terça-feira, setembro 23, 2014

Raios e Coriscos

Raios e Coriscos foi um nome dum programa televisivo com a Manuela Moura Guedes, que era uma espécie de programa de má lingua, com alguma piada. Lembro-me de ter visto alguns programas e de, na altura, ter achado piada ao mesmo.
Hoje lembrei-me disso pelo temporal que tem estado e que, certamente, condiciona o nosso humor e disposição, bem como pela forma como as pessoas interagem e estão, consoante as suas necessidades e apetites.
De facto, acho triste que as pessoas não tenham a consciência do que fazem ou como agem, projectando todas as suas frustrações, recalcamentos e problemas em quem não deveriam é pior do que isso sem o saberem. Mas como não têm essa vertente analítica, a verdade é que não o podem fazer.
Curioso as recordações que vamos tendo do passado e aquilo que vamos buscar ao fundo das nossas gavetas, as emoções sentidas e os pensamentos tidos na altura. As conclusões desse mesmo passado são curiosas e estranhas ao mesmo tempo, com a certeza de que estão cá, existem e são memórias que me pertencem.
Ao ir buscá-las e ao recordar outros tempo, vou conseguido extrapolar para o presente aquilo que quero mesmo ser e também o que, inegavelmente não quero mesmo ser. Dessa dualidade, entre o que fui e o que quero mesmo ser, está então a via que devo seguir, sem grandes desvios ou atropelos. 
Tenho feito algumas "descobertas" e associações muito peculiares e que fazem todo o sentido para mim, para o que era e para o que sou. Na verdade já estou diferente e já sou "outra" pessoa porque todos nós vivemos num processo dinâmico.
Infelizmente nem todos o conseguem visto que estão demasiado enterrados em detritos tóxicos e que impedem a visualização do que são; são demasiado primários nas suas reacções ou nem sequer conseguem alcançar outro patamar para além daquele em que estão. Serão mais felizes nesse estádio ou nem sequer conseguem ter essa noção das suas limitações e incapacidades.
Não somos nem melhores nem piores do que os outros, mas apenas diferentes e a percorrer outros caminhos para atingirmos o que todos queremos, mas nem todos conseguem que é a Felicidade bem como uma identidade própria satisfatória e plena, que nos permita em cada dia ter um SORRISO positivo é capaz de ser transmitido aos que nos rodeiam, estimam e Amam.

Sem comentários: