sexta-feira, abril 20, 2012

Pensamentos

Eis-nos chegados a mais uma sexta-feira, dia completo de trabalho a começar de "madrugada" no SAMS e seguindo pela tarde no consultório.
Ontem foi um dia curioso, com algumas particularidades demonstrativas da minha maneira de estar e da forma como lidam comigo e me conhecem! Mantenho a tendência para um certo egocentrismo, em que muita coisa gira à minha volta e que é feito intencionalmente. Muitas vezes não consigo ter o discernimento, nem a capacidade de analisar as situações pelos vários prismas possíveis e assim, por vezes, cometo erros de apreciação que se reflectem negativamente no meu comportamento e atitude nos diversos momentos.
Fiquei surpreendido pelo conhecimento acertado acerca das consequências de determinados procedimentos e da forma como as coisas foram previstas. Não me sabia tao previsível nas minhas atitudes e comportamentos e continuo a não conseguir lidar com determinadas situações que contrariem o que eu quero, desejo e planeio. Ou seja, não trabalhei ainda suficientemente bem a sensação de frustração perante factos e acontecimentos que me sejam desfavoráveis e que condicionam tremendamente a minha postura e comportamento do quotidiano.
Começo a acreditar que esta minha nova etapa de vida me foi proporcionada precisamente para me aperceber deste facto e tentar combater esses excessos e deficits comportamentais, que têm necessariamente de ser entendidos e trabalhados. Tenho consciência de que posso ser excessivo nas minhas atitudes e ainda na analise e apreciação que faço das situações que se me deparam e que não tenho, muitas vezes, o necessário sangue frio para me aperceber das muitas vertentes e explicações que uma mesma situação pode ter. Muitas vezes, centro-a em mim e na minha forma de estar e nem sempre é a atitude mais correcta. Mas o facto de ter noção disso, é benéfico na medida em que posso tentar corrigir e seguir noutra direcção e neste momento, ao aperceber-me de caminhos alternativos, já consigo começar a pensar diferente e sobretudo  a tentar ter outras reacções perante os factos e acontecimentos.
A vida e as suas nuances vão-nos ensinando bastante, desde que estejamos preparados para perceber e entender o que a vida tem para nos dizer; se tivermos a humildade e a capacidade para nos apercebemos do muito que nos rodeia e dos ensinamentos da vida e das pessoas podemos tornar-nos melhores pessoas e sobretudo atingir uma outra dimensão e um outro nível de conhecimento, fundamental para conseguirmos "sobreviver" na nova era que se avizinha.
Espero que este dia chegue rapidamente ao fim, porque ainda começou e já estou cansado e com uma imensa vontade de ir para casa e iniciar o fim de semana, que vai anteceder uns dias de ferias que teremos para a semana. Espero que sejam dias descansados e relaxantes com novos conhecimentos e experiências.
Entretanto vamos tentar que o nosso SORRISO nos traga paz, força e principalmente capacidade de discernimento e de entendimento do mundo e das pessoas, com o desejo de que todos os que amamos e estimamos consigam atingir outro nível e grau de conhecimento.

Sem comentários: