domingo, novembro 30, 2008

Domingo....

A meio deste fim de semana prolongado, um frio enorme e realmente nada para fazer :)
É bom não ter compromissos, horários, isto ou aquilo para fazer e deixar apenas o tempo correr, descansar, relaxar e pôr as ideias em dia.
No outro dia, contaram-me realidades de pessoas que passaram pelo meu consultório e fiquei bastante surpreso e ao mesmo tempo aliviado por já não estarem ao meu serviço. Dívidas, mentiras, vidas complicadas e problemas - muitos problemas - parecem ser o quotidianos de muitas pessoas e que, querendo manter um nível de vida que não podes, se endividam, mentem e desgraçam a vida sem qualquer necessidade. Fazia-me confusão a aparência das pessoas ( vestimentas, etc ) com a realidade dos ordenados pagos, mas nunca quis averiguar essa dualidade, mas pelos vistos a minha desconfiança tinhe alguma razão de ser.
Felizmente que já não há contactos, porque com a minha "pontaria" ainda havia de sobejar para mim e começar com os mesmos problemas que tive com outros funcionários.
Começo a perceber como se consegue ter, até uma determinada altura, um estilo de vida superior às possibilidades das pessoas.. com dívidas, calotes, mentiras e toda uma engrenagem que me é bem estraha.
Lamento estas falsidades e estas estranhas formas de vida, mas logica e infelizmente é muito a realidade existente por aí... e com o péssimo funcionamento da justiça é natural que se continue a fazer destas e doutras, porque as pessoas se vão sentindo totalmente impunes e sem o castigo em tempo útil.
O exemplo do que se passa actualmente no meu consultório em relação a saídas intempestivas e a maus procedimentos é bem um exemplo disso, porque quando chegar à barra dos tribunais já ninguém se deve lembrar exactamente do que aconteceu. E assim funcionamos neste pobre e pequenino País.
Por motivos vários, tenho sentido duma forma bem real, estas graves lacunas da justiça que não actuando em tempo útil e sobretudo não sendo credível, fazem com que cada vez mais se perca a esperança duma justiça feita atempadamente e realmente eficaz.
Se ainda hoje li que eventualmente o julgamento da Casa Pia - com 4 aos de tribunal - pode vir a ser totalmente anulado e se outros culpados saem dos julgamentos com penas irrisórias, que consideração podemos ter pelos tribunais e pela justiça. Eu sei que se me atraso no pagamento dos meus impostos, sou penalizado e pago mais por isso, mas também sinto que os importantes e os poderosos que vivem á sombra dos dinheiros públicos ou dos incautos, raramente são punidos e até pleo contrário, fazem muitas vezes fgura de vítima.
ale a pena ler a crónica do Miguel Sousa Tavares no Expresso desta semana. Não simpatizo particularmente com este jornalista, mas normalmente é certeira nos seus comentários e escritos e esta semana é particularmente feliz. Vivemos assim neste país cada vez mais pequenino e sobretudo mais pobre e com enormes injustiças
Mas é tempo de tentarmos SORRIR e com AMOR tentarmos mudar esta realidade... não sei bem como, mas sinto que cada vez mais há pessoas despertas para o que é preciso mesmo mudar. talvez a união faça efectivamente a força e esta grande maioria de anónimos que nós somos, consigamos, com o nosso exemplo e força, MUdar alguma coisa desta nossa realidade.
Grande SORRISO

Sem comentários: