quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Caminhos

Em contagem decrescente... faltam apenas 3 dias para terminar este ciclo e iniciar-se outro duma forma mais tranquila e arejada. Gosto da dividir o tempo por factos e acontecimentos ou ainda por dias de ferias.
Por exemplo para mim, em termos profissionais considero como charneira do ano, fim e principio, as ferias de verão. Ou seja o ultimo dia de trabalho antes de ir de ferias é considerado o "fim do ano" e quando reentro, é a nova temporada. Sempre foi assim e espero que continue... é uma das minhas manias ( ou parafilias...)!
Há vidas e pessoas que ainda nos deixam surpreendidos e espantados com os seus comportamentos e atitudes; temos que sempre que analisar o todo, não nos limitando a ver as partes ou os componentes, visto que apenas o todo nos pode dar uma ideia da realidade e mesmo assim, vemos (quase) sempre as coisas como nós somos e entendemos.
Não tendo uma formação específica e própria, nem sempre conseguimos discernir correctamente o que se passa à nossa volta e a verdade é que prioritariamente está em nós a descoberta deste mundo.
Ou seja, quando nos conhecemos bem, quando interiorizamos mesmo a nossa identidade e conseguimos ser felizes e viver connosco, então facilmente alcançamos os outros e podemos interagir duma forma saudável e correcta com o mundo em geral.
Tenho aprendido, constatado e confirmado este pressuposto, visto que há uma enorme interligação entre o que somos, como estamos e a forma como o exterior interage connosco. 
Ontem, ao comentar ter a sorte de encontrar as pessoas certas nas alturas certas, foi-me rebatido pelo AA que talvez esse encontro dependesse mais e também da minha predisposição no momento para aproveitar essas mesmas pessoas que vão aparecendo. 
E faz igualmente sentido, visto que se estivermos despertos e atentos às pessoas é mais do que evidente que todas têm algo para dar e apenas temos que saber estar e interagir. Se estivermos fechados e cegos para determinadas realidades, factos ou pessoas nada nos atinge ou faz sentido, pelo que neste momento possa dizer que sempre encontrei as pessoas certas nas alturas certas por estar predisposto a isso e por ter a capacidade de identificar essas mesmas pessoas. 
Tenho vindo a alterar muita coisa do meu EU, de modo a tornar-se melhor pessoa, mais confiante e principalmente com um maior conhecimento interno, porque só podemos progredir na vida depois de estarmos bem connosco próprios. Se estamos em "guerrilha" permanente no nosso interior, certamente que o estaremos também com o exterior. E sempre num clima de conflitualidade.... cada vez mais quero que este seja um leiv motif da minha vida, para que a felicidade, a verdade e o Amor se entranhe forte e permanentemente no meu Ego e identidade.
Neste momento a minha prioridade é efectivamente conhecer-me, integrar-me, conseguir libertar todos os meus fantasmas castradores e motivos de frustrações diversas, integrar todo o meu passado e vivências passadas e conseguir viver comigo, para mim e de mim... sempre rodeado de quem Amo, estimo e adoro. 
Mas (quase) pela primeira vez na vida sinto que, sem ignorar quem me interessa, nem desprezar a generalidade das pessoas, tenho e devo colocar-me em "primeiro" lugar e aprender a viver comigo mesmo da melhor forma possível. Só assim conseguirei também dar o melhor que tenho aos outros que me rodeiam e a quem tenho fortes ligações. 
Estou num completo processo de interiorização e de reflexão que, sei, vai trazer muitos e bons resultados para todos e em especial para mim, com melhor disposição e entendimento dos factos. O único senão é sentir-me em permanente avaliação e análise, visto que estou sempre a tirar ilações disto ou daquilo, a tentar perceber as causas e razões e sempre num diálogo intenso com o meu analista, mesmo fora das sessões presenciais.
As pessoas são duma enorme complexidade, duma enorme riqueza se soubermos e conseguirmos interagir duma forma correcta, simples e sobretudo verdadeira e com confiança. Com a nossa auto estima bem posicionada, bem como com o melhor auto conhecimento possível, aproveitaremos a vida, os momentos e os factos da forma pretendida, isto é, com alegria, felicidade e bem estar.
Um grande e luminoso SORRISO neste dia de contagem decrescente, na certeza de que em cada dia crescemos mais para alcançar o que todos nós queremos . Espero e desejo conseguir ter em cada segundo que passa a capacidade de me transformar positivamente, de me reencontrar e de concretizar os meus caminhos.

Sem comentários: