sábado, setembro 12, 2009

Sábado

Sábado, início de fim de semana e de dois dias de descanso e descontracção. Estes fins de semana estão a ser de completo descanso e de arrumação de ideias e projectos, para se "iniciar" o ano da melhor forma. Passámos por uma fase de intensa actividade social, de muitos projectos, jantares, reuniões e acontecimentos, para esta fase tranquila e pacata em que vamos ficando por casa, gerindo o tempo, descansando e estando com amigos, numa de calma e sem grandes noitadas ou acontecimentos. Tudo tem o seu tempo e altura e na verdade, parece que esse tempo de saídas e noitadas correspondeu a uma época e que agora essa página se voltou e passámos para outra. São tempos, espíritos e vontades e penso que, qualquer dia, voltaremos a esse espírito de mais saídas e de estarmos mais voltados para o exterior. A verdade é que houve um pólo aglutinador que era o Lollipop e uma vez que esse espaço fechou, o grupo habitual das 6as feiras se dispersou, sem se ter encontrado outro espaço agradável de reunião e de conversa. Essa fase de noite está completamente associado ao Lollipop, que era um espaço super agradável, acolhedor e simpático, onde estavámos com os amigos e que sabíamos ser o programa das 6as feiras. Acabado esse espaço, encerrou-se esse capítulo e ainda não encontrámos alternativa para esse dia.
Estou numa fase caseira, apetecendo-me ficar em casa a ver filmes, a ler livros, a estar no computador e a estar com amigos, mas em casa, sem a obrigatoriedade de sair, de ir beber copos ou de frequentar espaços públicos e cheios de gente.
É uma fase mais interiorizadora e intimista, que corresponde provavelmente ao meu estado de espírito actual, de mais calma e mais introspectivo, com a vontade de cada vez mais me descobrir e perceber o mundo que me rodeia. E sobretudo de me aceitar, de assimilar esta realidade em que vivemos e de compreender a vida como ela é hoje. Uma ida completamente diferente, infelizmente com menos princípios e muita falta de ética, o que é francamente negativo para todos e principalmente para podermos viver uma vida digna e rica.
Quando ouvimos debates entre os nossos dirigentes políticos, penso que estamos noutro mundo e noutra realidade e que nenhum deles tem um verdadeiro contacto com o mundo real, na medida em que falam e falam de muita coisa que pouco tem a ver com o nosso dia a dia. Há um total desfasamento entre o que uma pessoa vulgar sente e vive e o que eles vêem ou pensam, porque as dificuldades que todos sentimos não podem ser resolvidas por passes de magia, nem um um simples estalido de dedos. O mundo do trabalho, a ética das pessoas e a educação das mesmas muda a uma enorme velocidade e hoje é as relações laborais e pessoais dentro duma empresa pautam-se por valores totalmente diferentes dos de há uns anos atrás, porque parece não poder haver qualquer tipo de ligação pessoal e afectiva. E numa pequeníssima empresa, na qual convivem 5 ou 6 pessoas é-me muito estranho não conseguir relacionar-me com as pessoas sem ser numa base estritamente profissional. Eu gosto de saber, de estar informado dos problemas pessoais, de ajudar o que actualmente é mal visto e mal compreendido, porque parece que tenho que estar noutro patamar e atitude. Mas vamos aprendendo a lidar com esta realidade e daí talvez a minha dificuldade em ter uma estabilidade efectiva porque não tem nada a ver com comportamentos, mas sim com uma atitude de princípio e uma dada educação. Felizmente que tudo se compõe e a estabilidade vai existindo, mas tenho sempre que me salvaguardar e pensar duas vezes antes de agir, para não ser mal compreendido e sobretudo não haver ondas ou conflitos.
E cada vez mais acho e sinto que não há nada melhor do que viver cada dia ou momento de cada vez, porque só assim se consegue ter uma vida mais calma e um distanciamento efectivo das situações, com uma mais fácil resolução dos problemas. Felizmente, sinto que perante os problemas que vão surgindo estou mais calmo e que consigo superar mais facilmente esses mesmo problemas, sem ficar amargurado ou completamente destroçado como acontecia há uns tempos. E principalmente consigo desligar completamente dos problemas e só voltar a eles quando é estritamente necessário, o que era impensável há uns anos atrás. Esse desligar dá uma enorme paz e descanso e permite viver cada momento o melhor possível.
Tenho ainda muito que percorrer e alterar e principalmente o meu grau de exigência para com os outros, mas isso é fruto de toda uma vivência e de toda uma carga negativa que sempre foi projectada em mim e que eu, inconscientemente, projecto nos outros e no meu quotidiano. Mas o ter consciência desse facto já é, por si, muito benéfico pois permite-me estar mais alerta e corrigir essa exigência excessiva.
Enfim a verdade é que estou muito diferente, apesar de por vezes poder não parecer, mas eu SINTO e sei que a verdade é que estou a crescer e a amadurecer bastante e a conseguir reencontrar-me cada vez mais e melhor. E isso deixa-me extremamente contente e feliz, porque me permite ter uma qualidade de vida muito boa.
Só me falta mesmo arrumar uns quantos assuntos em atraso para poder crescer ainda mais e para isso tenho que fazer ainda algumas rupturas e cortes com coisas passadas que estão associadas a outros tempos e outras realidades. E isso também está a acontecer !
E deixo um grande SORRISO de AMIZADE e de PAZ para todos aqueles que ainda me vão lendo, mas apenas para os que têm uma atitude construtiva e positiva

Sem comentários: