sábado, outubro 14, 2017

(Mais) Momentos

Mais momentos de prazer, mais momentos de Amor são os que vivo, e bastante, nestes dias que passam. Ontem disseram-me para deixar de viver no passado, não compreendendo que, desse mesmo passado, consigo tirar uma série de ensinamentos que me permitem, no presente, viver como vivo, sem mentiras, subterfúgios ou ilusões.
Talvez essas pessoas que me dizem para não viver no meu passado confundam memórias, bons momentos com melancolia, nostalgia ou desejo de que esse mesmo passado se repita, o que não é de todo a minha intenção. Mas também essas pessoas não me conseguem, talvez, compreender como eu sou neste momento, assim como certamente eu também já não as entendo como no passado, porque o distanciamento da vida nos fez seguir caminhos diferentes, mantendo todavia a Amizade, o carinho e a ternura. Que da minha parte existe e continuará a existir.
O passado existe, já passou no tempo, mas muita coisa, factos ou pessoas ficam e permanecerão no nosso coração, na nossa alma e imbuído em todas as células do nosso corpo, criando ou dando continuidade às auto estradas neuronais que Damásio diz formarem-se por efeito do nosso dia a dia.
Esse passado, como já o disse muitas vezes, está povoado com uma panóplia de pessoas, factos, acontecimentos, duma riqueza imensa e que são o meu património pessoal, afectivo e a minha mais valia. Eu sou o que sou mais tudo isso que atravessou a minha vida e me influenciou duma maneira ou doutra.
Nada nos acontece por acaso, nem nada passa por nós sem deixar uma marca, um rasto que pode ser positivo ou negativo dependendo das circunstancias, do "mood" e duma amalgama de causas e efeitos, mas efectivamente a deixar a tal pegada. Recordando muito do que foram estes meus sessenta anos de vida, constato que evoluí, cresci, amadureci e tornei-me um Homem completamente distinto do que era, perdendo a infantilidade do meu comportamento bem como ficando, na maior parte das vezes, mais racional.
Mais racional, mesmo que ainda seja básico ou primário em muitas ocasiões que tento controlar e modificar, na medida em que, como também aprendi, temos de saber pôr-nos na pele das outras pessoas. Não julgar sem o necessário contraditório, não criticar sem analisar, não castigar sem perceber as razões de cada pessoas.
Se conseguirmos fazer este exercício de juízo, esta análise fria e consciente certamente que o nosso dia a dia será bastante melhor e menos problemático, bem como bastante mais positivo. São "guidelines" que fazem toda a diferença permitindo desfrutar a vida com uma enorme tranquilidade e FELICIDADE.
Esta mudança de comportamento, este prazer imenso que sinto em coisas simples e concretas da minha vida de hoje fazem com que consiga ter um SORRISO cada vez mais aberto e luminoso por estar a sentir uma grande FELICIDADE interior que se transmite e irradia para o exterior. Assim o espero.

Sem comentários: