sexta-feira, junho 15, 2018

Ainda Cracóvia

Ainda em Cracóvia... hoje último dia de viagem. Têm sido dias de visitas mas também de descanso, namoro e de conhecimento. Há muitos locais que são Património da Humanidade como as minas de sal que são simplesmente fantásticas, a zona de Wawel onde estamos prestes a entrar. Aqui situa-se o palácio real e a catedral que são dos sítios mais emblemáticos desta cidade e deste País. 
Estou com bastante curiosidade acerca desta visita que pelo que li está recheada de história e de feitos; a presença humana remonta à época neolítica e desde aí tem havido sempre essa mesma presença. A sua maior importância remonta à época em que esta cidade foi a capital da Polónia.
Estas viagens são sempre extremamente importantes para o nosso enriquecimento pessoal, sobretudo porque nos obrigam a ler, a informarmo-nos e com o hábito que fomos criando dos directos via Facebook, a estudarmos o que vamos transmitir a quem nos ouve. E vou tendo alguns seguidores.
Ontem fomos beber um copo, tendo conhecido alguns polacos que, ao contrário do que pensava, até são simpáticos e prestáveis. É um povo mais caloroso do que os da Europa central tipo república chega, Hungria em que, pelas sucessivas invasões e ocupações, são pessoas mais fechadas e menos receptivas. 
Aqui também o turismo está em alta, com gentes de muitas partes, inclusivé a "praga" dos japoneses. Ontem encontrámos uns Portugueses que estavam num congresso mundial patrocinado pela Unicef das Cidades Creativas, ou seja, cidades que se "especializam em determinadas áreas culturais. Eram de Amarante, cidade da música. Óbidos é a cidade da Literatura e Ainda temos mais três cidades deste tipo. 
Ideia original e interessante em que discutem projectos, ideias e inovações. Curiosamente não temos nenhuma cidade gastronómica.
Estamos agora na fila para comprarmos os bilhetes para entrarmos em Wawel, que é um pequeno mundo nesta cidade em que festejamos a FELICIDADE sempre com um SORRISO imenso e hoje portadores de todos os sonhos do mundo ( pela T-shirt de Fernando Pessoa que tenho vestida).

PS: em Wawel há uma suposta gruta do Dragão - mascote da cidade - à saída da qual demos com um feira medieval onde estamos a comer.

Sem comentários: