domingo, novembro 23, 2008

Sto André

Fim de semana em Sto André.. descanso, sol, praia, conversas, memórias e fotografias. Passeio na praia cheia de sol, com um mar maravilhoso e uma temperaturaexcelente. Conversa no café da praia a recordar outros tempos e o "início" de Sto André e constatar as voltas do mumdo e os acasos da vida. Memórias e mais memórias no rebuscar de muitas fotografias que lá estão numa caxa e que estivemos a ver e a rever. Cada foto uma recordação, um momento, uma situação e ainda a certeza de que eu era uma presença constante e quase permanente porque estou em muitas delas. Se Sto André faz parte de mim, eu também faço parte de Sto André e das memórias colectivas lá existentes e nas pessoas.
De qualquer modo, Sto André precisaria duma certa actualização, de Tv Cabo, de acesso à internet e de mais uns pequenos "confortos" a que nos fomos habituando. Nada de especial, mas apenas o "transformar" duma casa, num lar. E isso logicamente que não o poderei fazer por razões lógicas.
Mas são dias de calma e de completa descontração, mas também cheias de muitas - pequenas e grandes - recordações que vão passando em flashes muito rápidos pela minha ideia e percepção. E curiosamente se vão integrando na sua verdadeira perspectiva, ou seja, deixam de ser vistos por um adolescente imatura e inexperiente, para serem integrados por uma adulto de meia idade, com uma certa vivência e grande capacidade de análise e de observação.
E estar à lareira, a ver crepitar o fogo depois de ter visto e sentido o mar é algo que me deixa bem reconfortado na minha verdadeira essência. E malgré pequenos nadas que me deixam menos contente, como sejam certas attitudes do meu filho mais velho ou do meu manito que também estava a passar o se fim de semana alí perto.
Mas enfim são coisas e atitudes que tenho que compreender, aceitar e ponderar, de modo a integrá-las e a andar para diante. Em relaçã ao meu filho terei que ter uma grande conversa com ele para ele perceber que tem que mudar alguns comportamentos, incluindo a sua relação com o dinheiro. Porque se tem que perceber que tudo tem os seus limites e uma pessoa sem limites e sem objectivos, fica e é uma eterna insatisfeita, para além de muito mais coisas.
Mas enfim deu para pensar, para reflectir, para sentir e mais uma vez integrar uma série de experiências passadas e saber qual foi, efectivamente, a minha importância naquele contexto familiar, concluindo que foi e é de certa forma também decisivo para todos.
POr isso, foi com um grande SORRISO e muito AMOR que passei mais este fim de semana, a caminho do NAtal e de mais uma passagem de Ano.
Tenho pensado nos meus leitores e estava a estranhar a ausência dos seus comentários. Felizmente que a Luzia segue crescendo e que apesar da crise, o trabalho existe para a sua Mãe. Quanto à minha "amiga" Cinderela, fico contente pela recuperação do seu filho e por tudo er corrido bem. Quanto à desmotivação de que fala, apens confirma aquilo que venho escrevendo por aqui, que é a falta de ética e princípios existentes actualmente e que no campo dos técnicos da saúde será talvez mais notório porque quando estamos doentes, necessitamos de mais apoio e carinho e se esses profissionais estão apenas de corpo presente, mas não empenhados, então muita coisa falha e se perde. Mas os profissionais de saúde ( e por mim falo ) são pessoas como todos os demais e também são apanhados nesta crise de valores e de interesse.
Quanto ao meu "amigo" Francisco entristecem-me as notícias que me transmite e gostava de o conhecer pessoalmente para lhe dar um abraço amigo e de apoio. Saiba que se e quando precisar, basta contactar-me atraves da sua sobrinha e prontamente estarei ao seu dispôr. Mas vai ver que tudo se vai encaminhar da melhor forma e devo dizer-lhe que, de qualquer forma, a sua filha teve uma atitude extremamente corajosa por ter feito a opção que fez. Sei que já é avô, mas deve ser sempre com alegria que se recebe a notícia de mais um elemento da família, mesmo que por outro lado exisa uma grande angústia e incerteza. O meu APOIO e um Grande SORRISO para si e para a sua filha ( e neto/a).
Para esta semana, que se inicia com o aniversário da minha Mãe - e são 87 anos - um grande SORRISO e a certeza de que com muito AMOR para dar e LUZ para espalhar, receberemos certamente um retorno positivo e cheio de PAZ e HARMONIA

1 comentário:

Mamã Su disse...

O que descreves de Sto. André deixou-me a mim relaxada só de imaginar!!! Ainda bem que o fim-de-semana serviu para carregar baterias (o meu foi para me pôr melhor de uma indisposição que durou toda a semana... terá sido uma gastroentrite... ou uma crise de ansiedade... pois que não sei, mas já estou muito melhor). Beijocas grandes cada vez com mais saudades.