sexta-feira, agosto 08, 2014

Em transito

Contagem decrescente para as ferias.... hoje, sexta-feira, dia de trabalho, de jantar numa esplanada e seguir para Sesimbra, para o fim de semana. Esperemos que dê para estar na piscina e com sol.
Sinto-me bastante cansado e saturado deste ano que tem tido imensa coisa desgastante e preocupante, mas que, optimista como estou, sei que acabará bem e com tudo resolvido. É apenas uma questão de timings, paciência e boa vontade.
Felizmente que a solução de funcionamento do consultório proposta por mim nesta quinzena está a ser muito bem sucedida e tudo corre muitíssimo bem, até com algumas nuances francamente mais positivas e do meu agrado.
É verdade que, muitas vezes, concentração de trabalho nos mesmos, a falta de compreensão acerca desse facto e a idealização impossível de realidades leva a que, frequentemente, o cansaço e a saturação levem a determinadas atitudes menos pensadas e geradoras de stress e de agressão verbal, bem como de mal estar e mau ambiente.
Terei que conversar seriamente com a minha assistente para que não haja esse acumular de tensões,nem tão pouco um permanente e constante medir de forças porque só prejudica as pessoas e o consultório. Mas tem que ser feita uma análise fria e objectiva acerca dos factos e das pessoas e que todos estejam do mesmo lado da barricada.
Analiticamente falando, sinto-me numa grande neutralidade, com um aprender sedimentar da "matéria" dada e na introspecção do muito que foi falado, apreciado, dissecado e analisado. Sinto apenas que o caminho a percorrer ainda é longo e demorado. 
E o não ter saudades das sessões ou do AA é algo de estranho, visto que até deveria ter e estar com alguma ansiedade, mas talvez já tenha mais ferramentas internas do que penso ou sinto e consiga já suportar determinados factos ou situações duma forma natural, pacífica e tranquila.
As minhas dúvidas continuam ainda a ser existencialistas, relacionadas sempre com pessoas, com emoções e sentimentos, bem como com a vontade de aprofundar e estabelece relações salutares, baseadas na verdade e na transparência.
É muitíssimo mais fácil viver a vida dessa forma do que cheia de subterfúgios ou zonas escuras que se vão acumulando em mentiras ou confabulações, transformando o que pode e deve ser simples em algo complicado, negro e bastante desagradável. 
Como diria a minha querida e sempre presente Avó Eduarda, viver não custa, o que custa é saber viver. É bem verdade que podemos, devemos simplificar a nossa vida, os nossos actos e os nossos procedimentos mas a verdade é que desenvolvimento e estadio de cada pessoa é diverso e assim difícil de haver uma conjugação de esforços e uma melhoria generalizada de todos.
Ainda hoje nas notícias, estavam a dizer que, uma vez não aceites as condições para a continuação do cessar fogo na Palestina, a guerra continuaria havendo já o lançamento de mísseis do Hamas para Israel. Como é que é possível que ao fim dum mês de destruição e de guerra ainda se tenha uma capacidade ofensiva e como é possível condenar apenas uma das partes. 
Ou seja, neste caso concreto, assim como noutros, as cedências e o reconhecimento da identidade de cada estado ou nação é indispensável à resolução dos conflitos existentes. É o mesmo para as pessoas em que apenas a conciliação e a vontade de consenso podre conduzir a bons resultados e ao caminho pretendido. 
Se apenas se pretende impor vontades próprias, ideias pessoais sem se respeitar o outro e as opiniões diversas que podem existir, então a coabitação entre pessoas e nações torna-se de facto bastante difícil e quase impossível, visto que não são os galões ou os postos que promovem o entendimento. Aliás há um ditado que até diz que " quem não tem C........, mostra os galões "! E é bem verdade...
Tenhamos a esperança na resolução dos conflitos interraciais, internacionais e os nossos próprios com um SORRISO forte, positivo e empenhado nessas mesmas soluções, convictos de que no respeito mútuo e na vontade concertada de se atingidos mesmos objectivos tudo será possível,.

Sem comentários: