quarta-feira, novembro 07, 2012

Desilusão

Desilusão é a palavra que ontem procurava para definir o que sentia. Na verdade, penso e sinto que tento fazer o meu melhor, empenhar-me e defender os meus e em troca, raramente recebo o que peço ou acho que mereço.
Estou a referir-me neste momento à parte profissional, porque felizmente na parte pessoal e afectiva tenho motivos para estar bem e contente. O problema é mesmo a minha falta de entusiasmo e a minha carga depressiva actual por vários motivos e mais algum.... ou talvez nenhum motivo a não ser a acumulação de muitas coisas e o pouco tempo para fazer " os lutos" necessários para ultrapassar essas mesmas situações.
Mas sinto-me desiludido e até defraudado por algumas pessoas a quem tento tudo fazer e que depois não querem ou não saber corresponder da mesma forma. Não se consegue de forma alguma fazer omeletes sem ovos... vai-se acumulando tudo, trabalhamos sob uma imensa pressão e numa determinada altura quebramos e explodimos, tendo que sair rapidamente para evitar males piores.
Percebo, sendo medico, que o principal problema é endógeno e interior, agravado pela dificílima situação exterior. Falei com dois colegas de diferentes especialidades que referem precisamente a quebra acentuada das consultas e a necessidade de trabalhar muito mais para ganhar muito menos do que acontecia há uns anos atrás. 
A psiquiatra com quem falei até refere que, aqui no SAMS, tem muito pouca gente, o que não deixa de ser estranho porque pensava que tinha havido um aumento das depressões e das doenças mentais. 
A verdade é que não há dinheiro e quem o tem, prefere aguardar para ver o desenrolar dos acontecimentos. Eu próprio vou doseando os gastos e penso em prioridades e faço as minhas contas.
Ainda ontem a nossa grande amiga CP, foi despedida por extinção do posto de trabalho, ficando numa situação delicada, pois já está perto dos 40 anos, com as dificuldades inerentes de arranjar colocação no mercado, aliado à precariedade dos rendimentos do marido... não é certamente fácil nem será rápido  arranjar outro emprego. Espero que o consiga e que o faça rapidamente!
Ou seja, a desilusão pode atingir-nos de varias maneiras, mas deixa-nos sempre um sabor amargo na boca e a sensação de vazio e dalguma desintegração interior... é o que eu sinto nestes dias e que queria rapidamente ultrapassar e seguir em frente, mais forte e com muita energia positiva.
O meu SORRISO para todos os que me aceitam como sou, que me compreendem e dão o seu melhor para me ajudar a vencer estes momentos difíceis e complicados que vivemos. Acreditemos no futuro e na nossa capacidade de seguirmos em frente e com coragem, manter o nosso SORRISO !

1 comentário:

Anónimo disse...

Pai a nossa mente e o nosso corpo obedece aquilo que pensamos!! Por exemplo os hipocondriacos, passam a vida a pensar que estão doentes. A energia que libertam é negativa e eventualmente, por acreditarem tanto nisso acabam mesmo por ficar doentes. Uma pessoa feliz, que acredita, realmente, que tudo acabará por se resolver e pensar mesmo nisso as coisas resolvem-se. O que quero dizer com isto? Que nós e só nós mesmos podemos influenciar a nossa vida e fazer com que ela seja boa. Tudo tem a ver com a maneira como temos a percepção das coisas e olhamos para elas com positivismo, mesmo quando nem sequer à uma luz ao fundo do túnel, pois já se apagou também. Temos de ter alegria em viver. Temos de acordar cada dia e pensar a sorte que temos de ter esta breve passagem pelo mundo e fazer desta mesma passagem, alguma coisa de especial. Vai ser por isso que vamos ser lembrados. Não digo que com isto sejamos ingénuos, apesar de acreditar que um bocado de ingenuidade faz bem, mas que sejamos positivos e optimistas, que tenhamos vontade de viver, de aprender cada dia mais, de partilhar com quem gostamos experiências e histórias. Que cada dia seja uma feliz jornada.
Que apesar de esta crise financeira que atravessamos sejamos capazes de ser felizes e de sonhar.
"One thing I learned was to never let my memories be greater than my dreams". (D.I.)
O contraste entre a admiração e as memórias do meu avô Gastão é abismal, pois sinto uma enorme admiração por ele mas, infelizmente, não tenho muitas memórias. Mas hei-de me lembrar para sempre de uma vez que me disse "Pedro nunca deixes de sonhar. Porque se realizares todos os teus sonhos, a vida não faz sentido."
Tudo isto, claro que é muito fácil dizer.
Há sentimentos que às vezes nos cegam e não nos deixam ver bem, mas depende de cada um de nós tentar controlar e tentar.
Ao fazermos isso, acabará por ser natural e encontraremos o que precisamos para a felicidade. Pelo menos isso espero, e é isso que ando à procura. Mts bjs pai.
Pedro