sábado, novembro 01, 2008

Madre Teresa

A minha Mãe Adoptiva trouxe-me um calendário e uma medalha de Fátima... diz rezar sempre por mim e velar para que tudo de bom me aconteça e aos meus. Eu sei que assim é e apesar dos meus "ataques" de mau génio, ela também sabe os meus sentimentos por ela, que são muito fortes, verdadeiros e bem reais. Devo-lhe muito, mas tenho a sorte de ter uma verdadeira e sentida AMIGA. E hoje até cá vem fazer o prato principal do jantar que vou dar cá em casa a amigos de longa, longa data. daqueles que se perdeu o contacto há mais de 20 anos e que agora se reatou como se nos tivessemos visto ontem.
Mas tudo isto a propósito duma citação que vem no tal calendário:
" Quando nos encontramos com o próximo, façamo-lo com um sorriso... porque um sorriso é o começo do amor" de Madre Teresa de Calcutá.
É curioso esta frase da Madre porque vem ao encontro do que venho escrevendo no meu blogue desde o início, ou seja, que um SORRISO pode fazer a diferença no relacionamento das pessoas, porque um sorriso indica disponibilidade interior, amor próprio e pelo próximo e uma ral vontade de contribuir para a felicidade desse mesmo próximo. Gostei muito mesmo desta citação e a coincidência das coisas não deixa de ser estranho. Claro que tudo está determinado, mas até estes pequenos nadas ?
Nas palavras que proferi no meu jantar de 50 anos, fiz também uma citação da Madre e aliás nos menus estava um texto bem bonito dela. Nesse texto, ela abordava a idade como algo relativo e dava conselhos bem bonitos e que me dizem uito.
Acho que vou pesquisar mais acerca dela e ler mais da obra e vida dela, pois deve ter sido uma pessoa LINDA e magnífica. Talvez seja o caminho a percorrer; o tal caminho ou novo percurso de vida que busco e procuro com uma grande força e intensidade.
Ultimamente tenho dito que gostaria de estar num retiro ou convento, em meditação e na busca do meu EU e da tal entidade superior. Será ??
Por isso, o tal SORRISO para melhor AMARMOS... já não sou só eu a dize-lo, mas sim a autoridade moral da Madre Teresa. E se aliarmos a este sorriso a vontade de ajudarmos o nosso semelhante e nos basearmos no exemplo da vida da MAdre, então teremos feito alguma coisa para mudarmos efectivamente a nossa realidade e aliviar o sofrimento de alguém próximo. Se conseguirmos uma infima mudança na vida de alguém no sentido do seu bem estar e felicidade, então já valeu a pena a nossa vida e o nosso percurso.
Apenas como acrescento, devo dizer que das coisas que recordo com maior felicidade e alegria, foi ter diagnosticado atempadamente, situações clínicas muito graves e com prognóstico fatal,e ter "salvo" vidas humanas... isto é, senti que fui útil e que mudei muito a vida a algumas pessoas e lembro-me particularmente de duas, que ainda hoje ao fim de muitos e muitos anos ainda me acompanham na minha actividade médica. Devo dizer que é um sentimento extremamente gratificante e maravilhoso.
Bom fim de semana e grande SORRISO

1 comentário:

Mamã Su disse...

Olá Luís! De facto ando muito cansada, os nervos que me acompanham por causa da escrita da tese não ajudam em nada! A Madalena está melhor, mas cansativa como qualquer criança da sua idade.
Quanto a experimentarmos o restaurante é quando quiserem. Beijocas