sábado, novembro 24, 2012

Aniversário

Como já disse, hoje passa o 91º aniversário da minha Mãe, pelo que vamos todos almoçar com ela, no convívio familiar e de amigos.
Ontem fomos jantar ao Mensa, tendo comido um bife espectacular e duma carne tão boa que pedi a morada do talho para lá ir comprar carne e estes bifes. Fomos com os nossos amigos L, para, finalmente, termos a tal conversa que já devia ter sido há muito, mas que, por motivos vários, foi sempre adiada.
É evidente que a situação ainda não está completamente resolvida e ficámos com a sensação de que nem estará tão prontamente, na medida em que não é fácil esquecer ou perdoar determinadas atitudes ou factos e por isso vai levar algum tempo.
Não fiquei nada convencido da solidez da relação ou mesmo se vai dar certo no tempo e no espaço, mas o importante é terem tempo para se (re)descobrirem e limarem as arestas que forem possíveis, tendo em atenção o facto de terem uma filha dum ano que precisa de atenção, carinho e Amor, e que está uma miúda encantadora.
Num atalho, reencontrei ontem no Mensa um casal que não via há que séculos e que gostei de rever, tanto mais que conhecem muito bem o Francisco por terem estado com ele em Porto Santo no verão passado. Ele está algo envelhecido, mas também parece que está adoentado e limitado, segundo me disseram. Têm dois filhos, sendo a rapariga muito simpática. Ele foi dos melhores alunos que passaram pela minha faculdade ( conjuntamente com o LB e o PR ) e ela foi durante algum tempo a minha protésica, tendo deixado de ser por influência do SL.
Voltando ao tema principal deste comentário, posso dizer que temos a sorte de ainda termos a nossa Mãe de saúde e mentalmente lúcida e capaz, apesar de fisicamente um pouco debilitada como é normal para a idade. Ainda funciona como o cimento da família, se bem que nesta fase tenha um bom relacionamento com todos os meus irmãos, à excepção do FJ, por motivos óbvios e que nem vale a pena explicitar, porque também ele não tem qualquer interesse nisso.
As relações humanas são complicadas e as afectivas também, principalmente quando surgem obstáculos ou infidelidades que são difíceis de redimir e esquecer. Nesse ponto, tenho a sorte de me esquecer mais facilmente das coisas e de não guardar durante muito tempo as memórias, mas também preciso que se justifiquem e que me dêem a atenção que julgo merecer.
No caso dos meus amigos, espero sinceramente que resolvam os seus problemas e consigam ter uma vida comum e afectivamente satisfatória, enquanto que com o FJ/MJ gostava que eles tomassem uma iniciativa de reconciliação, mas conhecendo-os, sei que é pedir quase o impossível. E como acho que tenho alguma razão e sobretudo que tenho feito por eles muito mais do que eles por mim, nestes últimos tempos, não tenciono dar a volta por minha iniciativa.
Como disse, jantei muitíssimo bem e gostei de ver que, para fim do mês, o restaurante estava cheio, o que significa que a qualidade aliada a preços razoáveis compensa sempre; é um local onde me sinto muitíssimo bem e completamente á vontade, tendo  uma simpatia especial pela Sara, a dona e pelo Valter, o dono e cozinheiro.
Chegámos do almoço de anos da minha Mãe, que foi no CCB; foi um almoço muito agradável e simpático, com família e amigos, que correu muito bem, como sempre acontece. A única nota negativa foi a atitude e postura de algumas pessoas que, incompreensivelmente, não sabem reconhecer as suas limitações e os seus erros. Mas é a vida e temos que aceitar o que temos.
Mas tenho pena, uma vez que acho que não mereço determinadas atitudes e comportamentos porque se há pessoa que sempre fez muito até fui eu e inclusive pelas filhas. Mas vamos aprendendo ao longo da vida e com a vida que as pessoas nem sempre são como nós achamos e temos que viver com isso.
Em contrapartida, o meu relacionamento com o resto da família é fantástico e então com os sobrinhos é mesmo compensador, porque efectivamente gostamos uns dos outros e de estarmos juntos. Também adorei o facto do Fran ter levado a namorada para ela conhecer a família e ter assim oportunidade de conhecer e estar com todos. Acho-a encantadora e sobretudo sinto que ela faz um bem enorme ao meu filho e isso é suficiente para gostar dela.
Hoje tenho, por isso, todos os motivos para ter o meu SORRISO cheio de energia positiva e de força, com a certeza de que a vida merece ser vivida e sonhada.
 
 

Sem comentários: