade de desistir a determinada altura, pela violência das sensações e pela força dos pensamentos em que estava mergulhado. Foi uma das sessões mais duras, mas também mais proveitosas, na medida em que eliminei muito lixo acumulado ao longo destes cinquenta anos. Hoje deveria ser um dia de descanso e de descontracção, mas infelizmente tenho que ir trabalhar e fazer o mês. felizmente que dentro de mais ou menos umas duas semanas, estaremos de férias.
Hoje faria anos o meu Pai, mas este ano estou tranquilo e calmo em relação a esta data, porque, como já o compreendi e aceitei, assimilei-o e perdoei a sua maneira de ser e de estar e assim consigo ter uma boa e sentida recordação dele e da sua passagem por esta vida.
Aonde quer que esteja, um grande e sentido beijinho, com um enorme SORRISO.
É mais um dia de trabalho, mas também de grande introspecção porque tenho que assimilar tudo o que me aconteceu ontem e principalmente de integrar o que vi e arrumar muita coisa que fui armazenando inutilmente. Ontem tive pela primeira vez, receio da análise, pela intensidade dos sentimentos e das imagens. Foi demasiadamente real e intenso para ter sido imaginado e por isso, acredito que estive mesmo aonde fui parar, o que me deixa bastante perplexo, porque não sei se acredito nestas coisas. MAs que aconteceu essa é que é a verdade pura e crua. Que outra explicação pode haver senão a que realmente aconteceu ?
E tenho que ir trabalhar a até ao consultório, com pouca vontade mas com a certeza de que vai ser um grande dia e que vai tudo correr bem, até porque tenciono pôr as coisas nos seus devidos lugares.
Um grande e luminoso SORRISO com muita HARMONIA e PAZ
PS: Fim de noite e já em casa depois de ter ido fazer a minha consulta de acupunctura. Em primeiro lugar não sabia que era lido pela minha querida prima L e foi com agrado que li o seu comentário. Casa um de nós tem a sua visão das pessoas, mas a verdade é que se calhar não as conhecemos na sua totalidade e com a tia Lusa também assim deve ter sido.
Em segundo lugar, continuo a pensar muito na minha terapia de ontem e cada vez mais sinto que foi muito forte e doloroso, mas também benéfico porque trouxa à superfície um enorme manto de sofrimento que foi descoberto, assimilado e talvez esquecido. Assim o espero e desejo porque sempre foi algo presente no meu inconsciente que, apenas agora, descobri e que sempre me marcou ao longo da vida. É preciso estar já num determinado nível para nos apercebermos deste estado, razão pela qual a sessão de ontem foi efectivamente benéfica, apesar de dolorosa. Mas os resultados aparecem não só de imediato, mas também e principalmente a médio e longo prazo. Grande SORRISO

segunda-feira, julho 06, 2009

2ª feira...

Início da semana e mudança de assistente efectuada. Ou seja, sai uma e já contratei outra que já cá esteve e que, aparentemente, se arrependeu de ter ido embora. Também já tinha contactado uma empresa de trabalho temporário e também vou ter uma resposta.
Nem todas as notícias podem ser negativas, já que tive uma péssima notícia do banco acerca dum assunto que estava muitíssimo bem encaminhado e que agora parece ter ido pelo cano abaixo. Era algo que me deixaria mais confortável nos próximos tempos, mas nada de comprometedor nem de desastroso, apenas a resolução a curto prazo duma maior liquidez. Mas por um lado até talvez seja melhor assim , porque fico mais apertado a curtíssimo prazo, mas altamente libertado daqui a pouco tempo e por isso, até seja melhor assim.
Mas voltando ao assunto inicial. Uma ex assistente respondeu ao anúncio e vai voltar, poupando-me assim os embates iniciais com novo pessoal. Além disso, é uma pessoa de quem gostei e que fez um bom papel, indo certamente melhorar a sua prestação e desempenho.
Por acaso, até sabia que este assunto se iria resolver depressa, na medida em que estava muito pouco stressado e confiante numa rápida resolução e assim foi. Tenho a impressão de que desta vez vou estabilizar o pessoal e partir para um novo ano, mais confiante e relaxado. Assim o espero e desejo. Este regresso faz-me acreditar em mim e nas minhas capacidades, porque se assim não fosse, certamente que ela não quereria regressar. E com esta pessoa, tenho o pressentimento de que tudo irá correr de feição, porque ela tem capacidades para ser minha assistente e porque há uma história conjunta.
2ª feira, início de semana e um dia calmo e tranquilo, parecendo já ritmo de verão, mas a precisar de facturar e de ganhar a vida, porque este mês vai ser curto...
Um grande e enorme SORRISO com a certeza de que tudo se vai resolvendo e que sobretudo haverá cada vez mais uma HARMONIA cósmica e uma estabilidade emocional no meu campo energético.
PS: vim da minha sessão analítica habitual das 2ªs feiras e hoje foi extraordinária e fantástica. De tal maneira que vivi intensamente cenas e estórias da minha vida passada como se fossem uma realidade de hoje. Não acreditava que tal fosse possível, mas a verdade é que é e com uma intensidade e força que me assustei imenso por não estar á espera que assim fosse. É uma realidade totalmente nova e distinta do que tenho lido, porque ao vivo e a cores é impressionante a força dessas sensações e dessas emoções. Amanhã escreverei mais.

domingo, julho 05, 2009

Domingo

No news, Good News... e de facto, de Sto André, apenas um grande e luminoso SORRISO com a certeza de que estamos bem e que estar aqui é sempre um carregar de baterias e um voltar às nossas origens.
Nada de novo a assinalar neste domingo, pelo que apenas envio a todos um grande SORRISO e um enorme bem estar e calma.

sábado, julho 04, 2009

Sabado sem história

Sábado sem história, calmo e de descanso, porque estou mesmo a precisar de relaxar, de nada fazer e de deixar o espírito fluir pelos seus imensos recônditos e "abanar" ( to shake ) as circunvoluções cerebrais. Ou seja, estar numa aparente acalmia cerebral, enquanto inconscientememente arrumamos mais gavetas e assimilamos mais factos da nossa vida.
Ontem acabámos por ficar em casa e é óptimo poder estar a ver televisão sem nexo e a deixar a mente flutuar por onde ela bem entende, sem um fio condutor evidente mas a fazer o seu trabalho de síntese e de arrumação. Ontem parece-me ter sentido um clique de mudança, se que é possível sentir isso, sem significar que se está a ficar doente mental.
No meu mail, apareceu este comentário ao meu último post: "... TÁS PROIBIDO DE ACABAR COM O POST!!! ", em resposta ao que eu escrevi um destes dias. Claro que não vou acabar com o meu blogue apenas porque ele funciona essencialmente para o meu interior, como desabafos do meu quotidiano e updates do meu estado de espírito e menos para o exterior, se bem que goste de ter comentários ao que escrevo. Mas na medida em que ele reproduz o meu EU e a minha evolução e crescimento espiritual, vou continuar a deixar aqui as minhas notas, os meus pensamentos e as minhas interrogações, na certeza de que se conseguir modificar ou alterar um pequeno grão de areia já me sentirei bem contente e realizado. Ou seja, o facto de começar a ver muitos SORRISOS por aí em emails e mesmo no facebook é já um sinal que o meu SORRISO está a espalhar-se e só isso já é uma fonte de alegria, porque esse mesmo SORRISO é, certamente, acompanhado da minha actual filosofia de vida e isso é que é verdadeiramente importante e fundamental. Por isso vou continuar a ESCREVER, até que a mão me doa ( com a nossa Amália, seria " até que a voz me doa " )!
( e por acaso comprei uns cds de fado para enviar à minha querida tia Eneida, do Rio, que adora fado e já lhe mandei as novas vozes e agora vou mandar as tradicionais )
E como é possível as pessoas começarem a falar "línguas" diferentes a partir duma certa altura dum relacionamento, se até então se entendiam e compreendiam? Certamente é fruto de ambos esses desentendimentos que apenas se poderão resolver com diálogo ou afastamento, consoante a vontade de cada um. De facto é complicado a gestão das relações humanas, porque cada qual tem a sua própria identidade e por vezes é bem difícil gerir diferentes comportamentos e modos de estar na vida. Mas é um assunto para ir desenvolvendo e sobretudo, tentar perceber.
Para já, um enorme e sonolento SORRISO a caminho duma boa e grande sesta !