terça-feira, fevereiro 18, 2014

Corpos Estranhos

Dois apontamentos dos livros que ando a ler e dos quais vou captando algumas coisas. A primeira  é uma definição de psicanalista como sendo um artista da compreensão, aliando sabedoria a uma especial e intensa sensibilidade para entender e perceber as pessoas que tem à sua responsabilidade.
Gosto desta ligação de ciência a arte, visto que também considero a Medicina Dentária uma arte bastante cientifica ou uma ciência com muita arte e engenho. Penso é que cada vez mais está padronizada e com patamares cada vez mais elevados.
Além disso, estou constantemente a interrogar o meu analista acerca dos progressos feitos e do tempo que demoraremos, visto que, sabendo que será sempre um processo longo e por vezes doloroso, gosto de ter os meus objectivos com timings que controle.
O outro apontamento que li, diz que quando não estamos focados nos objectivos, mas sim no tempo que leva a alcançá-los, se leva o dobro ou o triplo do tempo, na medida em que apenas um dos nossos olhos  está focado  nesses mesmos objectivos e não ambos, o que acho que tem toda a lógica e  está de acordo com a sabedoria dos antigos hindus.
Na verdade, ao focarmo-nos nos objectivos pretendidos e  estando completamente predispostos a alcançá-los é, por demais evidente, que será bastante mais fácil lá chegar duma forma satisfatória e plena. Daí que a lição a extrair é concentrarmos-nos nos nossos objectivos, fazermos os possíveis e impossíveis para os realizarmos, sem olharmos a tempos ou dinheiro.
Claro que é fácil de dizer para os gurus,  que são intemporais e cuja vida é dedicada à meditação e conhecimento dos factos da vida, da interligação com o cósmico e a universalidade. Para o simples mortal como eu e todos os que nos rodeiam, temos que atender ao tempo, ao dinheiro e a outros factores, mas sempre com a consciência liberta para aprendermos e conseguirmos alcançar os diferentes patamares desta nossa existência.
Segundo algumas teorias, esta é apenas uma das nossas passagens pela terra, precedido ou seguida de outras, com os seus diferentes graus de energia e de conhecimento, que vamos escalando e progredindo até chegar os ao que eles chamam de Nirvana... também há quem acredite que vamos nascendo em famílias escolhidas para conseguirmos subir nesses tais níveis de energia, tal e qual como aqueles jogos da net de que gostamos.
Os dias vão passando e em breve estaremos de ferias, na neve e com toda a família, amigos e sobretudo com o meu filhote, sendo a primeira vez que estamos juntos numas ferias de inverno e mesmo numas ferias, que não fazemos juntos há muito e muito tempo.
Espero e desejo que seja mesmo um tempo de qualidade e sobretudo de descanso e de apaziguamento interno e externo.
Hoje estou a pensar em ferias, dias livres e de entretenimento completo, havendo a hipótese deste ano, recomeçarmos com as nossas viagens de longo curso e de irmos passear pela Índia. Varia-se se continente, temos tudo programado e veremos as principais atracções deste imenso País que anseio conhecer. Vamos a ver da concretização destes mesmos planos.
Ainda me sinto meio estranho por algumas atitudes que me deixaram completamente abalado e magoado, porque detesto cinismo, mentiras e registos fora dos eixos e cheguei à conclusão de que nestes anos todos, tenho estado bastante enganado acerca do carácter  dalgumas pessoas. Aliás acredito no que também li e já comentei que nós vemos os outros como nós próprios somos e não como eles são na realidade, porque até é mais real e evidente o ser imaginado do que o real.
Vou entranhando cada vez mais as diferentes cambiantes de cor e de luz da vida, com dias cheios de cor, vermelhos, amarelos, dourados, acompanhados por exemplo pelo hino da alegria e outros mais cinzentos ou carregados de cores escuras e sons lúgubres. Ou seja, o objecto externo reflecte-se ainda e bastante no interno, mas a minha procura é precisamente sobrepor o interno ao externo, de modo a que consiga "comandar" a minha vida e a melhor forma de estar nesta mesma passagem por este mundo.
Um enorme SORRISO, hoje a meio caminho da palete de cores e de sons, esperando ficar com mais força e energias positivas à medida que o dia progrida.





Sem comentários: