quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Felicidade

Com o dia de ontem, ia-me esquecendo de escrever qualquer coisa, na medida em que houve uma certa perturbação nas assistentes por motivos diversos, tendo que fazer algumas alterações e arranjos. Mas acabou tudo por correr bem e cumprir-se o dia.
A verdade é que, apesar de todos os "defeitos" de todos os envolvidos, conseguiu-se já criar uma dinâmica própria e capaz de responder aos desafios que nos são colocados e, melhor ou pior, uma interajuda e colaboração que vai funcionando da forma possível e de acordo com os humores próprios de cada um de nós.
Novamente a meio de mais uma semana, com esta evidente e (quase) permanente falta de vontade que me vai caracterizando e preocupando porque tendo ainda tantos anos de trabalho à minha frente, tenho mesmo que arranjar forças e animo para seguir em frente. 
Há pessoas mesmo mal formadas e sem qualquer ética, porque efectivamente não são médicos, nem percebem nada da relação medico-doente. Cada um de nós, médicos, está abrangido por um código que tem que ser respeitado e os doentes, pacientes podem escolher livremente o medico que pretendem. É também evidente que a mudança de Consultório acarreta a transferência dos doentes que querem seguir o mesmo medico e todos os trabalhos feitos depois dessa mesma mudança pertencem ao medico e não, como é evidente, ao Consultório antigo. É uma completa estupidez de que nada percebe de medicina e de ética. Nem me vou preocupar com esse facto.
Ontem alterámos o dia do jantar com o meu filho, porque hoje temos um jantar "de negócios" para avaliar melhor a oportunidade e viabilidade dum projecto que surgiu nestes últimos tempos e por isso o Fran foi ontem lá a casa.
A verdade é que parece ter uma alma nova e uma nova maneira de estar, sentindo-se certamente feliz, satisfeito e com uma enorme vontade de viver plenamente a vida e aproveitar tudo aquilo que, neste momento, está a realizar e a fazer. Ver a satisfação e alegria que ele transmite, deixa-me de alma nova e lavada porque é evidente que os Pais se revêem no que os filhos alcançam e conseguem, pelo que perante o manifesto bom momento que ele atravessa, sinto- me efectiva e afectivamente realizado e contente.
De resto poucos ou nenhumas novidades deste País à beira mar plantado; parece que estamos num enorme pântano donde não conseguimos sair, sem respostas concretas aos problemas das pessoas e sobretudo uma enorme retracção do consumo e da capacidade financeira das pessoas. Espero sinceramente que consigamos atravessar o melhor possível este ano e o seguinte, em que se espera já alguma recuperação e talvez melhores condições de vida. Esperemos sinceramente que assim seja e se consiga recuperar algum poder de compra, maior consumo e mais gastos em todas as áreas.
Para este dia que, normalmente, não costuma ser brilhante em termos de doentes e facturação , um grande e luminoso SORRISO cheio de ( relativo) optimismo e vontade de realizar alguma coisa positiva e satisfatória. 



Sem comentários: