quinta-feira, dezembro 14, 2017

Amizades e Família

A vida continua.... dia cinzento, chuvoso, sem novidades de maior. Felizmente que tudo se vai compondo e arranjando duma forma mais ou menos tranquila e normal.
Concluiu-se um acordo que estava pendente há algum tempo e que nos vai dar alguma margem de segurança para os tempos futuros. Felizmente que tudo acabou por bater certo apesar de não ser exactamente como queríamos e desejávamos mas a vida nem sempre é como nós queremos.
Estou no consultório, tranquilo, calmo e a reflectir na vida visto que, neste momento, talvez tenha muita coisa de que gosto, apesar de sentir uma grande tristeza por certos afastamentos e incompreensões, mas nestes casos pouco ou nada posso fazer. Já tentei varias coisas mas todas elas infrutiferas.
A Amizade tem particularidades e características muito próprias, bem como a forma como as pessoas a encaram. Para mim, ser amigo é estar com a pessoa nos Bins e mais momentos, preocuparmo-nos com elas, acompanha-las e estar presente, principalmente, quando é necessário. Não percebo quando se está perante determinadas circunstâncias não haja o cuidado de estar atento, prestar-se a tal atenção e fingir que nada se passa.
Será que o egocentrismo é assim tão grande que não se consegue ver para além do umbigo, nem que haja a preocupação de se informar acerca do que foi feito e das suas consequências ?? É mesmo estranho mas chego à conclusão de que é mesmo assim a vida.
De facto, a família é e será sempre o nosso refúgio, o nosso Porto de abrigo e onde podemos encontrar, quase sempre, um carinho, uma palavra amiga e uma atenção especial. Assim também nós saibamos retribuir!
Há momentos da vida, situações que temos, factos que sentimos que nem sempre são explicáveis porque, na verdade, o ser humano é algo de muito complexo e nem sempre racional. A convivência entre as pessoas não é fácil se não abdicarmos um pouco do nosso egoísmo, se não sairmos de vez em quando da nossa zona de conforto, bem como termos a capacidade de não reagir a quente, ponderar as situações e procurar nas nossas memórias e sentimentos a melhor forma de estar na vida e nas diferentes situações. 
Sou uma pessoa "primária" no sentido de reagir e actuar muito a quente, nem sempre percebendo que uma das nossas melhores ferramentas é o pensamento, o distanciar das situações e utilizar o nosso raciocínio, a nossa inteligência e as nossas memórias duma forma correcta, verdadeira e simples, desconectando as encruzilhadas e as armadilhas da vida.
Tenho de ser mais racional, mais frio perante as situações, bem como não fazer julgamentos precipitados nem tão sentidos para não me sentir ferido tantas vezes ou perdido em negrumes que apenas existem pela importância exagerada que lhes dou no momento e que depois, naturalmente, se esvaziam pela sua não importância.
Assim será possível manter sempre o meu SORRISO neste momento de tranquilidade e de FELICIDADE, nesta época propícia ao Amor, à Amizade e à família.

PS: tenho recordado por vezes o meu guru, AA, as suas palavras, o seu apoio e o seu carinho especial, se bem que, neste momento, sinta que poderia retomar a psicanálise mas que não o farei por motivos diversos.

Sem comentários: