Mais um fim de semana preenchido, concorrido e socialmente activo. Sexta feira fomos jantar com os irmãos a cá do Carlos, por terem chegado os "irmãos" espanhóis. Jantar tranquilo, calmo e unificador.
Sábado, dia de aniversário da minha Mãe - seriam 97 anos - fomos ao cemitério colocar as cinzas no ossário dos meus avós. Finalmente descansa junto dos seus, onde sempre quis ficar. Momento emotivo que nos fez recordar intensamente a pessoa, a Mãe que perdemos em Setembro.
Seguiu-se um almoço em casa dos meus primos com todos os irmãos e afins, bem como com os meus tios Lourdes e Alfredo que, nos seus 95 e 96, estão já na sua caminhada final. Mas a minha tia sempre bem disposta e alegre, risonha e igual a si mesmo.
Almoço conseguido, muito bem servido, muito bem regado num ambiente de família. Felizmente que soube ceder como o fiz e valeu a pena. A minha prima deu-nos uns desenhos prometidos há muito de nus que aprecio imenso.
Seguimos para o lançamento dum livro duma amiga e colega que, em conjunto com outras amigas e algumas colegas de medicina, publicaram um livro chamado "fotografia no feminino", esplendidamente bem conseguido e realizado. Fotografias fantásticas captadas por 10 ou 11 mulheres que conseguiram captar momentos únicos e alguns mágicos.
Finalmente em casa, estoirado e muitíssimo mal disposto, foi para a cama onde só me levantei na manhã seguinte para irmos a outro almoço de família. Mais comida, mais vinho, mas sobretudo uma grande conversa acerca dos mistérios da nossa família. Cada vez que se fala nestes assuntos, há novas revelações, novos desenvolvimentos, novas descobertas e ontem não foi excepção.
Na verdade, os meus Pais nunca conseguiram falar muito comigo acerca de tudo isto, nem tão pouco com outros irmãos pelo que há ainda algumas dúvidas, interrogações e buracos negros na história familiar. Casamentos, filhos, raptos, adultérios, uma imensa saga familiar que, bem escrita e narrada, daria um excelente filme ou novela.
Tempo de chuva, cinzento mas com boa disposição e muita animação, tanto mais que conseguimos arranjar um motorista apenas para os fins de semana que, parece, excelente e cumpridor. Assim o MM não precisa de trabalhar nestes dias, tendo mais tempo para estudar, ir ao ginásio e estarmos juntos. Ou seja, começa tudo a compor-se devidamente tanto mais que conseguimos encontrar outro comprador para a casa, desde que cumpra certas condições que parece não cumprir, mas vamos ver.
Também nos deitámos relativamente cedo, para descansarmos deste fim de semana preenchido, preparar a semana e Ainda os próximos fins de semana em que começam os preparativos de Natal, se bem que este ano não haja qualquer vontade, nem tenha comprado coisa alguma.
Não sei se foi trauma pelo ano passado, se foi pela morte da minha Mãe mas a verdade é que não QUERO ter nada a ver com esta época pelo que vamos passar estes dias algures pela Europa e tentar descansar, divertir e conhecer. A vida é feita destes pequenos encontros e desencontros que nos fazem ter um enorme SORRISO pela FELICIDADE que nos pode proporcionar. E uma vez mais a família tem um lugar privilegiado.