quinta-feira, setembro 10, 2009

Acalmia

Os dias vão passando e as coisas vão-se compondo e sobretudo acalmando, o que é francamente bom e apaziguador. A verdade é que viver um dia de cada vez é melhor, mais compensador e sobretudo menos stressante, na medida em que vamos vivenciando cada situação duma vez, sem antecipações desnecessárias.
Ontem resolvi definitivamente o restaurante aonde será a festa dos 18 anos do meu filhote e acho que vai ser muito giro reunir uma vez mais a família e amigos dele e comemorarmos condignamente a sua maioridade. Apenas tenho pena que ele parece estar desinteressado e que o Pedro não esteja presente, mas é a maneira dele ser e quanto ao Pedro a vida tem obrigações que devemos cumprir.
Mais uma vez constato que, com calma e serenidade, tudo se compõe e que felizmente, continuo a ter pessoas que me apoiam e ajudam, apesar de ser, por vezes , muito severo e agressivo para com elas. Mas elas sabem que as adoro e que vão sendo as únicas pessoas em quem confio totalmente. E a minha querida Mãe adoptiva, F, sabe que isso é mais que verdade. Sem ela, não sei como seria possível resistir a tantas e tantas coisas que me têm acontecido. Ela é uma defensora da minha estabilidade e da minha posição e estou-lhe imensamente reconhecido e agradecido. Sobretudo, porque é uma pessoa desinteressada e profundamente amiga do seu amigo.
Tenho a consciência de que temos que ser cada vez mais tolerantes uns com os outros, mas sobretudo temos que viver com regras, ética e educação, para que possamos ter um quotidiano melhor e mais pacífico. E não como constato, ter pessoas que connosco conviveram durante alguns anos serem capazes de mentir, enganar e aldrabar apenas e tão só por serem pessoas de pouco espírito e de pouca envergadura. Há pessoas que vivem apenas para se aproveitarem dos outros, não vendo o mal que causam e a sua própria incompetência - que é bastante - e pensando que podem impunemente conduzir a sua vida com esta falta de princípios e de ética. Tudo se paga nesta vida e o que se faz propositadamente mal e com espírito de maldade, é-nos retornado a dobrar e duma forma dolorosa. E nessa altura talvez seja tarde para arrependimentos ou para modificações porque nem sempre a vida dá segundas oportunidades. Penso e sinto que há uma justiça terrena, para além de poder haver outra, e que, mais cedo ou mais tarde, as pessoas pagam pelo que fazem e pela forma como se conduzem. E isso é justo...
E vou trabalhar mais um dia, quase de fim de semana e de descanso. O meu habitual SORRISO, hoje cheio de uma luz especial e de muita calma e esperança num presente bem vivido e sentido, com um futuro que saibamos construir.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Tudo se paga nesta vida e o que se faz propositadamente mal e com espírito de maldade, é-nos retornado a dobrar e duma forma dolorosa", sao palavras do sr e que realmente devia reflectir e nao só transcrever para o papel, neste caso, para o blog. Um dia tudo virá e muitas pessoas ficaram prejudicadas sem terem culpa directamente. É pena mas com algumas pessoas terá mesmo que ser feito da pior maneira porque temos sempre que pensar antes de agir. " Junta-te aos bons e serás como eles, junta-te aos maus e serás pior que eles", esta frase acho que é bem adquada à sua realidade, ou não???