sábado, abril 28, 2012

A beautiful DAY

Hoje foi o melhor dia passado aqui nesta cidade, capital da Polónia. Saímos de manhã, em direcção à cidade velha e perto do monumento de Sigismundo, um dos reis do país, encontrámo-nos com o Micael, guia que nos levaria à descoberta desta parte da cidade e nos comentaria a história e costumes do País.  Começamos pela praça onde estamos e seguimos para o palácio real, onde já tínhamos estado. No primeiro dia que aqui estivemos estava fechado por causa duma cimeira Europa do leste/China, estando cá o primeiro ministro chinês. Daí todo o aparato existente É fantasia verificar que toda esta zona ficou completamente destruída e por exemplo os pais do nosso guia viveram muito tempo com esta zona em ruínas, porque só foi reconstruída na década de 70.  Contou-nos muito da história da Polónia, do seu desmembramento e destruição como País, da eleição  do ré por um Parlamento, como sendo uma das primeiras democracias do Mundo e outras particularidades. Seguiu-se a a Catedral e todo um conjunto de historias bem engraçadas. Assistimos também a alguns casamentos, parend haver o costume de lançar moedas aos noivos para dar sorte. Há também um sino - para uso de turistas - ao qual se tem que dar três voltas para dar sorte e retornarmos a Varsóvia. Seguimos pela cidade velha, tendo-nos mostrado fotos de como ficou a praça central após os bombardeamentos, ou seja, completamente destruída. A sereia existente é a irmã da que existe em Copenhaga e   Tem também uma história própria. Uma das curiosidades deste passeio e dos comentários foi a constatação dum certo antagonismo contra os suecos, talvez pelas grandes pilhagens que aqui fizeram. Encontrámos muitos estudantes de Erasmus nesta visita, desde um português,  a brasileiros e a turcas o que deu para estarmos um pouco a falar acerca dos respectivos países, experiências e também relembrar o meu filho, Fran! Tivemos uma prova de vodka, acompanhada dum típico pão barrado de banha e com um pickle, para acamar a bebida que é a tradicional do País como é sabido. Esta que provámos era bem boa, apesar de ser cedo para beber. Aqui é obrigatorio beber-se socialmente e só se está dispensado ou por doença, ou por motivos religiosos ou ainda por se ir guiar ( carro ou bicicleta ). Seguimos para as muralhas e uma vez mais constatar que tudo foi reconstruído e que estamos numa cidade "velha" completamente nova porque foi dura e severamente destruída e para além desta parte, tambem os nazis arrazaram completamente tudo o que pertencia ao gueto judeu, um dos maiores da Europa. Foi um percurso muito giro e interessante, que terminou na cidade nova, rua freta, onde se encontra ainda um "milk bar", reminiscência soviética duma espécie de cozinha colectiva onde ainda hoje se come barato. Este tem a particularidade de ter recebido a visita do Dalai Lama. Terminada a visita, que adorámos e que constituiu a melhor parte destes dias, seguimos caminho pela rota real, visitando algumas igrejas pelo caminho. Não há quase nenhuma igreja magnificente porque também todas elas  foram reconstruídas após a guerra e certamente que muitas depois da queda do muro. Almoçamos numa das avenidas principais da cidade - e bem- e seguimos caminho, passando pela igual onde está o coração do Chopin, outro polaco famoso. Esta igreja é bem bonita e outra em que também entrámos senti uma natural necessidade de pedir e "rezar" à minha maneira. Foi uma espécie de via de comunicação directa com outro ser e senti-me muito bem mesmo. Queríamos ver o museu da cidade, mas está fechado para obras, pelo que continuámos a caminhar e a descobrir esta cidade, que hoje francamente nos agradou e que hoje parecia ter outro encanto. Parámos para beber um "bubble tea", um conceito que vamos explorar e ver a viabilidade de importar para Lisboa. Desde sempre que quis abrir um franchising e esta é uma ideia muito gira.  Agora estamos no hotel a descansar do dia e a prepararmo-nos para a noite, ou seja, paa o jantar porque estes dias também têm sido muit bons para dormirmos e pormos o sono em dia, porque tem dado para tud, visto que é perfeitamente compatível o descanso com a desconta da cidade. Fica hoje um especial SORRISO mais optimista e positiva desta cidade que em os seus encantos, que fica vista e guardada no álbum das viagens. Um beijinho especial para os meus amigos e um SORRISO muito positivo para os meus filhos. PS: nestas viagens vou descobrindo mais acerca de mim e das pessoas. Estando distante, sinto cada vez mais saudades de algumas pessoas e nomeadamente, relembro uma mensagem de minha irmã P, que me dizia, antes de virmos, que lhe fazia muita falta. É enorme a nossa empatia PSS: uma diferenca nesta viagem é o facto de ter desligado completamente o telemóvel e apenas me conectar com o mundo através do blogue, do mail ouso facebook quando chego ao hotel. São também férias  e alteração de hábitos !