sábado, setembro 27, 2014

Caminhada

Caminhada de sábado... chuva, tempo cinzento e quase vontade de desistir, mas a força de vontade foi superior e fiz um percurso a sério.
Curioso foi ter encontrado tanta gente que, igualmente, ao sábado se dedica à sua forma física e procura na corrida, na marcha e noutras actividades a sua forma física e o seu bem estar. Pessoas mais ou menos chegadas que fizeram mais ou menos parte da minha vida ou que ainda fazem. para além de actuais doentes/pacientes que estavam também a fazer a sua caminhada
Lava-me o espírito - e hoje também me lavou o físico pela chuva que apanhei - este passeio á beira rio, apreciando a paisagem, contactando o rio e sobretudo entranhando as pessoas, a sua variedade e imaginando o que será a vida de cada uma dessas mesmas pessoas.
Por detrás de cada cara, de cada semblante que anda, corre, faz bicicleta, vê o rio está ou existe uma história de vida, emoções, recordações e toda uma experiência de vida que, certamente, enriquece o património comum de todos nós e de cada um de nós.
Aproveito ainda para tentar reorganizar os meus pensamentos, os meus planos e projectos presentes e futuros dos quais alguns se iniciarão hoje com novos conhecimentos e novas aprendizagens em caminhos diferentes que, espero e desejo, irão contribuir para o meu crescimento e amadurecimento.
Nesta fase de descoberta, pesquisa e desejo de encontrar respostas ao que quero e procuro, não devo nem quero fechar portas antes de as abrir e verificar se estou na sala certa e na divisão correcta para que usufrua do que efectivamente procuro para a minha vida.
Todos ou quase todos os caminhos deverão ser bons para se encontrar as respostas que procuramos dentro de nós e em nós, que é onde essas mesmas respostas estão... no nosso (in)consciente onde tudo tem a sua origem e o seu fim, num processo dinâmico e em constante evolução.
O que somos hoje, não fomos ontem nem seremos amanhã visto que em cada dia acrescentamos algo mais que nos completa, diferencia ou nos integra. Claro que falo nos que conseguem ter essa percepção e essa capacidade de se transformarem e de fazer diferente. A nossa aprendizagem, as nossas vivências, as nossas emoções variam de acordo com o que somos e aquilo que temos a percepção, bem como a capacidade de análise, de compreensão e de entendimento do que é realmente importante e fundamental para o nosso objectivo principal: a felicidade e o nosso bem estar interior.
Se cada um de nós marcar a diferença, fizer o possível para ser parte integrante deste Universo duma forma positiva e realista, certamente que se conseguirá ter uma realidade melhor, mais justa e humana.
Infelizmente, vemos que a Humanidade está cheio de erros, de infelicidades e duma flagrante injustiça na distribuição do que é essencial para se ter uma vida digna e justa, bem como uma prepotência e uma desumanização enorme dos que podem contra os que nada têm e sofrem quotidianamente.
Nesta minha viagem à Índia, vi uma miséria inimaginável para os nossos conceitos ocidentais e para a nossa sensibilidade em que constatei realmente haver pessoas sem nada de nada a não ser um espaço publico para estarem e nada mais. Perante essa realidade, senti que tudo aquilo que tenho é mais do que suficiente e até bastante supérfluo para as minhas necessidades.
E quando vejo pessoas com uma qualidade de vida relativa fico até revoltado por não darem valor ao que se tem e se conseguiu adquirir, visto que estas mesmas pessoas em vez de reclamarem deviam fazer mais por si mesmo, para evoluir e ter melhor vida em vez de estarem constantemente à espera que a sociedade ou o governo faça o que, muitas vezes, não deve fazer.
Mantenhamos mesmo assim o nosso SORRISO cheio de Fé e esperança nesta nossa caminhada, bem como na caminhada da Humanidade que terá forçosamente que se alterar para que todos consigam ter uma vida digna, justa e com a Felicidade que todos merecemos e desejamos.



Sem comentários: