quarta-feira, junho 06, 2012

Comercio

O comercio electrónico é bastante simples e eficiente quando não há problemas ou alterações, porque se assim for é muitas vezes um beco sem saída porque não temos contactos directos, nem telefones, emails ou forma de contactar directamente com os envolvidos. Num caso em que comprei bilhetes no edreams, foi extremamente complicado o contacto para a devolução do bilhete do Francisco que não embarcou nesse dia pelos motivos sabidos. Uma vez que o internamento foi inferior a 24 horas e como a agressão foi à saída dum bar, mas precisamente quando ele saia para ir para o aeroporto, a companhia aérea não faz a devolução da totalidade, mas apenas das taxas aeroportuárias. Mas para conseguir isto, escrevi pelo menos uns 20 emails, até que perante a ameaça de processo judicial, consegui ser contactado telefonicamente por uma menina de sotaque estrangeiro - o call center deve ser algures na Europa - e  assim resolver a questão. Aguardo agora que o dinheiro entre na conta. A outra compra foi à Ticketline, para um espectáculo de opera, entretanto adiado e parece que definitivamente cancelado. Fiz a compra em Outubro de 2011, para um espectáculo a realizar em Março deste ano e devolvi os bilhetes há três semanas. Até à data nada recebi, apesar dos emails trocados e dos telefonemas diários. A verdade é que se compra a uma entidade e depois é outra entidade que faz o reembolso, ou seja, comprei à Ticketline, mas quem me devolve o dinheiro é a Unicre, para o cartão envolvido nessa transação. O problema, descoberto hoje e após muita insistência, é que cancelei essa conta respeitante a esse cartão e a ordem de pagamento foi dada para essa conta inexistente. Agora espero que entre eles resolvam este problema, porque para mim o interlocutor é a Ticketline que já me devia ter devolvido o dinheiro e acertado depois as contas com a Unicre, porque não são os utilizadores que deviam estar no meio destes acertos de contas. A conclusão é que, quando é para pagar, tudo é fácil e rápido e quando é necessario devolver ou reembolsar tudo se complica e leva imenso tempo. Também se tem que ter cuidado com as promoções que vão aparecendo na net. Hoje estava a ver uma promoção num centro de estetica que conheço e onde, por acaso, tinha ido no sabado saber preços e o que acontece é o seguinte. Eles promovem com preços arrasadores determinados tratamentos e quantidades e depois de se comprar o voucher e marcar-se os tratamentos, somos então informados que se deve acrescentar mais outros tipos de tratamentos e que aquela quantidade é insuficiente. Ou seja, propaganda enganosa que devia ser punida eficaz e rigorosamente. A única vez que comprei algo por esta via de promoção, foi tambem uma publicidade enganosa mas nesse caso ainda pude desistir e devolveram-me o dinheiro. É preciso bastante cuidado para estas promoções e anúncios que, pelo que me é dado perceber, são incompletos e destinados a atrair as pessoas que depois de já terem pago, não vão desistir e vão comprar o que falta para conseguirem os resultados pretendidos. Chegamos a esta ausência de ética, de moral e de entendimento entre as pessoas porque o que realmente interessa é tentar enganar o possível em proveito próximo. Na minha área passa-se muito isso em que também há promoções enormes que depois acabam por sair bem mais cara do que seria expectavel, com pior serviço porque há determinadas promoções que são incompatíveis com a rentabilidade dum consultório. Estou sem qualquer vontade de ir trabalhar da parte da tarde, mas tenho que ir porque este mês é extremamente curto e vou entrar em fim de semana prolongado porque marquei esta sexta de ferias e afinal não vamos poder ir para lado nenhum. Um enorme SORRISO nesta quarta feira, com uma grande indefinição interior, uma sensação de vazio e de por vezes estar bastante oco e sem rumo, ainda para mais quando me parece haver uma grande inconstancia nas pessoas que lidam comigo de perto e diariamente, Preciso de fazer qualquer coisa para dissipar este resquício de angustia quevou sentindo para que o meu SORRISO possa ser mais sentido e efectivo.

Sem comentários: