segunda-feira, novembro 03, 2008

Projecções e reversos

Ainda não sou perfeito... se o fosse, era um ser melhor ou pior do que sou ? Será que ser perfeito tem alguma graça ? e que significa ser perfeito ? Nunca cometer erros, ser muito certinho, tipo mesmo um ser angélico ? Ou significa viver de acordo com a sua essência e ser-se exactamente como se é na sua ligação ao nosso ser superior ? E porque não conseguimos sempre esta ligação ? Somos de facto imperfeitos por natureza, por castigo ou por ser próprio da condição humana ?
Quanto a mim, tenho pena de ainda não me conseguir controlar em muitas situações do meu dia a dia e nomeadamente quando acho, sinto ou penso que tenho razão e os outros que me rodeiam não o reconhecem ou não o conseguem admitir ou ainda não verem os seus próprios erros. Nessas alturas perco mesmo as estribeiras... e infelizmente não me consigo controlar e depois fico muito triste comigo mesmo e sem vontade de nada. De qualquer modo, penso que esta irracionalidade está a diminuir e também terá a ver com problemas e dilemas mal resolvidos doutras eras e doutras vidas.
Noutras ( e são já muitas ) situações até já consigo ser bem mais racional e controlar-me, como por exemplo, ter agora recebido uma mensagem que me deixou irritado, apetecer-me impulsivamente responder de forma agressiva, porque acho que não foi razoável essa mesma mensagem em resposta a uma minha pergunta e simplesmente, deixei passar essa raiva e mais tarde, com calma, falarei com a pessoa que me mandou a mensagem e dir-lhe-ei o que penso e sobretudo o qye sinto.
A caminho do consultório, vinha a pensar nestas coisas de projecções e de reversos da medalha e sinto que, cada vez mais, estou em permanente diálogo comigo mesmo. Não só acerca das minhas atitudes e comportamentos, mas também e ainda das atitudes dos que me rodeiam, tentando sempre ver se nessas mesmas atitudes, haverá algum reflexo de mim e da minha maneira de ser. Ou seja, antigamente quando achava que tinha razões de queixa ou de mágoa de alguém, nem pensava que poderia haver outros motivos ( que não os meus )ou que , logicamente, esse mesmo alguém também teria as suas razões. E esta atitude presente faz-me mais ponderado e mais calmo, quase sempre ! Como escreveu algures o meu treinador, eu sou muito exigente comigo próprio, mas também com os outros e quando eu acho que a bitola dos outros não está como a minha, fico muito zangado, triste e até, posso cortar com laços de amizade. Mas também acho que, neste aspecto, estou mais ponderado e menos exigente. Se eu estiver menos exigente comigo e me aceitar melhor, certamente que também o farei em relação às outras pessoas. E sobretudo não posso queres que elas sejam como eu quero que elas sejam , mas sim aceitá-las como elas efectivamente são. Isso é que lhes dá a sua idiossincracia e identidade. Doutro modo seriam clones de mim e rapidamente perderia o interesse.
Nós vivemos rodeados das nossas projecções, das nossas angústias, dos nossos medos e não costumamos estar preparados para nos revermos nos comportamentos dos outros, porque não só é doloroso, exige um ensino e um conhecimento devido e ainda que nos aprendamos a aceitar e a AMAR... precisamos ainda de mais auto-estima, de paz interior, harmonia e mais uma vez de Amor.
Não é fácil estar permanentemente nesta atitude de alerta e de atenção ao que nos rodeia, visto exigir uma concentração enorme e uma auto análise constante, que nem sempre é possível fazer e ter, pois a nosso quotidiano desenvolve-se rapidamente.. e ainda devemos ter a consciência de que não podemos agredir as pessoas com as nossas atitudes irreflectidas. E tudo isto é cansativo e muitas vezes doloroso, porque mexe com muito da nossa personalidade e ego, em confronto com a nossa verdadeira essência ou EU.
É uma maneira de ser e estar na vida que se tem que ir aprendendo, para se tornar uma constante e deixar que a nossa verdadeira essência seja dominante e seja ela a orientar a nossa maneira de ser e não a nossa personalidade e ego, com os seus vícios e caminhos trilhados.
PAra isso, temos que continuar à procura com um Grande SORRISO com muito AMOR... e fazer chegar aos outros esta nossa "nova"maneira de estar. Tenho a alegria de já me começarem a dizer que estou mais calmo e diferente. Assim seja - que consiga alcançar cada vez melhor os que me rodeiam e principalmente, aquele que AMO

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi Luis :))
Sei tão bem qual é essa sensação :))
Eu perguntei à minha terapeuta, há 4 anos atrás, então agora tenho de vigiar tudo o que penso, digo e faço, isso dá um trabalhão!!! :))
E deu mesmo :)) mas agora é já muito mais fácil, ainda penso, digo e sinto muitas coisas que sei que posso mudar, mas como me amo muito, vou respeitando o meu tempo :))
Depois garanto, que com a continuação vai começar a ser automático :)) e a Vida vai dar uma volta maravilhosa.

"O que é que faz a sua frequência ser mais elevada ou mais baixa? Tu.........Com os vossos pensamentos, as vossas palavras e as vossas acções. As coisas que pensas,as coisas que dizes e as coisas que fazes enviam uma «vibração» do centro do teu ser. Os pensamentos não passam de vibrações. Como sabes, podem ser medidos. As palavras são vibrações das tuas cordas vocais. As acções resultam da vibração num certo sentido de todo o teu corpo..... Sim. Podes modificar a «frequência da vida» com aquilo que estás a pensar, a dizer, ou a fazer, produzindo desta maneira modificações no padrão de energia que és «tu» e na energia que «tu» emites e envias para o mundo.

"Tu vais «pintando» à tua frente com os teus pensamentos.
E com as tuas palavras.
Tudo o que dizes pinta uma pintura de quem pensas que és, e de como imaginas que a vida é. E com as tuas acções.
Tudo o que fazes expressa qualquer coisa acerca de ti. Estás a pôr as imagens de todas as possibilidades no mural. Tudo o que alguma vez pensaste foi possível - todas as esperanças, todos os sonhos, todas as preocupações, todos os pesadelos - tudo está no mural."
Neale Donald Walsh

bjjjjjjjjjj
Sandra

Anónimo disse...

Caríssimo Dr. Luis,

Este sim, é um verdadeiro Acto de Contrição.
Acredite, pois só acreditando somos capazes da análise que acabou por efectuar.
Conceito de perfeição não pode existir, exactamente porque não pode ser definido por seres imperfeitos, mas tão belos, como nós.
Viva a sua plenitude de forma a respeitar-se a si e aos outros e, verá como tudo se traduz num simples, mas sincero SORRISO.
Tenho estado longe mas não afastada. Estou agastada e apreensiva com um súbito problema de saúde do meu filho mais novo. Uma amigdalite, primeira e única até agora, que levou a um diagnóstico para amigdalectomia, que me deixa preocupada, pelo simples facto de já não ser uma criança.
Não sei o porquê, mas sempre associei estes problemas à infância, periodo em que tudo se constrói e aperfeiçoa.
Ouvi várias opiniões e todas elas apontam no mesmo sentido.
Cirurgia marcada e a angústia aumenta.
É nesta alturas que nos sentimos pequeninos...........
Voltarei assim que me sentir mais vibrante, hoje não me apetece dançar.
Sorrisos e pés quentinhos.
Até
A Cinderela