sábado, setembro 29, 2012

(Mais) Um Sábado

Sábado... finalmente dia de descanso e de convívio. Pequeno-almoço com o meu afilhado que não via há que tempos e que começa finalmente a entrar numa vida "normal" e mais ou menos orientada. Gostei de o ver e de estar com ele, porque cada vez é mais raro conversarmos e vemo-nos.... a vida tem os seus caminhos, os seus encontros e desencontros e há alturas em que nos vamos afastando e aproximando das pessoas, conforme as circunstâncias e os factos dessa mesma vida.
Ao longo dos tempos, vamos tendo mais ou menos contacto com uns e com outros, mantendo-se sempre um núcleo central dos que são verdadeiramente amigos e que estão sempre connosco. Em simultâneo passam por nós ou atravessam-se no nosso caminho, muitos e muitos mais que vamos conhecendo e tendo contacto esporádico. Ao longo dos meus 55 anos, conheci centenas e centenas de pessoas e sobretudo nos meus tempos académicos, passaram por mim muitos e muitos alunos, muitos dos quais se lembram de mim e com quem vou tendo esporadicamente contacto, essencialmente pelo facebook.
Esta rede social permitiu-me retomar o contacto com muita gente e encontrar o rasto de muitas outras; algumas reencontrei com bastante esperança de retomar amizades e contacto mas que foram frustradas pela falta de interesse da outra parte. Na verdade, amizades importante do passado que reencontrei e que julgava ser possível retomar, simplesmente ignoraram essa mesma vontade e não houve qualquer tentativa de absolutamente nada. Tenho pena, mas é a verdade da vida e as circunstância da mesma, que fazem as ocasiões e as oportunidades.
Houve pessoas com quem estava todos os dias e quase todas as horas que, súbita e rapidamente, desapareceram do meu quotidiano quase sem dar por isso, mas que tiveram uma importância capital na altura. Agora são memórias, recordações e ilusões do passado que se mantêm nos meus registos e que foram extremamente importantes na altura.
Neste presente, sinto que os Amigos que tenho são mais reais, mais verdadeiros e mais sentidos talvez pela maior maturidade e por estar numa fase completamente diferente da vida... estou mais pacífico, mais realista e sobretudo mais consciente das realidades e das pessoas. Também com menos ilusões acerca das pessoas e dos factos da vida que, neste momento, está cada vez mais difícil e complicada.
Mas é fim de semana, o tempo está luminoso e principalmente sinto-me bem comigo e com o que me rodeia, depois duma semana duma certa agitação e de algum stress porque há certos aspectos que nunca mais se resolvem e desenvolvem, apesar de lentamente ( às vezes, demasiadamente para a minha maneira de ser! )se irem todas resolvendo e adaptando às novas cirscuntâncias e etapas da vida.
Sei que há decisões irreversíveis e inevitáveis na vida, sobretudo quando provocadas por terceiros que, acredito, podem e devem estar arrependidos por as terem provocado; pela experiência da vida, cada vez mais sei que as nossas atitudes e comportamentos têm e devem ser bem ponderados e medidos para que não nos arrependamos mais tarde. Sobretudo em questões de negócios e de dinheiros, devemos calcular muitíssimo bem os prós e os contras, ainda para mais na conjuntura em que estamos.
Há atitudes e factos que pesam bastante nas decisões que vamos tomando ao longo da vida e nestes tempos mais próximos tivemos que tomar resoluções bem firmes e decisivas e felizmente que assim foi. Se alguém perdeu bastante, felizmente que não fui eu, apesar de evidentemente todas as mudanças terem os seus custos. Neste caso, os benefícios superam e muitos os custos e todas as chatices que tinha. E com a resolução dos últimos pequenos nadas que faltam, encerrar-se-ã de vez outro capítulo da minha vida profissional que deixará poucas memórias e recordações.
E estamos no último sábado do mês de Setembro, no Outono, estação de chuva, frio e mudança a caminho de mais um fim do ano. Mantenhamos o nosso SORRISO cheio de energia positiva e de muita força e entusiasmo perante a nossa vida, a nossa realidade e ainda a nossa família e os nossos verdadeiros e reais amigos. Um especial SORRISO para uma amiga muito especial que atravessa um momento particularmente mau, mas que vai conseguir ultrapassar.
 

Sem comentários: