segunda-feira, setembro 10, 2012

Um Novo Dia

Outra semana de trabalho completa e aparentemente cheia porque até parece que tenho que ir trabalhar terça e quinta de manhã para o Consultorio, para além da agenda normal, claro!
Foi um fim de semana que passou, marcado pela noticia avassaladora dos nossos amigos e que provoca ondas de choque e de angustia, porque sei, por experiência pessoal, o sofrimento que implica esta situação e a dificuldade em superar estes dias e as semanas seguintes.
Agora é o choque inicial, mas depois seguem-se todas as outras fases destes episódios que incluem a raiva, a negação, o desprezo e muito mais tarde a aceitação, mas todas estas fases são complicadas e levam o seu tempo a superar e a ultrapassar e não vai ser nada fácil, tanto mais que temos um bebé a ter em conta e que tem que ser protegido e amparado.
É evidente que vamos fazer o nosso melhor e tentar estar ainda mais presente.
Ontem estive a falar com o Pedro e na verdade ( e infelizmente) estamos mesmo numa rota de colisão porque ele não me percebe, nem tão pouco aceita, nem eu o consegui perceber ontem. Conseguiu resolver um problema importante e grave que era o da casa, está integrado com mais umas quantas pessoas na mesma cá, já conhece a escola e mais importante está a 5 minutos da mesma e mesmo assim, ontem parecia aborrecido e contrariado. É evidente que vai ter que lutar e diminui e um pouco o seu nível de vida, mas foi uma opção dele que será dum ano. Depois logo se verá e espero que nessa altura consiga rapidamente arranjar uma ocupação e um lugar que o satisfaça mais e melhor, mesmo que tenha que ir para o outro lado do mundo.
O Fran fará nesta sexta-feira,  21 anos..... Ainda parece que nasceu ontem, que começou a ser gente e já é maior e vacinado e mais importante do que tudo o mais, se tornou uma pessoa muitíssimo valida, com os pés bem assentes na terra e com objectivos claros e precisos. Já tenho uma ideia do que lhe quero dar, mas tenho que conversar com ele.
Neste momento, sinto-me, como sempre, deprimido com imensas duvidas e preocupadissimo acerca da vida e de todas as despesas a que tenho que fazer frente e que se avolumaram repentinamente. Felizmente que esta semana vou receber uma aplicação feita há uns 5 anos que me vai ajudar a resolve uma serie de questões e de contas em falta e ficar assim mais aliviado e tranquilo. Depois é fazer a vida normal e esperar que no Consultorio tudo continue a correr como até agora, ou seja, agenda cheia e plena aceitação dos doentes que se mantém fieis ao seu medico e aos acordos que temos.
Tenho forçosamente que arranjar qualquer coisa fora desta área para me distrair e ocupar porque sinto a cabeça completamente desnorteada e confusa, tendo regredido bastante em termos de disposição e de animo, mas a verdade é que eu sou mesmo assim e há pequenos nadas que me chocam, entristecem e me deitam completamente abaixo. E no sábado a atitude do FJ/MJ chocou-me na medida em que nada, mas mesmo nada tentaram fazer para eventualmente corrigir alguma coisa. Não interessa nada do passado, nem a relação que criámos ao longo destes anos todos, mas apenas e tão os ressentimentos presentes, sem qualquer vontade em os remover e solucionar. É triste e mais do que isso, lamentável e bastante desconfortável !
Mas tenho que fazer uma reavaliação das minhas atitudes e forma de estar na vida porque na verdade quando há muitas destas situações não se pode, de forma alguma, só haver culpas e erros das outras partes. Tem que também da nossa parte ter havido faltas, erros e daí termos que avaliar correctamente a situação e pensar no que podemos e devemos alterar.
Um enorme SORRISO nesta segunda feira de Setembro, com a energia possível e a força que se vai conseguindo arranjar para enfrentar um dia de cada vez e da melhor forma possível. Tenho mesmo que recomeçar alguma  psicoterapia  para conseguir avançar e ultrapassar mais esta fase difícil e complicada da minha vida.



Sem comentários: