sexta-feira, novembro 09, 2012

Incompetências

Mais um dia de trabalho que se inicia bem cedo e que se prolongará pela tarde fora, com a agenda cheia como habitualmente. Ontem e uma vez mais já saímos também fora de horas!
Espero que rapidamente resolvam a situação da contratação da outra pessoa para facilitar a vida a todos, porque evidentemente que precisamos de outra colaboradora, principalmente para as tardes.
Felizmente que nestes últimos tempos tenho tido boas notícias e principalmente notícias que justificam algum optimismo em relação ao futuro. 
Os meus filhos estão muitíssimo bem encaminhados, com projectos, ideias e boas oportunidades; a família também vai seguindo e sem ser muito afectada pela conjuntura e eu, aparentemente, a ter a minha estrelinha da sorte do meu lado, não só  pela manutenção do status quo no Consultório, mas também por esta hipótese de começar a trabalhar numa clínica em Lisboa, que está muito bem situada e tem bastante gente, por estar na moda e pertencer a um colega bastante activo e apelativo. Vamos a ver como é que vamos fazer e sobretudo quando é que começamos!
2013 vai ser um ano dramático e bastante complicado para todos e ontem, dia habitual de comentários políticos, tive a confirmação do sarilho em que estamos metidos, porque é quase ponto assente a falta de rigor e de execução do orçamento de estado, pelo que poderemos chegar a meio do ano e termos necessidade de mais planos, mais cortes e austeridade, que já não pode subir muito mais, na medida em que já é quase impossível aguentar o embate que vamos ter.
Ontem falaram muito em eleições e em novos governos, mas acho que se brinca com assuntos muito sérios na medida em que, mesmo que o PS tenha maioria absoluta - e isso não é evidente em nenhuma sondagem - o governo que sair dessas eleições poderá tomar outro tipo de medidas ? Não me parece e para além disso, teríamos um ano cheio de eleições e a completa interrupção da governação. O que neste momento era dramático e inconcebível, pelo que  esperemos que haja bom senso e capacidade de entendimento entre todos, para bem do País e de todos nós.
A realidade evidente é que vivemos num País de incompetentes e atrasados mentais como se constata no dia a dia e a todos os níveis, pela falta de interesse, profissionalismo e competência. E é transversal a toda a sociedade, desde a justiça e quem a ela pertence, passando por outros organismos públicos até ao simples facto duma transferencia de telefones ter sido prolongada no tempo pela absoluta incompetência de quem a fez e provavelmente de quem a mandou fazer. Mas o mais preocupante ainda é a completa falta de consciência das pessoas e dos seus erros, na medida em que ninguém assume responsabilidades ou age em conformidade. Muita coisa fica impune e sem o devido castigo porque tudo é difícil, demorado e complicado.
Outro exemplo que posso dar é paradigmático do Portugal que temos. Na passada segunda feira, o meu filho e eu fomos à esquadra da PSP, em Carnaxide, para retirarmos a queixa apresentada por agressão porque infelizmente as chatices, o custo e o tempo não justifica que se mantenha esta mesma diligencia, por muito que não  nos agrade não haver o justo castigo. Primeiro estivemos à espera que os senhores agentes acabassem uma conversa e eram uns seis que estavam presentes, para nos atenderem. De seguida, lá procuraram no computador a participação e escrevendo com um dedo de cada vez, lá fizeram o auto da desistência. Não pediram qualquer identificação ao meu filho e no fim, perguntei se não era preciso assinar algum papel. Responderam-me que não e nem sequer uma copia da desistência me deram... achei estranho, mas passei adiante. Na quarta feira, a PSP foi a casa do meu filho para lhe comunicar que teria que se deslocar de novo à esquadra para assinar a dita desistência!!!!!! É o funcionamento da nossa policia.....
Ele teria que ir prestar declarações no dia 14 e então tentei comunicar ao agente responsável pelo processo que tínhamos desistido da queixa, só que ao fim de três tentativas nunca consegui falar com o dito agente que nunca estava no local e ninguém queria tomar conta da ocorrência. Só depois de dizer que sou medico e que não podia estar sempre a telefonar é que me foi facultado um email para onde escrevi a participar essa mesma desistência. Esperemos que tenha sido recebido para não haver problemas. É o país que temos e onde vivemos..... a eterna burocracia do estado e o mau funcionamento das instituições, agravado pelo facto da PSP ser a responsável pela nossa segurança! 
Hoje estou particularmente ansioso pelo fim da tarde, para poder começar o fim de semana com um grande SORRISO. Amanhã vou iniciar e acabar ( assim o espero ) as compras de Natal que já estão bastante adiantadas, visto que este ano vai ser tudo bastante simples e discreto. Não estamos em tempo de grandes gastos e/ou luxos. Mantenhamos o nosso SORRISO e sejamos capazes de ser superiores aos muitos incompetentes que nos rodeiam e que nos fazem perder tempo e paciência.

 

Sem comentários: