sábado, junho 04, 2016

Projectos

Sábado.... com (poucas) consultas de manhã neste dia que amanheceu cinzento e nublado. Ontem não fiz nada de especial a não ser estar com o meu grande amigo, a tentar distrai-lo e a passar esta fase péssima em que um ente querido se encontra muito perto da morte e se é conhecedor disso mesmo.
Depois foi ir a Lisboa beber um copo rápido e vir para casa sem mais nada de especial; tive a consciência de que, por vezes, é difícil esgrimir argumentos e razões contra alguém que acha que tem (sempre) razão e que muitas vezes nem consegue ouvir aquilo que se está a dizer. 
Mas faz parte da personalidade de cada um e da sua forma de estar e de ser, pelo que esta minha missão impossível é, mesmo, cada vez mais uma impossibilidade total. Mas que quero tentar, testando a minha capacidade de improviso e de masoquismo (lol).
Vou iniciar, na semana que entra, uma nova etapa deste meu percurso com a renovação da minha casa e a mudança do visual da mesma... Estou bastante expectante em relação ao resultado final e espero ter feito as opções certas. Penso que sim e com as ajudas que tenho tido penso que vai ficar bastante bem.
Quanto ao resto, quero e tenho de ficar comigo cada vez mais e duma forma verdadeira, certa e consentânea com o que sinto neste momento e com o percurso que quero fazer mesmo. 
Acabei de ler uma frase de que gostei bastante " não mexa no meu silêncio, se não puder lidar com o meu barulho ", ou seja, quem for que estiver connosco ou que queira aproximar-se tem ou deve estar preparado para o bom e para o mau, assim como nós. Bem como a respeitar o nosso mundo, a nossa independência e forma de estar no mundo. Qualquer relação não é, nem pode ser, uma prisão ou uma dependência completa, mas antes uma interdependência mútua, uma entrega de parte a parte, mantendo-se sempre a identidade de cada um e de todos em geral. 
Não nos podemos, nem devemos, apagar perante terceiros nem tão pouco impôr apenas o nosso ponto de vista e aquilo que consideramos certo e correcto; todos têm direito a ser quem são e a exprimirem os seus pontos de vista e de opinião. A intolerância, a falta de consensos bem como a irracionalidade de certas situações e de certos comportamentos apenas conduzem a momentos mal resolvidos e a problemas que se tendem a agravar sempre. 
Estou cansado duma forma saudável e consciente, não por distorções da realidade ou algo do género, mas simplesmente porque tenho dormido pouco e mantido a minha actividade usual e rotineira. O que é (bastante) incompatível para se poder estar descansado e em forma.
O resto do fim de semana vai ser passado a arrumar o que falta para a casa ficar como deve ser e tudo devidamente resguardado para as obras; tenho também de analisar a questão do Consultorio, bem como o negócio que o meu filho quer iniciar e ainda aquele que eu gostaria de começar ou continuar.
Sinto que esta crise em que (ainda) estamos está a estimular a criatividade e o empreendorismo de muita gente e isso pode, e certamente que assim é, fazer toda a diferença. Não se podendo ir por paradigmas antigos ou formas de estar como aquelas em que eu fui educado, tem de se pesquisar novos caminhos e novas formas de vencer na vida; não sou a melhor pessoa para isso porque ainda estou muito formatado duma determinada forma e ainda tenho bastante receio das mudanças e dos investimentos em áreas que não se domina. Mas esperemos que tudo corra pelo melhor e que daqui a uns anos tudo esteja como queremos é gostaríamos.
Neste sábado tranquilo e pacato, aqui fica o meu SORRISO com a certeza de que tudo se resolve e tudo se faz se tivermos a humildade e a vontade de seguirmos em frente, com um espírito de verdade, de integridade e de valorização pessoal.

Sem comentários: