quinta-feira, setembro 17, 2009

5ª feira

Quase no fim da semana, duma semana tranquila, sem grandes novidades a não ser o acontecimento principal do aniversário.
Ontem verifiquei que tenho mais uma leitora, que me trata por tio e portanto ou é uma das minhas muitas sobrinhas ou alguém que me conhece e me trata assim. Deu-me a impressão que é uma pessoa próxima e que me lê com alguma regularidade, tanto que sugeriu algumas mudanças que, prontamente, aceitei e fiz. Ficou bem melhor, pelo que até acho que sei qual a sobrinha que me escreveu, talvez a MV.
Já me passou mais a apatia e o vazio, mas estou a precisar do fim de semana e de relaxar completamente e descontrair o mais possível, para poder entrar na nova semana o melhor possível. Vamos ter uma série de actividades este fim de semana, começando já hoje por irmos à estreia duma peça de teatro no São Luís, que parece ser bastante boa. Temos ainda uns jantares e umas saídas.
Hoje fui com a minha Mãe ao Hospital da CUF e efectivamente é outro mundo e outra maneira de estar na saúde, porque os horários são cumpridos, há eficiência e profissonalismo. Claro que isso se paga e tem custos, mas para isso temos os seguros de saúde e esses apoios que nos permitem ter acesso a esses mesmos serviços. Há muito que não vou a serviços públicos, mas a imagem que tenho é de um atendimento diferente e em instalações menos apropriadas. Talvez e espero que sim, as coisas tenham melhorado e os serviços públicos estejam mais eficientes e dinâmicos, porque tudo depende das pessoas e dos estímulos. A verdade é que eu, como médico de família tinha na altura quase o dobro dos doentes que alguns colegas meus, com o dobro do trabalho e o mesmo vencimento. E logicamente que isso desmotiva uma pessoa, ainda para mais integrado em serviços que funcionavam mal e cujos funcionários - alguns - faziam por emperrar um pouco e não progredir. Foi isso que me fez cansar dessa especialidade e partir para outra, como esta, que tendo os seus espinhos, é mais compensadora e sobretudo podemos aplicar a nossa maneira de estar à nossa profissão. E tenho a certeza de que este consultório funciona razoavelmente bem e com os devidos cuidados e sobretudo há uma atenção às pessoas, não apenas como doentes, mas como seres humanos. E isso é fundamental.
A vida dá muitas voltas e por vezes sem esperarmos surgem-nos coisas fantásticas que temos que agarrar e perceber que nos interessam e por isso, temos que estar vivos, despertos e atentos ao nosso quotidiano e às pessoas que nos rodeiam. É deveras importante escutarmos as pessoas e percebermos o que cada pessoa contem no seu interior e saber DAR para podermos RECEBER, mas sempre com a certeza de que temos que estar receptivos ao exterior e atentos ao nosso EU profundo e verdadeiro de maneira a nos darmos duma forma sincera e sentida
Por mais este dia, um quente e feliz SORRISO com a certeza de que com AMOR e PAz conseguiremos alcançar o nosso EU

1 comentário:

fragments of freedom disse...

Pues te equivocas del todo. Tanto fragments como freedom son las iniciales de mi nombre. Y soy sobrino, no sobrina. Anda.