quarta-feira, setembro 02, 2009

Ansiedade

Hoje estou com uma grande ansiedade, sem saber o motivo. Talvez por ter dormido mal e me sentir cansado e desmotivado.
Começou o mês e tudo parece ter reanimado e voltado ao normal, com a consulta diária normal e preenchida e o consultório a voltar à sua plenitude, depois da acalmia de Agosto. Efectivamente não justifica estar aberto nesse mês e para o ano, vou retomar as férias em Agosto, para meu descanso e sossego. Agora tudo voltou em cheio e houve efectivamente uma marca nos dias e na agenda, como se as pessoas estivessem à espera do voltar da página do calendário para retomarem as suas rotinas. E felizmente que assim é.
Não sei porque estou tão ansioso, mas a verdade é que assim é e detesto estar assim, sem motivo aparente, a menos que as cargas e energias negativas que por vezes me rodeiam me estejam a influenciar e a stressar. Tenho que me concentrar nas minhas energias e nas minhas forças e conseguir posicionar-me e centrar-me no meu eixo, para ajustado poder fazer frente a estes ansiedades e a estes medos. Sei que este estado está relacionado com mais uma camada interna que está para ser desvendada e assimilada, mas enquanto isso não acontece, fica este estado de alma cansativo e desmotivador. Cada vez que algo de mais profundo tenta vir mais para a superfície, fico assim e só depois duma sessão de análise e de perceber o que se passa, fico mais tranquilo e calmo, mas agora não tenho sessão e tenho que pensar no que me está a afectar. São muitas coisas difusas e ao mesmo tempo complexas e simples que me perturbam e na verdade cada vez mais sinto que estou em progressão e em crescimento, a caminho do tal EU e da tal essência interna que todos temos e a que nem todos conseguem aceder e visualizar. É um processo complicado, difícil e doloroso descobrir aquilo que somos e principalmente aquilo que nos marcou e condicionou a vida, porque a verdade é que nós somos uma amálgama das muitas condicionantes da vida, das muitas influências que sofremos e das muitas pessoas que conhecemos e que escolhemos. OU seja, desde que somos feitos até à nossa partida terrena, nós somos constantemente sujeitos a todas as influências e as marcas disso, vão condicionar o nosso estar e a nossa maneira de ser e cada um de nós reage da sua forma ao que lhe vai acontecendo. O importante é percebermos o que somos e tentarmos "escavar" cada vez mais no nosso interior, no sentido de descobrirmos o nosso verdadeiro Eu e assim conseguirmos ser mais felizes e realizados e sobretudo, conseguirmos transmitir para o nosso exterior uma imagem forte, firme e capaz de ajudar o nosso próximo, de modo a melhorar este mundo.
Cada vez acredito mais que temos um papel a cumprir e que parte desse papel é contribuir para a melhoria deste mundo e para a descoberta da verdadeira essência de cada um de nós. Se conseguir mudar um infímo grão de areia desta realidade, então a minha vida já teve uma finalidade e uma grande realização. Claro que as minhas maiores realizações foram e são os meus filhos, que são a força da minha vida e o orgulho maior que tenho.
Mudando de assunto. É fantástico como as pessoas se conseguem modificar dum dia para o outro, ou fingir que o fazem ,tendo em vista resultados eleitorais e de repente um lobo vestir a pele dum cordeiro, para as pessoas se esquecerem de tudo aquilo que foi feito nos últimos tempos. É curioso ver e ouvir o que dizem hoje os políticos quando estamos à beira das eleições, comparar com o que diziam há uns meses largos e sobretudo comparar com o que vão fazer daqui a uns meses depois de passadas as eleições. Só espero que haja o que houver, este País tenha futuro e um grande desígnio nacional, que aquilo que é preciso e nos faz falta. Ou seja, CONFIANÇA, ESTÍMULO e EMPENHO no futuro e na vida.
E com menos ansiedade e mais força, um grande e enorme SORRISO para este meio de semana que temos que aproveitar o melhor possível para crescermos e nos reforçarmos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ás vezes a ansiedade é uma previsão de problemas bem mais graves...

Anónimo disse...

Olá Dr.,
Energias e pensamentos positivos são alimento diário a pôr ao abrigo de todo o mal, preservar, e renovar.
Guarde com carinho os bons momentos destas férias e, sinta-se importante e imprescindível nas suas próprias decisões. Sorria de si e, para si.
Só as pessoas de bem, o conseguem!
Beijinho
A Cinderela