sexta-feira, dezembro 15, 2017

Saúde

Em relação a problemas de saúde a reacção das pessoas é muito diferente, consoante a sua personalidade, entendimento e passado. Assim há pessoas que reagem com uma enorme naturalidade perante a doença, as operações ou que quer que seja relacionado com o seu corpo ou espírito, enquanto outras ficam completamente atordoadas e perdidas.
Tenho uma panóplia de atitudes dos meus doentes, clientes, que vão desde uma aceitação passiva de tudo o que lhes acontece e que proponho, até uma resistência activa e empenhada nas suas razões e pesquisas cibernauticas.
Cada vez mais nos chegam pessoas com o diagnóstico feito, os tratamentos pretendidos e a sua opinião clínica feita, não percebendo que nem tudo - ou quase tudo - o que se lê na internet não está sujeito a nenhum parecer científico, nem é idôneo. A dificuldade é convencer as pessoas de que não é como pensam.
Mas sendo a Saúde um bem precioso, acredito que, quanto mais positivo se for, melhor tudo corre e mais depressa se tratam as maleitas que possam aparecer. Pela experiência que tenho, sei que há pessoas que terão sempre problemas e em que tudo correrá mal pela sua personalidade, negativismo e forma de encarar a vida.
Outras há em que pensamos que poderá haver problemas ou situações mal resolvidas e que, no fundo, ficam estáveis, resolvidas e perfeitamente bem.
Como disse, a natureza do Ser Humano depende de muitos factores, desde a sua formação, a sua infância e experiências, a sua vivência e uma multiplicidade de factores que rodeia cada pessoa e o seu mundo. Todos esses factores vão influenciar a forma como se encara a doença e a vida, e Ainda mais se já se passou por experiências negativas e mortes prematuras e injustas.
Pessoalmente e como todos os médicos sou um mau doente; quando tenho algum problema fico ainda net, com maior necessidade de carinho e de atenção, precisando mesmo de me acalmar e distrair. Mas felizmente e tirando um problema crônico que tenho, sou uma pessoa saudável.
Estamos a 10 dias do Natal, mas, sinceramente, este ano esta época está a passar-me um pouco ao lado porque não estou com grande entusiasmo, nem sei bem o que quero ou vou fazer. Espero que se consiga criar um clima natalício com a reunião de toda a família, o que não será fácil por motivos óbvios. Amanhã irei buscar os últimos presentes que encomendei e estarei então pronto para esses dias. 
Depois entrarei em férias e iremos passear por Portugal e entrar no Novo Ano com um enorme SORRISO e a FELICIDADE que continuamos a sentir e que queremos sentir.

PS: desejo que todos os problemas de saúde sejam hoje bem resolvidos e que tudo corra especialmente bem.

Sem comentários: