domingo, novembro 30, 2008

Domingo....

A meio deste fim de semana prolongado, um frio enorme e realmente nada para fazer :)
É bom não ter compromissos, horários, isto ou aquilo para fazer e deixar apenas o tempo correr, descansar, relaxar e pôr as ideias em dia.
No outro dia, contaram-me realidades de pessoas que passaram pelo meu consultório e fiquei bastante surpreso e ao mesmo tempo aliviado por já não estarem ao meu serviço. Dívidas, mentiras, vidas complicadas e problemas - muitos problemas - parecem ser o quotidianos de muitas pessoas e que, querendo manter um nível de vida que não podes, se endividam, mentem e desgraçam a vida sem qualquer necessidade. Fazia-me confusão a aparência das pessoas ( vestimentas, etc ) com a realidade dos ordenados pagos, mas nunca quis averiguar essa dualidade, mas pelos vistos a minha desconfiança tinhe alguma razão de ser.
Felizmente que já não há contactos, porque com a minha "pontaria" ainda havia de sobejar para mim e começar com os mesmos problemas que tive com outros funcionários.
Começo a perceber como se consegue ter, até uma determinada altura, um estilo de vida superior às possibilidades das pessoas.. com dívidas, calotes, mentiras e toda uma engrenagem que me é bem estraha.
Lamento estas falsidades e estas estranhas formas de vida, mas logica e infelizmente é muito a realidade existente por aí... e com o péssimo funcionamento da justiça é natural que se continue a fazer destas e doutras, porque as pessoas se vão sentindo totalmente impunes e sem o castigo em tempo útil.
O exemplo do que se passa actualmente no meu consultório em relação a saídas intempestivas e a maus procedimentos é bem um exemplo disso, porque quando chegar à barra dos tribunais já ninguém se deve lembrar exactamente do que aconteceu. E assim funcionamos neste pobre e pequenino País.
Por motivos vários, tenho sentido duma forma bem real, estas graves lacunas da justiça que não actuando em tempo útil e sobretudo não sendo credível, fazem com que cada vez mais se perca a esperança duma justiça feita atempadamente e realmente eficaz.
Se ainda hoje li que eventualmente o julgamento da Casa Pia - com 4 aos de tribunal - pode vir a ser totalmente anulado e se outros culpados saem dos julgamentos com penas irrisórias, que consideração podemos ter pelos tribunais e pela justiça. Eu sei que se me atraso no pagamento dos meus impostos, sou penalizado e pago mais por isso, mas também sinto que os importantes e os poderosos que vivem á sombra dos dinheiros públicos ou dos incautos, raramente são punidos e até pleo contrário, fazem muitas vezes fgura de vítima.
ale a pena ler a crónica do Miguel Sousa Tavares no Expresso desta semana. Não simpatizo particularmente com este jornalista, mas normalmente é certeira nos seus comentários e escritos e esta semana é particularmente feliz. Vivemos assim neste país cada vez mais pequenino e sobretudo mais pobre e com enormes injustiças
Mas é tempo de tentarmos SORRIR e com AMOR tentarmos mudar esta realidade... não sei bem como, mas sinto que cada vez mais há pessoas despertas para o que é preciso mesmo mudar. talvez a união faça efectivamente a força e esta grande maioria de anónimos que nós somos, consigamos, com o nosso exemplo e força, MUdar alguma coisa desta nossa realidade.
Grande SORRISO

sábado, novembro 29, 2008

Compras

Às 10 da manhã já estava no Colombo para acabar as minhas compras de Natal e assim foi. Por volta das 12.30 estava comprado o último presente de Natal e já com o centro com gente a mais para o meu gosto vim-me embora nas calmas e tranquilo por ter este assunto devidamente arrumado.
À tarde, foi a vez do Decatlon para comprar o que é necessário para a neve e para o ski - pois vamos aos alpes no fim do ano - e desta vez uma enorme enchente e muita gente conhecida também nas compras. Parece que o 13º mês está a animar a malta
Ontem jantar com a ervilhinha e seus Pais, no MAritaca, restaurante italiano em Santos ( sem site na net !), com um espaço muito agradável e uma boa restauração. Para além da boa companhia, claro. Depois foram lá ter a Claudia e o Rui com todas a novidades de Dublin, donde tinham chegado na vespera.
E agora vou dormir um pouco para recuperar forças e fazer mais umas coisas programadas. também estamos a fazer as decorações de Natal... é altura disso e apesar de estar já tudo enfeitado desde há umas semanas, eu cumpro a tradição de ser no 1º fim de semana de dezembro e depois desmanchar tudo logo a seguir ao dia dos Reis.
Um Grande SORRICO e muito AMOR para dar luz a este dia cinzento e chuvoso

sexta-feira, novembro 28, 2008

Chuva, Frio, Vento

Está um tempo frio, chuvoso, ventoso a convidar a ficar em casa e não a andar na rua e a trabalhar. Vai estar assim todo este fim de semana prolongado, o que não me incomoda minimamente porque neste fim de semana vou acabar de comprar os presentes de Natal e decorar a casa para a quadra.
Tenho estado muito pouco dado a reflexões e a comentários sobre estados de alma ou outros assuntos esotéricos, mas não há nenhuma razão para isso, a naão ser não ter tido vontade. Acho que continuo no meu processo de análise e de descoberta e lentamente, sinto que me estou a reestruturar e a reencontrar-me e talvez isso seja a razão para não precisar de escrever e desabafar os meus estados.
Para além disso parece-me que finalmente o consultório encontrou o seu rumo, quer no pessoal, quer nos médicos que comigo trabalham. Já não sinto a pressão negativa que sentia com outras pessoas e até me sinto bem mais animado e contente. Estou bem comigo próprio, logo é lógico que tudo à minha volta também melhore significativamente.
E é bom sentir-me assim, mais relaxado e optimisma, apesar de ainda ter que resolver muita coisa e principalmente os meus afectos e as pessoas que mais quero.
Noto uma grande diferença nas minhas manhãs que eram partes do dia horríveis, sempre com uma neura terrível, que me levavam muitas e muitas vezes a cancelar as minhas consultas. Agora é muito mais pacífico trabalhar de manhã, mais bem disposto e sobretudo consciente de que tem mesmo que ser.
São pequenas grandes mudanças que, reflectindo bem a minha mudança interior, me deixam bem mais tranquilo e apaziguado, sentindo-me mais PESSOA e mais perto de meu EU interior.
É-me evidente que ainda tenho muitissimo que trabalhar para alcançar a minha essência e ser o meu verdadeiro EU - se que é possível - mas sei e sobretudo sinto que nestes poucos meses de análise, já faço uma enorme diferença e de que estou numa "subida" constante de nível, na busca da minha FELICIDADE e PAZ interior. Se eu conseguir estar em PAZ comigo, com o meu AMOR próprio,, certamente que serei uma pessoa bem melhor e capaz de contribuir para o bem estar geral. É o que eu pretendo efectivamente.. contribuir do individual para o colectivo e assim mudar uma pequena parcela do meu mundo. E sempre com um enorme SORRISO
Para este fim de semana, AMOR, PAZ e sobretudo um SORRISO interno do tamanho do mundo

quinta-feira, novembro 27, 2008

Frio

Está um frio de rachar... chegámos ao inverno natalício. Adoro este tempo para estar ao pé da lareira, a dormitar e a pensar na vida e no futuro.
Felizmente que a semana está mesmo a acabar e vamos para um fim de semana prolongado, porque na 2ª feira é feriado.
E que tal um grande, Grande SORRISO para todo o mundo e muito AMOR para todos

quarta-feira, novembro 26, 2008

Mais um aniversário

7 anos.. idade duma das minhas sobrinhas netas que hoje se comemora. São 80 anos a diferença para a bisavó, que fez anos há dois dias, toda uma vida e décadas de acontecimentos, factos, etc, que certamente passaram para geração através de todos nós e de cada um de nós com as suas recordações, memórias, tristezas e alegrias.
É a continuação da família, com elementos novos quase todos os anos e a crescer lentamente. E o conhecimento com esta nova geração já vai sendo mais difícil e espaçado, porque de facto já começamos a ser muitos para nos reunirmos facil e frequentemente. E a ligação com cada um destes novos elementos vai sendo, infelizmente, mais disperso e menos efectivo e afectivo.
Penso que acontecerá isso em todas as grandes famílias e quando a matriarca faltar, então deverá ser ainda mais dificil reunir todas as pessoas, porque se perderá o cimento que nos une muito fortemente. Mas falatará muito para isso, como espero.
E daqui a um mês já passou o Natal e já estaremos a pensar no fim do ano. A fazer a mala para ir de férias para Val Thorens, retomar o meu ski. E isso faz-me SORRIR de antecipação
Para todos um Grande SORRISO e a certeza de que com AMOR e PAz a vida continuará a decorrer da melhor forma e com uma enorme ENERGIA POSITIVA, que é aquilo que todos nós queremos. Mas essa energia também depende da nossa própria energia e da nossa capacidade de a sabermos dar. SORRISO

terça-feira, novembro 25, 2008

Mais um dia

Mais um dia... e nunca mais chegam as férias!
Mais um dia de trabalho e de consultório, com pouca vontade e pouco entusiamo, mas tem que ser mesmo porque o mÊs está a acabar e o que segue é curto em dias de trabalho e largo em dias de festa de de gastos...
POr isso cá estamos, ainda com o jantar de ontem bem presente e com mais memórias para recordar, porque foi um jantar bem divertido e com muitas risadas à conta do pacemaker que a minha Mãe terá que pôr~:)
E mais um dia, sem grande história, a não ser que há algumas hipoteses do meu filho Pedo ir para o Rio de Janeiro estagiar e se ele for, então sou capaz de lá ir visitá-lo e também ao resto da família.
E vou trabalhar... grande SORRISO para hoje e para a semana e também mais AMOR e AUTO ESTIMA para cada um de nós e também para todos os que nos rodeiam e nos querem.
PS: e já estamos no fim de mais um dia... a caminho de mais uma semana e de mais um mês.
Só uma nota breve para dizer que me faz uma certa confusão a "aversão" que algumas pessoas têm aos advogados e à justiça, porque se esta funcionasse a tempo e a horas e duma forma correcta, tenho a certeza de que as coisas estariam bem melhores, porque todos teriamos receio dessa mesma justiçã a funcionar. Actualmente pode-se fazer qualquer coisa porque a morosidade da justiça é tal, que muitas vezes nem vale a pena pôr qualquer acção em tribunal. Já me aconteceu, mas actualmente já nem penso assim e quando acho que tem que ser, avança-se com a acção mesmo que leve anos. As pessoas têm que aprender a proceder correctamente e a saber que os erros, as mentiras e as aldrabices têm um preço. Se assim for, certamente que o nosso quotidiano ficará bem melhor, porque teremos algo que nos defenda. pena é que ao fim de mais de 30 anos de revolução, ainda tenhamos a justiça que temos, morosa, ineficaz e muitas vezes injusta. É preciso uma grande revolução nesse campo, para transformar a justiça em verdadeira JUSTIÇA ao serviço do cidadão e de todos nós. É uma das graves lacunas da nossa democracia este estado de coisas, que governo algum conseguiu resolver. É mais uma falta de coragem e de princípios.
E neste fim de dia, um grande SORRISO e a certeza de que podemos ser melhores do que somos se olharmos para dentro de nós e procurarmos a nossa verdadeira essência.

segunda-feira, novembro 24, 2008

87 anos

Dia 24 de Novembro de 2008 representam 87 anos de vida da minha Mãe... e hoje estivemos todos com ela a comemorar este dia. É bonito de se ver a minha Mãe, com os seus flhos, netos e bisnetos reunidos na mesma sala, a partilhar ideias, sentimentos, memórias e emoções. É o sentimento de família que, felizmente, existe em todos nós e que nos une duma forma muito especial.
E neste ano em que perdi o meu Pai, cada vez mais têm importância estes momentos, estas reuniões em que nos reencontramos, falamos e sobretudo apenas estamos juntos. E a ligação que tenho com a minha Mãe é muito forte e especial, porque ela foi, é e será sempre uma força de vida. Disse-o no meu discurso do jantar de meus 50 anos e repito-o, porque é o que sinto e é a verdade.
Sobressai ainda e cada vez mais a presença da minha irmã Nany e do meu cunhado, pela ajuda empenhada que dão a todos nós, pelo carinho pela família, pela atenção que põem em muito connosco relacionado e enfim e em geral, por estarem sempre presentes quando é necessário.
Por isso, um grande SORRISO muito especial para a minha Mãe e o meu AMor para toda a minha família, com a certeza de cada uma das pessoas que a compõem tem um lugar especial em mim e esperando que também eu tenha um carismo diferente para cada um deles, sobretudo dos meus sobrinhos e sobrinhos netos. Infelizmente, a vida vai afastando lentamente as pessoas, pelo que espero que este cimento que nos une actualmente se vá fortificando e consolidando, mesmo com muitos dos nossos ausentes, polr motivos vários.
Um grande SORRISO para todos e que o nosso exemplo de FAMÍLIA possa servir de algum exemplo

domingo, novembro 23, 2008

Sto André

Fim de semana em Sto André.. descanso, sol, praia, conversas, memórias e fotografias. Passeio na praia cheia de sol, com um mar maravilhoso e uma temperaturaexcelente. Conversa no café da praia a recordar outros tempos e o "início" de Sto André e constatar as voltas do mumdo e os acasos da vida. Memórias e mais memórias no rebuscar de muitas fotografias que lá estão numa caxa e que estivemos a ver e a rever. Cada foto uma recordação, um momento, uma situação e ainda a certeza de que eu era uma presença constante e quase permanente porque estou em muitas delas. Se Sto André faz parte de mim, eu também faço parte de Sto André e das memórias colectivas lá existentes e nas pessoas.
De qualquer modo, Sto André precisaria duma certa actualização, de Tv Cabo, de acesso à internet e de mais uns pequenos "confortos" a que nos fomos habituando. Nada de especial, mas apenas o "transformar" duma casa, num lar. E isso logicamente que não o poderei fazer por razões lógicas.
Mas são dias de calma e de completa descontração, mas também cheias de muitas - pequenas e grandes - recordações que vão passando em flashes muito rápidos pela minha ideia e percepção. E curiosamente se vão integrando na sua verdadeira perspectiva, ou seja, deixam de ser vistos por um adolescente imatura e inexperiente, para serem integrados por uma adulto de meia idade, com uma certa vivência e grande capacidade de análise e de observação.
E estar à lareira, a ver crepitar o fogo depois de ter visto e sentido o mar é algo que me deixa bem reconfortado na minha verdadeira essência. E malgré pequenos nadas que me deixam menos contente, como sejam certas attitudes do meu filho mais velho ou do meu manito que também estava a passar o se fim de semana alí perto.
Mas enfim são coisas e atitudes que tenho que compreender, aceitar e ponderar, de modo a integrá-las e a andar para diante. Em relaçã ao meu filho terei que ter uma grande conversa com ele para ele perceber que tem que mudar alguns comportamentos, incluindo a sua relação com o dinheiro. Porque se tem que perceber que tudo tem os seus limites e uma pessoa sem limites e sem objectivos, fica e é uma eterna insatisfeita, para além de muito mais coisas.
Mas enfim deu para pensar, para reflectir, para sentir e mais uma vez integrar uma série de experiências passadas e saber qual foi, efectivamente, a minha importância naquele contexto familiar, concluindo que foi e é de certa forma também decisivo para todos.
POr isso, foi com um grande SORRISO e muito AMOR que passei mais este fim de semana, a caminho do NAtal e de mais uma passagem de Ano.
Tenho pensado nos meus leitores e estava a estranhar a ausência dos seus comentários. Felizmente que a Luzia segue crescendo e que apesar da crise, o trabalho existe para a sua Mãe. Quanto à minha "amiga" Cinderela, fico contente pela recuperação do seu filho e por tudo er corrido bem. Quanto à desmotivação de que fala, apens confirma aquilo que venho escrevendo por aqui, que é a falta de ética e princípios existentes actualmente e que no campo dos técnicos da saúde será talvez mais notório porque quando estamos doentes, necessitamos de mais apoio e carinho e se esses profissionais estão apenas de corpo presente, mas não empenhados, então muita coisa falha e se perde. Mas os profissionais de saúde ( e por mim falo ) são pessoas como todos os demais e também são apanhados nesta crise de valores e de interesse.
Quanto ao meu "amigo" Francisco entristecem-me as notícias que me transmite e gostava de o conhecer pessoalmente para lhe dar um abraço amigo e de apoio. Saiba que se e quando precisar, basta contactar-me atraves da sua sobrinha e prontamente estarei ao seu dispôr. Mas vai ver que tudo se vai encaminhar da melhor forma e devo dizer-lhe que, de qualquer forma, a sua filha teve uma atitude extremamente corajosa por ter feito a opção que fez. Sei que já é avô, mas deve ser sempre com alegria que se recebe a notícia de mais um elemento da família, mesmo que por outro lado exisa uma grande angústia e incerteza. O meu APOIO e um Grande SORRISO para si e para a sua filha ( e neto/a).
Para esta semana, que se inicia com o aniversário da minha Mãe - e são 87 anos - um grande SORRISO e a certeza de que com muito AMOR para dar e LUZ para espalhar, receberemos certamente um retorno positivo e cheio de PAZ e HARMONIA

sexta-feira, novembro 21, 2008

Mais uma vez... 6ª FEIRA

Mais uma 6ª feira.. mais um fim de semana e uma ida a Sto André, local que analiticamente, está intimamente associado a bons momentos, à minha adolescencia e ainda à descoberta do meu ser e verdadeira identidade...
E é por isso que adoro ir a Sto André, pelas memórias, pelo espaço, pela calma e ligação a natureza que encontro por lá, apesar de agora, evidentemente, a minha situação ser distinta da que era há uns bons tempos atrás, porque nesse tempo eu pertencia de facto aquela casa, enquanto que agora "apenas" lá tenho as minhas memórias... mas sinto-me muitissimo bem lé e é sempre com muita vontade e prazer que lá vou passar uns dias.
Há tantas e tantas histórias lá passadas que me parece impossível ter estado mais de 20 anos sem lá ir. Felizmente que já é possível lá voltar e sobretudo, reencontrar as minhas raízes.
Um Grande SORRISO e muito AMOR para o fim de semana...

quinta-feira, novembro 20, 2008

Filhos.. filhos e FILHOS

Os Filhos sáo a principal fonte de alegria da nossa vida... com a sua personalidade, forma de estar e presença preenchem efectivamente a nossa vida e eu, felizmente, tenho a sorte de ter dois filhos fabulosos. Com certeza que temos os nossos atritos, os nossos diferendos, mas essencialmente somos muito chegados e sentimos por cada um e por todos, um grande Amor e sobretudo penso, que nos sentimos bem por sermos respectivamente PAi e filho. Tenho uma boa relação com ambos e com cada um à sua maneira, consigo fazer parte da vida deles, apesar de ter sido muito Pai ausente durante largos anos.
Infelizmente ñão há na escola uma disciplna que nos ensine a ser MAIS e MELHORES PAis e por isso vamos ter que aprender com os erros e numa de tentativa e acerto. Se por vezes é dsfícil, na maior parte das vezes é muito gratificante e o suficiente para tornar o nosso dia mais LUMINOSO e ALEGRE
Para eles, o meu MELHOR SORRISO e a certeza do meu GRANDE AMOR por eles... espero que eles sintam e saibam que esta é a realidade, como eu sinto que eles me consideram mesmo como PAI e que a nossa relação é verdadeira.
Quando se tem dois ou mais filhos, é curioso ver como sendo a matriz a mesma, eles conseguem ser tão diferentes um do outro, tendo contudo ambos uma grande sensibilidade e uma enorme vontade de viver. Espero conseguir transmitir-lhes a minha verdadeira Essência e o meu EU verdadeiro, para que eles tenham uma estrutura sólida e robusta para poderem enfrentar esta vida cheia de imprevistos, mas também de coisas maravilhosas
Para eles e para todos os filhos do mindo, um enorme SORRISO e a certeza de que todos nós, PAis e Filhos tentamos fazer o nosso melhor para sermos efectiva e verdadeiramente os melhores PAIS e Filhos do MUndo

quarta-feira, novembro 19, 2008

Hoje é mais um DIA

Meio da semana e mais um dia, a caminho do Natal... por isso e porque não me apetece escrever por agora, um grande SORRISO e a certeza de que a Vida é para ser bem vivida e sabermos tirar de cada dia um ensinamento ou uma melhor forma de nos tornarmos mais Felizes e mais perto da nossa verdadeira essência.

terça-feira, novembro 18, 2008

Novas Descobertas

Ontem nova sessão analítica e mais um cartão de Roschard; desta vez o cartão refere-te à auto-estima. E sinceramente não dá para acreditar a diferença abissal entre a data em que foi feito ( julho ) e a data de ontem.... parecia outra pessoa, outro EU, outra confiança.
Sem entrar em grandes detalhes, devo confessar que tudo o que disse em Julho correspondia à verdade e aquilo que efectivamente sentia e era e ontem, ao ver o mesmo cartão e ao reflectir sobre ele, estava simultaneamente espantado e encantado com as diferenças existentes.
Em quatro meses mudei imenso, até a Fernanda me felicitou e me disse que eu era um dos seus melhores "alunos". Readquiri confiança, mais auto-estima e sobretudo mais vontade de viver e de progredir. E isso também se nota nos meus comentários, com menos angústias, menos reclamações, menos estórias, maior aceitação, maior consciência da realidade, mas sobretudo um maior empenho em progredir nesta caminhada em que estou e que quero continuar.
Fiquei muito, mas mesmo contente por ver a minha evolução e mudança, porque felizmente tenho bases para me aperceber desse facto e ter a ideia de que a minha analista é francamente boa, apesar de às vezes não o parecer! Mas também faz parte deste processo
Foi uma sessão super produtiva e fantástica, que deu para ficar ainda melhor comigo e receber o conselho de ter cuidado com o Ego... não o deixar inchar demais. :)
Tenho vindo a reparar da menor necessidade de escrever e de contar os meus estados de alma e não percebia a razão para isso, na medida em que continuo a gostar muito do meu blogue, mas a verdade é que , talvez já não precise tanto da aprovação dos demais e já confie bem mais em mim. Talvez tenha encontrado mais AMOR em mim e saiba tabém dar mais de mim aos outros, não duma forma teórica, mas duma forma prática e real. E isso é que é também verdadeiramente importante.
Foi mesmo BOM...
Ontem no final a consulta ao falar com um doente/amigo de longa data cheguei à conclusão de que todos nos queixamos do mesmo, ou seja, da falta de ética, de princípios e de educação das pessoas e da dificuldade actual em encontrar pessoas para trabalhar e fazer progredir as coisas. Quem tem determinados cargos e funções tem a mesma noção das coisas, mas infelizmentesem capacidade para mudar o que realmente precisa ser mudado, que são as pessoas, a sua educação, a sua ética e os seus conhecimentos. Isso faria toda a diferença.
Um Grande SORRISO para hoje e para a semana e aprender a AMAR-NOS para podermos amar o nosso semelhante

segunda-feira, novembro 17, 2008

2ª feira...

Princípio da semana e início de trabalho... mais uma semana a caminho doutro mês e quase doutro ano.
Hoje estou pacífico e consciente de que tenho e terei que continuar a trabalhar e a desenvolver nos próximos anos, para conseguir então daqui a uns 9 anitos, poder gozar totalmente a minha reforma. E estou descansado em relação a isso.
Hoje disse-me uma assistente no SAMS que me acha uma pessoa constantemente preocupada e cheia de problemas. E é curioso que fiquei a pensar nisso e de facto, ainda sou na maior parte do tempo uma pessoa tensa e até muito insatisfeita. E apesar de ter essa consciência ainda não consigo sempre dar a volta a essa mesma tensão.
É verdade que se tem e recebe aquilo que se cria e que se consegue dar, pelo que quanto mais positivo eu conseguir ser, mais positivo será certamente o meu ambiente e o meu quotidiano. Pr exemplo, desde que houve um aclarar de águas no consultório, com a atribuição das responsabilidades de cada um e um olhar mais atento da minha parte, as coisas têm corrido muito melhor e até parece que o equipamento responde melhor :)
O meu Filhote Fran vem encantado de Londres e sonha ir viver para lá... quem sabe, se o rapaz não vai mesmo estudar para lá e seguir a sua vida por lá. É um País de futuro, com orgulho no passado e um presente de trabalho e responsabilidade. Eu teria bastante orgulho se os meus filhos conseguissem uma carreira de sucesso no estrangeiro e sobretudo, fossem felizes e profissionalmente realizados.
E é 2ª feira... princípio da semana; espero que o meu espírito e vontade se mantenha como está agora, para poder SORRIR e HARMoNIZAR-me.
Grande , grande SORRISO e sobretudo muito AMOR nesta época natalícia

sábado, novembro 15, 2008

Homem no Poço

Um homem tropeça num poço fundo e cai trinta metros antes de conseguir agarrar-se a uma fina raiz, que lhe trava a queda.
O homem vai perdendo as forças e, desesperadamente, grita:
- Está alguém aí em cima?Levanta a cabeça e só consegue ver um círculo de céu. De súbito, as nuvens separam-se e um raio de luz forte brilha sobre ele. Uma voz forte diz:
- Eu, O Senhor, estou aqui. Solta a raiz e eu salvar-te-ei!
O homem pensa durante um momento e depois grita:
- Há mais alguém aí em cima?
Plagiado dum post dum blogue que sigo

Compras

Apenas um Grande SORRISO para este sábado, dia em que vou iniciar as minhas compras de NAtal... com um "enorme" espírito natalício, vou percorrer as diferentes Mecas das compras e tentar ser original e "poupadinho", o que raramente consigo!
E mais um fim de semana a caminho do NAtal e do fim do ano. 2008 está a terminar e rapidamente vamos entrar num novo ano, que vai ser bastante mau em termmos económicos, mas também já estivemos em tantas crises que, esperemos, seja mais uma...
E vou de compras... e por ser sábado, por as coisas estarem a ir a ainda por me estar a reencontrar e finalmente a perceber o que a minha sobrinha Sandra diz quando fala em AMOR, estou sereno e em PAZ comigo. Estou a SORRIR... e quero SORRIR para toda a gente e dar um pouco desta minha felicidade a todos.
Grande SORRISO e muita PAZ e AMOR para todos... um pequeno gesto faz a diferença
PS: e já voltei das compras! E comprei quase todas as prendas previstas, só faltando mesmo as que são mais fáceis de comprar porque são para as pessoas mais queridas, como os meus filhos!
E adorei ter ido à Baixa, um espaço lindo de passear e andar, por ser ao ar livre e recordar velhos tempos, em que não havia os mega centros comerciais e o comércio tradicional ser a única realidade. Ainda me lembro da emoção da inauguração do Amoreiras e da peregrinação para o ir ver. Pois tenciono voltar à Baixa, apesar de não haver lojas diferentes, nem atendimento melhor ( infelizmente ), mas apenas pelo espaço livre e arejado.

sexta-feira, novembro 14, 2008

Sinais estranhos

Hoje quando vinha para o consultório, passei por umas rotundas e verifiquei que estavam a colocar os enfeites de Natal e isso fez-me alguma confusão.
Estando nós num mundo em crise, com uma recessão confiemada, com um número crescente de pessoas na pobreza ou perto dela e vão-se gastar milhares de euros em enfeites, luzes e outras coisas semelhantes por este País fora ? Não seria mais útil diminuir esses enfeites e luzes e distribuir o dinheiro pelos necessitados, proporcionando-lhes um Natal mais "rico", com bem estar e mais alegria ?
Não estou de maneira nenhuma contra este pseudo espírito natalício, que apenas alimenta um grande comércio e não fomenta o verdadeiro espírito de natal, de entreajuda, de AMOR e de Harmonia entre todos. ISso deveria ser o verdedeira NAtal e não este esbanjar de dinheiro em coisas inúteis e disparatadas. Será que não há ninguém que se insurja contra estas coisas e as proíba mesmo, porque se se criam tanta leis inúteis e sem sentido, porque não limitar os gastos das autarquias nesses arranjos e canalizar para outras actividades mais benéficas para a sociedade.
Pessoalmente, este ano vou limitar ao máximo os meus gastos e o consumismo, não só porque estou com pouco espírito natalício, como prefiro distribuir este mesmo espírito pelo ano inteiro e não apenas nesta época. Temos que SORRIR e AMAR todo o ano e não apenas, porque é Natal, ser bonzinhos apenas nestes dias....
Ajudar o próximo, tentar mudar alguma coisa por mais ínfimo que seja, isso sim é o verdadeiro espírito que nos deve acompanhar todo o ano e talvez, mais nesta quadra especialmente de Família, de PAz e AMOR.
POdemos mudar alguma coisa, se dentro da nossa cabeça também houver mudança, nestas pequenas grandes coisas que constituem o nosso quotidiano. Lembremo-nos de quem passa mal todo o ano e não apenas agora. E sobretudo sejamos comedidos no superfluo e nos gastos inúteis... há muita gente a precisar da nossa ajuda.
Para eles e para todos, o meu SORRISO de hoje e o meu AMOR pelos que sofrem e que se envcontram sem esperanças. Tentemos ir ao seu encontro e mudar um pouco o seu quuotidiano, dando-lhes alguma ALEGRIA e PAZ

quinta-feira, novembro 13, 2008

Crisis

Estou a começar a notar a crise.. ou seja, mais desmarcações, menos trabalhos e se por enquanto ainda não é significativo, preocupa-me que o seja e à semelhança de muitos colegas, tenha que começar a equacionar medidas restritivas.
Mas como disse ontem, um dia de cada vez e não vale a pena preocuparmo-nos de antemão, mas por exemplo hoje já são doentes confirmados que não apareceram e nem se deram ao trabalho de telefonar a desconfirmar. É uma grande falta de educação e de respeito. Já a minha analista quando faltamos e avisamos, faz-nos pagar a consulta. Se eu fizesse o mesmo, estava rico e não fazia nada... também deixava de ter doentes.
Tenho quase sempre a agenda a abarrotar mas depois no dia ou faltam ou desconfirmam e se antigamente tinhamos sempre uma lista de espera, agora nem por isso. E cada vez é mais complicado para as pessoas virem em determinados horários porque não podem sair dos empregos. É um círculo vicioso...
Mas viver um dia de cada vez e preocupar-me só quando e se tiver que ser. Já apanhei outras crises e tudo se resolveu e além de que aproxima-se o fim do ano e também o plafond dos seguros dos plafonds.
E estamos quase no NATAL... faltam 6 semanas e mais importante ainda, 6 semanas para ir de férias para os alpes franceses. Sim , porque este ano vamos fazer ski para Val Thorens, que dizem ser uma estância muito boa. Vamos lá a ver se ao fim destes anos todos sem fazer ski, ainda me lembro.
Recordo com muita saudade o apartamento que tinhamos em Sierra Nevada nos anos 70 e para onde iamos duas a três vezes por ano. Tinhamos uma professora só para nós o tempo todo e andávamos pela Serra toda. Era um espectáculo e lembro-me que os meeus últimos skis davam uma velocidade de 120 kms. Eramo muitos bons e faziamos muito bem ski, para além de que o nosso apartamento era bem engraçado.
Pelo que me dizem Sierra Nevada está actualmente impossível, pela quantidade de pessoas, mas naquela altura havia pouca gente e poucos portugueses e era simplesmente fantástico.
Bons tempos que recordo com um Grande SORRISO e muita Saudade
PS: o meu filhote mais novo foi passar o fim de semana a Londres a casa dum primo, Antigamente iamos passar o fim de semana ao algarve, agora é a ~Londres. Sinal dos tempos e haja saúde e dinheiro para isso. :)
E como se aproxima o fim de semana, muito AMOR com um grande SORRISO... sorrir para o nosso próximo melhora e muito o nosso dia. ACREDITEM; AMEM E SORRIAM

quarta-feira, novembro 12, 2008

Viver o dia a dia

Viver o dia a dia é, nestes dias complicados, o melhor que se pode fazer, na medida em que o dia de amanhã náo é certamente aquilo queprevemos ou desejamos e que o dia de ontem já passou e está arrumado na nossa memória. Se assim o fizermos, é mais fácil não só para nós~, como sobretudo para os que nos rodeiam.
Cada vez mais constato que depende muitissimo de mim, o ambiente que me rodeia, porque se eu estiver bem, atento e mais despreocupado, tudo corre excelentemente e sobre rodas, sem stresses e sobretudo, sem crispações, nem maus ambientes. E assim é bem mais fácil trabalhar e produzir. Com todos mais satisfeitos, há mais qualidade de vida e de trabalho e num ambiente restrito como é o deste consultório, isso é fundamental.
Poderá ser eventualmente mais cansativo para mim, mas certamente será muito mais benéfico e tranquilizador e principalmente produtivo.
Por isso, RESPIRAR fundo, SORRIR e pensar que com muito AMOR próprio se consegue ter um clima de PAZ e HARMONIA~.
E no nosso dia a dia, viver assim já é um pequeno luxo que poderemos ter.. e sobretudo que queremos ter.

terça-feira, novembro 11, 2008

Sorte

Tenho tido a sorte de ao longo da minha vida e apesar dos muitos ventos de tempestade e das muitas marés vivas, ter senpre a meu lado pessoas extraordinárias, com uma enorme boa vontade e que me fazem vir ao de cima quando estou quase a afundar-me.. é o meu karma positivo e benéfico que tenho que agradecer muito e muito
É certamente a influência do meu EU cósmico e da minha verdadeira essência que sabe encontrar com AMOR estas pessoas.
E isso não só tem sido uma constante ao longo da minha vida como se mantem nos dias de hoje. OBRIGADO com um grande, mas mesmo grande SORRISO e com muito AMOR, pensando especialmente numa pessoa.

segunda-feira, novembro 10, 2008

Espirito Natalício

Tenho o costume de fazer as compras de Natal durante este mês de Novembro, mas devo confessar que este ano estou com muito pouco ou nenhum espírito natalício. Acho, sinto e penso que existe muito pouco de Natal e muito de comércio. Além de que com esta crise, não tenho mesmo grande vontade de fazer compras...
E com o aumento da família, tem vindo a haver uma divisão de pessoas na consoada e no próprio dia, o que também perde a tal espírito. E como filho de Pais separados sempre foi muito complicado a divisão destes dias e ainda mais quando me casei e tinha mais uma casa para me distribuir.
Mas a principal diferença que sinto é, precisamente, no espírito que havia e que se sentia. E isso deixou-se completamente de sentir... e adorava fazer as compras, buscar o presente ideal para cada um e na volta, sentir um grande prazer no que me davam. Até que com o aumento da família e até dos amigos, tivemos que fazer opções e escolhas e passar a dar a uns em detrimento de outros. Pois no último Natal em que não fiz esta opção, comprei para cima de 80 ( oitenta ) prendas... é obra!
E mesmo para os meus filhos, já nem sei que lhes dar porque, felizmente, lhes vou dando bastante do que eles querem durante o ano e chega a esta altura e parece que não há nada a comprar.
Há uns anos - o tal em que comprei para cima de 80 prendas, estava completamente imbuído do espírito natalício e adorei essa época, esses dias e mesmo os dias da consoada e de natal. O Natal tem também e sempre uma certa carga negativa para a nossa família materna, porque foi num dia 24 que moreu a minha avó materna e lembro-me muitissimo bem dessa altura.
Mas quando o Natal não era um comércio, lembro-me de andar lá em casa da minha Mãe à procura dos presentes, a remexe-los e a sentir o que eram. E era verdadeiramente uma alegria, que voltei a sentir intensamente quando começei a ver o brilho de alegria nos olhos dos meus filhos, perante o monte dos embrulhos e à medida que os iam abrindo. Agora, quase que lhes pergunto o que querem e pouca surpresa existe, na medida em que já têm os seus próprios gostos e felizmente não têm necessidades prementes. E os presentes acabam por ser escolhas deles.
MAs tradição é tradição e no próximo fim de semana vou começar ( e acabar ) as compras, porque detesto os ajunamentos de Dezembro e quero deixar tudo arrumado quanto antes.
E vou fazer a lista, rectificando-a como faço todos os anos, cortando uns ou acrescentando outros, com um grande SORRISO e um maior AMOR.
As ruas, as grandes superfícies já estão todas enfeitadas neste princípio de Noembro e em boa verdade, o Natal é daqui a umas 6 semanas mais coisa menos coisa... estou a pensar que provavelmente para o an gostaria de ir passar estes dias a espanha, a casa do meu hermanito e cunhadita. Veremos
Para já, AMOR em nós e nos outros e um grande, grande SORRISO. Tenho reparado com um SORRISO que ao praticar pequenos gestos no meu quotidiano, fico mais sorridente e sobretudo se me apercebo que surpreendi positivamente, então fico ainda mais agradado.
PS: adorei o último comentário da cinderela. Vale a pena ler com atenção e reler uma vez mais, porque está espectacular. Devo dizer que esta minha Cinderela deve ser - e é certamente - uma pessoa fantástica

domingo, novembro 09, 2008

Crescer e Sofrer

Nesta caminhada em busca do nosso EU e da nossa verdadeira essência, deve ser preciso SOFRER e sobretudo ver nos outros muitas projecções de nós mesmos e assim percebermos como estamos mascarados, para podermos CRESCER e aprender a AMAR e a ver o nosso verdadeiro EU, sem máscaras ou subterfúgios.
Ver os nossos erros e estar constantemente em "guerra" connosco mesmo numa tentativa de aperfeiçoar e sobretudo de nos conhecermos cada vez melhor para atingirmos a nossa essência e o nosso EU profundo e a sua ligação ao nosso Eu superior, que cada vez mais queria que fosse real, efectiva e sentida
Continuo muito sentido com o meu filho mais velho, mas talvez me tenha excedido, mas é mais forte do que eu, quando vejo muitas das coisas que me desagradam profundamente e não há da parte dele, uma palavra amiga ou um gesto filial... vamos ver !
Hoje estive a almoçar com a minha cunhadita Maché e o meu hermanito, que vieram passsar o fim de semana com a minha Mãe... como sempre, são uma companhia superreconfortante e hoje particularmente "quentes". Aliás a Maché, com o seu profundo conhecimento e carinho, apercebeu-se de imediato do meu sofrimento e tristeza..
E que será feito da minha querida sobrinha grávida em terras de Espanha, que nunca mais me comentou absolutamente nada. Como estará a Luzia ?? Grande beijo para elas
E um Grande SORRISO e sobretudo muito AMOR para todos neste resto de fim de semana...

sábado, novembro 08, 2008

Sabado

Em primeiro lugar, os mais sinceros parabéns à minha sobrinha Sandra, pelo seu aniversário. Para além do que é habitual desejar, um voto especial de um grande dia cheio de SORRISOS e de AMOR.
E é sábado, dia para descansar e para pensar, mas que para mim já começou bem mal, com mais uma vez problemas ou omissões do meu filho mais velho. É a vida e temos que a ir aceitando, mas que começa a cansar e a fartar, lá isso é verdade. Já disse várias vezes que o que mais me custa é a dissimulação, a mentira e a falta de empenho e quando me parece que vejo tudo isso, fico completamente transtornado, ainda por cima por alguém por quem faço absolutamente tudo. E que nem 5 minutos parece ter para o PAi. Claro que se exagero, mas nesta situação de fragilidade em que me encontro, qualquer coisa me põe absolutamente fora de mim.
Ainda por cima, depois fui ao consultório e tinham deixado o computador ligado, a rádio acesa e uma das equipes ligada.. para além de que o problema do multibanco de ontem era sómente um mau ajuste do botão que liga ao telefone. E foi só seguir as instrucções do serviço técnico da maquineta. está tudo resolvido, mas depois haverá novas instrucções com certeza porque a última pessoa tem que verificar se está tudo devidamente desligado.
Sinto-me cada vez mais cansado e hoje, particularmente triste, porque me parece um daqueles dias em que tudo nos cai em cima.. e que somos tipo um saco de boxe. Mas é um dia e um estado de alma que vai passar, porque com um SORRISO e sobretudo o conseguir ir à minha verdadeira essência buscar PAZ, AMOR e HArmonia vai certamente levar-me a um nível mais positivo e pacífico
SORRISO e AMOR para este fim de semana

sexta-feira, novembro 07, 2008

telefones

Penso que não há nada que não aconteça aqui no consultório :)
Agora alguém telefonou para um dos meus numeros fixos e como não desligou a chamada, fiquei com o telefone bloqueado, sem poder receber, nem fazer chamadas. Como é o telefone que está agregado ao multibanco, fiquei sem o mesmo multibanco, ou seja, sem poder receber pagamentos por esse meio.
Telefonou-se para as avarias e não podem fazer nada, simplesmente porque não podem e então daqui a umas horas a situação parece que a situação se resolverá por si. Parece que assim é que funciona...
Também esta linha estava e está a fazer um barulho muito estranho e quando telefonamos para as avarias, dizem que é da linha e que vão reparar, Passados uns dias, vem cá um técnico que diz não saber a causa desse barulho e que o melhor é comprar um telefone novo. O senhor trazia um telefone novo para montar, mas como não tinha a certeza se era do telefone, não o trocou e terermos que ir comprar a uma loja. E entretanto continuamos com o mesmo problema do barulho e da dificuldade em ouvir nessa linha
Eu acho que não é normal, mas já acredito em tudo,.....
Mas como até já vou ficando habituado a estes contratempos, já nem dá para ficar chateado e é com um SORRISO que estou quase a acabar as consultas e que vou AMAR o fim de semana... com SORRISO; AMOR e muito BOA DISPOSIÇÂO.
PS: cheguei a casa e estava sem internet. Horas ao telefone para resolver mais esse problema !
SORRi SO :)

Sexta Feiraaaaaaaaaaa

Aproxima-se um fim de semana.... e vou aproveitá-lo para arrumações, limpezas e dar um pouco de ordem na casa, para que vá ficando cada vez mais bonita, funcional e arrumada. Para além disso, temos um jantar de aniversário e creio que mais qualquer coisa que não estou a lembrar-me :)
Ando apreensivo e angustiado e nem sei bem os motivos, que talvez sejam apenas e tão só o natural desgaste dos dias e o acumular de certas tensões. Será ??
Ou será o estar farto de tanta coisa que não sei resolver e que me ultrapassa e me sentir cada vez mais sózinho na resolução da minha vida pofissional, sem ninguém para orientar tudo isto que me envolve.
Mas adiante que o fim de semana está aí e nenhum dos meus leitores tem tido paciência para me ler e comentar. C'est la vie...
Grande SORRIso e muito, mas mesmo muito AMOR para o fim de semana.

quinta-feira, novembro 06, 2008

Ainda o Verniz

Continuando com esta questão do verniz, não é o dinheiro ou a formação académica que pode substituir a educação do "berço" e os princípios e a ética duma certa postura de vida.
Eu gosto das pessoas que são naturalmente educadas, com pequenas atenções e gestos de gentileza, como abrir uma porta a uma senhora, dar o lugar, dar os bons dias e tantos outros pequenos sinais de educação, que, infelizmente se vão perdendo cada vez mais.
Para mim, os piores são aqueles que são capazes de, durante muito tempo, iludir e enganar meio mundo e com a sua inveja, perfídia e estupidez também seguir o seu caminho, até que quando verdadeiramente postos à prova, tudo esse verniz estala e sai a essência podre e recalcada que têm. Tenho a certeza que haverá muita gente com inveja de mim, pela minha postura, natural educação e princípios, mas é assim que eu sou e é assim que eu gostaria que os meus filhos também fossem. E estou certo de que o são....
Começou uma nova etapa, outros caminhos se abrem e se perspectivam, com maior força e possibilidades de se tornarem viáveis. As ervas daninhas são para serem retiradas antes que estraguem as colheitas.. e assim foi comigo. tenho vindo a eliminar as ervas daninhas que me rodeiam. Foi mais uma...
E agora ainda mais razºoes para SORRIR e com AMOR, Paz e harmonia tentar ser ainda mais feliz e tentar fazer os outros felizes. Eu POSSO ser feliz e Eu POSSO dar FELICIDADE, apenas porque com um SORRISO eu consigo estar melhor comigo próprio e com os outros.

Verniz ou falta dele....

Quando não se tem certos princípios ou educação, as pessoas criam um verniz para disfarçar essas mesmas faltas. Mas infelizmente, mais cedo ou mais tarde, esse verniz salta e então vem ao de cima a verdadeira personalidade da pessoa. E quando isso acontece ou é a confirmação do que já se suspeitava ou então é uma novidade completa e ficamos atónitos.
No caso presente, é a confirmação do que já suspeitava. Ou seja, da falta de princípios e de ética, não só profissional, mas sobretudo pessoal, na medida em que a pessoa em questão acha que tudo lhe é devido, que é uma sumidade na área e que pelo grau académico que tem, pode fazer o que lhe apetece e sobretudo, não cumprir a palavra dada e mais grave ainda, prolongar o silêncio duma resposta. E quando lhe é feito o mesmo, ter atitudes duma rudeza e duma enorme e completa falta de educação, que efectivamente demonstra a sua verdadeira essência e forma de estar na vida. Já me tinha sido dito e começei a acreditar lentamente que de facto ele assim é, mas agora tive a prova provada.
Mas como acredito que tudo se "paga", seja nesta ou noutras vidas, penso que assim será e que esta minha projecção ficou arrumada e espero que limpa dos meus registos, porque jão não preciso de ter á minha volta alguém a lembrar-me aspectos mais negativos da minha personalidade. A diferença é que eu estou a mudar e a tentar tornar-me diferente e a positivar-me, enquanto que ele irá certamente piorando e tornando uma pessoa cada vez mais quisilenta, mal formada e duma negatividade extrema , que o vai transformar numa pessoa cheia de problemas e de má progressão na vida.
Não é rancor, nem nada disso... apenas a constatação de factos, porque quando se chega a esta altura e pouco se conseguiu a nível profissional e até pessoal, dificilmente se passará de nível e penso, que se eu levei bastante tempo a aperceber-me, as outras pessoas deverão ter sido bem mais rápidas a perceber e a não confiar.
Mas para resumir, não foi nada que me espantasse vindo de quem vem, apenas não estava à espera do nível ser efectivamente tão baixo. A surpresa foi apenas essa e só essa.
É mais um assunto arrumado da minha vida profissional e agora é partir para outra, com mais calma, paciência e sobretudo ir esperando das pessoas apenas aquilo que elas estão preparadas para dar e ter a consciência de que tenho que DAR mais e mais, para harmonizar o meu ambiente.
Por isso e para hoje,também uma nova etapa no consultório, um grande SORRISO e muito AMOR

quarta-feira, novembro 05, 2008

Novo Presidente

Acabou-se a longa e emocionante corrida presidencial nos USA... ganhou Obama e uma esperança de novas políticas e de novos caminhos chegou ou pelo menos um aliviar das tensões deixadas pela péssima presidência de Bush.
Para além disso, é um marco histórico a vitória dum afro americano para presidente dum País ainda com tantos problemas raciais. É um sinal de que algo está em profunda mudança.. vamos a ver se as expectativas se concretizam e se algo começa a mudar no nosso mundo e sociedade.
Por cá, tudo na mesma... faz-se pela vida e procura-se em cada diz encontrar um equilíbrio e uma forma harmoniosa de estar na vida, connosco e com os outros, tentando com um SORRISO seguir um caminho de verdade e de PAZ.
E para já, um grande SORRISO para esta 4ª feira e muita PAZ e HARMONIA

terça-feira, novembro 04, 2008

Pensamentos Positivos

Pensamentos Positivos é o que é preciso para se enfrentar a realidade. Por isso, minha cara Cinderela, muito pensamento positivo e força. Também eu vou ser operado em breve e mais uma vez aos meus ouvidos, por um problema crónico que tenho. Deverá ser a 5ª vez que vou ser operado aos ouvidos, mas tem mesmo que ser.
Se quiser mais opiniões ou comselhor, poder-lhe-ei indicar o meu otorrino, de quem gosto bastante.
Até lá, um Grande SORRISO e toda a força do mundo.... acredite na sua força e fé, porque sei que as tem.
E hoje não me apetece escrever mais, porque estou num daqueles dias meio amorfos, em que a vontade é pouca para o que quer que seja e também para escrever ou para divagar.
Apenas a certeza cada vez mais forte - pelo dia que tive - que um SORRISO é muito importante para positivar o nosso meio e que estarmos bem connosco próprios é fundamental para podermos Amar o nosso próprio. E isto não tem nada a ver com religião ou Deus ou algo assim, mas apenas com um sentimento profundo e uma convicção cada vez mais enraizada de que só a mudança gradual de cada um de nós, pode mudar toda a nossa sociedade e mundo.
POor isso, um Grande SORRISO e também muito e muito AMOR

segunda-feira, novembro 03, 2008

Projecções e reversos

Ainda não sou perfeito... se o fosse, era um ser melhor ou pior do que sou ? Será que ser perfeito tem alguma graça ? e que significa ser perfeito ? Nunca cometer erros, ser muito certinho, tipo mesmo um ser angélico ? Ou significa viver de acordo com a sua essência e ser-se exactamente como se é na sua ligação ao nosso ser superior ? E porque não conseguimos sempre esta ligação ? Somos de facto imperfeitos por natureza, por castigo ou por ser próprio da condição humana ?
Quanto a mim, tenho pena de ainda não me conseguir controlar em muitas situações do meu dia a dia e nomeadamente quando acho, sinto ou penso que tenho razão e os outros que me rodeiam não o reconhecem ou não o conseguem admitir ou ainda não verem os seus próprios erros. Nessas alturas perco mesmo as estribeiras... e infelizmente não me consigo controlar e depois fico muito triste comigo mesmo e sem vontade de nada. De qualquer modo, penso que esta irracionalidade está a diminuir e também terá a ver com problemas e dilemas mal resolvidos doutras eras e doutras vidas.
Noutras ( e são já muitas ) situações até já consigo ser bem mais racional e controlar-me, como por exemplo, ter agora recebido uma mensagem que me deixou irritado, apetecer-me impulsivamente responder de forma agressiva, porque acho que não foi razoável essa mesma mensagem em resposta a uma minha pergunta e simplesmente, deixei passar essa raiva e mais tarde, com calma, falarei com a pessoa que me mandou a mensagem e dir-lhe-ei o que penso e sobretudo o qye sinto.
A caminho do consultório, vinha a pensar nestas coisas de projecções e de reversos da medalha e sinto que, cada vez mais, estou em permanente diálogo comigo mesmo. Não só acerca das minhas atitudes e comportamentos, mas também e ainda das atitudes dos que me rodeiam, tentando sempre ver se nessas mesmas atitudes, haverá algum reflexo de mim e da minha maneira de ser. Ou seja, antigamente quando achava que tinha razões de queixa ou de mágoa de alguém, nem pensava que poderia haver outros motivos ( que não os meus )ou que , logicamente, esse mesmo alguém também teria as suas razões. E esta atitude presente faz-me mais ponderado e mais calmo, quase sempre ! Como escreveu algures o meu treinador, eu sou muito exigente comigo próprio, mas também com os outros e quando eu acho que a bitola dos outros não está como a minha, fico muito zangado, triste e até, posso cortar com laços de amizade. Mas também acho que, neste aspecto, estou mais ponderado e menos exigente. Se eu estiver menos exigente comigo e me aceitar melhor, certamente que também o farei em relação às outras pessoas. E sobretudo não posso queres que elas sejam como eu quero que elas sejam , mas sim aceitá-las como elas efectivamente são. Isso é que lhes dá a sua idiossincracia e identidade. Doutro modo seriam clones de mim e rapidamente perderia o interesse.
Nós vivemos rodeados das nossas projecções, das nossas angústias, dos nossos medos e não costumamos estar preparados para nos revermos nos comportamentos dos outros, porque não só é doloroso, exige um ensino e um conhecimento devido e ainda que nos aprendamos a aceitar e a AMAR... precisamos ainda de mais auto-estima, de paz interior, harmonia e mais uma vez de Amor.
Não é fácil estar permanentemente nesta atitude de alerta e de atenção ao que nos rodeia, visto exigir uma concentração enorme e uma auto análise constante, que nem sempre é possível fazer e ter, pois a nosso quotidiano desenvolve-se rapidamente.. e ainda devemos ter a consciência de que não podemos agredir as pessoas com as nossas atitudes irreflectidas. E tudo isto é cansativo e muitas vezes doloroso, porque mexe com muito da nossa personalidade e ego, em confronto com a nossa verdadeira essência ou EU.
É uma maneira de ser e estar na vida que se tem que ir aprendendo, para se tornar uma constante e deixar que a nossa verdadeira essência seja dominante e seja ela a orientar a nossa maneira de ser e não a nossa personalidade e ego, com os seus vícios e caminhos trilhados.
PAra isso, temos que continuar à procura com um Grande SORRISO com muito AMOR... e fazer chegar aos outros esta nossa "nova"maneira de estar. Tenho a alegria de já me começarem a dizer que estou mais calmo e diferente. Assim seja - que consiga alcançar cada vez melhor os que me rodeiam e principalmente, aquele que AMO

domingo, novembro 02, 2008

Estórias

Hoje a minha Mãe deu uma grande queda e tivemos que ir para o Francisco Xavier. E é uma tristeza franciscana o nosso serviço de saúde. A sala de espera está em contentores, ao frio e sem condições... mas enfim, lá fomos chamados e a minha Mãe lá entrou com a minha irmã. Fomos sendo informados da situação - que estaria a fazer um TAC e seria vista por um neurocirurgião - e passado algum tempo fui falar com o colega que a estava a assistir, que me disse que ela afinal a minha Mãe tinha feito umas radiografias e que estavam à espera das análises para lhe dar alta. Quando cheguei cá fora, estava um colega a falar com uma enfermeira nossa amiga a dizer-lhe que o TAC estava feito e que aguardava consulta de neurologia. Então como era ?? Voltei lá dentro e confirmou-se a versão do Tac e da consulta de Neurologia... como é possível a informação errada do colega acerca do estado da minha Mãe? Só há duas explicações, que são ou incompetência pura e simples ou sobrecarga de trabalho e de gente as urgências e creio que será mais esta a razão. Mas quem não tenha conhecimentos e "cunhas" está mesmo feito, porque sem isso nada funciona ou funciona mal. Felizmente que telefonei ao meu cunhado, enfermeiro nesse hospital e que lá apareceu também a irmã da minha cunhada, que é igualmente enfermeira. e isso fez toda a diferença...
E soube agora que passados 5 horas ainda não tinha sido vista pela neurologia... o que é fantástico e abona imenso as nossas instituições de saúde. E assim lá esteve este tempo todo e nem sequer deram de almoço ou algo de comer a uma pessoa de 86 anos ! Que excelente sistema de saúde que temos
São estórias deste quotidiano... e uma das razões pelas quais desconto para a segurança social e simultaneamente pago uma "pipa de massa" por um seguro de saaúde privado, para além do SAMS a que tenho direito. É assim o nosso pequenino e pobre País
Ontem tivemos um jantar que correu muitissimo bem e que foi muito agradável, com as tais pessoas com quem não privava há mais de 20 anos.. foi um reencontro muito simpático e que gostei imenso.
Pelo que percebi do seu comentário, Amigo Francisco, parece ter havido algum problema no espaço da sua sobrinha, o que lamento. Mas é a vida e cada vez mais somos negativamente surpreendidos. tereos oportunidade de falarmos sobre isso, no tal novo espaço a abrir. Aceito de bom grado o seu convite e o da Paula. Quanto aos seus parabéns, agradeço bastante, mas já fiz 5 anos há um ano e tal e por acaso, numa festa fantástica que organizei. De qualquer forma, agradeço as paavras simpáticas.
Grande SORRISO por hoje e sobretudo Grande AMOR próprio e eplo nosso proximo
PS: e a propósito duma conversa acerca de células estaminais e dos "milares" das mesmas, que ainda estão por provar, leiam o artigo http://www.bioteca.pt/pdf/Bionews%202008-06.pdf. A pesquisa na net continua sem dar grandes avanços cientificamente provados, se bem que acredite que será umas das áreas de grande desenvolvimento e potencial. Mas não confundamos a nuvem com juno :)

sábado, novembro 01, 2008

Madre Teresa

A minha Mãe Adoptiva trouxe-me um calendário e uma medalha de Fátima... diz rezar sempre por mim e velar para que tudo de bom me aconteça e aos meus. Eu sei que assim é e apesar dos meus "ataques" de mau génio, ela também sabe os meus sentimentos por ela, que são muito fortes, verdadeiros e bem reais. Devo-lhe muito, mas tenho a sorte de ter uma verdadeira e sentida AMIGA. E hoje até cá vem fazer o prato principal do jantar que vou dar cá em casa a amigos de longa, longa data. daqueles que se perdeu o contacto há mais de 20 anos e que agora se reatou como se nos tivessemos visto ontem.
Mas tudo isto a propósito duma citação que vem no tal calendário:
" Quando nos encontramos com o próximo, façamo-lo com um sorriso... porque um sorriso é o começo do amor" de Madre Teresa de Calcutá.
É curioso esta frase da Madre porque vem ao encontro do que venho escrevendo no meu blogue desde o início, ou seja, que um SORRISO pode fazer a diferença no relacionamento das pessoas, porque um sorriso indica disponibilidade interior, amor próprio e pelo próximo e uma ral vontade de contribuir para a felicidade desse mesmo próximo. Gostei muito mesmo desta citação e a coincidência das coisas não deixa de ser estranho. Claro que tudo está determinado, mas até estes pequenos nadas ?
Nas palavras que proferi no meu jantar de 50 anos, fiz também uma citação da Madre e aliás nos menus estava um texto bem bonito dela. Nesse texto, ela abordava a idade como algo relativo e dava conselhos bem bonitos e que me dizem uito.
Acho que vou pesquisar mais acerca dela e ler mais da obra e vida dela, pois deve ter sido uma pessoa LINDA e magnífica. Talvez seja o caminho a percorrer; o tal caminho ou novo percurso de vida que busco e procuro com uma grande força e intensidade.
Ultimamente tenho dito que gostaria de estar num retiro ou convento, em meditação e na busca do meu EU e da tal entidade superior. Será ??
Por isso, o tal SORRISO para melhor AMARMOS... já não sou só eu a dize-lo, mas sim a autoridade moral da Madre Teresa. E se aliarmos a este sorriso a vontade de ajudarmos o nosso semelhante e nos basearmos no exemplo da vida da MAdre, então teremos feito alguma coisa para mudarmos efectivamente a nossa realidade e aliviar o sofrimento de alguém próximo. Se conseguirmos uma infima mudança na vida de alguém no sentido do seu bem estar e felicidade, então já valeu a pena a nossa vida e o nosso percurso.
Apenas como acrescento, devo dizer que das coisas que recordo com maior felicidade e alegria, foi ter diagnosticado atempadamente, situações clínicas muito graves e com prognóstico fatal,e ter "salvo" vidas humanas... isto é, senti que fui útil e que mudei muito a vida a algumas pessoas e lembro-me particularmente de duas, que ainda hoje ao fim de muitos e muitos anos ainda me acompanham na minha actividade médica. Devo dizer que é um sentimento extremamente gratificante e maravilhoso.
Bom fim de semana e grande SORRISO

Reflexões

No caminho para casa, vinha a pensar que, se calhar, ao longo destes anos nunca tinha estado tão receptivo e tão atento aos pequenos nadas das pessoas que me rodeiam e que, cada uma à sua maneira, me estimam e me querem. Tenho sentido que, efectivamente, podemos e devemos estar de coração e mente abertos, se queremos que também assim estejam para connosco. A indiferença gera indiferença, a agressividade gera agressividade e apenas a compreensão, a aceitação e até o Amor e a paz conseguem criar laços entre as pessoas e estabelecer uma grande harmonia no relacionamento humano. Isto a propósito do que hoje me disse uma assistente do Sams - que não trabalhava comigo há muito, ao achar que eu estava muito diferente, porque tinha sido extremamente simpático, cooperante e atento com as pessoas. Respondi-lhe que os outros não têm "culpa" dos nossos problemas ou das nossas dúvidas existencialistas e se ali estamos é para darmos um pouco de nós mesmos. Só assim conseguimos também receber algo dos outros.
E cada vez constato mais que assim é, pois se eu estiver receptivo ao que me rodeia e sobretudo às pessoas, certamente que estarei melhor comigo mesmo e também as pessoas o estarão comigo. Sinto que é essa uma das razões pela qual as crianças se sentem tão bem comigo e eu com elas, porque com elas eu sou completamente Real e verdadeiro e existe uma grande osmose entre nós.. ainda hoje senti isso com os miúdos com quem estive.
E devo dizer que tenho vindo a confirmar a opinião que já tinha acerca dum amigo relativamente recente e que pouco a pouco se tem vindo a cimentar a amizade existente. É uma pessoa atenta ao que aqui escrevo e preocupada em saber do meu estado e, curiosamente, vou conseguindo abrir-me lentamente, o que não me é muito fácil. tenho mais facilidade em escrever o que me vai na alma, do que eu dize-lo de viva voz e na altura e sei que muitas vezes me faria muito bem desabafar e falar mais longamente sobre muita coisa. Hoje falo-me sobre uma espécie de auto-análise que é capaz de fazer e achei muito curiosa essa capacidade de o fazer, para além de que deve dar um certo conforto conseguir fazer essa introspecção. Teremos que voltar a falar deste ( e doutros ) assuntos. E obrigado pelo cuidado e atenção demonstrado, meu caro amigo RC.
Não tenho sabido do meu "amigo" Francisco e nunca mais efectivamos o nosso café. Lamento saber dos problemas familiares, mas infelizmente diz-se e é verdade que no melhor pano cai a nódoa e quando issi acontece no seio da família é bem mais doloroso. Para quando o nosso café no tal espaço da Paula e da Luísa ?
Também a minha "amiga" Cinderela nunca mais deu notícias e teria também um enorme gosto em juntá-la a este nosso café e podermos conversar , mais a minha sobrinha Sandra. Que me dizem a um café ??
Finalmente, referir que a leitora assídua saiu definitivamente do consultório, porque não é pessoa de stresses, nem de improvisos e imprevistos e um consultório médico tem bastante de ambos e não se pode controlar. Continuo a achar, ou melhor, a sentir que há ali algo de estranho, que não consigo definir, mas a verdade é que nunca me senti totalmente confiante nela. O que é, não o sei, mas não me costumo enganar nestas coisas e não é nada de positivo.
Mas para concluir, tenho-me sentido muito mais sereno, pacífico e harmonioso e isso tem-se reflectido não só no relacionamente humano, no ambiente profissional, como até nos resultados materiais, o que achofrancamente fantástico, como se tudo estivesse intimamente relacionado e nós conseguissemos "comandar" a vida e o o nosso meio.
E como já estou cheio de sono, digo apenas que a AMIZADE é algo que se tem e deve preservar e sobretudo cultivar. E que se tem que DAR muito, estar muito receptivo e confiante para podermos captar a sensibilidade dos nossos amigos e conhecidos. E que se tem que ter cada vez mais AMOR próprio e auto estima, para também espalharmos AMOR e HARMONIA. Adorava poder contribuir muito para a felicidade dos meus verdadeiros AMIGOS e entes queridos
Grande SORRISO e um coração cheio de AMOR neste fim de semana... vale a pena Sorrir para ver a felicidade de quem nos rodeia e vale a pena Amar para ser AMAdo