quinta-feira, junho 14, 2018

Cracóvia

Cracóvia.... cidade pequena, mas cheia de história e de monumentos que merecem bem uma visita. O ponto alto destas. Ini ferias, lua de mel, foi a visita a Auschwitz/Birkenau, um dos locais mais tenebrosos que já vi. É a de demonstração viva da barbárie humana e do que uma ideologia pode fazer a outros seres humanos. Conjuntamente com o museu do holocausto foi um dos locais mais tristes e macabros eu já vi.
Ainda por cima com a mania da organização germânica, está tudo etiquetado, referenciado e catalogado o que transforma tudo isto em algo Ainda pior pela premeditação e regulamentação de tudo isto. Judeus, homossexuais, ciganos - que sofreram tanto como os demais e são pouco citados - deficientes e tidos aqueles que não correspondiam aos ideias duma raça ariana foram dizimados  e  tratados como autênticos animais. 
Ontem deu-me uma quebra imensa, tendo estado quase todo o dia a dormir e deitado porque têm sido semanas e semanas de grande stress, de organização do casamento - de que aguardo ansiosamente a reportagem fotográfica - da lua de mel, de tudo o que isto implica mais uns pequenos arrufos provocados por se gostar demais. 
À noite, ou seja, ao fim da tarde fomos ver um concerto numa igreja - de São Pedro e São Paulo - de música clássica, de cordas e com algumas peças com piano e outras com trompete. Todos estes países têm uma enorme tradição cultural.
Jantámos magnificamente bem num restaurante antigo, onde comemos pratos tradicionais e sobretudo onde fomos muito bem tratados. A vida não é barata, mas o supermercado é bastante mais em conta do que em Portugal, sendo os restaurantes mais ou menos em conta. 
A cidade está cheia de turistas e de visitantes, porque Cracóvia é uma das cidades mais visitadas deste País; é uma cidade de estudantes porque aqui se situam as Universidades e muitos estrangeiros vivem nesta cidade. Cidade que data do século X, tendo um passado conturbado como quase toda esta região até chegar aos nossos dias. Foi durante muito tempo um refúgio para os judeus até à invasão alemã em 1933 ( creio). 

Quanto à lua de mel, tem sido excelente e bastante intensa, porque nos vamos conhecendo cada vez melhor, com muita FELICIDADE e um SORRISO permanente que se manifesta interior e exteriormente. Estou em paz e tranquilo comigo e com o mundo.

Sem comentários: