sexta-feira, agosto 01, 2014

Sexta Com Ansiedade

Primeiro dia de Agosto, novamente um dia cinzento e frio, com sinais de chuva. Que tempo desgraçado para quem está de ferias e quer fazer praia. Mas também o importante é mesmo estar de ferias.
Será nessa situação em que vamos estar daqui a pouco mais do que 13 dias.... dia 14 é o ultimo dia de trabalho mas provavelmente até já não trabalharei nesse dia porque não há marcações. Normalmente acontece sempre nesta transição de quinzena em que as pessoas que voltam não estão disponíveis e as que vão partir, têm que deixar tudo devidamente arrumado.
Hoje a minha querida assistente entra no seu período de ferias e só nos tornaremos a ver em Setembro, começando hoje a trabalhar com a MD, que para além de ter sido minha aluna também, trabalhou comigo durante muitos anos num consultório em Lisboa, da Dra MVT. Consultório onde iniciei grande parte da minha carreira clínica e onde ganhei bastante visto que era um dos melhores e mais caros consultórios de Lisboa na altura. Mas também onde ganhei alguns pequenos vícios que ainda hoje perduram....
Recordando o início da minha carreira como medico dentista, há mais de 22 anos, a verdade é que já é uma carreira longa e pode ser natural apresentar já alguns ou bastantes sintomas e sinais de cansaço. 
Comecei a trabalhar ainda andava na faculdade, no meu sexto e ultimo ano de curso. Num consultório na baixa onde apenas estive umas duas ou três semanas, visto que era uma daquelas clínicas onde havia doentes de 5 em 5 minutos e evidentemente que não conseguia dar vazão. Iniciei-me também num consultório no Linhó, no qual nem sequer acabei o dia pelas más condições existentes. E era dum professor da faculdade que, como outros, também já cá não está !
Em simultâneo comecei a trabalhar em Carnaxide, no consultório do meu colega e compadre JCF, mantendo o meu lugar de clínica geral no Centro de Saúde da zona, onde trabalhava desde 1982.
Por encerramento desse consultório em Carnaxide e dado que, desde a primeira hora, sempre tive muita gente por ser sobejamente conhecido e estar bastante bem cotado na zona, tive que procurar e sair de repente, tendo ido parar a um centro clinico dum enfermeiro, onde estive durante muitos e bons anos. 
Até que, por insistência e interesse da minha querida Fernandinha comprei um apartamento mesmo em frente que tinha sido descoberto por ela e que me ajudou a concretizar o negócio. Foi talvez das melhores coisas que fiz e é mais uma das muitas coisas que lhe devo.
E aí permaneci durante muitos e largos anos, até que farto e cansado e perante um convite para integrar um novo projecto na zona, resolvi fechar o meu consultório próprio e estabelecer-me em consultório alheio com um acordo de parceria muito bom mesmo. 
Esse acordo falhou por motivos vários e novamente me mudei para onde estou actualmente e donde espero não mais sair até acabar a minha carreira profissional.
No passado verão cheguei a conclusão que já devia ter efectuado para cima de 200.000 observações ou actos clínicos e este cálculo é feito muito por alto. Pelo que por isso mesmo tenho motivos para estar cansado e a pensar na retirada. Infelizmente não o poderei fazer para já nem nos próximos anos.
De qualquer modo, quero e preciso desde já diversificar a minha actividade para além desta vertente clinica pelo que a partir de Setembro se não conseguir alargar o meu horário no Sams, tentarei dedicar-me a uma qualquer vertente, que gostava que fosse aparentada com a psicologia, terapia comportamental ou mesmo apenas e tão só um aprofundar de conhecimentos nesta área. Vamos ver o que aparece.
Uma das coisas que mais detesto são volte faces acerca de assuntos arrumados e encerrados, que se resolve reabrir por motivos fúteis ou desnecessários. Acredito na palavra das pessoas e ainda acho que a honra e os compromissos orais ou verbais são para se cumprir, não se evocando motivos diversos para faltar à palavra dada. É um péssimo precedente e demonstrativo dum carácter menos positivo.
Vou ficar-me por aqui, esperando que hoje, primeiro dia de Agosto e de trabalho com uma assistente provisória, tudo corra com o melhor dos SORRISOS e na plenitude das nossas capacidades, na certeza de que, com empenho e vontade, conseguiremos dar luz e cor ao nosso dia e ao das outras pessoas. E felizmente que amanhã é sábado para podermos ter ainda um SORRISO maior...





Sem comentários: