segunda-feira, setembro 08, 2014

Angústias

Fim de semana intenso de contactos, pessoas, intermediações e muita conversa. Culminou ainda com um desabafo pessoal de explicação e de entendimento acerca do que gostaria que houvesse no futuro e numa aproximação a novos projectos e ideias.
Tomei decisões de alterações e de mudanças quer no plano físico, quer no plano intelectual... no primeiro caso recomeçar com exercício físico na aprendizagem e prática de Padel, "novo" desporto em voga e que me atrai bastante. No segundo aspecto, o começo de estudo de novas religiões, a começar pelo budismo, bem como eventualmente fazer um ou mais cursos online de abordagem a vários temas, interligados pela psicologia e pelo melhor conhecimento humano.
A angústia está relacionado com situações que acompanhei de muito perto ( talvez excessivamente perto) e que me causaram alguma perturbação e muitas dúvidas acerca do valor relativo dos sentimentos, dos factos e das pessoas. Poderemos alguma vez estar seguros acerca do que nos une, do que nos é próximo ou as relações devem e têm que ser trabalhadas todos os dias e todos os momentos.
A mente humana é deveras complicada e complexa para que possamos perceber tudo aquilo que não só nos é intrínseco, mas principalmente o muito que nos é extrínseco, os muitos objectos externos com que temos de lidar.
A verdade é que a influência e a interdependência do que temos, do que somos com o mundo exterior é bem complexa e relativamente complicada, visto que se o essencial depende apenas e tão só de nós próprias, também é verdade que somos influenciados pelo que nos rodeia duma forma maior ou menor dependendo dos nossos medos, angústias e vivências.
O saber estar bem connosco próprio, com o nosso EGO e identidade próprias e conjugar com os objectos externos que nos "invadem" a todo o momento é um equilíbrio que se aprende e se entranha, visto que é um processo complicado, difícil e exigente.
Se, muitas vezes, estamos em "luta" connosco e com a nossa forma de estar, muito mais exigente é integrar os outros "dentro" de nós, com absoluto respeito pela identidade e soberania de cada qual. A dificuldade é precisamente a interacção entre todos.
E numa relação de proximidade e de intimidade ainda mais difícil se pode tornar se permitirmos um afastamento gradual, mínimo no nosso dia a dia, devendo e fazendo para que haja sempre pontos de contacto, interesses comuns e uma vivência a dois. Penso ser a chave para uma boa relação que permita a satisfação de ambos, e que ambos devem procurar e alcançar.
Apesar de tentar viver cada vez mais e melhor o momento presente, a verdade é que, por vezes, me escapo para o futuro e esse mesmo futuro consegue ainda e por vezes angustiar-me sem motivo ou razões plausíveis. Não vale mesmo a pena antecipar factos, emoções ou realidades que nem sabemos se dirão existir.
Um enorme SORRISO com a enorme vontade que estes pensamentos e estas ideias sigam em frente e façam o seu percurso, em simultâneo com quem me interessa e Amo, bem como me permitam crescer e amadurecer cada vez mais e melhor.

Sem comentários: