Ultimo dia desta semana, de feriados, meios dias de trabalho e emoções futebolísticas. Aqui estou no SAMS, a madrugar e com a agenda cheia. Nestes tempos, as pessoas optam pelo que fica mais económico, mas continuam a querer ter tratamento altamente diferenciado e como na privada.
Ainda agora tive uma doente que precisa de acrescentar dentes na Protese e por isso a enviei para a consulta de Protese, visto que aqui se funciona por departamentos e desta forma. Começou a duvidar do que eu lhe dizia e explicava. Lendo depois o historial clinico desta senhora, é uso e costume fazer isto, ou seja, vem aqui mas depois reclama e diz que vai consultar o Dr. Maló. As pessoas têm aqui comportamentos muito estranhos que no meu consultório não têm porque normalmente me pedem a minha opinião e planos de tratamentos.
Agora no SAMS muitos utentes vêm já com a lista do que querem e nem admitem outras opiniões, porque eles é que sabem. Por vezes, apenas pergunto se já acabaram de debitar a lista e se querem que eu opine ou me limite a fazer o que eles entendem. Alguns nem sabem distinguir próteses removíveis de implantes, mas como a publicidade é imensa e os custos muito baixos, todos querem " o melhor", mesmo que nem saibam do que se trata.
Por vezes, é altamente frustrante estar nestas consultas e ter que ficar calado, mas efectivamente não vale sequer a pena estar com problemas ou discussões porque depois tenho que estar a responder às reclamações feitas e já não tenho paciência.
A Europa vai-se esfumando e estando cada vez mais perto do precipício, com a completa ausência de estadistas e de pessoas capazes de enfrentarem a situação eficaz e rapidamente. Cada dia que passa as noticias são mais dramáticas e pessimistas e assiste-se a uma não actuação das instituições e das pessoas. Com as eleições na Grécia, de resultado imprevisível, a pressão dos mercados sobre Espanha e Itália e parece que também já rodam a Bélgica e a Áustria, não se percebe esta paralisia da Europa e dos seus responsáveis, todos reféns da Alemanha e da sua chanceler.
É preocupante e angustiante a situação e uma vez mais é notória a falta de lideres e de estadistas, como os que deram origem a este projecto europeu e o consolidaram, uma vez que tinham uma visão global e abrangente desta Europa e não esta visão sectária, unitária e inconsequente como a que estamos neste momento a ter. Qualquer acordamos sem Europa e sem qualquer união, voltando tudo à estaca zero e com o empobrecimento de todos nós porque qualquer pessoa percebe que só a nossa união e em conjunto conseguiremos viver neste mundo altamente globalizado e que mesmo a Alemanha, por si só, não consegue prevalecer neste mercado global.
Esperemos que o bom senso prevaleça e que ainda se consiga travar a queda da Europa e evitar o abismo em que estamos mesmo a cair, desde que haja vontade e força política e humana para o fazer. Mas assim como a economia se está a esfumar, também os responsáveis actuais desapareceram da vista e está tudo absorvido pelo Euro 2012 e pelos resultados do futebol.
Já diziam os marxistas que o desporto e a religião eram o ópio do povo e apesar de não concordar com essa apreciação, a verdade é que é um pouco anestesiante e entorpecemos da vontade das pessoas que ficam fixas nos resultados das partidas e se esquecem da realidade do quotidiano. A verdade é essa e por isso até é bom para muitos dirigentes, haver estes campeonatos que distraem as pessoas e os fazem escapar-se da realidade. Até eu que, no dia a dia, não ligo absolutamente nada a futebol, vibro imenso com a nossa selecção, comento e critico como se fosse um grande entendido.
Um enorme SORRISO com mais vontade e que esta melhor disposição que vou sentindo se mantenha e se consolide na medida em que é bem mais fácil viver e estar assim, mesmo que seja com ajudas. Mas por vezes é preferível isso do que andarmos a penar e a lamentarmo-nos e por isso mantenhamos este SORRISO e este animo positivo.
PS: não falo com os meus filhos há uns dois dias e não me respondem a emails, nem a telefones nem ao skipe. Felizmente que sei que tudo está bem.....
Pe. João
Há 14 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário