segunda-feira, dezembro 25, 2017

Natal

Parte desta época já passou, com a Consoada. Quase toda a família reunida, num ambiente festivo e alegre.
Infelizmente duas notas negativas; a minha Mãe, já muito velhinha, a despedir-se lentamente da vida, dos seus entes queridos a viver a sua própria vida e interioridade, na certeza de ter tido uma vida bem cheia, longa e com muitos momentos bons. E outros bastante maus.
A outra nota negativa faz-me recordar atitudes pessoais que tive no passado e que devem ter causado a mesma dor a outrem que a que estou a sentir agora neste presente. Na verdade tudo o que se faz em vida, paga-se nesta mesma vida e sofre-se de igual modo ou bem pior.
Sinto-me um pouco vazio e ausente pelas atitudes de quem continua a ser tão importante para mim, mas a vida segue, continua e tem o seu próprio ritmo. Também acredito que esses comportamentos se manifestarão em momentos futuros.
Hoje, celebra-se o nascimento de Jesus, devendo ser um dia feliz para todos os católicos e que acreditam em Deus; creio em algo superior a todos nós e que tenha dado origem a tudo isto, bem como provavelmente a dar um significado à nossa vida pessoal e colectiva.
Talvez todos nós tenhamos oportunidade de verificar a Sua existência na altura da nossa morte ou talvez, como escrevi no outro dia, nada mais haja para além desta passagem terrena.
É muitíssimo triste ver a degradação do Ser Humano no seu envelhecimento e amadurecimento. Deveriamos partir no orgasmo que nos dá origem, ou seja, começarmos velhos e acabarmos na explosão do fecundação duma nova vida. Vi isso algures e seria uma maneira muito mais positiva para nos despedirmos da vida. Não com uma imagem degradada mas antes com uma imagem cheia de vida e vitalidade.
Quero que a FELICIDADE continue a fazer parte da minha vida bem como conseguir ter um SORRISO sempre forte e corajoso, mas, sinceramente, estou profundamente abalado por estas atitudes que vão perdurar no tempo. Provavelmente estarei a "pagar" por tudo o que fiz de errado na vida mas se hoje pudesse rectificaria muita e muita coisa, sobretudo não provocar sofrimento nas pessoas que me amam e amaram.
Infelizmente o tempo não recua nem volta para trás, pelo que, de cabeça erguida e com coragem, temos de prosseguir e estarmos conscientes do que fazemos no nosso dia a dia, sempre tendo em mente e nas nossas memórias que, a vida tem as suas regras e princípios que devemos sempre seguir. E com um enorme SORRISO

Sem comentários: