sexta-feira, setembro 05, 2014

(Finalmente) sexta feira

Já é sexta-feira.... dia de começar cedo e de continuar em frente até ao fim do dia. Ontem tive um dia de desmarcações que aproveitei para ir visitar a minha querida "irmã" ao hospital e para ver pela primeira vez a minha irmã de sangue, vestida de enfermeira, que adorei.
Adorei não só porque cada vez mais sinto uma ligação fortíssima com ela, uma interdependência saudável e real, como aquelas que abordamos nas minhas sessões, como também porque efectivamente a adoro de paixão. É a minha pequenina que acompanho desde que nasceu e que, infelizmente, a vida e as pessoas nos afastaram durante bastantes anos, que agora estamos a recuperar.
As ideias e os projectos vão tomando forma e consistência no meu interior, na certeza de que nos próximos tempos terei que fazer algo diferente e compensador para mim, na busca doutras realidades, religiões ou maneiras de estar na vida. Penso que irei fazer um pequeno curso online de abordagem à problemática da adolescência para depois poder integrar uma qualquer equipe de ajuda a pessoas desta faixa etária.
Para além disso, quero explorar e conhecer melhor determinadas religiões existentes, como o hinduísmo, o sikhismo, o islamismo e outras que possam ir surgindo no meu caminho. Sinto que é um caminho a explorar e a conhecer duma forma mais evidente e forte, para que no seu conjunto consiga não só perceber melhor o mundo como também, e bastante importante, conhecer-me melhor e entranhar uma série de conceitos e outras maneiras de encarar a vida e de reforçar as suas ligações.
Curiosament ( ou não ) sinto-me cheio de vida e de entusiasmo pela vida e pelo que é possível fazer dessa mesma vida, de modo a alterar os meus registos menos saudáveis, adquirir mais e melhores conhecimentos, bem como desfrutar o melhore possível da vida e dos seus pequenos prazeres.
Meio da manhã e já estou cansado... cheio de vontade de ir para casa iniciar o fim de semana que vai ser socialmente intenso e diversificado. Mas hoje e se não houver as desconfirnacoes habituais deste mês de Setembro, terei uma tarde cheia e cansativa, pelas muitas primeiras vezes que estão marcadas. Neste momento e em termos profissionais, vou limitar-me a fazer o que sei, tentar melhorar algumas questões menores e sobretudo empenhar-me num ambiente salutar e benéfico para todos.
A grande diferença geracional que sinto é natural e normal visto que eu ainda venho do tempo da bonança e das chamadas vacas gordas em que quase não precisávamos de fazer nada para ter a casa cheia e em que a concorrência era leal, honesta e profissional. Agora nada disso existe, mas apenas a deslealdade entre colegas, a maldizencia de tudo e de todos, bem como uma completa e total falta de interajuda ou interacção ente colegas da mesma profissão.
Sinto-me muitas vezes completamente deslocado desta realidade que hoje temos e que me custa a perceber e a aceitar como ela é, uma vez que não a posso modificar ou transformar de forma alguma. Em termos de actuação profissional, passou o meu tempo em que, activa e energicamente fiz muita coisa e até consegui modificar muitas outras no local de trabalho onde agora me encontro. Tenho a certeza de que contribuí, e bastante, para o prestígio de todos os locais por onde passei e que me empenhei fortemente naquilo que fiz. Agora e desde há uns anos está já nas mãos de colegas mais novos e mais capazes, se bem que intrinsecamente menos preparados como pessoas. A Medicina é uma Arte e não uma ciência absoluta, pelo que a componente humana é essencial.
Fiquemos com o nosso SORRISO e sejamos capazes de manter as nossas opções e esta vontade de prosseguir por novos caminhos e descobrir o muito que nos rodeia e que desconhecemos.
PS: efectivamente tenho um pouco ( só um pouco ???) a mania de que posso resolver os problemas de toda a gente e dominar/ controlar as situações de cada qual. Mas felizmente já me dou conta desta realidade e do que está subjacente pelo que mais facilmente consigo lidar com tudo isto.

Sem comentários: