quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Compreensão

Outro dia igual a tantos... apenas com a diferença de que a minha identidade e orgulho próprio estão em permanente conflitualidade pela falta de entendimento dalguns aspectos actuais e do autêntico "muro de cimento" que encontro muitas vezes perante mim.
Não consigo perceber nem fazer compreender os meus pontos de vista, na medida em que há determinadas pessoas que estão de tal forma impregnadas do seu saber e convencidas da sua razão, que nem sequer ouvem o que lhes é dito. Estão formatadas e configuradas apenas num único sentido e é praticamente impossível penetrar nesse programa, que também tem, quanto a mim, uma grande componente de arrogância e de teimosia.
Se é verdade que estamos nesta vida para compensarmos outras vidas ou pagarmos o que fizemos anteriormente, então as minhas vidas passadas devem ter muito para redimir, visto que este ultrapassar da média vida para a terceira idade está a ser bem trabalhosa. 
Do que vou lendo, nomeadamente na área profissional, vou constatando que já não domino certas técnicas que, felizmente, foram evoluindo e muito, mas sinto que ainda tenho a agilidade mental necessária para me adaptar e enviar os pacientes para quem faça o que penso ser o mais correcto. É evidente que há e haverá cada vez mais e melhores tratamentos e todos os dias temos que aprender e evoluir, mas, neste momento, a minha preocupação é continuar a tentar fazer o melhor que sei e posso, bem como mandar para outros tudo aquilo que já não faço ou não quero fazer.
Na profissão, como na vida, todos dependemos de todos e é da interajuda e da interacção entre todos que conseguimos o nosso principal objectivo, que é o bem estar de quem nos procura e realizar o melhor que sabemos o nosso trabalho.
Este principio que sempre me norteou, está cada vez mais presente dada a crescente exigência dos pacientes e das pessoas que, mesmo sem capacidade financeira, exigem cada vez mais e melhor. Neste mundo é igualmente fácil passar-se de bestial a besta num segundo, muitas vezes sem qualquer intervenção da nossa parte, mas apenas por falta de esclarecimento.
Tenho-me apercebido que, neste momento, a informação e explicação é fundamental para manter os pacientes e cativar mais, visto que na prática as pessoas têm que acreditar em nós e ter a certeza de que estamos a fazer o nosso melhor. Como diz o AA, eles pagam o nosso tempo e disponibilidade e nada mais, mas essas premissas tem que ser a toda a prova e sem quaisquer dúvidas. Mas muitas vezes, querem o impossível e outras nem sempre lhes consiga passar devidamente a mensagem.
Recebi agora mesmo uma boa notícia do meu filhote mais novo, que me deixa extremamente satisfeito e feliz. A vida começa a sorri-lhe e sinto que, rapidamente, vai estar integrado num projecto que o realize e o faça sentir feliz, porque a motivação e o entusiasmo dele são enormes e contagiantes. Ele, tal como o meu outro filho, merece realizar-se pessoal e profissionalmente e sendo totalmente diferentes penso e sei que o vai conseguir. 
Uma das grandes diferenças é que o mais novo está habituado a ir à luta, procurar o que quer e reger-se por objectivos claros e realistas, enquanto que o mais velho é mais dependente do acaso e até da sorte, uma vez que nunca precisou de lutar muito para te o que sempre quis. Falta-lhe um pouco da garra do irmão, mas vai adquirir e perceber que é necessária.
Um enorme e luminoso SORRISO, na certeza de que as portas se começam a abrir e a encaixar nos seus devidos lugares, havendo muita luz e cor no ambiente externo.
PS: preciso apenas de mais afectos e muita compreensão !

Sem comentários: