quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Caminhos

Ando a sentir-me bastante cansado e a necessitar urgentemente de ferias... tem sido muita e muita coisa de seguida com pouco tempo de descanso e sobretudo tempo para entranhar os factos e acontecimentos.
Curiosamente nem estou com muita vontade de seguir para o nosso destino de ferias... precisava de ficar mais comigo mesmo, em "meditação" e auto conhecimento. Tenho necessidade de perceber melhor o meu objecto interno, bem como definir caminhos e saber por onde quero e principalmente para onde não quero ir.
Transformação, mudanças, felicidade, entranhar, culpa, objecto são palavras sobejamente escritas e utilizadas nestes últimos tempos que correspondem ao actual caminho que estou a tomar. Tenho que (re)aprender a estar bem comigo... hoje li algo de interessante, como não podia deixar de ser num livro encomendado pelo AA, relacionado com as memórias de infância, que podem sofrer um processo amnésico provocado por qualquer processo traumático. Assim para nós protegermos das consequências desse mesmo processo, simplesmente esquecemos e deixamos de ter memórias.... simples, eficaz e ao mesmo tempo, perturbador.
Haverá já uma efectiva transformação no meu modus operandi ?? Ou será que tudo não passa duma ilusão e duma grande vontade em estar diferente?
Sinto que a resposta é positiva, ainda que falte muito para haver um reconhecimento exterior dessa mudança, necessitando também da ajuda de quem me rodeia, no sentido de também mudar atitudes e formas de estar.
Cada vez mais tenho a consciência da dinâmica de acção/reacção e de que isso depende e muito de nós próprios, na medida em que a nossa actuação e pensamento vão condicionar o nosso comportamento, a nossa acção e reacção, reflectindo-se nos outros esta nossa performance.
Assim, constato que, neste momento, já consigo respirar fundo perante situações que não me agradam, pensar acerca delas, despoletar o negativo e tentar agir ou não agir intempestivamente, como sempre fiz ao longo da minha vida. E nisso sinto e bastante que estou mudado e diferente.
Muitas vezes a rapidez da vida, dos factos e acontecimentos nem sempre permitem uma completa integração e entendimento do que nos acontece, nem dos azares ou sortes da vida, bem como muitas vezes nem temos tempo para entranhar o que necessitamos. A vida corre demasiadamente depressa para termos algum tempo para pararmos, reflectirmos e até seguirmos por outros caminhos e termos outros rumos que nós conduzam à tal felicidade que todos nós procuramos.
Um grande e imenso SORRISO cheio de luz, de som e de alegria perante esta vida e esta realidade que, apesar de tudo, tem um sabor e uma textura que nos agrada cada vez mais.

Sem comentários: