sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Vida e Morte

De novo no ultimo dia da semana, mais um dia inteiro de consultas antes de irmos até Porto Covo passar o fim de semana, estar com a família e mudar de ambiente e de ares, que nos faz sempre bem.
Muitas vezes a vida é, infelizmente, adversa e surpreendentemente negativa em determinados momentos em que "ataca" o decorrer normal das pessoas e as faz reflectir na efemeridade da vida e do que andamos a fazer.
Interrogo-me bastante acerca destes factos inesperados e que alteram completamente a vida duma pessoa e duma família. Qual o significado da morte súbita e repentina de dois irmãos no mesmo ano ? Ou da doença repentina e fatal duma Mãe, que sabemos terá apenas meses de vida?
Será que tudo isto faz parte duma engrenagem que nos ultrapassa e que é necessária para o nosso melhor conhecimento e para nos configurar duma determinada maneira. Felizmente que pessoal e familiarmente nunca tive qualquer destas fatalidades fora do tempo devido; os falecimentos havidos foram todos na altura certa e devida e mesmo assim a dor foi imensa e ainda hoje recordo com muita saudade os ausentes da família!
Sei e sinto que, neste campo, se aproximam tempos difíceis pelas idades avançadas dos elementos mais velhos da família que, pela ordem natural das coisas, terá que acontecer um ano destes e penso que será em sucessão, na medida em que uns apoiam outros e na falta duns, a resistência dos outros fica mais fragilizada e periclitante. 
São ciclos de vida que naturalmente se irão encerrar e para os quais devemos estar preparados, apesar de custar sempre e provocar sofrimento. Mas são os ciclos normais que nada têm a ver com perturbações anómalas destes ciclos e que, súbita e repentinamente nos caem em cima duma forma brutal.
Não faço ideia do que é perder um filho ou um irmão nestas circunstâncias mas sei que deve ser, e é, devastador, com efeitos negativissimos e que nunca são certamente superados no nosso intimo e registo. Espero nunca ter este tipo de factos ou acontecimentos na minha vida porque ficaria extremamente fragilizado e perfeitamente devastado.
Mas mudemos de assunto e de tema; vivamos a vida e a alegria que podemos dar a quem amamos, como é o caso dos filhos. Hoje o meu Júnior terá a Mota que tanto ambiciona e que merece pelo percurso que tem feito e que certamente fará.... Já está disponível e pronta para ser levantada e espero que lhe seja bastante proveitosa e que não haja qualquer problema que me deixe com remorsos para sempre... Acredito na sensatez e responsabilidade do rapaz.
Ontem tive um bonito bouquet de rosas pelo dia dos namorados, o que me deixou bastante feliz e contente, porque não estava à espera e pela oportunidade da ocasião, encerrando atitudes e factos menos felizes e bonitos. É verdade que há relações e relações e esta é uma das melhores que tive ao longo da vida, como também aconteceu inicialmente com a Mãe dos meus filhos, com quem fui bastante feliz durante muito tempo. Mas a vida altera-se, as pessoas mudam e transformam-se em pessoas incompatíveis e que não conseguem partilhar a mesma vida, os mesmos valores e princípios. Mas admiro-a e felicito-a pela belíssimos papel de Mãe que tem desempenhado, mantendo uma grande estima por ela.
Aqui fica um enorme SORRISO cheio de vida, de energia e de força positiva, desejando em especial aos que Amo e estimo um dia muito especial e benéfico. 

Sem comentários: