domingo, abril 01, 2012

Psicoterapia

As finalidades da psicoterapia são diversas, assim como múltiplas são também as técnicas. O que se pretende, essencialmente, é alterar registos e promover, se possível, uma alteração e melhor conhecimento do nosso EU.
Não tem nada a ver com patologias ou com doenças mentais, mas apenas e somente com um rearranjo interior de nós próprios, que, muitas vezes por vissicitudes várias e incidentes múltiplos da nossa vida, se vai alterando e mal cimentando. Ou seja, todos temos registos errados e segundo os mais esotéricos, esses factos e emoções vão ficando gravados nas nossas células e provocando mal estar e dificuldades várias.
Há muitas teorias e explicações, desde escolhermos a família onde queremos nascer, à problemática da gravidez e de todas as circunstâncias familiares e pessoais mas o que me interessa mesmo é tentar perceber o que somos, como somos e o que podemos fazer para melhorar a nossa existência e a dos que nos rodeiam.
Como é sabido, fiz terapia transpessoal durante algum tempo, bem como outras técnicas de auto-conhecimento e de reposição energético que me permitiu ter um salto qualitativo do meu conhecimento e uma outra forma de estar na vida e neste quotidiano. É evidente que esta terapia me fez sentir mais "vazio", uma vez que me retirou muito e muito lixo que eu tinha e ainda não consegui substituir por outras coisas válidas e substanciais.
Penso que estas técnicas individuais ou de grupo têm que dar resultados e fazer-nos sentir melhor connosco próprios e também com a nossa envolvência porque se o resultado é aumentar a agressividade, a intolerância e a falta de progresso pessoal, então é porque algo não está a resultar e dever-se-à fazer uma análise da terapia e ter o respectivo feedback.
Tenho alguns conhecimentos em psicologia e psiquiatria, porque até teria gostado de ter seguido esta especialidade e sempre me interessei por esta área, tendo para além disso, alguma sensibilidade e intuição intrínsecas.
Somos seres complexos e multifacetados, sendo um somatório de tudo aquilo que sentimos, vimos, temos e fazemos, aliado a imensas influencias externas, da família, amigos, conhecidos e tudo aquilo que nos rodeia. É um equilíbrio delicado e frágil que temos que manter e aprender a gerir, pelo que quando algo se desequilibra e se "rompe" devemos perceber e agir em conformidade.
É complicado gerir o nosso próprio EU e a nossa forma de estar na vida, sem o devido apoio externo mas se essa ajuda não é feita da melhor forma ou não apresenta resultados, então devemos, talvez, procurar alternativas e outras formas de evoluir. Este processo de crescimento, amadurecimento e auto conhecimento é, muitas vezes, bastante doloroso e trabalhoso porque os nossos mecanismos de defesa e os reflexos de preservação são imensos e muitíssimo fortes e nem todos nós temos a capacidade de os conseguir perceber e desmontar.
Conheço milhares de pessoas e avalio diariamente muita gente, que passa pelas minhas mãos e cada vez mais constato que os valores, a ética e a postura na vida se alteraram bastante nestes últimos anos, porque já não existe o respeito humano e a consideração que havia, nem o tempo necessário para se consolidar posições porque vivemos depressa de mais sem tempo para pensar e reagir adequadamente. Além de que em tempo de crise e de grandes dificuldades, surge à superfície o pior que as pessoas têm. E muitas delas, senão a maioria, está completamente bloqueada e sem conhecimento do seu EU, nem da necessidade de evoluir, crescer e amadurecer.
Há países e culturas onde é habitual a psicoterapia generalizada, que faz parte integrante da própria forma de estar na vida, enquanto que noutras sociedades essa terapia é quase um estigma e bastante mal vista; pessoalmente considero que todos nós poderíamos fazer terapia para um melhor conhecimento e análise pessoal e que essa mesma terapia poderia ser aprofundada em determinados casos e pessoas. Haveria assim um melhor equilíbrio e sobretudo um melhor conhecimento de todos.
Há certas atitudes e comportamentos que não consigo perceber nem integrar por me serem totalmente estranhos e me parecerem errados, pelo que tenho bastante dificuldade em reagir e pensar duma forma claro quando confrontado com essas mesmas atitudes. Tenho ainda muito que crescer e aprender, com uma melhor integração do meu EU e com necessidade de fazer mais terapia e aprofundar o meu crescimento para poder integrar o muito que me vai acontecendo.
Muitas vezes temos a impressão de que conhecemos as pessoas, as suas reacções e formas de estar e também muitas vezes percebemos que estamos errados e que o conhecimento dos outros é muitas vezes escasso e difícil, tendo comportamentos e atitudes que nos escapam completamente. Por isso penso e acho que o conhecimento pessoal orientado é cada vez mais importante neste mundo em que vivemos e que está cada vez mais difícil e complicado.
Um enorme SORRISO neste domingo cinzento, em que precisamos de mais força e mais energia, não só para nos conhecermos cada vez melhor, como também para podermos perceber quem nos rodeia, aceitar comportamentos e atitudes e ajudar quem precisa e muitas vezes não sabe como orientar esse mesmo pedido de ajuda. Façamos o nosso SORRISO e sobretudo saibamos DAR tudo o que temos para que este Universo possa prosseguir o seu caminho e dar-nos a conhecer toda a beleza que nos envolve e que dá cor e sabor à nossa vida e ao nosso estar neste mundo.
PS: o Fran está de ferias de pascoa e segue hoje viagem por israel para conhecer e ver o país onde está. Espero que consiga imbuir-se do espirito desse país e ver o muito que há para ver e sentir. O Pedro está numa fase menos boa e penso que farto de estar longe dos amigos e familia, mas não sei bem o que se possa fazer neste preciso momento a não ser procurar alternativas e ser forte e positivo nessa busca de caminhos alternativos.




Sem comentários: