sábado, novembro 01, 2008

Reflexões

No caminho para casa, vinha a pensar que, se calhar, ao longo destes anos nunca tinha estado tão receptivo e tão atento aos pequenos nadas das pessoas que me rodeiam e que, cada uma à sua maneira, me estimam e me querem. Tenho sentido que, efectivamente, podemos e devemos estar de coração e mente abertos, se queremos que também assim estejam para connosco. A indiferença gera indiferença, a agressividade gera agressividade e apenas a compreensão, a aceitação e até o Amor e a paz conseguem criar laços entre as pessoas e estabelecer uma grande harmonia no relacionamento humano. Isto a propósito do que hoje me disse uma assistente do Sams - que não trabalhava comigo há muito, ao achar que eu estava muito diferente, porque tinha sido extremamente simpático, cooperante e atento com as pessoas. Respondi-lhe que os outros não têm "culpa" dos nossos problemas ou das nossas dúvidas existencialistas e se ali estamos é para darmos um pouco de nós mesmos. Só assim conseguimos também receber algo dos outros.
E cada vez constato mais que assim é, pois se eu estiver receptivo ao que me rodeia e sobretudo às pessoas, certamente que estarei melhor comigo mesmo e também as pessoas o estarão comigo. Sinto que é essa uma das razões pela qual as crianças se sentem tão bem comigo e eu com elas, porque com elas eu sou completamente Real e verdadeiro e existe uma grande osmose entre nós.. ainda hoje senti isso com os miúdos com quem estive.
E devo dizer que tenho vindo a confirmar a opinião que já tinha acerca dum amigo relativamente recente e que pouco a pouco se tem vindo a cimentar a amizade existente. É uma pessoa atenta ao que aqui escrevo e preocupada em saber do meu estado e, curiosamente, vou conseguindo abrir-me lentamente, o que não me é muito fácil. tenho mais facilidade em escrever o que me vai na alma, do que eu dize-lo de viva voz e na altura e sei que muitas vezes me faria muito bem desabafar e falar mais longamente sobre muita coisa. Hoje falo-me sobre uma espécie de auto-análise que é capaz de fazer e achei muito curiosa essa capacidade de o fazer, para além de que deve dar um certo conforto conseguir fazer essa introspecção. Teremos que voltar a falar deste ( e doutros ) assuntos. E obrigado pelo cuidado e atenção demonstrado, meu caro amigo RC.
Não tenho sabido do meu "amigo" Francisco e nunca mais efectivamos o nosso café. Lamento saber dos problemas familiares, mas infelizmente diz-se e é verdade que no melhor pano cai a nódoa e quando issi acontece no seio da família é bem mais doloroso. Para quando o nosso café no tal espaço da Paula e da Luísa ?
Também a minha "amiga" Cinderela nunca mais deu notícias e teria também um enorme gosto em juntá-la a este nosso café e podermos conversar , mais a minha sobrinha Sandra. Que me dizem a um café ??
Finalmente, referir que a leitora assídua saiu definitivamente do consultório, porque não é pessoa de stresses, nem de improvisos e imprevistos e um consultório médico tem bastante de ambos e não se pode controlar. Continuo a achar, ou melhor, a sentir que há ali algo de estranho, que não consigo definir, mas a verdade é que nunca me senti totalmente confiante nela. O que é, não o sei, mas não me costumo enganar nestas coisas e não é nada de positivo.
Mas para concluir, tenho-me sentido muito mais sereno, pacífico e harmonioso e isso tem-se reflectido não só no relacionamente humano, no ambiente profissional, como até nos resultados materiais, o que achofrancamente fantástico, como se tudo estivesse intimamente relacionado e nós conseguissemos "comandar" a vida e o o nosso meio.
E como já estou cheio de sono, digo apenas que a AMIZADE é algo que se tem e deve preservar e sobretudo cultivar. E que se tem que DAR muito, estar muito receptivo e confiante para podermos captar a sensibilidade dos nossos amigos e conhecidos. E que se tem que ter cada vez mais AMOR próprio e auto estima, para também espalharmos AMOR e HARMONIA. Adorava poder contribuir muito para a felicidade dos meus verdadeiros AMIGOS e entes queridos
Grande SORRISO e um coração cheio de AMOR neste fim de semana... vale a pena Sorrir para ver a felicidade de quem nos rodeia e vale a pena Amar para ser AMAdo

Sem comentários: