domingo, setembro 30, 2012

Sem Estórias

Nem sempre o facebook serve apenas para estar em contacto com o que nos rodeia e por vezes aparecem comentários ou pensamentos que valem a pena reproduzir, como é o caso destes dois.
- "Ama e faz o que queres. (...) Quando silencias, que seja por amor; quando falas, fala por amor; quando corriges, que seja por amor; quando perdoas, que seja por amor; haja em ti a raiz do amor, porque desta raiz só pode derivar o bem» (7, 8: pl 35) Santo Agostinho"
- "Ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas sim humildade para reconhecer os erros, sabedoria para ouvir uma crítica injusta,capacidade para dizer que sabemos quando nos mentem, coragem para ouvir um não, sensibilidade para dizer amo-te, e desprendimento para dizer, preciso de ti"
"A lealdade é um dos pilares que sustentam o real valor do homem"
No fundo, é mesmo com AMOR e VERDADE que devemos estar na nossa vida e estabelecer pontes e contacto com os outros. Se assim for, se estivermos de coração e espírito abertos, é certamente mais fácil, mais fluido e eficiente a relação humana e os laços efectivos entre as pessoas, bem como a interajuda e a interacção entre todos.
Todos dependemos de todos e apenas com este espírito de AMOR e de AMIZADE se conseguirá transformar este nosso quotidiano, que se está a tornar cada vez mais difícil e pesado. São pequenos gestos que ajudam a mudar a realidade da vida, como por exemplo, o facto do meu irmão, depois de ter lido as noticias do expresso da semana passada, ter dado trabalho na sua empresa a um informático, que estava no limite das suas capacidades e tolerância!
Estes gestos demonstram que ainda podemos acreditar nos Homens de boa FÉ e vontade, porque são estes gestos que devolvem a confiança das pessoas, porque não é estando fechados em nós próprios que se muda ou altera o status quo, mas sim e dentro das nossas possibilidade, fazer o que pudemos pelo nosso semelhante.
Continuo a adiar sempre a minha ideia de fazer voluntariado, talvez por cansaço, talvez por ainda não ter encontrado efectivamente o que gostaria mesmo, mas devemos empenhar-nos nestes projectos e tentar melhorar o que podemos, tendo quase a obrigação de fazermos alguma coisa pelos mais desprotegidos e desfavorecidos.
É fácil falar e discursar, sendo bem mais difícil agir e actuar porque também não há muita gente que possa aliar a vontade com a capacidade de o fazer, o que é bastante limitativo.
Quando iniciei este blogue, há alguns anos - a verdade é que já escrevi para cima dos 1600 comentários - disse que se conseguisse mudar um ínfimo grão de areia na minha realidade ou quotidiano, já me sentiria realizado e feliz porque acho que uma das nossas "missões" é precisamente ajudar e contribuir para o bem estar colectivo e da sociedade. Também a lealdade caracteriza bem a essência humana e tenho bem a consciência desse facto depois dos últimos factos e acontecimentos que me ocorreram, na medida em que a falta dessa mesma lealdade implica falta de carácter e de verdade, o que me transcende completamente e me perturba imenso.
Mas não adianta andarmos em círculos ou sem sairmos do mesmo local, porque temos que progredir e seguir sempre em frente, com força, verdade, lealdade e AMOR; sê verdadeiro e serás capaz de alcançar o que queres e desejas, na medida em que apenas com valores éticos e princípios morais sólidos e válidos se consegue, apesar de tudo, viver em Paz e tranquilidade. Mesmo que à nossa volta não encontremos muitas vezes esses valores, temos a obrigação de os manter para nós mesmos e para os que nos rodeiam e tentar sempre que eles prevaleçam em todas as relações humanas.
Neste domingo solarengo, um enorme SORRISO com a enorme vontade de contribuir para a mudança necessária na vida colectiva e tentar com empenho, verdade e coragem alterar o que puder deste quotidiano.
 
 
 

Sem comentários: