Domingo em Varsóvia e mais um dia bem animado e completo, porque começamos a ficar imbuídos desta cidade.
Começamos o nosso programa, depois do excelente pequeno almoço que é servido no hotel, que constatamos agora existe desde 1911 e não poderia estar melhor situado. Ainda bem que segui a indicação que me deram os meus doentes que aqui tinham estado a visitar o filho a fazer Erasmus.
Fomos ao museu da insurreição de Varsóvia; na verdade é uma cidade dum historial cheio de destruição e duma violência incrível, como mais uma vez constatámos neste museu. É um museu "compacto" cheio de documentos, filmes e informação e aprendemos muita coisa acerca do que se passou no ultimo século e das convulsões sociais, ocupação nazi e a revolta do povo polaco, bem como da actuação de Estaline. A cidade foi arrasada não só pelos bombardeamentos mas intencionalmente pelos nazis, que saquearam e depois destruíram o que conseguiram.
É triste pensar no que os homens conseguem fazer e na destruição que causam, muitas vezes movidos apenas pela loucura ou pela ambição. Em Berlim percebi as motivações e razoes ( erradas) do povo alemão, mas a barbárie causada por eles ainda me consegue surpreender. E ainda mais quando actualmente a arrogância alemã parece esquecer a história recente e a ajuda que a restante Europa deu para o engrandecimento actual da Alemanha.
Depois dum almoço bem rápido, num centro comercial no centro da cidade e perto só hotel, seguimos para um dos muitos parques existentes na cidade, o parque Lazienki, onde está o palácio de verão do ultimo rei da Polónia, o Rei Estanislao Augusto e uma bonita estatua de Chopin a dominar uma parte deste imenso parque.
O palácio foi também saqueado pelos nazis e parcialmente destruído, porque felizmente não tiveram tempo de o bombear e agora, tudo reconstruído merece uma visita pelo palácio em si mesmo e pela zona circunvizinha. Nos jardins há imensos esquilos que quase vêem comer à nossa mão e muitos pavões. Os locais aproveitam para passear e desfrutar deste tempo magnifico que tem estado - perto de 30 graus - passeando neste e noutros parques. Constato uma população muito jovem, com muitos bebés e crianças , desejando que também em Portugal houvesse esta natalidade.
Apanhámos depois um bus - e estamos já peritos nos transportes - para irmos comprar umas coisas na cidade velha e na praça da sereia, nomeadamente, uns magnetes e uma t-Shirt que tinha visto e gostado, porque pouco mais vi que gostasse mesmo e me apetecesse comprar.
Hoje havia uma autentica multidão, porque parece que para a semana irá haver dois feriados, a 1 a 3 de Maio, pelo que muita gente aproveita para tirar uns dias de ferias. Reparamos que há muitos polacos e hoje pareceu-me que bastante turismo estrangeiro.
Agora estamos a descansar um pouco e a fazer o nosso check-in online para irmos jantar e aproveitar a nossa ultima noite nesta cidade, que fica vista e arrumada, a menos que haja qualquer circunstancia muito especial.
Um enorme SORRISO cheio de saudades dos meus filhos, da minha casa e dos meus amigos, em particular das minhas meninas pequeninas de que me tenho lembrado bastante. Um SORRISO cheio de força e energia positiva, esperando que finalmente esta pequena constipação me passe completamente ao chegar ao meu País.
Pe. João
Há 14 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário